Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ikepiedade

Xiado No Tweeter....

Recommended Posts

Fala pessoal! Eu sei que meu setup não é um SQ, mas resolvi postar aqui pois neste fórum, pois creio que aqui o pessoal tem mais experiência com qualidade sonora e ruídos...

O setup é: Pioneer P6900ub + Sub Bvx + modulo 1200D + 2 kits 2 vias cs70d + modulo power one, baterias 60 e 90ah...

O problema do som é um ruido/xiado no tweeter, pois acho que está com interferência apenas quando ligo o carro!

Quando ligo o caranga fica fazendo um som de trriiiiiiii constante, e quando acelero o carro ele faz outro barulho estranho tb...acompanhando a aceleração.

Os dois barulhos são bem fracos, mas variam com o ganho do módulo.

Conversei com o dono da oficina que instalou meu som, e este me disse que o barulho é por causa de interferencia e que para sumir teria que usar cabos rcas melhores...

A questão é: a interferencia vem so do tweeter, será que tem algo a ver com o cabo rca? Será que se eu trocar os cabos vai continuar a interferencia?

O cara que instalou meu som, parece entender bem do assunto, ele me disse que o jeito era baixar o ganho do módulo que o ruido sairia.. Mas acontece que o ganho do power one tá bem baixo já e o ruído com carro ligado ta enxendo hehehe

Ahh detalhe, eu tinha uma potencia corzus fraquinha (modelo 703) tocando 4 triaxiais no aparelho original do civic, e tb tinha o mesmo xiado nos triaxiais...........

Será que é aterramento do player que ta errado ou fiação do player que dá interferencia??

O que me aconselham fazer??

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a interferencia vai aparece apenas no tw pq e aprte mais sensivel e perto do seu ouvido.

pode ser váaaaaaaaaaaaaarios fatores.

aterramento mau feito

rca ruim

rca junto com fios origianais do carro

Pioneer que adora dar xiado

Amp com problem no rca

pionner com problema no rca

então veja que são vários e naão acabam

quem souber mais ja vai fazndo uma lista e vai mechendo e trocado se der.

Um teste bom pra ver se o problema e do amp ou vem do cd e desligar os rcas do radio e ligar o mesmo, se aparecer o chiado poderá ser do amp

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm legal cara! Muito obrigado pela dica!

Vou testar isso, caso seja do cd irei tentar rever o aterramento do player,,,

Me disseram pra aterrar tb a saida rca do player na carcaça dele que pode ajudar tb (colocar um fio entre a saida rca e a carcaça)

Caso o problema não seja do modulo, e eu reveja os aterramentos e isolamento dos cabos, creio que terei que trocar os cabos rcas estou certo?

Abraços e obrigado novamente

Compartilhar este post

Link para o post
Hummm legal cara! Muito obrigado pela dica!

Vou testar isso, caso seja do cd irei tentar rever o aterramento do player,,,

Me disseram pra aterrar tb a saida rca do player na carcaça dele que pode ajudar tb (colocar um fio entre a saida rca e a carcaça)

Caso o problema não seja do modulo, e eu reveja os aterramentos e isolamento dos cabos, creio que terei que trocar os cabos rcas estou certo?

Abraços e obrigado novamente

Amigo passei por esse problema há pouco tempo, procure meu tópico no fórum de SQ (Fiesta Street 2002), que lá tem a saga completa.

Mexi em terra (player e amp), troquei RCA, mudei posição dos cabos, coloquei anti-ruído o que resolveu foi aterrar o RCA do rádio que não é aterrado (Pioneer)

Cada coisa que fazia diminuía um pouc o chiado e me permitia aumentar um pouco mais o ganho no amplificador, mas o que resolveu mesmo foi o a terramento do RCA, lá no meu tópico tem fotos do que eu fiz.

Agora chiado é tentativa e erro mesmo, outro dia mexi no meu amplificador e notei que o chiadinho voltou, bem fraquinho, facilmente encoberto pela música, mas tá lá.

Como vou mudar minha mala, vou mandar fazer um rack, vou mandar fazer outra caixa não to esquentando agora, só dei uma forçada nos RCAs do amp. mexi um pouco nos fios, mas ainda não saí com o carro depois disso, nem sei se funcionou.

Vai enumerando o que está fazendo e o resultado obtido, comece pelos terras que são as maiores fontes de ruídos pois funcionam como antenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu fábio!!

Esse final de semana tentarei aterrar as saidas rca... como faço isso? pego um fio e ligo na saida negativa do rca do player à carcaça do mesmo?

E para aterrar o player? Ligo um cabo na carcaca do player até o chassi do carro? Eu preciso soldar o cabo ou pode ser colado com uma fita?

Abraços e me desculpe pela ignorancia hehe!!

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu fábio!!

Esse final de semana tentarei aterrar as saidas rca... como faço isso? pego um fio e ligo na saida negativa do rca do player à carcaça do mesmo?

E para aterrar o player? Ligo um cabo na carcaca do player até o chassi do carro? Eu preciso soldar o cabo ou pode ser colado com uma fita?

Abraços e me desculpe pela ignorancia hehe!!

Não solde nada por enquanto, faça apenas testes.

Primeiro de tudo pegue logo um pedaço de fio e ligue ao terra do carro, enrosque num parafuso qualquer que tenha contato com a lata do carro e deixe já próximo ao rádio para os testes.

Segundo faça o mesmo, puxando um fio diretamente do negativo da bateria, prenda lá num parafuso qualquer do negativo da batera e deixe também próximo ao rádio.

Terceiro pegue um outro pedaço de fio pequeno e deixe no banco do carona (para o terra do RCA).

Agora é só fazer os testes, com o carro ligado e o rádio na mão vai testando as configurações que deixam menos ruído.

1. pegue o pedaço de fio solto do ítem 3 e encoste uma ponta no negativo do RCA e outra na carcaça do rádio, cessou o ruído, então beleza, arrume um jeito de prendê-lo se não, parta para otura coisa.

2. mude o terra do rádio para a bateria, deixe sem terra, atere a carcaça do rádio com o fio da bateria, com o outro fio da chapa do carro aterra o RCA no fio do ítem 1, faça vários testes e veja qual deles resolve o seu problema.

No meu está assim:

1. Mudei o terra do rádio de lugar, está junto com o terra do amplificador.

2. Dei um pingo de solda ligando o terra do RCA à carcaça do rádio:

fiesta_som40.jpg

3. Coloquei um anti-ruído da Stetsom, mas acho que é desnecessário, como já estava lá eu deixei pois não queria mexer mais.

Ainda tem um pouquinho de ruído, ainda mais porque mexi no meu amp final de semana passada, mas acredito ser algum mal contato que deixei lá.

E caso vá deixar a carcaça do rádio aterrada com algum fio (seja no RCA ou seja na chapa/bateria do carro) não adianta apenas colocar fita isolante não, desaparafuse um pouquinho algum parafuso da carcaça e enrole o fio nele, depois aparafuse novamente.

Mas além disso tem muitas outras coisas, RCA passando junto com alimentação

RCA de má qualidade e baixa blindagem.

Faça testes também trocando os RCAS, passe por cima do banco mesmo do rádio até o amplificador, pode pegar RCAs residenciais mesmo, do seu aparelho de DVD, do seu aparelho de som, só pra testar.

Depois posta aí os resultados dos testes.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro de tudo obrigado pelo tutorial!!!

Então cara eu olhei aqui na instalação e os cabos de forca estao passando junto com os rcas...

Mas não sei se é isso que está causando o ruido, pois antes eu tinha um potencia corzus a fio e não tinha bateria extra (logo os cabos nao ficavam junto com os cabos de alimentacao) e tinha um cd player original do civic.. e o ruido ja existia nos meus triaxiais.....

Agora só tenho uma dúvida... eu nao sei aonde fica o terra do meu player é facil achar??

Abraços muito obrigado cara

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro de tudo obrigado pelo tutorial!!!

Então cara eu olhei aqui na instalação e os cabos de forca estao passando junto com os rcas...

Mas não sei se é isso que está causando o ruido, pois antes eu tinha um potencia corzus a fio e não tinha bateria extra (logo os cabos nao ficavam junto com os cabos de alimentacao) e tinha um cd player original do civic.. e o ruido ja existia nos meus triaxiais.....

Agora só tenho uma dúvida... eu nao sei aonde fica o terra do meu player é facil achar??

Abraços muito obrigado cara

Geralmente o terra é o fio preto, só ir seguindo ele pra ver onde está ligado.

As maiores fontes de ruídos são os RCAs e os terras pois funcionam como antena, captando ruídos indesejáveis dos carros.

Cabo RCA junto com alimentação pode sim dar ruído, mas também pode não dar ruído nenhum.

Tem que ir por tentativa e erro até achar mesmo, perder um tempinho fuçando até descobrir a fonte do seu.

No final da história, pode ser também o alternador com problemas, aí tem que levar num auto-elétrico e mandar dar uma revisão nele, trocar escovas, limpar, lubrificar etc, mas isso é em último caso.

Compartilhar este post

Link para o post

É cara é mto trabalho pelo que vi!!

Como logo logo trocarei de carro, vou tentar fazer as coisas mais simples...

Se não resolver quando for instalar novamente fico atento a essas coisas!!

Um grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post
É cara é mto trabalho pelo que vi!!

Como logo logo trocarei de carro, vou tentar fazer as coisas mais simples...

Se não resolver quando for instalar novamente fico atento a essas coisas!!

Um grande abraço

:legal: pelo menos tente diminuir um pouco, o meu tá com um chiadinho ainda, mas a música encobre facilmente, quando tiver saco tiro o rádio fora e vejo o que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh o meu xiado só é perceptível com o som no mínimo... No level 3 por ai.....

Quando aumento nem da pra escutar tb... mas ta beleza vou tentar diminuir ainda mais

Obrigado pelas dicas cara!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...