Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bruno.doc

Polo Hatch: Up Grade Básico.

Recommended Posts

Meus amigos, comprei um PolO Hatch e dentre os opcionais de fábrica vieram 2 kits 2 vias bravox. Como eu já tinha um CD player do outro carro, instalei e a principio me satisfez. Não é um exemplo de fidelidade ou potencia, mas da para ouvir uma musiquinha. Como meu carro antigo só tinha 2 pares de triaxiais, achei o máximo, mas agora quero mais.

O que pretendo fazer é um up grade, aproveitando os componentes que já tenho e dando mais qualidade e potencia ao som. Não pretendo gastar muito nisso, então procuro soluções baratas e efetivas, com produtos nacionais de qualidade, como as caixas bravox.

O que eu tenho:

1) Cd player Sony GT 217

Saida de potencia maxima: 50 W x 4 ( a 4 ohms /23,2W RMS x 4 )

Impedancia do auto-falante: 4 - 8 ohms

Distorção Harmonica a 1 Khz: 0,5%

Separação: 35dB a 1 kHz

Resposta de Frequencia: 30 - 15000 Hz

Controles de tom:

-graves: +- 10dB a 100Hz

-agudos: +-10dB a 10kHz

Qualidade do som:

- +9dB a 100Hz

- +5dB a 10kHz

2) 1 kit 2 vias CS 60 Bravox com as seguintes especificaçoes na dianteira:

Impedância 4.0 (ohms)

Sensibilidade 88 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância 80 (Hz)

Gama de Resposta 50-20K (Hz)

Potência Máxima 100 Wmax

Potência Nominal 50 Wrms

Re 3,4 Ohms

Diâmetro 6"

Na traseira também há 4 autofalantes, mas não consegui descobrir ao certo quais modelos, o certo é que são Bravox. Tranferindo o som da frente para tras pelo CD player é nitida a diferença que os tweters dianteiros proporcionam, sendo assim não sei se atras é um kit duas vias com o crossover regulado de forma diferente ( para som mais grave ) ou se cada porta tem um Mid bass e um Mid range.

Não tenho amplificadores, nem subwoofer. Pensei em colocar o Subwoofer Bravox Slim, pois não quero matar a mala do carro, que é pequena. Quanto ao amplificador, não pretendo gastar nada além de uns R$ 200,00 então peço ajuda para um bom custo beneficio.

Uma outra opção seria colocar um amplificador apenas para melhorar a qualidade do som atual, sem acrescentar o Sub, qual amplificador seria interessante nesse caso?

Espero poder contar com a colaboração de todos, pois sou completamente leigo nesse sentido. Abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

qto aos falantes.. vc pode trocar o kit 2 vias "original" por um melhor..

pode ser bravox mesmo.. tipo o CS60S (R$250,00) , CS60D (R$280,00) , CS60CF (R$570,00) ou CS60K (R$570,00)

ou da NAR ... VR65 (R$260,00) , XR65 (R$450,00) ou KR65 (R$570,00)

ou Beyma RFK-62 (R$ 260,00)

só depende de qto quer gastar... o q é considerado como o melhor pra qualidade é o NAR KR65....

mas se não quiser gastar muito.. eu iria de Beyma

qto o amp.. R$ 200,00 acho q seja pouco pra um amp mosfet .. só daria pra comprar booster.. mas ai perderia muito em qualidade..

nos classifiados dá pra achar o Hurricane 4.120 usado na casa de 250,00.. (novo custa R$ 320,00) ele toca tranquilo qualquer um dos kits e + um sub de até 250Watts no mala

na mesma faixa de 250,00 da pra pegar um Blaupunkt GTA 2 Special MKII novo.. mas ai seria só pro som stéreo.. sem o sub.. mas acho q teria mais qualidade q o Hurricane no stéreo

veja o q mais se adequa ao seu bolso

Compartilhar este post

Link para o post
qto aos falantes.. vc pode trocar o kit 2 vias "original" por um melhor..

pode ser bravox mesmo.. tipo o CS60S (R$250,00) , CS60D (R$280,00) , CS60CF (R$570,00) ou CS60K (R$570,00)

ou da NAR ... VR65 (R$260,00) , XR65 (R$450,00) ou KR65 (R$570,00)

ou Beyma RFK-62 (R$ 260,00)

só depende de qto quer gastar... o q é considerado como o melhor pra qualidade é o NAR KR65....

mas se não quiser gastar muito.. eu iria de Beyma

qto o amp.. R$ 200,00 acho q seja pouco pra um amp mosfet .. só daria pra comprar booster.. mas ai perderia muito em qualidade..

nos classifiados dá pra achar o Hurricane 4.120 usado na casa de 250,00.. (novo custa R$ 320,00) ele toca tranquilo qualquer um dos kits e + um sub de até 250Watts no mala

na mesma faixa de 250,00 da pra pegar um Blaupunkt GTA 2 Special MKII novo.. mas ai seria só pro som stéreo.. sem o sub.. mas acho q teria mais qualidade q o Hurricane no stéreo

veja o q mais se adequa ao seu bolso

Vlw pela atenção Royo, mas o que eu queria mesmo é manter o Kit original. Uma solução usando os componentes que já estão no carro. Sei que não posso esperar um som profissional com isso, mas não é o que procuro. Só queria "limpar" um poucoi mais o som. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra manter os seus falantes e instalar um amp mosfet ..

com isso vc ganha em SPL e Qualidade.. pois usando as saidas do player.. a distorção é muito alta.. em torno de 10%.. com o amp vc vai ter mais potência e menos distorção ( + ou - 0,1%).

Dá pra usar os mesmo amps q tinha falado.. Hurricane 4.120 ou Blaupunkt GTA 2 Special MKII..

eu usaria o Blau.. mais qualidade e potencia mais acertada com os falantes q vc já tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Como estão dispostos os kits 2 vias?

Como estao instalados esses falantes na traseira e oque são? coaxiais, triaxiais?

Vc tem parado esse kit da bravox ?

Compartilhar este post

Link para o post

com isso vc ganha em SPL e Qualidade.. pois usando as saidas do player.. a distorção é muito alta.. em torno de 10%.. com o amp vc vai ter mais potência e menos distorção ( + ou - 0,1%).

Dá pra usar os mesmo amps q tinha falado.. Hurricane 4.120 ou Blaupunkt GTA 2 Special MKII..

eu usaria o Blau.. mais qualidade e potencia mais acertada com os falantes q vc já tem.

Vlw Royo. Otima ajuda. Nesse caso com o Blaupunkt GTA 2 Special MKII, funcionaria para os 8 autofalantes do carro. Mas e quanto a um SUB? Tocaria também? Sou completamente ignorante nesse assunto. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Como estao instalados esses falantes na traseira e oque são? coaxiais, triaxiais?

Cara os autofalantes estão na posição original do carro. Na frente, Kit 2 vias, com Mid na porta na altura do assento do banco e Tweeter na coluna dianteira.

dsc01098ma3.jpg

DSC01061.jpg

Na traseira estou me convencendo de que não se trata de um kit com Mid bass e Tweeter, pois até os tamanhos são diferentes, além disso quando nas configurações do aparelho jogo o som so para frente e so para tras é notavel a diferença. Na frente o Tweeter fala mais alto e na traseira é um som mais batido, mais abafado. Como leigo estou chutando que se trata de uma Mid Bass e um Mid Range. Será possível?

DSC01108.jpg

As caixas estão todas instaladas desde a fábrica.

Outra coisa que já me foi dito é que melhoraria o som se colocasse um "aparo" de madeira para prender as caixas, porque elas ficam presas direto na lata.

Abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara os autofalantes estão na posição original do carro. Na frente, Kit 2 vias, com Mid na porta na altura do assento do banco e Tweeter na coluna dianteira.

Na traseira estou me convencendo de que não se trata de um kit com Mid bass e Tweeter, pois até os tamanhos são diferentes, além disso quando nas configurações do aparelho jogo o som so para frente e so para tras é notavel a diferença. Na frente o Tweeter fala mais alto e na traseira é um som mais batido, mais abafado. Como leigo estou chutando que se trata de uma Mid Bass e um Mid Range. Será possível?

Outra coisa que já me foi dito é que melhoraria o som se colocasse um "aparo" de madeira para prender as caixas, porque elas ficam presas direto na lata.

Abraços a todos.

Compensa mais pegar um 2 vias de otima qualidade e instala-los na frente de deixar atraz sem nada. O resultado será muito melhor ...

Ve um MB Quart RVF 216 ou por economia até mesmo um NAR CS65.01 que ja iriam dar uma diferença grande.

Falantes atras só vão embaralhar o som que ficará sem foco ...

Quanto o "aparo" seria um abafador para seu falante não estar em contato direto com a porta assim gerando vibrações se desejar uma melhor qualidade sonora faça um trabalho acustico na porta ou pezinhos caso possua espaço disponivel.

Boa Sorte :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Royo como saber que a distorção do cd e 10% se a mesma marca 0,5%?

Compartilhar este post

Link para o post

Um amp de bom custo não significa que ira te satisfazer.

O que sempre procuramos no carro que convivemos quase metade do nosso tempo dentro dele. E como vc tem um radio básico seu projeto não pode fugir muito da realidade. um amp de 200 reais e tocável mas pouco audível

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Bruno.doc, sou do poloclub tb irmão, inclusive conversamos um pouco mes passado, mas tu vai ficar na curiosidade kkkk.

Cara pra esse teu sistema tem de comprar um módulo usado em algum classificado, pelo custoxbeneficio. Tipo um hurricane4.120 mesmo como já disseram que melhora bem e é 4 canais. È o que farei no meu Polo. Se tu colocar esse GTA(muito bão) de 2 canais tu vais perder o ajuste frente/tras porque vai tá tudo junto no ampli, vai ficar só dir/esq. Dae quando entrar aquela tia chata no banco de trás vai te encher um monte pra baixar o volume. [¨]

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Bruno.doc, sou do poloclub tb irmão, inclusive conversamos um pouco mes passado, mas tu vai ficar na curiosidade kkkk.

Cara pra esse teu sistema tem de comprar um módulo usado em algum classificado, pelo custoxbeneficio. Tipo um hurricane4.120 mesmo como já disseram que melhora bem e é 4 canais. È o que farei no meu Polo. Se tu colocar esse GTA(muito bão) de 2 canais tu vais perder o ajuste frente/tras porque vai tá tudo junto no ampli, vai ficar só dir/esq. Dae quando entrar aquela tia chata no banco de trás vai te encher um monte pra baixar o volume. [¨]

Abs.

o problema não e esse, ele nção terá ajuste de Fader de qualque jeito pq o cd dele so tem 1 par de pre e não 2

Compartilhar este post

Link para o post

Abs.

o problema não e esse, ele nção terá ajuste de Fader de qualque jeito pq o cd dele so tem 1 par de pre e não 2

Como assim? Hoje tenho controle esquerda-direita e frente-tras. Com um módulo hurricane4.120 perderia esses ajustes? Vlw pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços a todos.

Compensa mais pegar um 2 vias de otima qualidade e instala-los na frente de deixar atraz sem nada. O resultado será muito melhor ...

Ve um MB Quart RVF 216 ou por economia até mesmo um NAR CS65.01 que ja iriam dar uma diferença grande.

Falantes atras só vão embaralhar o som que ficará sem foco ...

Quanto o "aparo" seria um abafador para seu falante não estar em contato direto com a porta assim gerando vibrações se desejar uma melhor qualidade sonora faça um trabalho acustico na porta ou pezinhos caso possua espaço disponivel.

Boa Sorte :legal:

Cara, estou pretendendo mais manter o som no local original, sendo assim que tipo de trabalho poderia fazer nas portas para melhorar o som? Vale lembrar que as portas do PolO são "semi-blindadas" proporcionando por isso uma boa acústica. Pela foto abaixo da para entender o que digo com "semi-blindadas". Há uma chapa de aço fazendo uma vedação.

424045973_cdf2b307e3_o.jpg

Vlw, Abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs.

Pois é cara. Até tentei essa informação lá pelo clube do PolO, mas não consegui repostas muito animadoras, então vim procurar aqui nesse forum mais especifico, Vou dar uma olhada nesse Huricane. Tentei ver isso em lojas, mas esbarrei em um problema. As lojas querem vender o que tem em estoque ou então fazer um super-som. Ninguem se interessou em fazer o que eu pedi...Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs.

Como assim? Hoje tenho controle esquerda-direita e frente-tras. Com um módulo hurricane4.120 perderia esses ajustes? Vlw pela ajuda.

não pelo amp mas sim pelo radio da sony que vc tem.

olha atrás dele so tem 2 pre de saidas e não 4

Compartilhar este post

Link para o post

Abs.

não pelo amp mas sim pelo radio da sony que vc tem.

olha atrás dele so tem 2 pre de saidas e não 4

É, sei que esse aparelho não é nenhuma obra prima, mas aqui no RJ ta fo**. Colocar CD player caro para arriscar levarem, prefiro colocar esses baratinhos mesmo. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ei essa foto que tu postou ae é do meu carro Bruno, com os endurance atras e o coaxial na frente, por enquanto...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Ei essa foto que tu postou ae é do meu carro Bruno, com os endurance atras e o coaxial na frente, por enquanto...

Abs

Hehehe.......só não vai cobrar direitos autorais.....Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

só uma pergunta....o seu sony é um gt217 neh?....vc reparou se ele tem saida rca???....pois eu tenho um e nao vem nao....e tbm nao funciona o remote...que serve pra ligar e desligar o amp....

se for comprar um modulo mosfet vai ter que ser o hurricane....pois aceita saida amplificada...

Compartilhar este post

Link para o post
só uma pergunta....o seu sony é um gt217 neh?....vc reparou se ele tem saida rca???....pois eu tenho um e nao vem nao....e tbm nao funciona o remote...que serve pra ligar e desligar o amp....

se for comprar um modulo mosfet vai ter que ser o hurricane....pois aceita saida amplificada...

kkkkk....To começando a pensar em jogar esse aparelho pela janela. Quanto a saida RCA sei que não tem, agora o controle do amplificador não sei. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...