Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabillrp

Pouca Bateria Ou Baixa Tensão Danifica Amp?

Recommended Posts

Ola pessoal, venho eu de novo com minhas dúvidas de instalação. Tenho que recorrer a vcs, pq naum tenho mais ninguem aki.

Ouvi dizer que pouca bateria, ou, se deixar a tensão da bateria baixar demais, pode queimar o amplificador. Isso é verdade?

Alguem poderia me explicar melhor isso?

Pergunto pq pretendo instalar um T2500 logo em breve, e como a grana ta curta talvez eu não consiga comprar uma bateria auxiliar no momento, então vou alimentar ela e os demais equipamentos que estão na minha assinatura somente com a bateria do cofre (70 Ah). Sei que o som não vai render tudo o que poderia por falta de alimentação, quanto a isso tudo bem até pq é provisório. Mas me falaram que isso pode queimar A Taramps, daí fiquei com medo.

Valeu pela força galera, sem este forum eu jamais conseguiria montar meu trio.

Abraços.

Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pouca bateria vai ocasionar na baixa tensao assim que ligar o amp, se o amp nao tiver proteção de sub-tensao queima mesmo, o T2500 nao sei, mas os SDs tem essa proteção... acredito que deva ter, se eu fosse vc nem isntalava com essa bateria somente, aguardava ate pegar + uma auxiliar, nao é nem por nao render tudo, e sim pq nao vai tocar por um minimo de tempo sem cortar(proteção).

abs

Compartilhar este post

Link para o post

creio que o amplificador não sera o afetado, na verdade quem mais sofre são os falantes que acabam recebendo um puta dum sinal clipado..

Compartilhar este post

Link para o post

Será que um Megacapacitor ja ajudaria neste caso? To pensando naquele Megacapacitor da Pyle de 25 Farads que o joeyzaum usa no set dele.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o amp não for bem dimensionado na fonte, tiver uma proteção falha, etc, aí pode dar problema sim.

Sempre que a tensão cair, a corrente vai subir e os FET podem torrar ... isso pensando num amp com projeto migué.

Compartilhar este post

Link para o post
creio que o amplificador não sera o afetado, na verdade quem mais sofre são os falantes que acabam recebendo um puta dum sinal clipado..

Mais o taramps tem luz de indicacao de clipagem, quando comecar a clipar, ele vai indicar certo ?!?!?!

Compartilhar este post

Link para o post
Mais o taramps tem luz de indicacao de clipagem, quando comecar a clipar, ele vai indicar certo ?!?!?!

Sim, a luz indicadora de clipagem vai ascender mais fácil, para não clipar tanto vou ter q baixar o ganho do amp, consequentemente não vou ter total aproveitamento de todo o sistema.

Quanto a não dar tudo o que o sistema pode oferecer até não tem problema por ser provisório, até eu juntar grana pra comprar a bat auxiliar.

Meu medo é de queimar o amp de bobeira. Se realmente for verdade que o amp pode queimar por falta de bat, e se nem um megacapacitor resolver, então nem vou ligar pra não correr o risco. Agora se isso for apenas mais um mito, lenda urbana, de som automotivo, não preciso ficar sem som até ter a grana neh.

Abraços pessoal, valeu pela ajuda até o momento. E comentem a vontade, informação nunca é demais.

Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post
Se o amp não for bem dimensionado na fonte, tiver uma proteção falha, etc, aí pode dar problema sim.

Sempre que a tensão cair, a corrente vai subir e os FET podem torrar ... isso pensando num amp com projeto migué.

Certo... mas acredito eu que a Taramps não deve ser um projeto migué neh, deve ter uma proteção descente... ou vc ja teve alguma experiência negativa com este amp?

Estou tentando descobrir se este amp tem proteção contra baixa tensão mas estou sem o manual dela aki agora, e no site da Taramps não estão disponíveis os manuais dos amps.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo... mas acredito eu que a Taramps não deve ser um projeto migué neh, deve ter uma proteção descente... ou vc ja teve alguma experiência negativa com este amp?

Estou tentando descobrir se este amp tem proteção contra baixa tensão mas estou sem o manual dela aki agora, e no site da Taramps não estão disponíveis os manuais dos amps.

Abs.

Eles dizem ter proteções,ninguem sabe se funciona,até precisar delas.

Já houve relatos de taramps fumaçando,por que a proteção não funcionou,então,fica a seu criterio instala-lo ou não.

Uso 2 baterias 60A+75A(novas),quando ligo meu sd e aumento o volume,ele só arma proteção,nem clipar,clipa.Quando ligo minha fonte,isso,já não ocorre.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o IvoAcioly antigamente alimentava 1 T2500, 1 T1000 e um T400 com uma bateria de 100amp. e pelo que sei os amplis aguentaram, pode ir na fé cara.

Acho bem difícil eles queimarem só por isso viu, o máximo que pode acontecer é ele ficar toda hora entrando em proteção por falta de alimentação.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Teixeira,você se esqueceu,que o T2500 do Ivo queimou?No caso do Ivo,a instalação estava em ordem,só não tinha bateria.

Compartilhar este post

Link para o post
Teixeira,você se esqueceu,que o T2500 do Ivo queimou?No caso do Ivo,a instalação estava em ordem,só não tinha bateria.

Me desculpe mas num sabia disso não, é verdade mesmo? E tem certeza que foi por falta de bateria?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

É só dá uma olhada no topico do som dele(bem no começo),mais num arriscaria não,esperaria um pouco,até pegar outra bateria,é melhor prevenir do que remedia. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
É só dá uma olhada no topico do som dele(bem no começo),mais num arriscaria não,esperaria um pouco,até pegar outra bateria,é melhor prevenir do que remedia. :legal:

Realmente num sabia não cara, foi mal aí, se é verdade mesmo, esqueça o que eu postei aí fabillrp, acho melhor vc colocar outra bateria mesmo.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente num sabia não cara, foi mal aí, se é verdade mesmo, esqueça o que eu postei aí fabillrp, acho melhor vc colocar outra bateria mesmo.

Abraços

Charles Rafael

realmente o t2500 fumaçou.....

mais nao acredito que seja por falta de bateria....

era até engraçado, eu quando deixava a fonte ligada por um bom tempo até enxer a bateria praticamente ele armava proteção, devia ser pela carga em excesso.....

axo mt dificil ter queimado por tensão baixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

era até engraçado, eu quando deixava a fonte ligada por um bom tempo até enxer a bateria praticamente ele armava proteção, devia ser pela carga em excesso.....

Tb acho difícil ele ter queimado por falta de bateria viu.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Abraços

Charles Rafael

Tenho a mesma opiniao.

E se tivesse uma baixa tensao, seria acionado a proteçoa do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Tenho a mesma opiniao.

Já que o pessoal fala que não queima,é só instala e testa. :banghead

Qualquer coisa,posta o resultado.

Só que existe o risco de não arma proteção,é só isso que to tentando alerta. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Abraços

Charles Rafael

Tenho a mesma opiniao.

O problema é a proteção nao funcionar o-o-

O que acontece MUITO.

Eu nao arriscaria, ja perdi um Roadstar agressive spl no 1º dia de uso assim, e nao desejo isso pra ninguem.

A galera ja te alertou dos riscos, agora resta a vc arriscar, espero que nao aconteça nada demais.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Abraços

Charles Rafael

Tenho a mesma opiniao.

O problema é a proteção nao funcionar o-o-

O que acontece MUITO.

Eu nao arriscaria, ja perdi um Roadstar agressive spl no 1º dia de uso assim, e nao desejo isso pra ninguem.

A galera ja te alertou dos riscos, agora resta a vc arriscar, espero que nao aconteça nada demais.

abs

Cara eu creio q se vc usar som com moderação pasmafaute , isto é nao usar o volume no talo creio q nao ira danificar o amplificador.

A nao ser q vc coloque o modulo no carro ,e dai então ir usando ele sem forçar muito até q tenha grana pra comprar um bateria nova.

Eu ja vi um cara aqui q usa em uma bateria de 70A, um falcon 1100 e um pone e toca de boa viu.

Essa foi minha ideia , nao sei se deu pra ajudar mas tá valendo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...