Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabillrp

Cabos Para Alimentação

Recommended Posts

Ola pessoal, gostaria de algumas dicas para instalar alguns equipamentos no meu carro.

Vou instalar um Taramps T2500 + Power One + cross STX84 e logo em breve mais um amp pro som interno.

Para alimentar tudo isso vou usar a bateria original + uma na mala de 150A. Para positivo vou puxar um cabo de 35mm da bateria original até a mala, onde um divisor madará um fio de 21mm pra Taramps e um de 16mm pro Pone. A bateria q ficar na mala também será ligada neste divisor, talvez com um cabo de tb 35mm ou talvez 21mm (ja que ficará bem proxima do divisor, portanto acredito q naum seja necessário um cabo de bitola tão grande).

Minha dúvida agora é no negativo. Pretendia fazer exatamente identico ao positivo, mas daí um estalador da minha cidade disse q o cabo negativo não pode ser muito grande, senão gera ruído no sistema, neste caso deve-se ligar o negativo de todos os equipamentos num mesmo ponto na lata do carro.

A questão de ligar o negativo de todos os equip no mesmo ponto ou ja sabia, mas não sabia q puxar um fio do negativo da bateria causava ruído por ser muito grande. Essa informação procede??

O pessoal aí que tem som forte montado em seus carros, ajuda ae. Como vcs fizeram a alimentação de seus amps??

Valeu pela ajuda pessoal.

Abraços!!

Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nuca ouvi falar disso, isso tá me parecendo conversa de estalador, se tu meter um cabo menor que o cabo do positivo é que pode gerar algum problema.

Mas vamos esperar gente mais entendida do assunto para responder com toda certeza.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Eu nuca ouvi falar disso, isso tá me parecendo conversa de estalador, se tu meter um cabo menor que o cabo do positivo é que pode gerar algum problema.

Mas vamos esperar gente mais entendida do assunto para responder com toda certeza.

Abraços

Charles Rafael

Então, eu tb acredito ser conversa de estalador.

Só pra explicar um pouco minha historia, estou montando um som pra mim e um pra um colega, mesmos equipamentos e tal, só q o cara tem mais grana q eu rs, então ele ja tem o carro todo preparado, ja tem o amp e os falantes, ja tem o cross e o player. Eu estou comprando o carro ainda, apesar de ja ter a Pone e os Tornados. Ja tinha comprado a T2500 mas repassei para este meu colega. Amanha vou pegar um T2500 pra mim.

Mas enfim, como ele ja tem todos os equip, instalamos no carro dele, puxei um fio positivo e outro negativo direto da bateria para alimentar a T2500, o cross e um amp Pyramid q naum me lembro o modelo. Depois de tudo instalado, cabo de alimentação de um lado e RCA de outro, apareceu um pequeno ruído, nos tornados e nos drivers, ruído relativamente baixo, só conseguimos ouvir quando o volume está bastante baixo.

Eu acredito ser algum problema com o cd-player dele, fizemos vários testes e tudo indica ser o cd-player. Só faltou testar com outro cd-player e faremos isso essa semana.

Mas por curiosidade ele passou em uma loja de som onde o estalador falou isso do cabo negativo ser muito grande, daí fiquei em dúvida.

Mas me contem vcs que tem trio montado em seus veículos, como usam os cabos de alimentação? positivo e negativo ligados direto na bateria ou apenas o positivo na bateria, e o negativo na lataria do veículo?

Valeu pela paciencia pessoal

Abs

Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post

Dae.. pelo que sei, você dimensiona os cabos, e utiliza a mesma bitola do fio negativo, igual ao do positivo. Se usar menor poderá gerar ruído ou esquentar, já maior não vai interferir em nada.

Digamos que o mesmo tanto de "energia" que passa pelo cabo positivo, vai passar pelo negativo, por isso dévem ser do mesmo tamanho.

Lembrando: Caso você puxe o negativo do módulo até um pouco da lataria, você devera ligar o negativo da bateria, até na lataria do carro também com a mesma bitola do fio, pois o aterramento da bateria nos carros originais, são dimensionados para os equipamentos conforme sai de fábrica, por isso se precisar de cabo maior pro módulo, deverá usar a mesma medida tanto da negativo do módulo até a lataria, como o negativo da bateria até a lataria.

Abraços

Possamai

o> o/

Compartilhar este post

Link para o post
Dae.. pelo que sei, você dimensiona os cabos, e utiliza a mesma bitola do fio negativo, igual ao do positivo. Se usar menor poderá gerar ruído ou esquentar, já maior não vai interferir em nada.

Digamos que o mesmo tanto de "energia" que passa pelo cabo positivo, vai passar pelo negativo, por isso dévem ser do mesmo tamanho.

Lembrando: Caso você puxe o negativo do módulo até um pouco da lataria, você devera ligar o negativo da bateria, até na lataria do carro também com a mesma bitola do fio, pois o aterramento da bateria nos carros originais, são dimensionados para os equipamentos conforme sai de fábrica, por isso se precisar de cabo maior pro módulo, deverá usar a mesma medida tanto da negativo do módulo até a lataria, como o negativo da bateria até a lataria.

Abraços

Possamai

o> o/

Estamos usando mesma bitola de fio para o positivo e negativo, porem fica um ruído chato com o volume baixo e tenho quase certeza que o problema está no CD-Player.

Queria que o pessoal comentasse como estão suas instalações, só pra eu ter uma idéia, pq na minha cidade não tem nenhum trio de respeito (no maximo dois bicho-queimão empurrados por Corzus 1002) e nem estalador decente, tenho 4 lojas de som automotivo aqui e nas 4 lojas ja ouvi cada besteira que da medo.

Abs.

Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ter uma idéia do nipe dos estaladores aqui, o melhorzinho onde eu montei meu último somzinho (Corzus PR3100 + Up Grade + 2 dr HDI320 + 1 st 5HI 320 + 2 69 Bomber Penta), quando cheguei na loja com meu novo projeto, este da assinatura, e pedi cabo de 35mm, o cara disse pra mim que não existe cabo de alimentação de 35mm. Fusível então, o máximo que ele conhece é de 80A. WinIsd... "que??? é doce ou salgado??? ". Litragem de caixa "é sempre a metade do que pedem os manuais de falante, fica um som mais forte, o falante bate mais pq tem menAs resistência de ar atrás dele"...

A va toma perequeaçu neh... Vou gastar +/- 4 pau no som do meu carro pro cara fazer caixa de 40 litros pra cada Tornado? Alimentar meu T2500 com fio de 10mm??

To usando a loja do cara só por causa das ferramentas, pq infelizmente não tenho estas ferramentas em casa, mas o cara não faz nada q eu não peça.

Como no carro do cara surgiu este ruído o estalador veio falar q eh fio negativo muito grande, q deveria ser ligado no chassi do veículo.

Eu, sinceramente, acho q eh mais uma besteira dele, mas como sou principiante em som de verdade, nunca vi a instalação de um som desta proporção, venho aqui perguntar pra vcs ja tem um som deste montado, ou melhor q este.

Eu infelizmente não posso contar com meu estalador, se eu deixar ele fazer do jeito q ele quer o som com certeza não vai render 100%, no maximo uns 40%, e ainda o cara põe fogo no meu carro.

Abraços pessoal, valeu pela ajuda de sempre.

Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ligar o negativo da batreia auxiliar e do amplificador na lataria do carro,não tem problema.Sempre liguei assim,nunca tive problemas.

Quanto maior o cabo,mais resistência a passgem de energia,então,não precisa leva o negativo da bateria auxiliar pra bateria do cofre.

Se for pioneer,pode ser o fusível que tem no terra do rca aberto.Se for isso,é só aterra a parte de fora do rca,na carcaça do som.

Compartilhar este post

Link para o post
Pode ligar o negativo da batreia auxiliar e do amplificador na lataria do carro,não tem problema.Sempre liguei assim,nunca tive problemas.

Quanto maior o cabo,mais resistência a passgem de energia,então,não precisa leva o negativo da bateria auxiliar pra bateria do cofre.

Se for pioneer,pode ser o fusível que tem no terra do rca aberto.Se for isso,é só aterra a parte de fora do rca,na carcaça do som.

Valeu Edilson_CE, vou fazer este aterramento pra testar, o cd eh um pioneer sim, 9880BT.

Abraços

Fábio

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...