Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BigNoseMan

Duvidas Com Compressor, Tintas E Processo

Recommended Posts

Postado em

Seguinte galera,

Não tenho experiencia com pintura automotiva, então gostaria de saber o seguinte: Um compressor com reservatório de 25L dá conta de pintar um carro? A pistola de média pressão seria ideal para isso?

Como repintar um carro com pintura queimada? Quantas camadas de primer? Quantas camadas de tinta? Verniz bicomponente é bom?

Bom, axu que é só. Se lembrar de mais alguma coisa eu posto aki.

Vlw :legal:

Postado em

Vamos por partes.

Um compressor com reservatorio de 25 L é razoavel, mas quanta preção ele tem? Pra repintura de um carro o bom seria uma vazão de no minimo 40 libras.

Sobre a pistola, hj em dia acabou o mito de pistolas de alta e media, o que seria bom é uma pistola hvlp, que hj em dia é barata e bastante economica. Evite usar pistola de copo baixo, sem use com sistema de gravidade.

Sobre a tinta:

Qual é a tinta do seu carro?

Você vai tirar a tinta toda ate a chapa?

Vai pintar com que tinta?

Verniz PU Bi-Componente só é usado em tintas base poliester.

Só vc me responder isso ae que te passo todo o processo de pintura do teu carro.

:legal:

Postado em
Vamos por partes.

Um compressor com reservatorio de 25 L é razoavel, mas quanta preção ele tem? Pra repintura de um carro o bom seria uma vazão de no minimo 40 libras.

Sobre a pistola, hj em dia acabou o mito de pistolas de alta e media, o que seria bom é uma pistola hvlp, que hj em dia é barata e bastante economica. Evite usar pistola de copo baixo, sem use com sistema de gravidade.

Sobre a tinta:

Só vc me responder isso ae que te passo todo o processo de pintura do teu carro.

Seguinte, é pra usar a pistola com sistema de gravidade? (não entendi essa parte)

A tinta é original de fábrica, azul, agora o nome não sei, mas não é metálica, é de um Ford Fiesta 98, que por incrível que pareça a maioria desses carros tem a pintura queimada :blink: .

Não pretendo tirar a tinta até a chapa não, só dar uma boa lixada pra "arranhar" a antiga e pintar por cima mesmo (isso se possível).

Já o tipo axo que o melhor seria a a poliester, ou eu estou errado?

Ouvi dizer que a PU é muito boa, mas é fácil de pintar com ela? Não precisa lixar entre demãos não, né?

Opa, tem uns links de 2 compressores aki:

Compressor 1

Compressor 2

Axu que esse segundo é melhor....Resta saber se dá certo...

Vlw...

Postado em
Vamos por partes.

Sobre a tinta:

Seguinte, é pra usar a pistola com sistema de gravidade? (não entendi essa parte)

A tinta é original de fábrica, azul, agora o nome não sei, mas não é metálica, é de um Ford Fiesta 98, que por incrível que pareça a maioria desses carros tem a pintura queimada :blink: .

Não pretendo tirar a tinta até a chapa não, só dar uma boa lixada pra "arranhar" a antiga e pintar por cima mesmo (isso se possível).

Ouvi dizer que a PU é muito boa, mas é fácil de pintar com ela? Não precisa lixar entre demãos não, né?

Compressor 1

Compressor 2

Vlw...

experiencia propria

um compressor de 25 litros tu vai urrar pra pinta mais vai consegui

eu comprei um de 25 litros, com pressao maxima de 120 psi.....arma com 80 e desarma com 120psi

vc trabalha quase sempre com ele ligado e sempre tem q esperar um pouco em algum movimento pra vc ter a vazao constante...com o tempo vc acostuma e fica tudo 100%...eu comprei um da ferrari no site www.winton.com.br

barato....450 reais creio eu....ae comprei uma pistola HVLP..mto boa...com 2 bicos...comprei nos EUA...foi coisa mais barata q 100 reais

ae usei o compressor nem 2 horas já desbielo e quebro pino de travamento..fico 1 mes na assistencia e tals.....volto e tava superaquecendo e sempre desligava...agora tirei a carenagem dele e coloquei um ventilador e ta indo que indo.....trabalhei ja mto com ele assim e é só alegria agora...agora termino meu carro...

eu to fazendo meu carro do 0..levando na lata e refazendo tudo....gasta-se MTO tempo....mas eh satisfatorio....se vc for refazer seu carro e nao tive problema de batida e nao tera q fazer mtos reparos com massa, recomendo so remover a camada de tinta e partir para aplicacao de tinta

vai te rende melhor...

Postado em
Vamos por partes.

Sobre a tinta:

Compressor 1

Compressor 2

Vlw...

Olha pelo ano acho que teu carro é metalico sim. Tinta metalica é aquela que leva aluminio ou perola (no caso tinta perolizada). A Ford tem bastante tintas perolizadas e metalicas. Se ela foi metalica/perolizada não pode ser PU, somente poliester.

Bem teu compressor é um quebra galho, da pra tu pintar teu carro sem problemas.

Agora a pistola, como tu viu é barata, uma HVLP é otima pra esses tipo de serviços. Se for comprar compre uma tipo gravidade, tipo essa aqui de baixo:

09082006142027.jpg

Agora sobre a repintura

1º - Lixar o verniz do carro, com lixa 360 seca (melhor pra tu), depois que tu tiver quase chegando na tinta (da pra tu ver perfeitamente não se preocupa) vc lixa o carro com uma lixa 500/600 seca e finaliza com 800 seca.

OBS: Entre cada lixamente use DESENGRAXANTE para limpar a peça de pó e oliosidade.

2º - Mascaramento do carro, se for acessivel a vc compre um produto chamado "Mascarador Liquido" de 1/4 (0,900 ml), é baratinho, passe em todos os vidros/farois/lanternas do carro e deixe secar bem, depois passe mais uma demão isso é pra evitar que a tinta grude nesses locais. Se não quiser isole as areas com jornal mesmo.

3º - Preparação para a pintura, certefique-se que o local esteje limpo (sem poeira) e que o carro não pegue vento ou tenha contato direto com o poeira aerea e essas coisas. Ai vc pega a tinta (no caso poliester) misture bem, dilua se for nescessario (geralmente não precisa) e antes de mandar vem no carro pinte uma peça qualquer pode ate ser madeira velha pra vc se acustumar com a distancia da pistola pra peça, a viscosidade da tinta e o leque da pistola. A distancia +/- usada é de 15~20 CM entre pistola e peça.

4º - Pistole o carro com calma dando a primeira demão, provalmente não cubrirá a tinta de fundo logo na primeira, mas tudo bem. Espere a secagem (leia rotulo da embalagem ou pergunte o lojista sobre o mesmo) e de a segunda demão cruzada, novamente espere a secagem e verifique se há manchas ou escorrimento na peça, se houver certifique-se de que a tinta esteje bem seca ai vc pega uma lixa 800 seca e da uma lixada na area danificada e finalize com lixa 1200 seca. Na terceira e ultima demão novamente cruze-a e aplique com calma pra não haver defeitos posteriores. Deixe secar bem.

5º - Para dar o verniz pu no carro faça o seguinte: Leia o rotulo do fabricante para saber a catálise do mesmo, ai vc pega o verniz e poem numa outra vasilia ou ate mesmo na lata e cataliza ele, espere um 5 min para o Flash-Off (reação do catalizador e verniz). Poem o verniz na pistola e faz a mesma coisa na madeira velha, testa e depois manda ver no carro. Quando se for pistolar o carro use mascara de carvão ativado pra não respirar a poeira do verniz (extremamente nociva) e nunca deixe a poeira subir ou envolver vc e o carro d+ se não pode dar Over-Spray na pintura (poeira de verniz exedente). São de 2 a 3 demãos cruzadas de verniz no carro todo, consulte o rotulo para saber o numero de demãos recomendadas (não aconcelho a dar menos heim, mas se quiser dar mais não tem problema).

Obs: Caso na aplicação do verniz haja escorrimento na demão, conclua a aplicação de verniz na peça escorrida e deixe-a secar bem. Quando o verniz estiver 100% seco vc pega uma lixa 1200 seca e lixe bem o escorrimento, lixe até quase tirar o verniz todo da area, finalize com uma lixa 1500 e aplique uma nova demão no lugar.

Se houver over-spray lixe com 1200 ou 1500 e finalize com 1500 (se lixar com 1200) ou 2000 (se lixar com 1500), e se nescessario aplique mais uma demão de verniz caso não precise basta polir o local.

6º - Para polir o carro espere a secagem total do verniz, aconcelho no dia seguinte. Lixe todo o carro com 1200, depois 1500 e se quiser um brilho animal no polimento lixe com 2000 tbm. Apos cada lixada aplique desengraxante para remoção do pó. Então polindo com uma politriz ou furadeira ou na mão mesmo (pra vc ficar bem fortinho) use pasta de polir a base d'água nº 2, siga as intruções do rotulo se tiver duvida ligue pro SAC 0800 do fabricante, depois da pasta de polir aplique um lustrador para da um brilho extra a pintura tbm seguindo as intruções do fabricante e por fim se quiser aplique uma cera.

Sobre amaçados/morças e possiveis erros na chapa

Se houver morças e pequenos amaçados na chapa do carro use Massa Acrilica (a mais famosa é a Kombfiller da Akzo Nobel) para concertar essas morças, aplique e massa com espatula e depois lixe com 360 seca até nivelar a maça com a chapa e finalize com 600 seca bem de leve.

Se house um amaçado grande ou profundo, tente repucha-lo, vc pode tentar das seguinte maneiras: tirando a forração interna do carro e com a mão empurra a chapa pro lugar, caso não tenha como fazer isso, use ventosas de lanterneiro (esqueci o nome certo :rolleyes:). Ou caso vc queira fazer como a maioria faz por onde eu moro aplique Massa Poliester, se vc aplicar lixe com 320 seca ate nivelar, depois 400 e depois 600.

Caso haja podre no carro, use convertedor de ferrugem ou fosfatizante, depois aplique SE possivel um wash-prime e depois Prime P.U. ou um Auto-Solido. Para lixar o prime use lixa 600 seca e finalize com 800.

[""]

Bem acho que é só isso, se tiver mais alguma duvida só falar, e se eu esqueci de alguma coisa o pessoal responde...

Boa sorte ae...

Postado em

6º - Para polir o carro espere a secagem total do verniz, aconcelho no dia seguinte. Lixe todo o carro com 1200, depois 1500 e se quiser um brilho animal no polimento lixe com 2000 tbm. Apos cada lixada aplique desengraxante para remoção do pó. Então polindo com uma politriz ou furadeira ou na mão mesmo (pra vc ficar bem fortinho) use pasta de polir a base d'água nº 2, siga as intruções do rotulo se tiver duvida ligue pro SAC 0800 do fabricante, depois da pasta de polir aplique um lustrador para da um brilho extra a pintura tbm seguindo as intruções do fabricante e por fim se quiser aplique uma cera.

[""]

Bem acho que é só isso, se tiver mais alguma duvida só falar, e se eu esqueci de alguma coisa o pessoal responde...

Boa sorte ae...

eu tenho um compressor tb da linha hobbye, muito bom eu gostei

já pintei um reboque inteiro e ficou muito bom o resultado

eu fui até a lata e fiz todos esses procedimentos ai

claro que o custo disso pra um reboque foi alto mas a aprendizagem foi boa

uma pergunta: sobre o polimento no carro, eu posso dá uma lixada, desengraxa ai taca massa de polir n2e uma politriz em cima com a velocidade no 2 ou 1 até limpa depois 3m e cera que fica 100%?

coisa do tipo chove e continua igual?

Postado em
Seguinte galera,

Não tenho experiencia com pintura automotiva, então gostaria de saber o seguinte: Um compressor com reservatório de 25L dá conta de pintar um carro? A pistola de média pressão seria ideal para isso?

Como repintar um carro com pintura queimada? Quantas camadas de primer? Quantas camadas de tinta? Verniz bicomponente é bom?

Bom, axu que é só. Se lembrar de mais alguma coisa eu posto aki.

Vlw :legal:

Para que vc possa ter uma repintura com boas qualidades é bom que vc tenha uma pistola adequada ao seu compressor com saida de no máximo 1,5 pcm.

Consegui ótimos resultados com a STYLO PLUS (baixa pressão) da Arprex.

Um abraço...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...