Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

higor

[ajuda] Caixa P/ 1 Tornado 15" 1100 Rms

Recommended Posts

Postado em
se puder desenha os pedaços na folha de mdf q assim vcs aproveitam melhor

é verdade, mas como moramos um pouco longe e como ele vai fazer a dele, e um profissional vai fazer a minha isso fica meio dificil, mas ja falei com ele pra economizar ao maximo. será que vai me faltar madeira?

Postado em
É eu sei disso, vai mandar so 1000rms, nao eh tudo que ele aguenta, mas ja vai tocar muuuito bem.

Comprei meu módulo pensando no futuro, vou comprar 2 extremes de 15", mas nao agora, entao o tornado eh so quebra galho

Abraço

85, a 90lts livres, e Fb em torno de 46hz...

Ta dada d mao beijada!!

Abrss!!!!!!!!!!

galera, me desculpem a ignorancia, mas o que significa fb em torno de 46 Hz??

O que isso influencia em minha caixa?

Como calculo essa "fb"?

Abraços e mais uma vez obrigado pela força

obs: comprei um crossover da piramyd, aquele cr73, que chamam de crossover de painel, é bom?

Postado em
É eu sei disso, vai mandar so 1000rms, nao eh tudo que ele aguenta, mas ja vai tocar muuuito bem.

Comprei meu módulo pensando no futuro, vou comprar 2 extremes de 15", mas nao agora, entao o tornado eh so quebra galho

Abraço

85, a 90lts livres, e Fb em torno de 46hz...

Ta dada d mao beijada!!

Abrss!!!!!!!!!!

galera, me desculpem a ignorancia, mas o que significa fb em torno de 46 Hz??

O que isso influencia em minha caixa?

Como calculo essa "fb"?

Abraços e mais uma vez obrigado pela força

obs: comprei um crossover da piramyd, aquele cr73, que chamam de crossover de painel, é bom?

Fb é a frequência em que a caixa está sintonizada, isso indica em como ela vai tocar, quanto mais alta mais picuda, só por ela não é possível vc ter 100% de certeza de como um falante vai tocar, é pra isso que exixtem os simuladores, depois dos simuladores é que vem a prática, e pra isso já são mais 500.

Não conheço esse cross.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

o que signfica mais picuda?

Veja as fotos do crossover, as 2 ultimas fotos, nao da pra ler o que ta escrito no cross pq a luz atrapalhou, mas da esquerda pra direita ta assim:

SUBWOOFFER (e embaixo 2 botoes de regulagem, um regula o ganho e o outro a frequencia)

MIDRANGE (e embaixo 2 botoes de regulagem, um regula o ganho e o outro a frequencia)

HIGH RANGE (e embaixo 2 botoes de regulagem, um regula o ganho e o outro a frequencia)

Entre as regulagens de SUBWOOFER e de MIDRANGE tem um botao escrito PHASE.

imagem060oz5.th.jpg

imagem071ck1.th.jpg

imagem072tx3.th.jpg

imagem073ea8.th.jpg

Postado em

Mais picuda significa que ela tem um pico maior em determinada frequência, pico muito grande.

Eu deixaria os tornados com corte low pass em 200hz, já que acima disso ele num toca praticamente nada.

Os drivers no midrange, com corte em 400hz, mas eu usaria um capacitor para corta-los em 800hz, e os ST deixaria cortados tb com capaitor nesse caso em 5000hz, não me pergunte sobre que capacitor usar pq num faço nem idéia.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Charles Rafael, o que vc me diz da caixa sugerida pelo fabricante?

veja:

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...nado_15SW3A.pdf

ha 2 sugestoes:

uma de uma caixa de 60L (ja descontando o volume ocupado pelo falante e pelos dutos), com 3 dutos de 10 cm de diametro por 5cm de comprimento

e outra de 90L (ja descontando o volume ocupado pelo falante e pelos dutos), com 3 dutos de 10 cm de diametro por 6cm de comprimento.

Abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Postado em
Charles Rafael, o que vc me diz da caixa sugerida pelo fabricante?

veja:

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...nado_15SW3A.pdf

ha 2 sugestoes:

uma de uma caixa de 60L (ja descontando o volume ocupado pelo falante e pelos dutos), com 3 dutos de 10 cm de diametro por 5cm de comprimento

e outra de 90L (ja descontando o volume ocupado pelo falante e pelos dutos), com 3 dutos de 10 cm de diametro por 6cm de comprimento.

Abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Cara pra quem gosta de grave secão e picudo pra ca***** é perfeito, mas num fica agradável, fora que a de 60L por exemplo com aquela configuração de dutos ultrapassa o xmax recebendo 1100w.rms que ele promete logo em 70hz, siginifica que vai voar o cone caso use subsônico em uns 50hz com essa configuração de dutos e caixa, eu te indicaria os 90L da outra só que com outra configuração de dutos, se for usar 3 de 4" que seria muito bom, indicaria comprimento de uns 30cm pra começar, caso vc senti falta de um punk a mais diminua para uns 20cm que deve dar uma boa melhorada.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

po entao a caixa que vc me sugeriu de 100L bruto com 2 dutos de 4" por 18 cm , vai me agradar mais para o que eu quero do que essa que a selenium sugere néé??

Obs: Quero um oootimo spl, mas nao quero fazer feio qdo abrir a mala, prefiro sacrificar o trio do que o SPL.

Abração Charles

To enchendo o saco já

hehe

mas dessa vez vaiii...

Postado em
po entao a caixa que vc me sugeriu de 100L bruto com 2 dutos de 4" por 18 cm , vai me agradar mais para o que eu quero do que essa que a selenium sugere néé??

Obs: Quero um oootimo spl, mas nao quero fazer feio qdo abrir a mala, prefiro sacrificar o trio do que o SPL.

Abração Charles

To enchendo o saco já

hehe

mas dessa vez vaiii...

Sim, a caixa com 100L vai ficar mais agradável para o que vc quer.

Tá na hora de sair esse trio mesmo hein.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Bem, finalmente meu projeto ficou pronto, ou melhor quase pronto, ainda faltam alguns ajustes e falta acabamento.

Relembrando, tenho um booster 1500d empurrando 1 tornado 15" 1100 rms

1 megacharge 400rms empurrando 4 d200 e 2 st

1 bateria 105A(0km) + 1 de 45A (a original do carro, 5 anos de uso)

1 crossover de painel pyramid cr 73

1 aparelho kenwood

É o seguinte, minha caixa tem 116 litros brutos, sendo que as 4 cornetas e os 2 st ficam na mesma camara que o falante, portanto na hora de descontar os volumes nao podemos esquecer disso. Pelas minhas contas as cornetas+st devem ocupar uns 6 litros e o falante uns 7 litros, entao caixa cai pra 103L menos o volume dos dutos que eu nao sei qual é.

A proposito aqui no fórum tinham me recomendado 4 dutos de 4 polegadas por 18 cm cada. Eu disse isso a meu instalador, mas ele preferiu usar apenas 2 dutos de 3". No momento eles tem 17 cm cada, mas eles ainda serao alongados, o que isso afeta em meu projeto? to achando o grave meio seco, ta bemmmm forte, mas nao ta akele grave profundo.

Outro detalhe eh que a caixa é "recortada", ela nao eh toda uniforme, tem uma parte dela (justamente atras do falante) que ele é mais estreita, esse foi a unica maneira que encontramos pra acomodar minha bateria de 100A, ja que eu nao queria colocá-la no lugar do step.

O que vcs me recomendam pra melhorar meu grave? os dutos serao alongados, so que no dia nao deu tempo, teremos que usar joelhos, pois os dutos ficam na direção onde a caixa eh mais estreita, e agora? furas mais 2 dutos? Alongar esses resolve meu problema? alongar pra qts cm?

Espero que me ajudem,

so queria postar fotos depois de td pronto, sem o acabamento ta feio, mas talvez essa semana poste uma fotinha pra vcs

abraço

Postado em
vlw pela ajuda galera,

e a espessura da madeira??

18mm ta bom?

18mm ta bom sim!!!

Se for de MDF, está meio que no limite, mas se quizer maior rigidez, coloque um reforço estrutural.

Rigidez estrutural não fal mal a ninguém e principalmente, evita perda de SPL.

Só não esqueça de calcular o volume ocupado pelos reforços, além dos falantes, é claro e acrescente no volume bruto.

Para compensado, nem pensar com essa espessura!

20mm de compensado ta bom?

Postado em
UP

Oh Higor, pelo que simulei, tá com sobreexcursão, e tb com sopro muito forte nos dutos, te indico a furar buraco pra mais 2 dutos de 3" com 17cm, pra ver se vc gosta, pelo que simulei aqui, num tá nada de seco, deve ter algo de errado na instalação, ou projeto, pq aqui tá com ótimo subgrave, te indico a fazer o que indiquei, deve melhorar e muito no gravão.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

pois é Charles, ia postar isso aqui agora, meu som ficou pronto sabado, e desde la nao tinha parado pra observar ele direito, hj atarde fikei estudando e testando ele aqui em casa (os vizinhos sofreram a tarde toda) e percebi que ele ta tocando muuuito bem com a mala fechada, porem qdo abre a mala o grave some.

Furando mais esses 2 dutos de 3" por 17cm que vc disse ae, sera que vai melhorar meu grave com a mala aberta??

Nao esqueça dessa minha caixa problematica, que tem o recorte da bateria, os dutos estao bem perto da parede, devem estar de 7a 10 cm distantes da parede, no maximo

Sera que esse 2 novos dutos amenizarão meu problema?

Abraço

E Vlw pela ajuda mais uma vez,

tava desesperado aqui ja, ninguem me respondia

Postado em
pois é Charles, ia postar isso aqui agora, meu som ficou pronto sabado, e desde la nao tinha parado pra observar ele direito, hj atarde fikei estudando e testando ele aqui em casa (os vizinhos sofreram a tarde toda) e percebi que ele ta tocando muuuito bem com a mala fechada, porem qdo abre a mala o grave some.

Furando mais esses 2 dutos de 3" por 17cm que vc disse ae, sera que vai melhorar meu grave com a mala aberta??

Nao esqueça dessa minha caixa problematica, que tem o recorte da bateria, os dutos estao bem perto da parede, devem estar de 7a 10 cm distantes da parede, no maximo

Sera que esse 2 novos dutos amenizarão meu problema?

Abraço

E Vlw pela ajuda mais uma vez,

tava desesperado aqui ja, ninguem me respondia

Cara esses 2 novos dutos, devem dar uma ajuda, na melhora do grave externo, qualquer coisa, mete a serra neles, e diminui pra 10cm.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

diminuir pra 10cm só no caso se ficar duuto demais pra pouca caixa néé?

pq no manual, pra uma caixa de 90L, recomendam 3 dutos de 100cm de diametro por 6 cm de profundidade, mas minnha caixa tem mais de 90L ela tem 103L brutos.

Abraço vei

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...