Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

possamai

Iniciando Projeto De Trio P/ Pick-up Corsa

Recommended Posts

Editado 30/11/2007:

Bom pessoal, decidi os graves.

4 - Pioneer Ts-w307d4

1 - SD 2300

conforme for decidindo, vou atualizando.

--------------------------------------------------------------------------

1º Post

Dae galera.. firmeza??

Estou precisando de uma ajuda aqui. Estou querendo montar um projeto semelhante ao do vini_jlle aqui do clube e fiz umas simulações, tanto pra aprender a mecher com o WinISD, como pra ver como ficaria melhor meu projeto.

Inicialmente, pretendo colocar 4 Pioneer 307-D4 em um módulo a definir ainda.

Faria a caixa semelhante a dele, mais pra fins de aprendizado e finalização da idéia dessa caixa, vou postar aqui os gráficos que simulei e gostaria que vocês me ajudasse a estudá-las.

Aqui está os parâmetros e a caixa:

Caixa: 36 Litros

Sintonia: 45Hz

Duto: 1 - 4"x 26,13cm

Caixa.jpg

A idéia é colocar 4 pioneer, em câmaras separadas, igual essa citada, tocando na faixa de 40hz~200hz. Após isso viria os MG, tocando de 150Hz~...(não definido).

Os gráficos:

1) Transfer Function Magnitude:

Este seria o gráfico em que mostra as frequências que o altoo-falante toca, correto?

No meu caso, tocaria de +- 39~198 Hz, com pico em 58Hz de 4,67dB certo?

TransferFunctionMagnitude.jpg

2) SPL:

Este seria o gráfico que mostra a "potência" que o alto-falante vai tocar nas suas devidas frequencias, certo?

No meu caso, tocaria de +- 39~199 Hz, com pico em 58Hz de 117dB certo?

SPL.jpg

3) Cone Excursion:

Como o máximo do gráfico é de 7,59mm em 60Hz, e o XMAX do pioneer é de 9,4mm, ele não estaria excursionando em excesso, isto?

ConeExcursion.jpg

4) Air Velocity:

O pico estaria em 60Hz, e seria de 33,82m/s, logo como é menor que 35m/s, o duto não estaria soprando.

AirVelocity.jpg

Este é meu projeto, o que acham?

Minhas conclusões dos gráficos, está correta?

Tem mais algum projeto a ser analisado?

Ficará um projeto bom, levando em conta custo x benefício?

Pretendo montar algo com:

4 Pioneer

2 ou 4 MG

2 Cornetas

2 ST

Módulos, bateria, fiação a definir.

Como saber se o som estará equilibrado, comparando o gráfico SPL de cada falante?

Desculpe tantas perguntas, mais já estou definindo meu projeto, logo logo começo a montá-lo.

Desde já agradeço a ajuda de todos :legal:

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O projeto vai ficar bom, não tenho muito o que falar dele não, só de que os pioneers merecem um ampli de responsa pra tocalos, eu meteria um SD2300 ou T2500, vc só esqueceu de analisar um gráfico aí, que é o do group delay, que é o atraso que o falante tem para responder determinada frequência.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
O projeto vai ficar bom, não tenho muito o que falar dele não, só de que os pioneers merecem um ampli de responsa pra tocalos, eu meteria um SD2300 ou T2500, vc só esqueceu de analisar um gráfico aí, que é o do group delay, que é o atraso que o falante tem para responder determinada frequência.

Abraços

Charles Rafael

:legal:

ps vc jah tem os pioneers?

pois tem os falantes da protech, e segundo comentarios tocam muito pra fora

Compartilhar este post

Link para o post

pode ir sem medo nessa caixa que vc simulou, vai ficar show.

E capricha num modulo pra eles..eles merecem ser bem alimentados.

Só para um PS, o vini sintonizou as caixas dele em 60hz, isso da um pico MONSTRO, mais enfim, pra fora rende MUITO. Eu ja prefiro deixar em 45hz mesmo, pro meu gosto agradaria mais.

A diferença audivel é nitida, em 45hz os graves são mais profundos, bem macios..

sintonizando em 60hz eles ganham um ataque muito show, mandam longe..ai vai do gosto do dono.

mais isso depois eh soh testar nos dutos..sem stress

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Essa é minha idéia ae teixeira... Colocar um amp bom pra tocá-los filé.

A princípio, minhas análises sobre o gráfico estão certas?

Caixa sintonizada a 45Hz com pico em 60Hz?

E como saber se o conjunto grave + MG tocarão bem? Analisando SPL deles?

Aqui está o Group Delay, como funciona?

GroupDelay.jpg

no gráfico, ele ta com pico em 47Hz dando 14.734ms.. siginifica o que?

Então, quero pegar os pioneers, por serem sonhos de consumo, e por que consigo eles por um excelente preço, mais barato até que os protech. Mais valeu a dica. :legal:

Só para um PS, o vini sintonizou as caixas dele em 60hz, isso da um pico MONSTRO, mais enfim, pra fora rende MUITO. Eu ja prefiro deixar em 45hz mesmo, pro meu gosto agradaria mais.

A diferença audivel é nitida, em 45hz os graves são mais profundos, bem macios..

sintonizando em 60hz eles ganham um ataque muito show, mandam longe..ai vai do gosto do dono.

valeu ae bramer.. módulos pretendo ir de SD ou Taramps como citado.

Sobre sintonizar que você citou, no WinISD eu coloquei a sintonia em 45, mais no gráfico o pico está em 60... Você acha melhor sintonizar o pico em 45?

Pessoal, a princípio, obrigado pela força ae..

Vou brincar mais um pouco e conforme o projeto for andando, vou postando aqui.

Outra dúvida que tenho, pretendo por + 2 Pw3, mais como saber se vai ser suficiente só 2, como vou saber se vai estar equilibrado o conjunto sub + MG + corneta + ST?

Obrigado novamente pela ajuda..

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

:+1

vai de sd que desce melhor

Compartilhar este post

Link para o post
http://www.linearteam.dk/

vai de sd que desce melhor

Anotado.. :legal:

Projeto 4 Pioneer Ts-w307d4 + 1 SD 2300

Abraços,

Possamai

Só meter mãos a obra agora !!!

Dps vc brinca com os dutos e vê como fica melhor ao seu gosto. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria de 4 wpu 1209 iria ficar bem melho eu ja escutei é fica muito mais muito forte chega até da dor no estomado os grave desses 4 bixim junto, tbm os grave iria bem mais longe do que 4 sub

ai pra tirar um pouco do pancadão e fazer com que eles descer um pouco mais vc poderia ir de sd

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Eu iria de 4 wpu 1209 iria ficar bem melho eu ja escutei é fica muito mais muito forte chega até da dor no estomado os grave desses 4 bixim junto, tbm os grave iria bem mais longe do que 4 sub

ai pra tirar um pouco do pancadão e fazer com que eles descer um pouco mais vc poderia ir de sd

abraços

Então.. o problema aí seria custo, pois 4 wpu saíriam +- 1600 com frete pra minha cidade.. enquanto os 4 Pioneer consigo por 500 reais.. se marca até um pouco menos..

querendo ou não são 1100 a mais.. O.O .. e minha verba ta meio apertada..

Talvez seje um upgrade futuro.. hehehehe..

Vlw a dica..

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

abraços

Então.. o problema aí seria custo, pois 4 wpu saíriam +- 1600 com frete pra minha cidade.. enquanto os 4 Pioneer consigo por 500 reais.. se marca até um pouco menos..

Vlw a dica..

Abraços,

Possamai

coloca 8 de 12" pioneer então, estilo o som do danilo na montana, ia ficar bruto o negoço =X

Compartilhar este post

Link para o post

abraços

Vlw a dica..

Abraços,

Possamai

coloca 8 de 12" pioneer então, estilo o som do danilo na montana, ia ficar bruto o negoço =X

sé 4 pioneer custa 500 pau 12 poderia ser uma boa ideia

mais vai gerar outro probema "amplf..."

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Charles Rafael

Essa é minha idéia ae teixeira... Colocar um amp bom pra tocá-los filé.

A princípio, minhas análises sobre o gráfico estão certas?

Caixa sintonizada a 45Hz com pico em 60Hz?

E como saber se o conjunto grave + MG tocarão bem? Analisando SPL deles?

Aqui está o Group Delay, como funciona?

GroupDelay.jpg

no gráfico, ele ta com pico em 47Hz dando 14.734ms.. siginifica o que?

Então, quero pegar os pioneers, por serem sonhos de consumo, e por que consigo eles por um excelente preço, mais barato até que os protech. Mais valeu a dica. :legal:

valeu ae bramer.. módulos pretendo ir de SD ou Taramps como citado.

Sobre sintonizar que você citou, no WinISD eu coloquei a sintonia em 45, mais no gráfico o pico está em 60... Você acha melhor sintonizar o pico em 45?

Pessoal, a princípio, obrigado pela força ae..

Vou brincar mais um pouco e conforme o projeto for andando, vou postando aqui.

Outra dúvida que tenho, pretendo por + 2 Pw3, mais como saber se vai ser suficiente só 2, como vou saber se vai estar equilibrado o conjunto sub + MG + corneta + ST?

Obrigado novamente pela ajuda..

Abraços,

Possamai

Bem cara, pelo que eu sei o Group Delay, significa o atraso que o falante tem para responder determinada frequência, no seu caso o atraso maior vai ser nessa frrequência que vc mostrou, ao meu ver o pineeer não vai embolar não, mas talvez aconteça dele embolar, daí sem problemas cara, pq ele é sub né, e daí num tem como tirar uma boa resposta dele.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
coloca 8 de 12" pioneer então, estilo o som do danilo na montana, ia ficar bruto o negoço

Quem sabe.. quem sabe!!

A princípio começo com 4, mais nada impede um upgrade.. hehehe :rolleyes:

Quem sabe tbm, hehehe.. acho que com 8 já ficaria legal éim!

Bem cara, pelo que eu sei o Group Delay, significa o atraso que o falante tem para responder determinada frequência, no seu caso o atraso maior vai ser nessa frrequência que vc mostrou, ao meu ver o pineeer não vai embolar não, mas talvez aconteça dele embolar, daí sem problemas cara, pq ele é sub né, e daí num tem como tirar uma boa resposta dele.

Abraços

Charles Rafael

Mais tem algum valor que indica se vai embolar ou não?? Por exemplo, o air velocity, acima de 35, vai soprar, esse valor tbm tem disso?

Outras dúvida que tenho ainda são:

1) Esse som pra tocar psy, black e rock, está bom?

2) Como saber se estará equilibrado?

3) Minhas impressões sobre os gráficos estão certo?

Valeu ae pessoal pela força.. :legal:

Abraços

Possamai

o> o/

Compartilhar este post

Link para o post
Quem sabe.. quem sabe!!

A princípio começo com 4, mais nada impede um upgrade.. hehehe :rolleyes:

Quem sabe tbm, hehehe.. acho que com 8 já ficaria legal éim!

Abraços

Charles Rafael

Mais tem algum valor que indica se vai embolar ou não?? Por exemplo, o air velocity, acima de 35, vai soprar, esse valor tbm tem disso?

Outras dúvida que tenho ainda são:

1) Esse som pra tocar psy, black e rock, está bom?

2) Como saber se estará equilibrado?

3) Minhas impressões sobre os gráficos estão certo?

Valeu ae pessoal pela força.. :legal:

Abraços

Possamai

o> o/

Pelo que euandei lendo esses dias sobre esse assunto, vc não pode deixar chegar no 15m/s.

Vou tentar reponder suas perguntas com um pouco do conhecimento que tenho:

1) Está bom sim,

2) Basta vc fazer a conta de db, que vc deveria saber né, é bem fácil, vc só precisa adicionar mais 3db cada vez que dobrar a potência rms, e tb adicionar 3db cada vez que dobrar o número de falantes e a potência tb.

3) Estão certos sim, pelo que eu entendo, estão.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
2) Basta vc fazer a conta de db, que vc deveria saber né, é bem fácil, vc só precisa adicionar mais 3db cada vez que dobrar a potência rms, e tb adicionar 3db cada vez que dobrar o número de falantes e a potência tb.

Então.. não sei fazer a conta.. :rolleyes:

A conta de comparação de decibéis entre os falantes, seria aquele ítem que fornecem, SPL 1W/1m??

Se for assim, pego os dados dos falantes que pretendo montar e ficou o seguinte:

Falante = SPL (1w/1m)

Pioneer ts-w307d4 = 87

Selenium 10Pw3 = 98

Selenium D305 = 110

hinor Trinyum = 110

Nesse caso, somente a corneta e o ST estaria equilibrado?

Como vou usar 2 ST + 2 D305 as duas dariam 113db (devido ao par).

para equilibrar o médio eu deveria colocar então 8 Pw3 então??? :pirou:

2 = 3db acréscimo ... 98 + 3 + 3 + 3 + 3 = 110db

................................01 + 1 + 2 + 2 + 2 Pw3??

Caso for assim, imagina quantos pioneer vou precisar, só pra igualar as cornetas e ST.. esta correto isso?

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

A conta de comparação de decibéis entre os falantes, seria aquele ítem que fornecem, SPL 1W/1m??

Se for assim, pego os dados dos falantes que pretendo montar e ficou o seguinte:

Falante = SPL (1w/1m)

Pioneer ts-w307d4 = 87

Selenium 10Pw3 = 98

Selenium D305 = 110

hinor Trinyum = 110

Caso for assim, imagina quantos pioneer vou precisar, só pra igualar as cornetas e ST.. esta correto isso?

Abraços,

Possamai

não é bem por ai não...

pode colocar os pw3 sem medo que fica bom..

Compartilhar este post

Link para o post

Falante = SPL (1w/1m)

Pioneer ts-w307d4 = 87

Selenium 10Pw3 = 98

Selenium D305 = 110

hinor Trinyum = 110

Abraços,

Possamai

não é bem por ai não...

Eu entendo..

Mais eu digo, e questão de quantidade pra ficar um som equilibrado??

Pretendia montar um projeto com 4 pioneer + 2 10Pw3 + 2 d305 + 2 Trinyum... Mais isso vai ficar equiliibrado?? Não vai ficar mta gritaria?

Simulei aqui os pw3 em caixa selada com 40 litros, sintonizou em 97 Hz..

pw3.jpg

Pelo que analisei, os pioneer estariam mais plano que o pw3 acima de 300hz <_<

Analisando o gráfico Transfer Function Magnitude (Imagem acima)

Por esse gráfico pensei em fazer o seguinte, cortar os pioneer acima de 200hz que taria com 0,434db e deixar os pw3 de 150Hz (onde se cruzam) até uns 900hz dando -0,638db e apartir daí ficaria as cornetas..

Pioneer: -3db -> 35Hz ~ 200hz -> 0,381db

10Pw3: 0.72db -> 150Hz ~ 900hz -> -0,946db

Essas minhas conclusões estão certas?

Obrigado pela ajuda galera!

Abraços,

Possamai

o> o/

Compartilhar este post

Link para o post

Falante = SPL (1w/1m)

Pioneer ts-w307d4 = 87

Selenium 10Pw3 = 98

Selenium D305 = 110

hinor Trinyum = 110

Abraços,

Possamai

não é bem por ai não...

Eu entendo..

Mais eu digo, e questão de quantidade pra ficar um som equilibrado??

Pretendia montar um projeto com 4 pioneer + 2 10Pw3 + 2 d305 + 2 Trinyum... Mais isso vai ficar equiliibrado?? Não vai ficar mta gritaria?

Simulei aqui os pw3 em caixa selada com 40 litros, sintonizou em 97 Hz..

pw3.jpg

Pelo que analisei, os pioneer estariam mais plano que o pw3 acima de 300hz <_<

Analisando o gráfico Transfer Function Magnitude (Imagem acima)

Por esse gráfico pensei em fazer o seguinte, cortar os pioneer acima de 200hz que taria com 0,434db e deixar os pw3 de 150Hz (onde se cruzam) até uns 900hz dando -0,638db e apartir daí ficaria as cornetas..

Pioneer: -3db -> 35Hz ~ 200hz -> 0,381db

10Pw3: 0.72db -> 150Hz ~ 900hz -> -0,946db

Essas minhas conclusões estão certas?

Obrigado pela ajuda galera!

Abraços,

Possamai

o> o/

Vamos lá, 2 10PW3 seria pouco para acompanhar os 307, eu indicaria 4 deles.

A conta no seu caso ficaria assim:

4 Pionners 307 = 99db + 27db( esses 27db seria o resultado dos 600w.rms que vc aplicará em cada pionner) o que vai dar = 126db

2 10PW3 = 101 + 21db( se vc aplicar uns 120w.rms em cada um) o que dá = 122db

Mas aí vc tem que levar em conta tb o pico da caixa e etc, o mais correto é simular os 4 Pionners 307 no winisd aplicando os 2300w.rms nos 4 e na litragem que vc vai usar e na configuração de dutos que vc tb vai usar, e verificar como fica o SPL dele.

Eu não deixaria os P23 descendo até 150hz, pq eles vão excursionar muito nessa frequência, corta os 307 em 200hz pra baixo e os PW3 em 200hz pra cima.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...