Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

Conjunto Magnético - Subwoofer

Recommended Posts

Postado em
excelente tópico e construtivo,

esperando opinioes :rolleyes:

Cadê o Guto pra dar uma ajuda aqui????

Depois que eu ouvi o NAR de teóricos 125rms que o guto turbinou [¨] ... vi que ele é fod* na montagem de sub mesmo, pena que o negócio dele é trio...

cara de boa!!

Pegue um íma de 200/20 ou 25mm de altura..

ele lhe dara 800rms tranquilos...fora que vc ja compra ele com o pino central td certinho...

bobina dupla estaria otimo,pois casaria melhor as impedancias...central dupla!

Tem até um topico que o rafaelsound fez quando estava montando no antigo UNO dele...terremoto!

Ele usou íma de 169/20 se n engano,e o falante fez absurdos!!

O unico problema dos nitros são a refrigeração que é precaria 90%,e íma 10%.

fora isso os nitros aguentaria mt coros!

PS: não adianta vc por uma bobina de x rms a mais ,se todo o conjunto não irá supri o calor e o cojunto mecanico!

abraço

Então cara, mas em relação aos nitros, a refrigeração dos mesmos é feita por meio de um furo no pino central como na maioria dos outros subwoofer's, não vi diferença na refrigeração do Nitro comparando-o ao 307, são iguais.

Agora que o imã dele é meio pequeno pra 700rms é sim.

Mas se for pra eu utilizar e gastar $$$ com um imão de 220x25mm ou até mais só pra conseguir os 800rms seria melhor eu usar o imã do nitro que eu já tenho aqui parado.

Fora que os imãs que encontro aqui são para woofers profissionais, e não encontro um sequer com GAP estendido, somente com GAP reto e daí ficaria devendo no deslocamento. E o espaço da bobina que vem é bem fininho, e o cara me mostrou a bobina deste imã, e o enrolamento é bem magrelinho.

Carcaças eu encontrei algumas usadas bem parecidas com a do Bomber destroyer, é bem legal aquela carcaça.

Alguns devem achar melhor comprar um subwoofer pronto, mas o que eu quero fazer não é para ganhar $$$ e sim um Hobby e principalmente a alegria de ver um bichinho que eu montei sendo muito violento mesmo...

Minha intenção era de pelo menos 1200w rms... e com área de cone entre 8" a 10".

Postado em

Então a refrigeração que pretendo fazer na carcaça seria como esta aqui dos E2K antigos, como tenho 2 nitros queimados aqui, irei aproveitar para tentar fazer estes furos nas laterais da carcaça, só que irei fazer na broca mesmo, e já irá melhorar razoavelmente a refrigeração deles.

O guto havia me falado que aumenta bastante a eficiência do subwoofer em refrigeração da bobina, pretendo fazer uns buracos mais joselitos.

Reparem na foto da carcaça do E2k.

dsc012298pygz4.jpg

Postado em

Aqui vai uma foto para o pessoal ter uma noção do imã do 307 (imã duplo) contra o imã de um Nitro antigo 700rms (imã simples 165x35mm)

Mas neste caso, a grande diferença de um para o outro é na bobina, que no caso do Nitro utiliza um enrolamento de cobre de 4 camadas bem grosso.

diminhas330tq9.jpg

Postado em

Galera, sou do RS meio Q interior, e tenho um woofer parado la em casa Q destrui estes dias ainda. É um trem velho Q só, era do meu pai ainda. Tava pensando em tentar reformar o bixo.

A marca? -Sei la tinha algo atraz escrito tipo "a esqueci mesmo", mas lembro Q tinha escrito max power 240W, e atraz era azul com branco e refrigerado com furo no centro com tecido tipo TNT pra evitar sugeira de entrar, e lembro Q tinha opção pra ligar ele a 8 ou a 4 ohms (3 conectores).

QQ eu preciso informar pra alguem ver se consegue pra mim e me mandar um kit de reforma? Só tenho a carcaça mesmo o resto botei td fora.

Postado em
Galera, sou do RS meio Q interior, e tenho um woofer parado la em casa Q destrui estes dias ainda. É um trem velho Q só, era do meu pai ainda. Tava pensando em tentar reformar o bixo.

A marca? -Sei la tinha algo atraz escrito tipo "a esqueci mesmo", mas lembro Q tinha escrito max power 240W, e atraz era azul com branco e refrigerado com furo no centro com tecido tipo TNT pra evitar sugeira de entrar, e lembro Q tinha opção pra ligar ele a 8 ou a 4 ohms (3 conectores).

QQ eu preciso informar pra alguem ver se consegue pra mim e me mandar um kit de reforma? Só tenho a carcaça mesmo o resto botei td fora.

Coloca algumas fotos dele aí, que quem sabe podemos ajudar. :legal:

Postado em

diminhas330tq9.jpg

Conheço esses subs o-o-

infelizmente (pra vc), não teve a oportunidade de adquirir meus magnum Rex 800w queimados, pois mandei para fábrica para arrumar,mas eles me mandaram falantes novos (eu tinha marcado o falante na carcaça, ima e cone), qdo peguei eles na mão achei q não iam tocar mto, são muito leves, mas fiquei impressionado com o que tocam !!! e o ima é bem pequeno.

agora não queimo mais subs !!!!! 140ah para o SD 2300 !!!! e olho no clip !!!

Abraços e boa sorte !!!!

Postado em

Conheço esses subs o-o-

infelizmente (pra vc), não teve a oportunidade de adquirir meus magnum Rex 800w queimados, pois mandei para fábrica para arrumar,mas eles me mandaram falantes novos (eu tinha marcado o falante na carcaça, ima e cone), qdo peguei eles na mão achei q não iam tocar mto, são muito leves, mas fiquei impressionado com o que tocam !!! e o ima é bem pequeno.

agora não queimo mais subs !!!!! 140ah para o SD 2300 !!!! e olho no clip !!!

Abraços e boa sorte !!!!

Eae Felipe!! Blzinha??? É, estes são seus antigos meninos, o 307 já está a todo vapor tocando em uma 1002, e os Nitros estão recebendo um upgrade na refigeração da bobina e algumas coisinhas mais que logo irei postar lá no SPL...

Então estes magnum são bons mesmo???

E agora tem bateria pra começar a alimentar a SD heim...

Falow velhão e T+ :legal:

Postado em
e mas talves ele suporte 1000w rms

mas em spl ou seja la o que for possa ficar inferior a um de 600w rms

Desculpe, mas não entendi sua colocação...

Poderia explicar melhor?

Valeu! :legal:

Postado em
o que o nitro e BP queimarem não tanto pelo íma...e sim refrigeração!!

tamanho do íma n "importa tanto " mais sim a qualidade dos mesmo!!

O íma neodimium é pequeno ...e ta o dobro da capacidade do íma comum!!

Se seu intuito for subwoofer de 800rms pegue íma de 220mm e com uma boa altura 69 estaria mt boa...se possivel com anel de couro ou cap mais alto ,ou com aquele anel no fundo no íma suspenço...

não esqueça de por dupla centragem nisso ai!

Agora se o intuito for acima dos 800rms

2 ímas de 169 ou 200mm daria conta..

Ah utilize bobina em aluminio...tem uma melhor refrigeração

Então, voltando com este tópico antigo...

Seguinte, fui na lojinha estes dias novamente, e o cara disse que haveria a possibilidade de fazer até uma bobina quádrupla por encomenda.

Mas a dúvida é a seguinte, tenho 2 nitros antigos aqui parados, e estava pensando em desmontar o conjunto deles, e colar um imã ao outro imã, e há a possibilidade de adiquirir mais imãs com este mesmo tamanho (apenas o imã) mas aí onde irei encomendar outro pino central que dê a altura correta da nova configuração???

Quem já viu o Tomahawk de 8 imãs????

Com relação a refrigeração:

Vi algumas centragens que possuem de 4 a 8 furos próximos ao cone/bobina, e também poderia estar fazendo uma adaptação na carcaça, na parte onde fica abaixo da centragem, aquele espaço morto entra a centragem e o conjunto magnético; podendo ser furos de broca ou mesmo corte feito no torneiro, tentando fazer um genérico de subwoofers mais pesados que tem a bobina a mostra para refrigerar melhor. O que acham???

Tomanorris de 8 ímas ??????????? Boiei feio rsrsrsrs...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...