Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilsonchen

Multa Por Causa Do Xenon.

Recommended Posts

levei uma multa da poclicia rodoviaria fereral, por usar xenom. o meu e de 6000k. dae ele falo q e proibido e tal, mais perguntei se a lei diz q o permetido e 55/60w, e o xenon e 35w. ele disse q e adaptacao e n pode. so nos carro q vem original. 66700 conduzir com equipamento do sistema de iluminacao alterado amparo legal 230xiii.

isso procede?

q q posso alegar na minha defesa? posso falar q era cristal vision. algo assim?

É o q dá sistema judiciário lerdo e atrasado com policiais mal treinados.

Acreditem se quiser, meu pai, q tem o carro todo original, calotas, sem pelicula nem nada, foi parado pela polícia e o guardinha de mer... quase aplicou uma multa nele dizendo q o farol era modificado e tal, meu pai nem sabe q diabos é esses xenon.

O véio teve q argumentar um monte com o guardinha explicando q o farol era original q nunca tinha sido mechido, pra não levar a multa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz...bah cara, por aqui ainda não me incomodei...ja fui parado pela policia aqui da cidade e pela Rodoviaria estadual...nenhuma disse nada..só me mandaram desligar os faroletes aqui dentro da cidade, ja Federal ainda não passei pela experiencia...lembrando q meus Kits são de 10.000 e 8.000K...

Cara q carro tu tens??Depende do carro eles pegam no pé mesmo...ainda mais se for com farol de Parabola...q ofusca mais e tal..Vectra..Focus...palio..206 entre outros....

Abraços e boa sorte ai...acho uma besteira multarem por causa de uma coisa dessas!! :pirou:

focus.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu quase levei multa tmb.. Coloquei as lampadas originais e chorei muito pra nao ser multado.

Agora fiz meu esquema da lampada H4-2 para passar pelos postos dos guardas. Ligo a luz alta (reduzida) e passo na boa.

hehehehe

Que mer** né.. Brasil legalzão.

so q o meu e bi-xenon, eu pensei nisso esses dias, comprar so a baixa e alta halogenia. dae quando passa pelo homen da luz alta. capaz ele me multa por ta com luz alta :P/

Compartilhar este post

Link para o post

sera q tem como coloca obs no documento do carro?

O ARTIGO 230 XIII DO CTB-CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO DESCRITO NA MULTA SE DIVIDE EM OUTROS ARTIGOS E

RESOLUÇÕES:

1 - CTB 103 - DISPÕE SOBRE SEGURANCA DOS VEÍCULOS,SENDO QUE DENTRO DELE É CITADO VÁRIOS OUTROS

ARTIGOS,MAS ELE CITA AS RESOLUÇÕES 680/87 E 692/87 QUE SÃO AS ÚNICAS RESOLUÇÕES QUE NORMATIZAM A

ILUMINAÇÃO VEICULAR.

2 - ARTIGO 105 - NAO CITA ILUMINAÇÃO.

3 - ARTIGO 258 - VALORES DE MULTAS.

4 - ARTIGO 259 - PONTOS NA HABILITAÇÃO.

5 - ARTIGO 269 - MEDIDAS ADMINISTRATIVAS.

6 - ARTIGO 270 - RETENCAO DE VEÍCULO.

7 - CTN 89 - SINALIZAÇÃO DE RUAS E ESTRADAS.

8 - CTN 91 - TREINAMENTO.

9 - ARTIGO 181,183 - ESTACIONAMENTO.

10 - ARTIGO 667 - DISPOE SOBRE DIVISÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL

EM RESUMO.

O ARTIGO 230XIII DO CTB,NÃO DIZ QUE É PROIBIDA A ALTERAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DO VEÍCULO.

MAS A RESOLUÇÃO 680/87 E 692/87 CITA AS NORMAS E ESPECIFICACOES TÉCNICAS PARA UMA ILUMINAÇÃO EM

CONFORMIDADE COM A LEI.

BASEADO NESSAS RESOLUÇÕES O SISTEMA XENON ESTÁ EM CONFORMIDADE COM A LEI.

1 - POTÊNCIA - A POTÊNCIA PERMITIDA CONFORME TABELA 7 DA MESMA RESOLUÇÃO E DE ATÉ 60W P/ VEÍCULOS DE

PASSEIO,O XENON TEM 35 W.

2 - COR - A NORMA PERMITE COR AMARELA OU BRANCA SENDO O XENON DE COR BRANCA VARIANDO DE 6000 A 10000

GRAUS KELVIN(COORDENADA CROMÁTICA TABELA 1).

3 - FOTOMETRIA - BASEADO EM TESTES NO INMETRO O XENON NÃO ALTERA A LINHA DE CORTE CITADA.

O XENON HOJE É UM SISTEMA QUE VISA A SEGURANÇA ATIVA,POIS AUMENTA A INTENSIDADE LUMINOSA E SUA COR

BRANCA REFLETE MELHOR AS SINALIZACÕES DE TRÂNSITO SENDO HOJE ACESSÓRIO OPCIONAL EM ALGUNS CARROS.

NACIONAIS E DE LINHA EM MUITOS IMPORTADOS E OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 2005 EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA.

Compartilhar este post

Link para o post

tem mais jeito nao... aqui o brasil eles ja nao tem mais aonde mamar nosso dinheiro e a cada dia que passa mesmo estando esgotado a fonte eles continuam fazendo buraco pra tirar mais agua!

na moral... cancei dessa mer** de pais!

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo um paralelo, ja ouvi falar da auto eletrica fazer uma espécie de laudo afirmando q xenon não é luz alta.

Compartilhar este post

Link para o post

sempre quando passo por postos da prf

eu desligo o xenom, passo so na meia luz

mas nunca me incomodaram tbm por causa

e isso que passo bastante com o civic saindo aqui de foz no posto

Compartilhar este post

Link para o post

tipo, xenon é bom pra dentro da cidade mais qnd se fala em estrada quem está vindo no sentido contrario é uma mer**....

tudo bem que use xenon mais tem q se estipular um limite....

fui de natal-fortaleza no golf de um amigo com xenon desses ai, era o povo direto dando corta luz pq tava atrapalhando.... é complicado mais é isso mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post
fui de natal-fortaleza no golf de um amigo com xenon desses ai, era o povo direto dando corta luz pq tava atrapalhando.... é complicado mais é isso mesmo..

tenho de 9000k e dificilmente tomo farol alto, pois ele é branco tendenciando levemente p o azul.

agora os donos de 10k, entenda-se azuis, esses sim são vitimas de faroletadas.

nca vi ngm c xenon de 4300k, 6000k e ate 8000k reclamar de faroletada.

Compartilhar este post

Link para o post
tenho de 9000k e dificilmente tomo farol alto, pois ele é branco tendenciando levemente p o azul.

Isto é só regulagem.

Na primeira semana com xenon eu tomava mta luz alta na cara.

No primeiro sábado eu fui regular e nunca mais tive problemas.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é só regulagem.

Exatamente....tomei duas vezes luz alta e depois nunca mais...isso com tudo ligado...Neblina e farol baixo....só uma vez q não entendi até hoje quando estava voltando do litoral aqui pela Rodovia estadual e um babaca de um Astra atolou pé no freio...devia ter deixado bater na traseira dessa anta...e quando passo ele me joga a luz alta...liguei tudo q tinha direito atras pra incomodar o imbecil e fui embora...vai se cagar!!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Putz...bah cara, por aqui ainda não me incomodei...ja fui parado pela policia aqui da cidade e pela Rodoviaria estadual...nenhuma disse nada..só me mandaram desligar os faroletes aqui dentro da cidade, ja Federal ainda não passei pela experiencia...lembrando q meus Kits são de 10.000 e 8.000K...

Cara q carro tu tens??Depende do carro eles pegam no pé mesmo...ainda mais se for com farol de Parabola...q ofusca mais e tal..Vectra..Focus...palio..206 entre outros....

Abraços e boa sorte ai...acho uma besteira multarem por causa de uma coisa dessas!! :pirou:

focus.

Pois é..Focus e principalmente os com farois Mono-parabola( H-4) ofuscam bastante (eu não me importo com isso, desde q o cara tenha o farol bem regulado).

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é só regulagem.

Eu tmb.. primeira semana fiz uma regulagem no olho mesmo.. e depois fui na dpaschoal pra conferir.. tava OK..

Compartilhar este post

Link para o post

Em caso meu Astra tem Xeno 8k e do meu Pai s10 6k..

do Astra fica normal..

mas da s10 pelo modelo do farol, fica um refletor do caramba.. abaixamos o faixo depois de ouvir (CEGUINHUUU FDPPP uhaua) e tomar piscada de farol nas estradas.

Quanto a policia... passo de roda.. baixo.. xenon... som bombamdo e comprimento os guardas uhaua

Compartilhar este post

Link para o post

devido a alteração da iluminação, a multa é sim correta!

constituição atrasada é brincadeira! ou será que já mudou e eu estou atrasado?!

heehhe

polícia é um orgão de repressão meio complicado, eles aplicam a lei do modo como ela está escrita e nada mais importa, lamentável essa atitude, porém pro governo isso é ótimo né?! ganham mais e mais com as multas.

[^]

abraço ae

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é..Focus e principalmente os com farois Mono-parabola( H-4) ofuscam bastante (eu não me importo com isso, desde q o cara tenha o farol bem regulado).

falou tudo!!!

a maioria dos kit xenon são para faróis do tipo canhão de projeção, e acabam dando um resultado ruim em farois de parabola simples...

e a questão de ofuscar é que muito boyzin se preocupa em ter o xenon e fica sem dindin pra regular o farol!!! [o_]

regulado é muuuito melhor pra quêm vê e pra quem é visto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
devido a alteração da iluminação, a multa é sim correta!

constituição atrasada é brincadeira! ou será que já mudou e eu estou atrasado?!

heehhe

polícia é um orgão de repressão meio complicado, eles aplicam a lei do modo como ela está escrita e nada mais importa, lamentável essa atitude, porém pro governo isso é ótimo né?! ganham mais e mais com as multas.

[^]

abraço ae

Não está errado não.. a Resolução 680/87 é de 1987.. Bem atualizada ein? Só 20 anos.

[o_]

hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora nenhuma resposta.

Se não me responderem até amanhã as 10hrs, vou ver se consigo o telefone.

Compartilhar este post

Link para o post
wilson,

aonde foi que vc tomou multa??

br 277, os homens sao de fora.

entao..

perguntei pq varia mto do lugar que vc estiver!!

aqui em SP xenon eh igual bunda.. ta tao comum que nem ligam mais pra isso..

usava de 10000k no baixo e milha, passei por vaaaarias blitz e nem fui parado, com os 2 acessos..

aqui o unico que embaçam é o de 12000k por ser violeta, mas de resto... mto de boa!!

de qqr forma, vc nao poderia ter tomado a multa, xenon é um tipo de acessorio como qqr outro, que aumenta a segurança do condutor..

a unica coisa que diz na lei é sobre a qtde de lumens emitida pela lampada e a caracteristica da cor, e o xenon esta dentro da regra, seja 4300k, 6000k ou 8000k...

Compartilhar este post

Link para o post

RESPOSTA DO DETRAN

Informamos a Vossa Senhoria que, o farol de xenon tem o dobro da potência das lâmpadas normais e são originalmente encontrados em carros importados, porém, a resolução 692/88 do CONTRAN que define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz halógenas (de 2800 a 3200 k), portanto, as lâmpadas que emitem luz azul são proibidas, pois elas não se enquadram na relação de alterações permitidas pelo código.

Compartilhar este post

Link para o post
RESPOSTA DO DETRAN

Informamos a Vossa Senhoria que, o farol de xenon tem o dobro da potência das lâmpadas normais e são originalmente encontrados em carros importados, porém, a resolução 692/88 do CONTRAN que define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz halógenas (de 2800 a 3200 k), portanto, as lâmpadas que emitem luz azul são proibidas, pois elas não se enquadram na relação de alterações permitidas pelo código.

Dobro de Potencia?

Mais Halógenas tem 55w.. xenon tem 35w..

Ou será q ele se refere aos Lumens?

AHHHH BRASILLL...

Compartilhar este post

Link para o post

complicado essa historia de xenon

na cidade, ja passei por comandos com farol ligado e nada.

na estrada ja tomei umas faroletada, mas o carro tava carregadaço, por isso o feixe deve ter dado uma leve subida

e o carro e baixo com red coil so.

fora isso, dificilmente tenho problemas. como nao peguei estrada, longa distancia, ainda, nao tem como falar que nao da nada.

o problema e que varia muito de oficial para oficial.

se o cara resolver que quer te multar, ele vai, mas so vai estar cumprindo a lei (essa sim culpada por ser tao "atualizada").

alguns ate entendem, mas nao sao todos.

o melhor mesmo e conversar de boa, sempre tratando com respeito (oficial, e nao guarda, pior ainda, "seu" guarda).

meu xenon e de 8000k, luz branca. pior se fosse azul.

Compartilhar este post

Link para o post
RESPOSTA DO DETRAN

Dobro de Potencia?

Mais Halógenas tem 55w.. xenon tem 35w..

Ou será q ele se refere aos Lumens?

AHHHH BRASILLL...

Falta de informação até por funcionários do detran.. da nisso..

para vocês terem noção.. o oficial que me parou para encher o saco por causa do xenon, falou que eu poderia regularizar meu carro rebaixado com mola esportiva em alguma entidade credenciada pelo inmetro.. isso não existe neh?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...