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cisco

Dakota - Motor Batendo Frio

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Pessoal, tenho uma Dakota 3.9 V6 ano 1999 com 140000 km. Quando ligo a caminhonete de manhã, ouço um barulho de metal batendo (o rítimo é irregular)... Depois de 2 ou 3 minutos o barulho cessa completamente. Levei num mecânico que não conseguiu ouvir o barulho (porque o motor ja estava quente), mas disse que poderia ser falta de lubrificação na parte alta do motor (tucho). Antes de abrir o motor, existe alguma coisa que eu possa fazer para acabar com esse barulho ? Estou usando oleo mineral 20-50 com bardahl B12, mas não resolveu. Devo trocar por um óleo mais fino (sintético) ? ou mais grosso ? ou talvez adicionar o Bardahl Prolonga ?

Muito obrigado !

Cisco.

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alguma vez ela andou com nivel do óleo ou água mt baixo ?

Não sei, porque já comprei usada....

Você acha que é algum defeito que exigirá reparos, ou posso "contornar" o problema com um óleo melhor e talvez um aditivo ?

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Não sei, porque já comprei usada....

Você acha que é algum defeito que exigirá reparos, ou posso "contornar" o problema com um óleo melhor e talvez um aditivo ?

se ela ja tiver passado por isso q citei, podem ser algumas coisas...

daqui a pouco a galera lhe da uma luz melhor sobre o q é.

mas, aconselho a levar no seu mecânico de confiança, assim se for algo grave da para corrigir rápido, pois o preju ñ é pouco em se tratando de dakota x manutenção.

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Se for para trocar de oléo , troque por um mais fino (Semi-sintético, ou o proprio sintético).

 

Mas isso é normal de carro injeção cara ... até carregar os tuchos eles batem um pouco mesmo ... dai depois de carregados eles param.

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Se for para trocar de oléo , troque por um mais fino (Semi-sintético, ou o proprio sintético).

 

Mas isso é normal de carro injeção cara ... até carregar os tuchos eles batem um pouco mesmo ... dai depois de carregados eles param.

Acontece que já vi outra Dakota (um pouco mais nova) que não fazia o tal barulho quando estava fria....

 

Minha dúvida quanto ao óleo é:

Se usar um óleo mais fino, concordo ele vai chegar mais rápido na parte alta do motor. Mas independente disso ele não deveria ficar retido no tucho quando desligo o motor (para na próxima partida haver óleo lá) ? Nesse caso, quanto mais fino menos o tucho vai retê-lo....

 

Desculpe minha ignorancia no assunto, mas vejo vantagens e desvantagens no óleo mais fino.

 

Obrigado novamente !

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Se fica retido ou não, não sei lhe dizer corretamente .... mas acho que ele desce sim.

 

Mas é recomendavel vc usar um mais fino sim, pois ai ele lubrifica melhor.

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no V6 eu nao sei.. mas no Celta eu resolvi um problema parecido usando oleo Sintetico mais fino.... 5w40 acho....

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Exatamente... os tuchos com folga descarregam depois de um tempo com o motor desligado.

 

Atente-se se o óleo que vc esta usando é o recomendado pelo manual. Se vc colocar um óleo mais fino, sintético... é certeza que os tuchos vão descarregar com mais facilidade.

 

Como comentaram, vc tem DUAS saídas:

- Ou acha um óleo mais expesso que se mantenha mais tempo nos tuchos.

- Ou manda um mecânico fazer o reparo.

 

Problema? só a longo prazo mesmo... pelo que comentou, ainda esta no começo o problema (somente aparece quando liga o carro de manhã) em breve notará que depois de algumas horas ou minutos o tucho já decarregará com mais facilidade...

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Exatamente... os tuchos com folga descarregam depois de um tempo com o motor desligado.

 

Atente-se se o óleo que vc esta usando é o recomendado pelo manual. Se vc colocar um óleo mais fino, sintético... é certeza que os tuchos vão descarregar com mais facilidade.

 

Como comentaram, vc tem DUAS saídas:

- Ou acha um óleo mais expesso que se mantenha mais tempo nos tuchos.

- Ou manda um mecânico fazer o reparo.

 

Problema? só a longo prazo mesmo... pelo que comentou, ainda esta no começo o problema (somente aparece quando liga o carro de manhã) em breve notará que depois de algumas horas ou minutos o tucho já decarregará com mais facilidade...

Beleza.

Gostaria de agradecer a todos pelas dicas.

 

Estou disposto a fazer a experiência:

Para colocar um óleo 10/40 ou 15/50 preciso de algum procedimento especial (como alguma limpeza de borra)? ou basta levar a um posto de gasolina e solicitar a troca ?

Vocês recomendam algum aditivo no óleo ?

 

Obrigado.

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A borra só é feita quando vc mistura óleos de concepções diferentes... por assim dizer, misturar óleo mineral com óleo sintético.

 

Se vc já usava sintético, continue nele, apenas um pouco mais expesso.

 

Utilize SOMENTE óleo, sem aditivos... pq seria interessante ver se o óleo que colocou consegue manter os tuchos carregados por um pouco mais de tempo... se ele conseguir, aí pode optar por aditivos extras.

 

Seja um pouco mais curioso e vá na concessionária da sua marca... peça pra falar com um mecânico e explique o seu problema. Peça um orçamento do "possível serviço" e questione que óleo eles vão usar.

 

Aí é sair de lá e comprar o óleo indicado por eles... :P

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A borra só é feita quando vc mistura óleos de concepções diferentes... por assim dizer, misturar óleo mineral com óleo sintético.

 

Se vc já usava sintético, continue nele, apenas um pouco mais expesso.

 

Utilize SOMENTE óleo, sem aditivos... pq seria interessante ver se o óleo que colocou consegue manter os tuchos carregados por um pouco mais de tempo... se ele conseguir, aí pode optar por aditivos extras.

 

Seja um pouco mais curioso e vá na concessionária da sua marca... peça pra falar com um mecânico e explique o seu problema. Peça um orçamento do "possível serviço" e questione que óleo eles vão usar.

 

Aí é sair de lá e comprar o óleo indicado por eles... :P

Como comprei a caminhonete usada, não sei se já misturarm óleos nela ou não...

O funcionário do posto que vai trocar o óleo é capacitado pra fazer a retirada da "borra" ? ou precisa levar no mecânico ?

 

Obrigado.

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Então, a BORRA que o pessoal fala e TEME, é como se fosse um óleo ressecado... algo mais expesso como um pedaço de gelatina.

 

Essa borra se forma em diversas partes do motor, então o medo é de que ela venha a entupir a bomba de óleo ou alguma galeria do motor e acarretar falta de lubrificação.

 

Não há como definir se um carro tem ou não borra somente trocando o óleo, sem abrir o motor.... por isso que te digo, se o antigo óleo era sintético, siga no mesmo tipo de óleo, apenas mais expesso.

 

Fuja de usar aqueles Engine Flush que prometem limpar o motor internamente... eles no geral dissolvem a borra, mas com isso costumam aparecer vazamentos em algumas juntas do motor... eu usei e NÃO recomendo.

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Nossa galera...

nem li o topico todo... mas antes, n falem q borra dá por misturar oleos diferentes...

PODE SER q sim, pois classificações diferentes tem aditivos diferentes,,,

Borra dá por exesso de fuligem no oleo, contaminação, tempo demais, oxidação, uma porrada de coisa...

 

Bom, de qq forma, procura saber qual a especificação correta de oleo pro seu motor... Procura o manual do carro... Escolha a primeira graduação (a W b, como 0w40 ou 25w50) a menor recomendada pelo fabricante. Como é importado, pode ser q vc ache uns numeros muito baixos, como 5w-alguma-coisa ou até mesmo menor... Isso é pq deve ter classificação de oleo recomendado pra INVERNO nos US, q é frio pra kct... ai não precisa ir pros extremos, procurando oleo 0w-alguma-coisa.... O seu caso vai ser 5wX ou 10wX, acredito eu...

 

Só a titulo de curiosidade... paguei 19 pau no litro do Valvoline SynPower 5w30 SM+ pro meu carro...

Tem o 5w40 sintetico Petrobrás também....

 

Um Flush vai bem... pode ser q as galerias de oleo ja estão parcialmente entupidas por conta de borra...

Ou então vc faz duas trocas de oleo com tempo curto, pra dar uma limpada interna...

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Nossa galera...

nem li o topico todo... mas antes, n falem q borra dá por misturar oleos diferentes...

PODE SER q sim, pois classificações diferentes tem aditivos diferentes,,,

Borra dá por exesso de fuligem no oleo, contaminação, tempo demais, oxidação, uma porrada de coisa...

Se vai me desculpar ... mas porque não falar que borra se da por misturar tipos de oleos diferentes ???

 

Essa é uma das causas sim da borra, fora as outras causas que vc mencionou.

 

Então misturar oléo dá borra sim.

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