Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

edinho

[sub 18''] -com 92 Litros

Recommended Posts

Galera, como o assunto é 18" e eu nunca trabalhei com falantes desse porte, seguem as minhas duvidas:

- O tornado de 450 WRMS pro de 1100 WRMS da uma diferenca absurda ou apenas consideravel?

- O Kromus toca "pau a pau" com os concorrentes de nome, tipo WPU, Tornado...?

- Analizando parametros entre Tornado, WPU e Over sub 800, eu iria de Over. Alguem escolheria diferente? So lembrando que o preço deles sao praticamente a mesma coisa.....

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, como o assunto é 18" e eu nunca trabalhei com falantes desse porte, seguem as minhas duvidas:

- O tornado de 450 WRMS pro de 1100 WRMS da uma diferenca absurda ou apenas consideravel?

- Analizando parametros entre Tornado, WPU e Over sub 800, eu iria de Over. Alguem escolheria diferente? So lembrando que o preço deles sao praticamente a mesma coisa.....

Acho que a diferença deve ser bem grande mais não absurda porque o tornado de 450w.rms nada mais é do que o wpu com uma estetica melhor. Enquanto o de 1110 é o SW1 também com uma estetica melhor.

O khromus deve tocar de parea sim com esse seus concorrentes mais acho que ele não deve ser mais forte que o tornado e que o over mais com certeza é mais forte que o wpu.

Eu iria de tornado embora o over não seja uma má escolha, só questão de gosto pessoal mesmo.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

mandei uma mp pro nosso amigo renan aq do forum q trabalha na selenium... segue abaixo:

ola renan!! vc eh engenheiro da selenium num eh?? cara tem ideia d como ficaria o grave de 2 tornado 1100 rms 18'' em caixa de 95 litros por camara?? dois dutos de 4'' por x cm... ja viu esses falantes em caixa tao reduzida? sera q rendem bem?? tnho medo de por eles e perder pra dois 15'' em caixa certinha... vo toca eles com uma sd3000

abraço

Bom dia caro Edinho,

Indiscutivelmente, falantes trabalhando numa caixa devidamente calculada tocará bem melhor que falantes em caixa inaprópriada, por mais que esse outro falante seja de polegadas maiores. Pelo que simulei aqui 2 tornados 2200 de 15" tocariam com mais qualidade que os de 18" nessa caixa especificada por ti. Falantes de 18" exigem caixas grandes para tocarem bem.

Att,

RenanLopes

agora to com receio de pegar de 18'' :(

q q eu faço galera??? ;)

Compartilhar este post

Link para o post
mandei uma mp pro nosso amigo renan aq do forum q trabalha na selenium... segue abaixo:

ola renan!! vc eh engenheiro da selenium num eh?? cara tem ideia d como ficaria o grave de 2 tornado 1100 rms 18'' em caixa de 95 litros por camara?? dois dutos de 4'' por x cm... ja viu esses falantes em caixa tao reduzida? sera q rendem bem?? tnho medo de por eles e perder pra dois 15'' em caixa certinha... vo toca eles com uma sd3000

abraço

Bom dia caro Edinho,

Indiscutivelmente, falantes trabalhando numa caixa devidamente calculada tocará bem melhor que falantes em caixa inaprópriada, por mais que esse outro falante seja de polegadas maiores. Pelo que simulei aqui 2 tornados 2200 de 15" tocariam com mais qualidade que os de 18" nessa caixa especificada por ti. Falantes de 18" exigem caixas grandes para tocarem bem.

Att,

RenanLopes

q q eu faço galera??? ;)

Respeito a opnião do Renan ainda mais que ele é engenheiro da selenium, mas mesmo assim iria com os de 18". Ah Edinho logo logo dilvugo os parãmetros do tornado de 18" espera só um tempinho aí.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
pessoal o site da selenium deve ta com problemas... num to conseguindo baixar o pdf com os parametros do tornado 18'' 1100 rms :huh: alguem sabe onde posso encontrar??

Olha aí os parâmetros principais dele:

FS: 41Hz

Db: 94

Qms: 17,77

Qts: 0,55

Qes: 0,57

Vas: 126,3

Xmax: 7,75

Z: 4ohms

Re: 3,19

Sd: 0,1194 m2

Le: 2,853

dia: 460mm

Bl: 18,7

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Edinho e o projeto vai os de 18 mesmo olha essa foto aki de um amigo meu pode te ajudar!!!

sem falar q tua mala tem mais litragem do q essa pq o teu carro e corsa:

jrsoundse5.th.jpg

esse aki naum tem banco traseiro!!! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Olha aí os parâmetros principais dele:

FS: 41Hz

Db: 94

Qms: 17,77

Qts: 0,55

Qes: 0,57

Vas: 126,3

Xmax: 7,75

Z: 4ohms

Re: 3,19

Sd: 0,1194 m2

Le: 2,853

dia: 460mm

Bl: 18,7

Abraços

Charles Rafael

vlw charles!! :legal: vo tenta da uma simulada aq v como q fica, o troço complicadim esse winisd kra :unsure: hehehe mas to aprendendo eu acho hehehehe

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Edinho e o projeto vai os de 18 mesmo olha essa foto aki de um amigo meu pode te ajudar!!!

jrsoundse5.th.jpg

mto feraaa esse celtinha kra!! nusss apavoro!! sabe a litragem q ele ta usando pros eros?? tem mais fotos ae??

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a diferença deve ser bem grande mais não absurda porque o tornado de 450w.rms nada mais é do que o wpu com uma estetica melhor. Enquanto o de 1110 é o SW1 também com uma estetica melhor.

O khromus deve tocar de parea sim com esse seus concorrentes mais acho que ele não deve ser mais forte que o tornado e que o over mais com certeza é mais forte que o wpu.

Eu iria de tornado embora o over não seja uma má escolha, só questão de gosto pessoal mesmo.

Abraços

Charles Rafael

sei nao....olhando os parametros o Over PARECE que renderia melhor. Tem uma resposta boa pra som pra fora e o SPL é muito alto. Eu to sem Win aqui pra simular, mas acho que ele deve virar melhor que o Tornado 1100. Sem contar que da pra colocar um T2500 nele e sobrar amp.....

Eu tb sou fa de selenium, mas a Over ta forte tambem...to "balancado".

Compartilhar este post

Link para o post

abraço

Bom dia caro Edinho,

Att,

RenanLopes

q q eu faço galera??? ;)

Ainda assim continua na duvida?

Compartilhar este post

Link para o post

ola renan!! vc eh engenheiro da selenium  num eh??  cara tem ideia d como ficaria o grave de 2 tornado 1100 rms 18'' em caixa de 95 litros por camara??  dois dutos de 4'' por x cm...  ja viu esses falantes em caixa tao reduzida? sera q rendem bem?? tnho medo de por eles e perder pra dois 15'' em caixa certinha...  vo toca eles com uma sd3000

abraço

Bom dia caro Edinho,

Att,

RenanLopes

agora to com receio de pegar de 18''  :(

q q eu faço galera??? ;)

:+1

Cara mas se vc uer tanto os 18'' tira os bancos ai que vc nao vai ter problema com a litragem ... mas se no caso na tirar os bancos eu respeitaria a opiniao do nossa amigo engenheiro...

Por experiencia propria 2 18'' tocara pra kct dentro do seu carro...

Mas nao adianta vc abrir a tampa e 2 de 15'' entuba vc...huahuahuahuh

Tenho um video que fiz da caxa que estava no meu palio com o 2 tomahawk de 18'' 1000rms ... colokei ela numa saveiro lah da fazenda soh pra ver se tocava pra fora .... Se alguem me ajudar a postar o video colokarei pra vc ter uma ideia

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

jrsoundse5.th.jpg

mto feraaa esse celtinha kra!! nusss apavoro!! sabe a litragem q ele ta usando pros eros?? tem mais fotos ae??

abraço

Como disse ele esta sem os bancos traseiros!!! ta com 120 litros p cada eros de 18!!!

A sintonia da caixa nao lembro!!!

01 banda 2ND p os 18

01 mega-chager 1500 p os MG

01 9.8 p os 4 305 e 4 st

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia caro Edinho,

Att,

RenanLopes

q q eu faço galera??? ;)

Cara mas se vc uer tanto os 18'' tira os bancos ai que vc nao vai ter problema com a litragem ... mas se no caso na tirar os bancos eu respeitaria a opiniao do nossa amigo engenheiro...

Tenho um video que fiz da caxa que estava no meu palio com o 2 tomahawk de 18'' 1000rms ... colokei ela numa saveiro lah da fazenda soh pra ver se tocava pra fora .... Se alguem me ajudar a postar o video colokarei pra vc ter uma ideia

Abraços

Olá!

Se pegarmos o falante do tópico, o Tornado 1100 18", e o simularmos em em 2 situações, em caixa de 140 litros ainda relativamente pequena para um 18", a de 90 litros e aí fazer comparações teríamos:

-acima de 80 hz uma resposta semelhante;

-em 70 hz perda de 0,7dB na menor;

-em 60 hz perda de 2 dBs na menor;

-em 50 hz perda de 3 dBs na menor;

-em 40 hz perda de 3,35 dBs na menor;

-o filtro subsônico teria que ser semelhante;

-o falante em ambas as caixas tem problemas de excursão entre 55 e 85 hz passando de meia potência, o que aumentaria a compressão dinâmica quando usado no limite, com o que nada acrescentaria em termos de rendimento final após alguns segundos de trabalho duro;

-a compressão dinâmica afeta todos os falantes, uns um pouco mais, ou pouco menos, obedecendo as leis da física, pelo aumento da temperatura do fio a medida que a corrente que nele passa aumenta, sendo algum diferencial em função de técnicas adequadas de construção e projeto.

Faz algum tempo postei um artigo do Tom Danley (Labhorn) a respeito altamente elucidativo a esse respeito, quando bem explica o que é real e o que é projetado;

Entendido isso fica mais fácil.

No exemplo, justamente onde toca o bumbo da bateria, com alta demanda de potência pra tocar a contento, há o hiato na potência admissível para que fique dentro da x-máxima;

Fica fácil de notar que aí, na caixa de 140 litros, basta a metade da potência ser aplicada para que toque igual a da caixa de 90 litros com o dobro de potência.

Se quer uma caixa que toque acima dos 70 hz somente siga o exemplo daqueles que usam a partir de úma dúzia de 12"...

Escrito isso façam suas escolhas e tenham o resultado de acordo.

Saudações,

Paulo.

bem... como nao tnho espaço pra uma caixa maior, e após o post do mestre paulo duto o sonho dos 18'' vai ter q ser adiado :( pelo menos at eu comprar um carrinho maior... vou ter q ir com 2 de 15'' agora... ainda nao sei qual rsrsrs... vo simula nessa caixa qual se sai melhor (so falta ela ser mto grande pra 15'' rsrss) o resto do projeto vai ser o mesmo...

abraço galera

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia caro Edinho,

Att,

RenanLopes

q q eu faço galera??? ;)

Abraços

Olá!

Se pegarmos o falante do tópico, o Tornado 1100 18", e o simularmos em em 2 situações, em caixa de 140 litros ainda relativamente pequena para um 18", a de 90 litros e aí fazer comparações teríamos:

-acima de 80 hz uma resposta semelhante;

-em 70 hz perda de 0,7dB na menor;

-em 60 hz perda de 2 dBs na menor;

-em 50 hz perda de 3 dBs na menor;

-em 40 hz perda de 3,35 dBs na menor;

-o filtro subsônico teria que ser semelhante;

-o falante em ambas as caixas tem problemas de excursão entre 55 e 85 hz passando de meia potência, o que aumentaria a compressão dinâmica quando usado no limite, com o que nada acrescentaria em termos de rendimento final após alguns segundos de trabalho duro;

-a compressão dinâmica afeta todos os falantes, uns um pouco mais, ou pouco menos, obedecendo as leis da física, pelo aumento da temperatura do fio a medida que a corrente que nele passa aumenta, sendo algum diferencial em função de técnicas adequadas de construção e projeto.

Faz algum tempo postei um artigo do Tom Danley (Labhorn) a respeito altamente elucidativo a esse respeito, quando bem explica o que é real e o que é projetado;

Entendido isso fica mais fácil.

No exemplo, justamente onde toca o bumbo da bateria, com alta demanda de potência pra tocar a contento, há o hiato na potência admissível para que fique dentro da x-máxima;

Fica fácil de notar que aí, na caixa de 140 litros, basta a metade da potência ser aplicada para que toque igual a da caixa de 90 litros com o dobro de potência.

Se quer uma caixa que toque acima dos 70 hz somente siga o exemplo daqueles que usam a partir de úma dúzia de 12"...

Escrito isso façam suas escolhas e tenham o resultado de acordo.

Saudações,

Paulo.

bem... como nao tnho espaço pra uma caixa maior, e após o post do mestre paulo duto o sonho dos 18'' vai ter q ser adiado :( pelo menos at eu comprar um carrinho maior... vou ter q ir com 2 de 15'' agora... ainda nao sei qual rsrsrs... vo simula nessa caixa qual se sai melhor (so falta ela ser mto grande pra 15'' rsrss) o resto do projeto vai ser o mesmo...

abraço galera

Um par de EROS SDS 815 nessa caixa seria show hein, ja tive em caixa de 90L e ficnou muito bom.

fica ai a dica :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E ae pessoal, eu estava usando um par de SUBAO 800 18" da OVER numa caixa com 92l pra cada, empurrado por um SD2300.

Eu sei bem o Grave que dava...

Coisa Absurda...

Sinceramente, eu fiquei impressionado com os OVER de 18".

Toca muito!!!!

Valeus...

Compartilhar este post

Link para o post
E ae pessoal, eu estava usando um par de SUBAO 800 18" da OVER numa caixa com 92l pra cada, empurrado por um SD2300.

Eu sei bem o Grave que dava...

Coisa Absurda...

Sinceramente, eu fiquei impressionado com os OVER de 18".

Toca muito!!!!

Valeus...

Como Jah tinha dito sobre os Tomahawk....

Nessas caixas pequenas daram grave sim... Mas ...................

O paulo duto falo td....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe... khromus de 18''!! esse eh o cara... preço bom, boa aparencia, caixa peqena to negociando dois deles... vo faze um teste com esses bixos

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
hehehe... khromus de 18''!! esse eh o cara... preço bom, boa aparencia, caixa peqena to negociando dois deles... vo faze um teste com esses bixos

abraço

Vai fundo Edinho devem ser ótimos falantes e já tava na hora de alguém fazer uns testes com os khromus. Fora que tem um ótimo custobeneficio e se caso eles não tocarem tudo o que vc esperava pode vendelos aí na sua cidade quase pelo mesmo preço que vc comprou eles.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

O Clevando que é representante da Khrommus qnd montou o Celta de demonstração fez dois tipos de caixa a de 90L como diz no manual e de 120L(acho q ficou melhor na simulação)...

Bom não sei como tocou a de 90L, só sei q ele ficou com a de 120L.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo fera manda ver... nessa sua escolha vai matar minha curiosidade e garanto que de outros user tb...

Instala ai e nao esquece de nois ...hauhauha

[]-[]

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

poutz galera... fui simula os khromus e acho q fiz algo errado na simulaçao, ta certo q nao tem todos os parametros mas a curva fico estranha... um pico mto grande em torno de 90 hz, nao ta mto alto??

Compartilhar este post

Link para o post

conversando com o renan ele me falou que eu poderia utilizar os falantes em camara unica, ficaria como o sandro cafe comentou uma vez... se nao me engano o nome eh push pull seila como se escreve mas eh algo assim :vts

entao... funciona assim cada falante "entende" que a caixa tem o dobro do volume... isso minimiza um poko o fato de eu ter uma caixa tao pequena... alguem sabe me informar melhor sobre o assunto??

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...