Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sandromagnata

Potencia Em Rms X Db

Recommended Posts

Então como exemplo:

1 Nitro 700rms 88db X 1 protech 380rms 91 dbs ambos 12"

Utilizando um amplificador que forneça 1024rms no nitro

No nitro eu alcançaria 118dbs contra

Utilizando um amp que forneça 512rms no protech

eu alcançaria 118dbs

Concluindo que:

Em ambos os casos os dois iriam tocar igual, mesmo o protech tendo menos potência aplicada???

Só que neste caso como a sensibilidade é maior no protech a sua fs também será maior e a tremedeira no carro será menor que no caso do nitro por ter uma fs mais baixa.

Se não me engano, sub com Sensibilidade alta tem fs alta, e sensibilidade menor fs baixa.

Dando tanta potência no seu Sub, ele não ira queimar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito paciente e bem desenvolvida a explicação do amigo, mas no geral esses conceitos vale pra se ter uma idéia, com eles você não consegue avaliar o timbre do sub, se ele desce bem e etc...

Com o MTX você pode ter mais SPL audível, mas será que terá mais subgrave?

Tava tudo tão simples né... vamos complicar um pouco  :rolleyes:

Abraços!

Minha maior dúvida é exatamente esta... Tomando como exemplo ainda os Nitros 700 X Protech 380 ambos de 12" e mesmo o protech conseguindo atingir os mesmos 118dbs que o nitro, será que o protech vai fazer o chão tremer e o carro desmontar como o nitro faria??? Pois a Fs do protech é mais alta que o nitro...

que eu saiba os prothecs tem proposta mista... ou seja, bom pra dentro e pra fora.. enquanto o nitro pelos relatos que ouvi e tbm olhand a fs, tem proposta interna apenas.. ou seja.. vai tocar melhor pra dentro.. mas de mala aberta vai dever...

Compartilhar este post

Link para o post
Então como exemplo:

1 Nitro 700rms 88db  X 1 protech 380rms 91 dbs ambos 12"

eu alcançaria 118dbs

Concluindo que:

Em ambos os casos os dois iriam tocar igual, mesmo o protech tendo menos potência aplicada???

Só que neste caso como a sensibilidade é maior no protech a sua fs também será maior e a tremedeira no carro será menor que no caso do nitro por ter uma fs mais baixa.

Se não me engano, sub com Sensibilidade alta tem fs alta, e sensibilidade menor fs baixa.

Não.. ele aguenta de boa desde que tudo bem reguladinho, sem mandar distorção pro sub...

O correto é se utilizar um amplificador com potencia RMS maior do que a potencia rms do sub.. pois assim vc trabalha com folga no amplificador e não envia distorção para o sub.. utilizando um amplificador de mesma potencia do sub, vc tem que levar em consideração que essa potencia maxima enviada pelo amplificador normalmente já é com excesso de distorção.. e é mais facil queimar um sub usando um amplificador assim no seu maximo do que usar um amplificador mais potente com folga.

Agora é claro que tem que ter bom senso no uso dessa potencia a mais... eu usei por muito, mas muito tempo mesmo, um sub de 150wrms sendo empurrado por 500wrms.. tocava firmeza e o sub nao dava nem reclamava dessa potencia a mais.. até que uma bela noite eu estava altamente bebado, ouvindo som com o carro desligado, som no talo até que a bateria foi arriando.. e dai começando as distorções devido a baixa carga da bateria, e o sub teve o seu fim.. torrou... por excesso de distorção.

Compartilhar este post

Link para o post
Então como exemplo:

1 Nitro 700rms 88db  X 1 protech 380rms 91 dbs ambos 12"

eu alcançaria 118dbs

Concluindo que:

Não.. ele aguenta de boa desde que tudo bem reguladinho, sem mandar distorção pro sub...

O correto é se utilizar um amplificador com potencia RMS maior do que a potencia rms do sub.. pois assim vc trabalha com folga no amplificador e não envia distorção para o sub.. utilizando um amplificador de mesma potencia do sub, vc tem que levar em consideração que essa potencia maxima enviada pelo amplificador normalmente já é com excesso de distorção.. e é mais facil queimar um sub usando um amplificador assim no seu maximo do que usar um amplificador mais potente com folga.

Agora é claro que tem que ter bom senso no uso dessa potencia a mais... eu usei por muito, mas muito tempo mesmo, um sub de 150wrms sendo empurrado por 500wrms.. tocava firmeza e o sub nao dava nem reclamava dessa potencia a mais.. até que uma bela noite eu estava altamente bebado, ouvindo som com o carro desligado, som no talo até que a bateria foi arriando.. e dai começando as distorções devido a baixa carga da bateria, e o sub teve o seu fim.. torrou... por excesso de distorção.

Hahuahauh sei como que é...

Valeu pelas explicações mesmo cara!

Compartilhar este post

Link para o post

entao eu colocar 4 subs de 10 com a mesma configuração semsibilade , spl,potência em rms e melhor que dois de 15 to certo???

Compartilhar este post

Link para o post
entao eu colocar 4 subs de 10 com a mesma configuração semsibilade , spl,potência em rms e melhor que dois de 15 to certo???

calcule a area total dos cones em cada caso e tire suas conclusões.

mas vale lembrar que os de 10 terão respostas bem mais rapidas.. e os de 15 tenderão a dar graves mais profundos.

Compartilhar este post

Link para o post
Muito paciente e bem desenvolvida a explicação do amigo, mas no geral esses conceitos vale pra se ter uma idéia, com eles você não consegue avaliar o timbre do sub, se ele desce bem e etc...

Abraços!

Minha maior dúvida é exatamente esta... Tomando como exemplo ainda os Nitros 700 X Protech 380 ambos de 12" e mesmo o protech conseguindo atingir os mesmos 118dbs que o nitro, será que o protech vai fazer o chão tremer e o carro desmontar como o nitro faria??? Pois a Fs do protech é mais alta que o nitro...

que eu saiba os prothecs tem proposta mista... ou seja, bom pra dentro e pra fora.. enquanto o nitro pelos relatos que ouvi e tbm olhand a fs, tem proposta interna apenas.. ou seja.. vai tocar melhor pra dentro.. mas de mala aberta vai dever...

Então esta história de sub misto é um pouco complicada, pois se comparar o subgrave dos nitros que tem projeto interno com um BP de projeto misto, eu fico com o subgrave do nitro, pois desce mais, faz aquela tremedeira toda e vc sente no corpo a paulada mesmo... agora um sub misto vc teria sim um certo subgrave mas não tão forte que chegaria a destruir o carro e vc ouviria ele mais do que iria sentir.

Na minha opinião eu prefiro um sub com menor SPL (sensibilidade) e com muito mais Subgrave que desça bastante para tremer tudo em volta com sua fs baixa.

Agora pra complicar um pouquinho: Vamos comparar um woofer Snake de 18" 800rms e sensibilidade em torno dos 98dbs contra um subwoofer MTX 9515 com sua sensibilidade baixa de 84.7dbs, se aplicássemos 1024rms nos dois teriamos o seguinte:

MTX 116dbs x Snake 128dbs

Quem teria maior pressão sonora (SPL)???? Snake

Agora quem iria fazer o terremoto acontecer??? MTX

Estes parametros na teoria são uma coisa e a prática é outra, se fosse apenas pra competir em uma determinada faixa de frequência com cereteza iria de Snake, mas como o gosto é musical e subgrave forte com treme-terra com certeza MTX.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá... quero mais explicações em cima deste assunto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!

Então esta história de sub misto é um pouco complicada, pois se comparar o subgrave dos nitros que tem projeto interno com um BP de projeto misto, eu fico com o subgrave do nitro, pois desce mais, faz aquela tremedeira toda e vc sente no corpo a paulada mesmo... agora um sub misto vc teria sim um certo subgrave mas não tão forte que chegaria a destruir o carro e vc ouviria ele mais do que iria sentir.

Na minha opinião eu prefiro um sub com menor SPL (sensibilidade) e com muito mais Subgrave que desça bastante para tremer tudo em volta com sua fs baixa.

Agora pra complicar um pouquinho: Vamos comparar um woofer Snake de 18" 800rms e sensibilidade em torno dos 98dbs contra um subwoofer MTX 9515 com sua sensibilidade baixa de 84.7dbs, se aplicássemos 1024rms nos dois teriamos o seguinte:

MTX 116dbs x Snake 128dbs

Quem teria maior pressão sonora (SPL)???? Snake

Agora quem iria fazer o terremoto acontecer??? MTX

Estes parametros na teoria são uma coisa e a prática é outra, se fosse apenas pra competir em uma determinada faixa de frequência com cereteza iria de Snake, mas como o gosto é musical e subgrave forte com treme-terra com certeza MTX.

Você está sendo contraditório.. tu mesmo estás me dizendo que a teoria te diz o que vai acontecer na pratica..

o snake vai ter mais SPL, porém em uma faixa de frequencia mais alta pelas proprias caracteristcias tecnicas dele.. por ser woofer, por ter fs mais alta.. enfim.. basta olhar o parametros dele que você já vai ter ideia de qual a proposta dele (trio)..

a mesma coisa o MTX.. basta olhar os parametros dele que vai ver que é um falante totalmente voltado pra subgraves.. e ai te dar alto SPL em baixissima frequencia.. e é a baixa frequencia que faz tremer tudo sem vc quase ouvir.. famoso terremoto que alias pouca gente gosta (eu adoro)... mas se for olhar as pessoas que nao sao muito ligadas em som, não gostam muito disso nao (inclusive por isso que muita gente fala mal de e2k.. e vem dizer que pioneer 307 ou uxp "toca muito mais" )..

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando esse tópico eu estou em dúvida em que sub utilizar, mas como a grana tá curta e to achando que se depender disso não irei conseguir montar meu som... tive de trocar da idéia de 2 subs Selenium Extreme de 12, pelos Pioneer 307 de 12 que tão mais baratos fora o amplificador hehehe... invés do Sd2300 creio que um Sd1000 de conta do recado... se bem que agora tem o sd1800 :rolleyes:

Vocês acham que a pressão sonora + spl vai dar um resultado parecido entre extremes x 307? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...