Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FeS2Ale

Verificar Velas - Dúvidas!

Recommended Posts

Fala galera, blza?

Bom, faz 1 ano que tenho o Golzinho, meu primeiro carro.

Estou aprendendo mecânica agora e estou com uma dúvida.

Mês passado eu percebi que meu carro estava muito ruim, mesmo depois de quente, se eu parasse em algum semáforo por exemplo, o carro morria, então tinha que ficar bombando pra não morrer.

Em um fim de semana, me deu uma vontade de abrir o capô e verificar se tinha alguma coisa fora do normal (com certeza tinha, se não o carro não morria com facilidade).

Olhando cada peça, verifiquei naqueles "canos" que sai do bloco e vai para o carburador estava mto sujo de óleo.

Criei coragem e fui desmontando e limpando, vi altas pelotas de óleo e percebi que nunca foi feito esse tipo de limpeza.

Enfim, tirei todos eles e limpei cada um, o carro ficou MUITO esperto após essas limpezas e não morre mais, fiquei feliz da vida pois consegui arrumar uma coisa que eu nunca tinha mexido antes.

Estava passando um pano no bloco e sem querer saiu a tampinha, e vi que estava totalmente empelotada, aí limpei, deixei novinha. Aí eu vi as velas e vim aqui tirar a dúvida.

Tem como eu mesmo tirar as velas e dar uma limpada nelas? Limpar com o que? Tem algum cuidado extra? Precisa de qual chave?

Desculpa a história longa, pois queria mostrar a todos que estou começando agora a mexer nessas coisas e gostaria de saber o básico!

Valeu

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As velas é difícil de tirar, tem que ter uma chave específica, e nelas você vê o desgaste e se tá pegando óleo nelas, porque se tiver, tem algo errado no motor.

Compartilhar este post

Link para o post

boa iniciativa, é assim q a gente aprende, metendo a mão na massa e ferrando algumas coisas no começo hehehe, mas vc mandou bem :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Maviael

Que chave seria essa? Vi algumas pessoas falando e em outros fóruns tbm, que a chave de roda serve, mas ainda não tentei.

Rancid

Valeu brother, hehe, esse fim de semana tirei a tampa do carburador e tbm tinha algumas impurezas e criei coragem tbm e limpei e dei um leve banho de gasolina, parece que o carro melhora cada vez mais.

Agora tive uma outra dúvida... Veja se possa me ajudar!

Como citei no primeiro post, a tampa que se coloca o óleo, estava imunda, aí fiz uma limpeza nela, aí de curioso, fui olhar dentro e vi que ta uma nojeira só.

Então vi que no bloco tem 3 roscas, gostaria de saber se eu posso tirar essa tampa para dar a limpeza e colocar novamente ou tem algum cuidado extra, posição de encaixe correta. O que tenho que olhar na hora de colocar a tampa de volta, isto é, se puder tirar ela para limpeza.

Valeu

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Maviael

Que chave seria essa? Vi algumas pessoas falando e em outros fóruns tbm, que a chave de roda serve, mas ainda não tentei.

Rancid

Valeu brother, hehe, esse fim de semana tirei a tampa do carburador e tbm tinha algumas impurezas e criei coragem tbm e limpei e dei um leve banho de gasolina, parece que o carro melhora cada vez mais.

Agora tive uma outra dúvida... Veja se possa me ajudar!

Como citei no primeiro post, a tampa que se coloca o óleo, estava imunda, aí fiz uma limpeza nela, aí de curioso, fui olhar dentro e vi que ta uma nojeira só.

Então vi que no bloco tem 3 roscas, gostaria de saber se eu posso tirar essa tampa para dar a limpeza e colocar novamente ou tem algum cuidado extra, posição de encaixe correta. O que tenho que olhar na hora de colocar a tampa de volta, isto é, se puder tirar ela para limpeza.

Valeu

[]'s

cara eh uma chave especifica pra vela...qalqer auto peça tem,soh q tem diferença o tamanho da chave c for alcool ou gasolina do CHT ae c pergunta onde for comprar ...vale a pena ter uma dessas,....

agora com o que limpar....pode limpa com gasolina mesmo....a ultima vez q limpei usei V-power pq eh a q tava no reservatoria do meu carro....jah q vc vai tirar as velas eh bom olhas o estado delas....agora num vai dar q to atrasado mas dp qdo voltar da faculdade eu posso um site q mostrra foto de velas boas e ruins e o q pode ter causado delas fikarem ruim....

edit: Vai dar um trabalho tirar a que fika perto do distribiudor o resto eh sussa...e na hora de colokar deve-se tomar cuidado pra nao espanar a rosca e num precisa apertar mto forte q c naoqdo precisar trokar vai fikar mto dificil

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Essa chave é específica para isso, creio que chave de roda não funciona por causa do tamanho da vela e da profundidade do buraco da chave de rodas, não cabe. As que vi usando aqui é uma espécie de caninho com uma alavanca.

Compartilhar este post

Link para o post

Mikas

Ae brother, brigadao pelo help, esclareceu minhas dúvidas, vou procurar essa chave, pq eu acho que nunca foi trocadas, se vc me arranjar o site agradeço muito, mas não tem pressa não ;)

Maviael

Vlw pelo toque, vc sabe quanto sai mais ou menos uma dessa? Fiquei interessado, sendo assim eu mesmo posso trocar qnd for preciso.

Agora vcs sabem a respeito sobre o Bloco?

Obs: Motor eh 1000 CHT Gasosa ;)

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Mikas

Ae brother, brigadao pelo help, esclareceu minhas dúvidas, vou procurar essa chave, pq eu acho que nunca foi trocadas, se vc me arranjar o site agradeço muito, mas não tem pressa não ;)

Maviael

Vlw pelo toque, vc sabe quanto sai mais ou menos uma dessa? Fiquei interessado, sendo assim eu mesmo posso trocar qnd for preciso.

Agora vcs sabem a respeito sobre o Bloco?

Obs: Motor eh 1000 CHT Gasosa ;)

[]'s

o q vc qer saber do bloco do 1000?

http://www.envenenado.com.br/manutencao/ve...elas/velas.html

o site das velas

Compartilhar este post

Link para o post
o q vc qer saber do bloco do 1000?

Gostaria de saber se posso abrir ele numa boa pra dar uma limpeza por dentro, pois no dia que estava passando um pano no bloco, a tampa que coloca óleo caiu e vi que tem umas pelota la dentro, entao queria saber se posso abrir pra tirar essas pelotas.

O site achei muito bom, vou ler com calma em casa. :legal:

Valeus

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Gostaria de saber se posso abrir ele numa boa pra dar uma limpeza por dentro, pois no dia que estava passando um pano no bloco, a tampa que coloca óleo caiu e vi que tem umas pelota la dentro, entao queria saber se posso abrir pra tirar essas pelotas.

O site achei muito bom, vou ler com calma em casa. :legal:

Valeus

[]'s

deixa eu ver c entendi vc qer abrir a tampa de valvulas pra dar uma limpada isso?? c for podeabrir q num da nada soh num vai deixar cair fiapo do pano pra dentro eheuheu

Compartilhar este post

Link para o post

cara, tem que ver também se a junta da tampa não está muito velha, ressecada, pq ai vc precisa comprar uma nova, mas pelo que eu saiba, não costuma ser muito caro não, e pelo que eu lembro, a junta da tampa de válvulas não precisa da "cola" de alta temperatura, é só a junta mesmo, e na hora de colocar de volta, cuidado pra não "esguelar" a junta, quando fiz meu curso de preparação, expomos o projeto do carro que estávamos montando no Xtreme (ano passado), e quando montaram o motor, a junta da tampa do cabeçote do motor tinha ido pro saco (tinham esguelado ela), e quando ligávamos o motor, vazava óleo por lá...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Mikas e Daigo, era essa minha dúvida.

Daigo, pelo que andei vendo, vou ter que trocar essa junta sim, pois vi la lateral do bloco que está vazando um pouco de óleo, nessa entao ja vou aproveitar para dar uma limpeza e lembrando da sua dica para não apertar demais ;)

Valeu novamente

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Mikas e Daigo, era essa minha dúvida.

Daigo, pelo que andei vendo, vou ter que trocar essa junta sim, pois vi la lateral do bloco que está vazando um pouco de óleo, nessa entao ja vou aproveitar para dar uma limpeza e lembrando da sua dica para não apertar demais ;)

Valeu novamente

[]'s

a junta eh bem barata coisa de 5 reais jah aproveita e compra as borrachas f vedan as porkas em cima da tampa e na hora de prender cuida pra nao empenar a tampa q tampa do cht eh meio mole onde prende as porkas e apertar d+ empena ae jah era....aproveita e da uma olhada no antichama aqela pecinha q funciona como um respiro das valvulas manda ae qente pra admissao do carro

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...