Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

evertonsr

Será Que Aguenta?

Recommended Posts

Opa amigos!

Só ta faltando isto para a instalação do meu som... preciso de uma ajuda meio urgente.

Meu som é o seguinte.

1 Sound Digital SD1000 para 2 pioneers 307.

1 AudioBank KA-4060 para um kit 2 vias CS60D e um Par coaxial Bravox Silver 5"

1 Hurricane 4.120 para 2 driver D250x + 2 ST trinyum da Hinor + 2 10PW3.

Cabeamento.

5m de 35mm que no porta-malas fica ligado em um distribuidor 4 vias onde distribui 1m de fio 21mm para cada amplificador.

Disjuntor 140a

10m Cabo 2x2,5

3 RCA Dupla Blindagem - Ox Free

4 Cabo Y 1F2M

Bom a principio era isso.

Minha dúvida é a seguinte.

Tenho um palio 2007 completo a bateria dele é de 40a e o alternador 95a.

Tava pensando em colocar uma bateria da Nitro de 90a que cabe no lugar da original. O instalador disse que uma bateria dessas no lugar da original aguentaria umas 2h tranquilamente. É verdade ?

Ai pensei, quando abrisse a mala desligaria o AudioBank e quando estivesse com a mala fechada desligaria o Hurricane.

Será que apenas uma bateria de 90a daria conta ? Pq não tem espaço na mala devido a caixa... Se não a caixa ficaria muito perto da tampa tirando a qualidade do som interno.

Será que ela aguenta ? com o carro desligado aguentaria umas 2h ? quanto tempo eu teria que deixar o carro ligado para carregar a bateria caso passasse das 2h ?

Preciso da ajuda de vocês urgente pessoal.

Abraço a Todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz uma de 90A ja estava bom mesmo pro seu projeto, se poder colocar a de 95A melhor ainda. Agora só alguns problemas que observei: Acho que não adianta ter um cabo de 35mm pra dividir por 3 de 21mm, o ideal seria puxar mais um cabo ou não dependendo do consumo de pico do seus ampli, outra coisa, se vai ser apenas uma batera de 90A esse dijuntor de 140A nao vai funcionar, pois se der um curto, o fio vai pegar fogo e o dijuntor nao vai disparar.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o amigo de cima e ainda faço ressalvas. A meu ver, a bateria de 90A não é suficiente e esse cabo de 35mm² deveria ter uns 50mm², pelo menos. A alimentação em sistemas potentes como o seu, acima de 1000WRMS, deve ser bem estudada e necessita de um cuidado especial.

Meu sistema tinha 2700WRMS totais e eu tinha duas baterias de 100A. A dimensão dos cabos de força devem ser calculadas de acordo com a corrente de alimentação dos amps e com a distância da fonte de enrgia (bateria) até os amps.

Dá uma olhada na seçãode artigos do site autosom.net que tem umas tabelas explicando tudo.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa pessoal!

Obrigado pela ajuda.

Bom, tem um probleminha... Três instaladores me recomendaram essa fiação.. agora já estou com ela comprada... o que que eu poderia fazer ? tem alguma maneira de utilizar o que já possuo ?

O disjuntor teria que ser de quantos amperes?

Como faço pra saber o consumo pico dos meus amplificadores? Qual seria a

solução nesse meu caso, pois a troca dos materiais fica inviável, até pq a loja onde comprei nao vende cabo de 50mm.

Desde já agradeço atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja pelos fusíveis de cada amp, se vc não tiver manualou nenhum tipo de informação de cada um deles. Necessariamente vc não precisa mudar cabo nem nada, pois com as baterias que vc tem vc não vai chegar a usar nem 50% do que seu sistema é capaz de render. Quanto ao comentário sobre o disjuntor, o amigo só quis dizer que de nada adianta a presença dele ali. Inclusive, acho até que funciona como uma resistência a ser vencida pela alimentação. Vc já tem tudo comprado, não mude nada. Segurança não vai faltar. Mas se pensar em trocar as baterias um dia, vai ter que rever essa fiação.

Detalhe: Muito cuidado com o aterramento desses amps... Bitolas de cabos de aterramento da mesma medida que os de força, ok?!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

35mm ses acham pouco pra usar um SD1000RMS e outro modulo 4 canais comum ?

PQP... :blink::blink:

50mm usa-se em ampli de aprox. 3000RMS, coisadeloko

Compartilhar este post

Link para o post
Veja pelos fusíveis de cada amp, se vc não tiver manualou nenhum tipo de informação de cada um deles. Necessariamente vc não precisa mudar cabo nem nada, pois com as baterias que vc tem vc não vai chegar a usar nem 50% do que seu sistema é capaz de render. Quanto ao comentário sobre o disjuntor, o amigo só quis dizer que de nada adianta a presença dele ali. Inclusive, acho até que funciona como uma resistência a ser vencida pela alimentação. Vc já tem tudo comprado, não mude nada. Segurança não vai faltar. Mas se pensar em trocar as baterias um dia, vai ter que rever essa fiação.

Detalhe: Muito cuidado com o aterramento desses amps... Bitolas de cabos de aterramento da mesma medida que os de força, ok?!

Abraço!

To pensando em colocar uma bateria de 90a na mala e uma no lugar da original...

Ou apenas uma de uns 110a na mala.

O que que eu teria que rever ?

O que preciso para meu projeto funcionar bem então ?

Nesse caso o disjuntor ajudaria em algo agora?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

PQP... :blink::blink:

O cabo de 50mm seria p/ ligar a bateria ao terminal de distribuição amigo... Ninguém aqui falou p/ ligar um cabo desse no SD. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

To pensando em colocar uma bateria de 90a na mala e uma no lugar da original...

Ou apenas uma de uns 110a na mala.

O que que eu teria que rever ?

O que preciso para meu projeto funcionar bem então ?

Nesse caso o disjuntor ajudaria em algo agora?

Abraços

Amigo, temos que ver os cabos de força como um sistema eficiente de escoamento... Imagina que vc tem uma caixa d'água e tubos ligando ela a outros compartimentos que necessitam de X litros de água por determinado período de tempo. Se os tubos forem mal dimensionados, os compartimentos não receberão água suficiente p/ funcionar como deveriam, entende?

No nosso caso, a caida d'água seriam as baterias, que devem ser ligadas juntas p/ que as corentes sejam somadas. Os tubos seriam os cabos e os compartimentos os amps. Percebeu? Como será utilizado, corretamente, um distribuidor, o tubo ou cabo da caixa d'água ou bateria até o distribuidor deve ser mais "grosso". Aconselho duas baterias de mesma amperagem. Se mostra importante também um alternador mais forte ou a associação de alternadores.

Enfim, se vc realmente estiver disposto a trocar as baterias, vamos ver o melhor p/ seu sistema. Vamos avaliar os amps e a corrente necessária p/ tudo isso funcionar corretamente e para que vc possa fazer as modificações necessárias. No momento, sem as baterias adequadas, eu apenas não utilizaria esse disjuntor. Usaria porta-fusíveis antes dos amps e pronto.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

PQP... :blink:  :blink:

O cabo de 50mm seria p/ ligar a bateria ao terminal de distribuição amigo... Ninguém aqui falou p/ ligar um cabo desse no SD. :blink:

Mas vc nao reparram q dos 3 modulos, ele vai usar somente 2 ligados simultaneamento ??

SD + Hurricane qdo for trio OU

SD + AB quando for som interno.

Diria quase impossivel deixar os 3 ligados até prq vai ter kits, drives e tuiters.

Traduzindo, cabo de 35mm tá de bom tamanho. E como ele pensa em por bateria auxiliar, o cabo de 35mm fica pra interligar as baterias e os cabos de 21mm fica pra alimentar os modulos.

Carpe Diem.

Compartilhar este post

Link para o post

IMPOSSÍVEL???

CARPE DIEM p/ vc tb então amigo.

Eu disse que preciso saber a corrente necessária, apenas isso. Não pode-se esquecer que o consumo do SD é alto... E não pode-se esquecer tb da distância entre a bateria e os amps... Ou seja, Carpe Diem, mas com critério.

Posso ter me equivocado ao falar dos 3 ligados, pois fiz uma analogia ao meu sistema. APENAS.

No mais, verifiquem na seção artigos da autosom.net como o Guto falou...

Ainda não aprendi Gutão, é dureza... Melhor deixar a galera queimar a mufa mesmo e se virar p/ pesquisar, pois se tenta ajudar e ainda tem-se que aturar um "aproveite o dia" no sentido de colher as coisas boas do dia... É isso que eu vou fazer mesmo! [^]pasmafaute

Abraços! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...