Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedro Aguilera

Dúvida Sobre Band Pass 6ª Ordem

Recommended Posts

Fala galera

Depois de ter escutado uma bandpass feita com um sub Selenium 12SW2A, eu fiquei encucado com a "mágica que ela faz"

Já lí algumas coisas aqui no fórum sobre construção bem feita, sub apropriado e tal.

A minha dúvida é a seguinte:

1-) Alguém sabe se o UXP10D2 vai bem em bandpass????

2-) A foto aqui debaixo, tem 2 gráficos que eu fiz:

comparativodegrficos.jpg

O rosa é da selenium (12SW2A), com Parâmetros Thielle-Small do sub e dimensões da caixa (volume, Fb, etc) que eu peguei no site da selenium.

O azul é com o sub UXP, também alimentando o sistema com todos os Parâmetros.

O que eu precisava era de uma ajuda de quem conhece mesmo sobre som o que significa essas resultantes.

Pelo o que eu entendi, esse tipo de caixa reproduz excelentemente bem uma determinada faixa de frequëncia.

Sei que tudo isso é muito teórico e que na prática pode ser (ou é) bem diferente. mas é um trosso que eu quero aprender e saber "como ler" essas bagaças.

Valeu povo.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada obrigado pela resposta.

Como sou novato nesse assunto e sou meio auto-didata, vc poderia postar uma foto de um gráfico sobre a resposta o mais perto de plana na banda???

Estou procurando o livro do Vance Dickason mas não é todo lugar que tem.

Em outras palavras:

Possuo essa caixa no meu carro:

CaixaStrada.jpg

Que jogada no WinSID, rendeu esse gráfico:

Vented.jpg

Eu sei o que essa caixa consegue reproduzir, seus limites, sua qualidade e etc.

Ela rende extremamente bem, em baixos, médios ou altos volumes.

Tem um grave definido, não "fala" e em baixos volumes consegue reproduzir com nitidez os graves, de forma equilibrada com o restante do sistema.

De posse dessas informações, o que eu estou procurando é traduzir a prática que eu tenho com a minha caixa, para o gráfico acima. E dessa forma, tentar conseguir "ler" outros gráficos......

O meu set-up hoje está:

Player: Original Fiat c/ MP3 (Strada Adventure)

Ampli: Hurricane HA4.120

SUB: Bravox UXP10D2

Kit: 2 vias DB Drive SP65.2 (sem pezinhos - mas com porta o mais isolada possível)

Pior parte: conversor RCA Audiobank (isso tá fodendo todo o meu sistema)

Obrigado mais uma vez :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Estou procurando o livro do Vance Dickason mas não é todo lugar que tem.

Olá Pedro !

Tem na editora Música e Tecnologia.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post

olha, minha experiencia com 2 band-pass foi com um kicker competition de 10 e 1 jl 10w6v1. o 10w6 é incrivel na band pass. acho que pegava uma faixa de 30 até uns 80hz, plano, com alto spl e uma caixa pequena, por fora devia ter aparencia de uma caixa normal de 60l. tentei simular uma BP com falantes nacionais e nao vi nenhum que dê uma caixa pequena sem ficar picos iguais aos do seu grafico. tenta fazer BP de 4a. ordem com o uxp, talvez o ganho em spl seja menor que o de 6a. ordem, mas pelo menos fica uma resposta mais plana e caixa pequena. porque a band-pass é uma caixa que tem resposta estreita mas em compensacao ganha em spl. como a faixa de sub grave (na prática) é de 35-80hz (-3db), basta sintonizar a caixa dentro desse valor, mas sem esses picos do seu gráfico. vou dar um exemplo de como seria o ideal (essa eu simulei mais ou menos pra voce ter ideia):

bp10w6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
vou dar um exemplo de como seria o ideal (essa eu simulei mais ou menos pra voce ter ideia):

bp10w6.jpg

P.E.R.F.E.C.T. :legal:

Já ajudou mais uns 2 passos pra eu entender ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu te aconselho a tentar fazer primeiro uma band de 4th ordem, a de 6 é muito enjoada pra conseguir acertar!

Fora que é bem mais facil pois pra de 4 ordem já tem projeto pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...