Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

verdiani

Caixa Do Sub

Recommended Posts

Bom, deixa eu estrear o fórum!...

Acho que meu tópico se enquadra a proposta dele, então la vai:

Meu sub é um R10, da alpine

http://www.alpine-usa.com/US-en/products/p...D&lang=en&tab=F

Antes que digam que sub pra qualidade é JL, esse sub (R10) era um pouco mais barato e estava dificil achar o 10w3

Usando o winISD, as curvas do R10 e do 10w3 são praticamente idênticas (sugeridas pelos respectivos fabricantes)

Não vou entrar no mérito do timbre, pois já comprei, e nunca escutei nenhum dos dois

O objetivo é tirar a melhor resposta possível dele...

Antes de me sugerirem a caixa original, ja adianto que pelo formato e duto retangular, é mais dificil de trabalhar...

Além disso ela tem um delay alto de 35hZ pra baixo...

- Eu consegui, numa caixa de 45lts, sintonizando a 26hZ (duto de 3pol, 45cm)

F3 em torno de 23hZ ; F0 de 28 hZ, e um pico (plato, na verdade ) de 0,3dB entre 50 e 60hZ

O problema tem sido o Delay... atinge 25ms em torno de 28hZ...

Preciso de ajuda pra ter a melhor caixa possivel...

No próximo post, coloco os parametros do sub e a curva do delay...

post-50-1185848264.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai vai a curva do delay...

Minhas perguntas são:

É possivel reduzir esse delay???

Sugestoes, por favor...

O volume de 45 lts não é grande pro sub??

Não sei avaliar isso, tipo, muita litragem sub escursionando demais...

Meu winisd é de pobre... um duto de 3pol vai ficar soprando (não consegui ver a velociade do ar)

Seguem os parametros:

Freq resp. : 26-600

Sensitivity (SPL@1w/1m) 83db

Re 3,7 + 3,7

Le (1khz/20khz) = 3,94mH / 1,63mH

Fs 33hz

Vas 20l (0,71ft3)

Qms 7,92

Qes 0,57

Qts 0,53

Xmax (one way) 18,2mm

Xmag (one way) 19,6 mm

Mechanical excursion (peak to peak) 60mm

Coil Height (Hvc) 46,4mm

Sd 332cm2

Voice coil diameter 50 mm (2")

Magnet weigth 85 oz

Estou aberto a outras sugestões de caixa, preferencialmente me explicando o por que, pra eu poder aprender tb...

Desde já, agradeco!!!

post-50-1185848831.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Para reduzir o delay, só reduzindo o tamanho da caixa, pois quanto menor a sintonia, maior será o pico do delay deslocado para a esquerda do gráfico (frequências mais baixas).

Aí vc ainda não leva em consideração os ganhos de cabine, que são (bem) expressivos, mas estes podem ser testados no acerto do sistema no geral...

Este sub tem um xmax relativamente grande, que deve levar à um bom desempenho em sub-grave...

Tente simular caixas de 40 e 35 litros para ver se o tamanho do duto fica aceitável para sintonias próximas, e compare o delay.

Qual será o corte do sub, e até quanto seu kit responde satisfatoriamente?

Isso é importante para analisar o que pode ser considerado um "pico ou platô" que pode desnivelar a resposta, ou o que pode ser considerado reforço útil da caixa em toda a resposta do sub...

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou encarar o desafio de ser linchado...mas....

E uma selada? como fica?

Compartilhar este post

Link para o post
Vou encarar o desafio de ser linchado...mas....

E uma selada? como fica?

Naum linxo ninguem :P

Ja usei seladas, mas a resposta é menos plana... se perde sub grave, quando comparado a uma dutada bem acertada

Da uma spiada da fabrica (18l)

F0 em 80hZ, f3 em 45hZ

Testei tb 28l e num muda quase nada... ate piora um poco...

post-50-1185895674.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Para reduzir o delay, só reduzindo o tamanho da caixa, pois quanto menor a sintonia, maior será o pico do delay deslocado para a esquerda do gráfico (frequências mais baixas).

Aí vc ainda não leva em consideração os ganhos de cabine, que são (bem) expressivos, mas estes podem ser testados no acerto do sistema no geral...

Este sub tem um xmax relativamente grande, que deve levar à um bom desempenho em sub-grave...

Tente simular caixas de 40 e 35 litros para ver se o tamanho do duto fica aceitável para sintonias próximas, e compare o delay.

Qual será o corte do sub, e até quanto seu kit responde satisfatoriamente?

Isso é importante para analisar o que pode ser considerado um "pico ou platô" que pode desnivelar a resposta, ou o que pode ser considerado reforço útil da caixa em toda a resposta do sub...

Espero ter ajudado!

Ja ponderei bastante isso, working...

To pensando em cortar a 63hZ...

Ta, o aleanz conseguir cortar o kit dele em 50, ( é o mesmo meu) mas eu nao arrisco...

Pelo menos por enquanto...

Quanto ao volume e duto, o problema é que na minha versao do winisd, não consigo manipular o comprimento do duto... eu forneço a litragem e a frequencia de sintonia (e eu já estou usando muuuito baixa pra esse sub, menos que isso começo a ter um degrau nos sub graves... veja a tentativa de sintoniza a 20hZ, por exemplo (sei q esse ta exagerado, mas é pra entenderem o espirito)

Por isso to precisando de ajuda... de pessoas que tenham outros programas, ou outras versões...

Que possam testar dutos diferentes, e checar a velocidade do ar no duto, pois sempre usei dutos de 4... nesse caso, o duto de 4 beira 80cm... impraticavel...

post-50-1185896345.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Outro exemplo... 35 litros, sintonizada em 25hZ... com isso o delay atinge 25ms em 24 e nao em 27 hz, mas olha o começo da curva...

E o ganho do carro costuma ser acima de 50hZ... vai ficar estranho...

EDITADO:

Bom, por enquanto é isso, no aguardo de sugestoes de projetos!...

post-50-1185896575.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando:

Recebi uma sugestão do consultor técnico da importadora da Alpine, e queria a opinião geral...

Há algum problema (fora a dificuldade técnica de instalação) de se usar um duto extenso, tipo 80, 90 cm???

Ele me sugeriu uma caixa de litragem mais baixa, mas com duto extenso, sintonizando bem baixo, ja considerando o ganho do carro...

Opiniões, por favor...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...