Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JoJoBoY

Ajuda Na Instalação

Recommended Posts

Depois de pegar muitas dicas com a galera e pegar um projeto de caixa selada aqui no forum pro alto falante da NAR.. Queria uma dica se possível detalhada pra eu pedir para o instalador fazer.. Como não entendo nada.. E aqui em Brasília não existe NAR.. Estou como medo do cara fazer besteira na hora da instalação..

 

Bem..

-- Player Sony GT417UX

( Potência de Saída: 52W x 4 (23W RMS x 4) Pares de Saídas RCA Pré-amplificadas: 1, R (traseira) ou subwoofer (mono), com ajuste do subwoofer e LPF (78 / 125 Hz). )

 

-- SUB NAR 12" 180W 4 Ohms

-- KIT 2 vias NAR CW65 50W 4 Ohms

-- Coaxial NAR CX50 50W 4 Ohms

-- Amp. Mosfet - Blaupunkt GTA 480

4x 75 Watts RMS a 4 Ohms

4x 105 Watts RMS a 2 Ohms

Bridge:

2x 210 Watts RMS a 4 Ohms

 

 

O que me sugerem a fazer? Pra eu passar tudo explicado pra camarada que vai fazer a instalação..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deixe ele ligar todos os falantes no módulo (esses "estaladores" adoram fazer isso).

 

Ligue o kit 2 vias nos canais frontais e o sub nos traseiros do módulo em bridge. Já que seu player tem só um par de RCA, vai ter que usar dois cabos Y para ligar os 4 canais do módulo e fazer os cortes de frequência no próprio módulo.

 

Os coaxias traseiro liga nas saídas amplificadas do player mesmo, mas vai perder o fader, pois como já disse, seu player tem só um par de RCA.

 

Acho que vai ficar bom. Já tive um som assim, mas sem falantes traseiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diga pra usar cabeamento adequado, fio de no mínimo 10mm para o módulo, acho que até rola um 16mm, portafusível perto da bateria, ligar o kit no ampli nas saídas front, com fio adequado e o sub em bridge, os coaxiais liga direto no player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já coloca um 18 ou 21mm por causa de futuros upgrades.

Cabo força e terra SEMPRE com a mesma bitola.

Cabos de 2 x 2,5 para o kit e 2 x 4,0 para o sub.

Fale para a mula não passar os cabos todos juntos por uma única lateral. Cabo força/remote em uma lateral e cabos falantes na outra oposta. RCA ? Ele que tire os bancos (afinal vc está pagando por um serviço bem feito) e mande passar pelo meio do veículo.

Não esqueça do fusível próximo da bat.

Lixar o local onde será fixado o terra.

 

Dica importante.... ao sair da loja, venha com o som baixo e quando chegar na sua casa, tenha em mãos o artigo sobre "como regular o ganho" e mande bala. 90% de chance do cara regular tudo errado !!!

 

Lembrei outra, peça por favor para a anta não colocar o modulo fixo diretamente na lataria do banco traseiro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse da lataria do banco, vc indica o q ?!

 

colocar uma madeira ?! algo do tipo ?!

 

esse mes vou instalar meu modulo e to precisando de ajudas hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera.. Vou ficar esperto com esses detalhes.. Como eh uma instalação relativamente "rápida" vou ficar na cola do cara..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
esse da lataria do banco, vc indica o q ?!

 

colocar uma madeira ?! algo do tipo ?!

 

esse mes vou instalar meu modulo e to precisando de ajudas hehehe

Isso eh uma coisa que eu queria saber tbm... o indicado eh colocar um mdf de 20mm certo?... DUVIDA: dexo so na madeira, ou poso colocar algum forro, se eu coloca um forro nao prejudica a circulacao de ar aumentando a temperatura do modulo?

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ficar na cola do cara?

Meu conselho é.. dê a ele o tempo que ele pedir, pois ai ele não vai fazer nada correndo e depois voce vai poder exigir dele uma coisa boa sem ter que ouvir dele "mas eu não tive tempo".

 

Fica na cola mas nao demonstra pressa.. ai ele faz as coisas com calma.

 

Tenho um som bem semelhante ao seu, módulo, sub, kit.. e liguei os coaxiais no player, ficou bem melhor que ligar todos no módulo.

Não sobrecarrega tanto o bichim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não não.. Não vou pressionar não..

 

Mas vou pedir pra ele demostrar na instalação se está de acordo com o projeto..

 

@jardaon

Sim.. Vi esse tópico.. Inclusive levei o projeto da caixa baseado nesse post..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
esse da lataria do banco, vc indica o q ?!

 

colocar uma madeira ?! algo do tipo ?!

 

esse mes vou instalar meu modulo e to precisando de ajudas hehehe

Isso eh uma coisa que eu queria saber tbm... o indicado eh colocar um mdf de 20mm certo?... DUVIDA: dexo so na madeira, ou poso colocar algum forro, se eu coloca um forro nao prejudica a circulacao de ar aumentando a temperatura do modulo?

 

vlw

Nem precisa ser MDF. Qualquer compensado de 10mm já está valendo.

O lance é fixar o modulo na madeira e esta fixar nas costas do banco. Não usar o mesmo parafuso para ambas as coisas pois daí não adiantaria em nda.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
esse da lataria do banco, vc indica o q ?!

 

colocar uma madeira ?! algo do tipo ?!

 

esse mes vou instalar meu modulo e to precisando de ajudas hehehe

Isso eh uma coisa que eu queria saber tbm... o indicado eh colocar um mdf de 20mm certo?... DUVIDA: dexo so na madeira, ou poso colocar algum forro, se eu coloca um forro nao prejudica a circulacao de ar aumentando a temperatura do modulo?

 

vlw

Nem precisa ser MDF. Qualquer compensado de 10mm já está valendo.

O lance é fixar o modulo na madeira e esta fixar nas costas do banco. Não usar o mesmo parafuso para ambas as coisas pois daí não adiantaria em nda.

:legal:

e quanto a parte do acabamento? pode fora a madeira ou dexa ela sem nd?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembrei outra, peça por favor para a anta não colocar o modulo fixo diretamente na lataria do banco traseiro....

 

Essa é importante, quase todos os instaladores falam que "isso é uma tremenda besteira".

 

Faça um rack lateral, só dá trabalho, mas sua mala fica bem bonitinha, além de outras vantagems, como os fios não ficarem aparecendo correndo o risco de uma mala bater ali, arrancar tudo e fazer aquela m e r d a.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
esse da lataria do banco, vc indica o q ?!

 

colocar uma madeira ?! algo do tipo ?!

 

esse mes vou instalar meu modulo e to precisando de ajudas hehehe

furar o banco para "pregafusar" o amp... eh a coisa mais porca do mundo....

 

 

no meu caso... perdi meu modulo pq estava colado no banco....caiu um parafuso la dentro... um belo dia... nao vi um kebramolas... PUFFFF fumaçao la atrais... q blz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
furar o banco para "pregafusar" o amp... eh a coisa mais porca do mundo....

 

 

no meu caso... perdi meu modulo pq estava colado no banco....caiu um parafuso la dentro... um belo dia... nao vi um kebramolas... PUFFFF fumaçao la atrais... q blz

Calma brother....

Estamos passando dicas básicas para que ele não caia no golpe.

Nem sabemos o quanto de bala na agulha ele possui no momento para gastar com toda essa instalação.

Se for assim irei citar para ele colocar conduíte para passar os cabos; usar termo-retrátil para acabamento; entre outras coisas....

Aliás, só o básico que passamos já será muito difícil colocar na cabeça do "estalador" dependendo de quem for.

Vai falar para um estalador daqui da minha região para colocar manta na porta ou tirar o banco para passar o RCA ! :rolleyes: .... irá dizer que só escutei besteiras por aí....

Rack e caixa na minha opinião só fica bom o "faça vc mesmo". Mesma coisa pezinhos.... OU gastar os olhos do rosto em algum instalador renomado.

Tenho um colega estalador que adora quando o cliente pede para "enfeitar o malas" (assim que ele fala). Encobre todas e quaisquer gambiarras que ele faz. Não coloca borne, terminais, imenda cabos... e por aí vai .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai falar para um estalador daqui da minha região para colocar manta na porta ou tirar o banco para passar o RCA ! rolleyes.gif .... irá dizer que só escutei besteiras por aí....

 

 

Pior são os daqui que falam que RCA é tudo a mesma coisa, que módulo que preste só tem Banda, e que a ligação tem sempre que ser em "bride" que dá mais som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desulpe, mas existem algum post contendo todas estas informações sobre procedimentos de instalação? Básico ao avançado. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica pro companheiro ai!!!

 

Possuo um player sony gt207x com 1 par de saída RCA como o seu e um ampli gta480 tb!!

Seguinte tive problema com esse player, a saída rca quando configurada em full não possui controle de balanço nem fader e essa saída tem um controle de ganho no menu de configurações de audio.

 

NÃO aumente o ganho dessa saída mais do que o risco do meio(0 db), pois isso gera uma distorção tremenda no som e faz com que o ampli entre em proteção e só volte a funcionar depois de algumas horas(muito estranho!!!).

 

Penei até descobrir isso, achava que era culpa do meu sub pq ele é BD 6+6 Ohms resultando em 3 Ohms, mas msm depois de colocar um sub 4 Ohms o problema persistiu.

 

Outra coisa o ampli esquenta pacas, então não se asuste se depois de 10 minutos com ele no talo vc der uma queimadinha de leve na sua mão(meu caso hehehehe).

 

Pra finalizar achei o ampli um pouco fraco, confesso que esperava mais força no som.Quanto a qualidade do ampli parece ser muito boa mas não posso afirmar com certeza pois meu player é uma merd@ e estou com coaxiais originais GM nas portas(por enquanto)

 

T+ espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera.. Tô com esses problema de superaquecimento também..

 

Se o som tiver alto com graves fortes ele vai esquentando, esquentando até entrar em proteção.

 

Vou postar aqui algumas imagens da instalação..

 

Foto1

Foto2

Foto3

Foto4

Foto5

Foto6

Foto7

 

O cabo é de energia é de 10mm..

 

Alguma dica o que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, a instalação aparentemente está em ordem, a não ser que ele tenha ligado o kit e coaxiais em paralelo.

 

Como está a regulagem no player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O cabo é de energia é de 10mm..

 

Alguma dica o que pode ser?

Já li por aqui que este modulo esquenta....

 

De qualquer forma,

2x75=150 (2 canais)

1x210=210 (1 bridge)

Total 360Wrms = bitola de 18mm

ou

2x210=420 (2 bridges) = bitola de 21mm

 

Vc está com 10mm ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

O cabo é de energia é de 10mm..

 

Alguma dica o que pode ser?

Já li por aqui que este modulo esquenta....

 

De qualquer forma,

2x75=150 (2 canais)

1x210=210 (1 bridge)

Total 360Wrms = bitola de 18mm

ou

2x210=420 (2 bridges) = bitola de 21mm

 

Vc está com 10mm ??

Eh 10 mesmo..

 

Putz.. Pior que por aqui todos "estaladores" e olha que já levei em uns 5..

 

Falaram que esse de 10 é mais do que necessário..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eh 10 mesmo..

 

Putz.. Pior que por aqui todos "estaladores" e olha que já levei em uns 5..

 

Falaram que esse de 10 é mais do que necessário..

Normal !! Prática comum dos EStaladores ....

Usaram um cabo de 8mm para instalar uma 1200 de um cara que eu conheço e todo local que ele passou todos falaram que estava certo. Fui falar que o certo seria 25mm pelo menos, e o estalador falou se eu estava pensando que aquilo era chuveiro ...

:banghead[o_]

 

Link para calculo...

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas olha só..

Coloquei lá os 360 Wrms..

 

2x75=150 (2 canais)

1x210=210 (1 bridge)

Total 360Wrms

 

4 metros de cabo.

 

Dá 13.3 é isso mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...