Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lalinden

Forracao Interna Ajuda Muito O Som

Recommended Posts

Postado em

Oi

So pra titulo de informacao do pessoal.

Forrei internamente as paredes da minha caixa para 2 street de 12, com la de vidro de 2,5 cm...

A diferenca no som foi muito perceptivel, o grave ficou mais redondo, mais forte, as paredes da caixa agora quase nao vibram.

Vale a pena viu, o grave fica beeeemmmm melhor

[]'s

Postado em
Oi

Forrei internamente as paredes da minha caixa para 2 street de 12, com la de vidro de 2,5 cm...

A diferenca no som foi muito perceptivel, o grave ficou mais redondo, mais forte, as paredes da caixa agora quase nao vibram.

[]'s

Mas é que na sua caixa havia algo a ser corrigido .... ou seja, forrar a caixa não é regra, mas pode ser remédo.

Postado em

para caixas que vão tocar abaixo de 200hz, muda porr* nenhuma, a diferença se diz como o noise falou..seria o mesmo que vc fazer acabamento (interno e externo) com uma camada de fibra..provavel que isso tambem melhorasse o seu som devido a alguns problemas nessa sua caixa :pirou:

Postado em
para caixas que vão tocar abaixo de 200hz, muda porr* nenhuma, a diferença se diz como o noise falou..seria o mesmo que vc fazer acabamento (interno e externo) com uma camada de fibra..provavel que isso tambem melhorasse o seu som devido a alguns problemas nessa sua caixa :pirou:

Bom, o que ouvi meu professor de eletronica me falar na epoca sobre la de vidro em especifico na caixa era o seguinte:

que se nao tem isolante acustico internamente, as paredes da caixa vibram e geral uma onda de ciclo negativo em relacao ao que o alto falante gera, e o somatorio disso resulta em perda de "impressao sonora"

e eu acho que faz muito sentido...

o som tava bem mais seco sem a la de vidro...

bom, mas faca quem quiser... no meu caso a caixa esta exatamente com 54L e os dutos que selenium fala, essa forracao melhorou muito.

eu so coloquei pq a lã tava aqui de bobeira... mas fez diferenca, eheh

Postado em

Sim ... mas provavelmente melhorou algo aí porque a caixa NÂO deve vibrar, mesmo sem forração interna. Pra não vibrar basta ser bem feita, com boa madeira e espessura condizente com o falante, e talvez reforçada com travas internas.

Mas viu ... não sentiu tbem um decréscimo no SPL?

Postado em
Sim ... mas provavelmente melhorou algo aí porque a caixa NÂO deve vibrar, mesmo sem forração interna. Pra não vibrar basta ser bem feita, com boa madeira e espessura condizente com o falante, e talvez reforçada com travas internas.

Mas viu ... não sentiu tbem um decréscimo no SPL?

Tenho 2 street de 12.. a outra caixa que eu tinha de mdf de 20mm nao vibrava tanto, mas vibrava, so que era tao pesada que nao tinha condicoes

essa agora fiz com mdf de 15mm

as duas sao muito bem feitas

se street ja faz vibrar, imagina um woofer de 15 porrada, cara nao tem com nao vibrar, ponha os dedos vc sente a vibracao, nunca vi uma caixa que nao vibrasse nada.. so as com muita la de vidro dentro...

essa de mdf de 20mm dos meus street vibra bem pouquinho, acho que fazer uma caixa com madeira mais grosssa que isso fica absurdo de pesado e ninguem faz

o spl aumentou, pq a janela do quarto ta fazendo mais barulho que antes no mesmo volume, ta tremendo tudo mais do que tremia antes

Postado em
legal, muito bom relatos assim

só uma pergunta, como tá os cortes de frequência?

O SD recebe o sinal sem corte do player, com EQ low no talo e loudness no talo,

ai ta um pouco de corte alto no sd, nao sei quanto, pq foi de ouvido a regulagem, eheh, e o subsonic nuns 30-40... foi tudo de ouvido

mas tipo, como o sd so toca ate 3khz acho que deve estar tocando ate uns 1k5Hz sei la, eheh

Postado em
Quem tiver paciência e interesse ... http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=18

Apesar do conteúdo do link estar muito mais relacionado a home, vale a pena ler e desmistificar algumas coisas.

Bom o artigo, lendo o mesmo eu deduzo que a forracao que ABSORVA as ondas internas faz toda a diferenca, o artigo diz que o segredo do rendimento da caixa esta justamente em ABAFAR as ondas geradas pela parte traseira do alto falante...

e para isso a parede da caixa precisa de duas caracteristica, rigidez e abosrcao..

rigidez eu ja tinha com o mdf de 15, agora com essa lã de vidro de 2,5 cm.. a absorcao ocorreu eu diria de uma forma eficiente, pois o efeito sonoro da caixa melhorou em muito, só ouvindo o antes e o depois para ter nocao..

entao para quem achava que forracao nao faz diferenca, a explicacao ta nesse artigo postado pelo colega.. nao bastar ser uma forracao, tem que ser algo que absorva, se alguem ja viu manta de la de vidro vai saber o que to falando..

só sei que o som melhorou em muito..

:)

Postado em
Quem tiver paciência e interesse ... http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=18

Apesar do conteúdo do link estar muito mais relacionado a home, vale a pena ler e desmistificar  algumas coisas.

Bom o artigo, lendo o mesmo eu deduzo que a forracao que ABSORVA as ondas internas faz toda a diferenca, o artigo diz que o segredo do rendimento da caixa esta justamente em ABAFAR as ondas geradas pela parte traseira do alto falante...

e para isso a parede da caixa precisa de duas caracteristica, rigidez e abosrcao..

rigidez eu ja tinha com o mdf de 15, agora com essa lã de vidro de 2,5 cm.. a absorcao ocorreu eu diria de uma forma eficiente, pois o efeito sonoro da caixa melhorou em muito, só ouvindo o antes e o depois para ter nocao..

entao para quem achava que forracao nao faz diferenca, a explicacao ta nesse artigo postado pelo colega.. nao bastar ser uma forracao, tem que ser algo que absorva, se alguem ja viu manta de la de vidro vai saber o que to falando..

só sei que o som melhorou em muito..

:)

:legal: Boa explanação !!

*Lembrando que de acordo com os artigos que li sobre tal assunto, esse tipo de material aumenta o "volume visto" pelo falante no interior da caixa de 10% à 20% , (sendo menores nas baixas frequencias)

Eu to pensando em usar Lã de rocha ! ao inves da de vidro, uma pessoa daqui do forum me falou que fez essa substituiçao e viu melhoras !

"A qualidade de absorção sonora de qualquer material é expressa pelo coeficiente de absorção sonora, que varia de zero, para materiais não absorventes (refletores), a um, para materiais totalmente absorventes. Para cada material, esse coeficiente é medido em uma câmara de reverberação.

Reverberação

A reverberação (reverb) é o resultado de múltiplas reflexões do som em diversas direções, com diversos tempos de atraso. Em ambientes acústicos naturais, a reverberação se dá graças à reflexão do som em diversos pontos das diversas superfícies (paredes, teto, chão, etc), e como as distâncias percorridas pelo som entre as superfícies são diferentes, a percepção do sinal refletido é difusa, não inteligível como no caso do eco, por exemplo"

(Miguel Ratton)

Postado em
ola amigos, estou fazendo uma caixa pra um street 12, com exatos 54ltrs, se eu colocar la de vidro, nao vai alterar o volume? ou estou falando besteira......

abraços

fred

Faz assim, monta a caixa sem a lan de vidro, ai toca nela e ouvem bem, e pede pra mais gente ouvir, depois tira os subs, e forra com la de vidro, de 2,5cm pelo menos, prega bem pregado com percevejo ou sei la o que, nao deixa solta, tem que ficar bem grudado na madeira, ai depois ve se o som mudou e diz o que achou

Postado em
Oi

laliden, valew pela resposta, outra duvida todas as paredes da caixa deve ser forrada? ate a parede q esta presa o falante?

abraçao

fred

Postado em
Oi

[]'s

Olá Lalinden!

A adição de material fono-absorvente é indicada sempre que a caixa se destinar a cobrir frequências acima da via sub e como deves estar usando os street também na função de médio-grave/médio, até a entrada dos drivers, o resultado vai ser bom como comprovaste.

As reflexões nas paredes da caixa voltam ao cone e à medida que a frequência tocada sobe acentuam os picos e vales na resposta;

Frequências mais baixas vêem o material adicionado praticamente transparente;

Quando a frequência vai subindo esse material adicionado vai cada vez melhor trabalhar na atenuação das reflexões, diminuindo os picos e vales, dando a impressão de que da diminuição do spl, o que nada mais é do que o aplainamento da resposta, deixando a audição mais agradável;

O grave "aparece", mesmo que esteja tocando exatamente como antes, devido a esse aplainamento.

A excitação das paredes se não houver travamento continuará da mesma forma de antes sendo também recomendável seu uso.

Regular equilibrando as vias acima dos street com o resto do sistema será um up de qualidade.

Bom proveito.

Saudações,

Paulo.

Interessante saber disso Paulo! Valeu ! :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...