Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jaumzoer

Ligando Sub Bobina Dupla 4 Ohms Em Modulo 4 Ohms

Recommended Posts

Pessoal comprei um kicker cvr12 bobina dupla de 4Ohms medi no multimetro e deu + ou - 5,9Ohms....na verdade tem 3 opções pois comprou eu e mais 2 caras um deu 5,3 e o outro 5,5 Ohms.....

Eu não falo muito bem ingles e achei que estava comprando o bobina dupla de 2 ohms....

Pois bem agora já esá comprado....

agora o modulo...abri um topico esses dias sobre um modulo que comprei...mas consegui trocar pelo fosgate..... Punch 3002...solta dois canais de 150 a 2 Ohms ou uma bridge de 300rms.....mas na medição está marcando 387.....blza...

Agora como vou ligar o sub no modulo....?????????

Tem possibilidade ou me fodi....

Seá que o modulo aguenta trabalhar a um pouco menos de 4 Ohms...pois se eu pegar o de 5,9 Ohms vai trabalhar a 3 Ohms.....será que vale a pena o risco...ou colocar u capacitor no meio do caminho....

Bom pessoal peço a ajuda detodos....

muito obrigado....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal ninguem vai ter uma solução para minha duvida.....

Agora já esta feito preciso tentar resolver o probleminha...

Quem puder ajudar.....

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

liga em paralelo e mete na bridge e vai testando, ver se esquenta mto, se nao entra em proteção..

Compartilhar este post

Link para o post
liga em paralelo e mete na bridge e vai testando, ver se esquenta mto, se nao entra em proteção..

ele não tem perigo de queimar direto???????

Da pra fazer esse teste realmente.....

Não corro muito risco?????

Compartilhar este post

Link para o post

vai na fé [¨]

Não que isso, todo (ou pelo menos maioria) dos módulos podem trabalhar com impedancia abaixo da minima na bridge (normalmente 4 ohms). O que acontece não sei explicar ao certo, mais eles esquentam umpouco mais que o normal..

eu acredito que vc pode ligar na bridge SIM :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
vai na fé [¨]

Não que isso, todo (ou pelo menos maioria) dos módulos podem trabalhar com impedancia abaixo da minima na bridge (normalmente 4 ohms). O que acontece não sei explicar ao certo, mais eles esquentam umpouco mais que o normal..

eu acredito que vc pode ligar na bridge SIM :legal:

então é possível que eles só coloquem uma minima porque pode ocorrer algum eventual superaquecimento.....

Bom sei lá....

Não tem um jeito de ligar um resistorzinho em série para subir a impedancia...

Mas será que eu perderia MUITA potencia com isso....???????

Compartilhar este post

Link para o post

Liga as bobinas em série e deixa sussa no Módulo. Bridge a 2ohms pode num queimar, mas que vai esquentar pra caramba, isso com certeza vai ( sei disso pois já liguei o Banda 2.4 em bridge a 1 e 2ohms heheh )

Compartilhar este post

Link para o post
Liga as bobinas em série e deixa sussa no Módulo. Bridge a 2ohms pode num queimar, mas que vai esquentar pra caramba, isso com certeza vai ( sei disso pois já liguei o Banda 2.4 em bridge a 1 e 2ohms heheh )

O fo** eh fazer casar em 8 ohms, e mandar uma bridge de 150rms....

Eh disperdicio...

Serah que naum rola colocar uma resistencia, em serie com o sub que vai estar em paralelo....

assim fazendo ficar em 4 Ohms.....

A minha duvida eh ver quanto de potencia eu perderia nessa resistencia...

fo**...estou pensando sinceramente em comprar uns cooler e fazer uma gambiarra pra tentar deixar o bagulho rolando...

Pq eu medi aqui com o multimetro e as resistencias daum 5,9 Ohms fechando em 3,85 Ohms ou aproximadamente 3 que naum eh taum menor que a resistencia pedida pelo modulo....

As unica consequencia que pode ter eh superaquecer, e desligar por causa do dispositivo de ''protection'' ou pode ocorrer alguma outra coisa..?????????

Compartilhar este post

Link para o post
O fo** eh fazer casar em 8 ohms, e mandar uma bridge de 150rms....

Eh disperdicio...

Serah que naum rola colocar uma resistencia, em serie com o sub que vai estar em paralelo....

assim fazendo ficar em 4 Ohms.....

A minha duvida eh ver quanto de potencia eu perderia nessa resistencia...

fo**...estou pensando sinceramente em comprar uns cooler e fazer uma gambiarra pra tentar deixar o bagulho rolando...

Pq eu medi aqui com o multimetro e as resistencias daum 5,9 Ohms fechando em 3,85 Ohms ou aproximadamente 3 que naum eh taum menor que a resistencia pedida pelo modulo....

As unica consequencia que pode ter eh superaquecer, e desligar por causa do dispositivo de ''protection'' ou pode ocorrer alguma outra coisa..?????????

Se vc colocar uma " resistência " junto, metade da potência irá para o Falante e metade para a resistência ( sendo essa metade da potência que irá para a resistência se transformando em calor )

Compartilhar este post

Link para o post

Colocar resistência não vai mudar a impedância, isto non ecxiste

bem, vc tem 5 opções

1-liga em paralelo e corre o risco de queimar (risco real)

2-liga em série e terá metade da potência

3-vende o sub e compra outro

4-vende o modulo e compra outro

5-bota 2 subs desses mas ai a potencai não sei se vai dar

desconheço outras opções

Compartilhar este post

Link para o post

bem, vc tem 5 opções

desconheço outras opções

não entendi a parte de que vc falou que não aumenta a impedancia colocando resistencia.....

A resistencia causa uma impedância que ligada em série com outra impedância(no caso o sub), soma-se as impedâncias gerando uma impedância finall...

Funciona de forma diferente dessa!!!!!!!!!!Se for meus conceitos estão todos errados....

Compartilhar este post

Link para o post

bem, vc tem 5 opções

desconheço outras opções

não entendi a parte de que vc falou que não aumenta a impedancia colocando resistencia.....

A resistencia causa uma impedância que ligada em série com outra impedância(no caso o sub), soma-se as impedâncias gerando uma impedância finall...

Funciona de forma diferente dessa!!!!!!!!!!Se for meus conceitos estão todos errados....

cara, nada de resistências!!!! isso é gambiarra dos inferno!!!

seu sub é bobina de 4 ohms!!! é impedância, e não resistência!!!

o que vc mediu no multimetro é a resistência da bobina, e não a impedância!!!

o que acontece!!! liga o sub em paralelo!!! vai ter 2 Ohms!!!

no modulo, a potência máxima dele é limitada pela potência que a fonte pode fornecer!!!! como ele é 4 ohms, se vc ligar em 2 ohms, a potência que o módulo vai gerar vai ser o o dobro!!!

como o circuito de amlificação vai gerar o dobro, ele vai puxar o dobro de potência da fonte, e como a fonte não consegue fornecer, vai faltar corrente e vai gerar ONDA QUADRADA, a famosa distorção!!! sem falar no aquecimento, pois os dissipadores dos mosftes de saída foram projetados para a potência em 4Ohms, e não 2 Ohms!!!

pode ligar a bridge em 2 ohms sussegado, mas, NÃO ULTRAPASSE 50% DO GANHO!!!!!! assim, terá a mesma potência que teria se estivesse em 4 Ohms!!!!

o ideal seria regular o ganho com um osciloscopio...mas, não é todo mundo que tem um osciloscopio guardado na gaveta!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pode ligar a bridge em 2 ohms sussegado, mas, NÃO ULTRAPASSE 50% DO GANHO!!!!!! assim, terá a mesma potência que teria se estivesse em 4 Ohms!!!!

50% do que seria a regulagem de ganho correta!!! Pelo amor! 50% de ganho e vc jah pode estar com o dobro do que seria o correto!

O melhor eh checar qual seria uma regulagem adequada, casando o ganho com o seu player, ligando o modulo em falantes de 4 ohms e aih depois vc põe metade disso para o sub a 2 ohms.

O ideal ainda eh fazer ligações corretas...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma vez eu repito, não existe isso de colocar resistências, não vai mudar nada amigo, se colocar resistências ainda vai tocar menos

tem que fazer as ligações corretas, eu não arriscaria de jeito nenhum ligar bridge em 2 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

50% do que seria a regulagem de ganho correta!!! Pelo amor! 50% de ganho e vc jah pode estar com o dobro do que seria o correto!

O melhor eh checar qual seria uma regulagem adequada, casando o ganho com o seu player, ligando o modulo em falantes de 4 ohms e aih depois vc põe metade disso para o sub a 2 ohms.

O ideal ainda eh fazer ligações corretas...

Abraços!

não entendi bem a parte de vc falar para casar com os falantes em 4 Ohms, que falantes? Os 6x9 por exempo?

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma vez eu repito, não existe isso de colocar resistências, não vai mudar nada amigo, se colocar resistências ainda vai tocar menos

tem que fazer as ligações corretas, eu não arriscaria de jeito nenhum ligar bridge em 2 ohms

na verdade a bridge não chegaria a dar 2Ohms, ela ficaria no minimo 2,5 pois medi com multimetro, e senão me engano tinha dado mais do que 5,2 então faria bridge em paralelo seria perto de 2,6Ohms......

Será que não aguenta colocando uns coolers para ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade a bridge não chegaria a dar 2Ohms, ela ficaria no minimo 2,5 pois medi com multimetro, e senão me engano tinha dado mais do que 5,2 então faria bridge em paralelo seria perto de 2,6Ohms......

Será que não aguenta colocando uns coolers para ajudar?

Qual é o seu módulo, marca e modelo? Acho que isso ajuda.

Mas o assunto é bem polêmico eu diria.

Veja só, tenho um amigo que monta muito som que me disse que já cansou de usar impendancia abaixo do recomendado pelo módulo e no máximo da uma esquentada.

Mas meu irmão ligou um sub Bravox XRC 150Wrms bob dupla de 4+4ohm, em paralelo 2ohms em um bridge de 4ohms da Roadstar 1000SL de 1000Wpmpo, em RMS deve ser umas 4 vezes menos acredito, ou seja, uns 130-150WRMS por bridge no máximo.

Resultado: estragou o Sub, acredita? A impendancia errada clipou demais o sinal e fodeu o sub, mas o modulo nao. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...