Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PHAER

Marcha Lenta Irregular

Recommended Posts

Opa!! Tentarei ser o mais detalhado o possível na descrição do problema. Qualquer dica ou informação (verdadeira hehe) é bem-vinda!

 

Carro: Uno Fire 55cv gasolina 2002 (injeção M. Marelli)

 

Já algum tempo eu havia notado uma piora nas médias de consumo do meu uno, ao mesmo tempo que notei que a lenta ficou um pouco embaralhada. Inclusive na primeira partida, chega a parecer que tem menos de um cilindro funcionando durante alguns instantes logo após a partida.

 

O consumo urbano, que passava facilmente de 13km/l tinha caído para 10-11km/l. O Rodoviário, sempre acima de 16km/l mesmo com ar ligado, chegando a 18km/l, não conseguia mais passar de 15km/l.

 

Foram trocados os seguintes ítens:

 

No início do ano:

- Velas

Há poucos dias (após cerca de 5k km após a troca das velas):

- Limpeza de bicos

- Troca de cabos de velas

Além disso, em todas as ocasiões, fiz o teste com o scanner, que não acusou absolutamente nenhum problema na injeção.

 

Outra coisa importante é que o carro estava com o acelerador enganchando, e acionamento duro, ríspido. Foi verificado que o potenciômetro da borboleta (e sua mola) não estão mais 100%. Mas o mecânico fez uma pequena limpeza e aplicou desengripante e o problema melhorou em 95% ou mais. Agora parece estar começaando a reaparecer, mas ainda está aceitável..

 

As velas foram checadas e estavam em ótimas condições. O fato é que após os serviços, houve uma melhora substancial no consumo, além de o funcionamento ficar mais suave e regular. Não notei muita diferença de desempenho antes e depois, pode-se dizer que o carro está andando BEM.

 

O último mecânico que consultei (que também é preparador), comentou que achou o comportamento do motor em lenta parecido com carros com cabeçote rebaixado, indicando taxa de compressão talvez diferente da normal. Mas não chegou a medir compressão nos cilindros. Então, ele levantou duas hipóteses: 1 - Cabeçote rebaixado; 2 - Carbonização nos cilindros e/ou nas válvulas.

 

A minha dúvida é: Isso procede?? O carro não fuma em nenhuma situação, nem baixa óleo. Apenas apresenta o leve embaralhamento na marcha lenta. Considerando que seja plausível, poderia ser problema de má vedação nas válvulas devido àquela carbonização? Se não, o que poderia ser?

 

Por último, uma dúvida mais relacionada a custos hehehe. Aquele serviço de "Flush" resolveria o problema? Não o flush de óleo, mas o que é aplicado em máquinas, junto com a mistura na admissão??? Vale a pena ou não é recomendado para o Fire, que tem coletor de admissão de plástico??

 

Vlw desde ja galera!!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...