Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

felipeviegas

Clio Sedan Light SQPL: SQ 80%;SPL20%

Recommended Posts

Fala galerinha... Troquei de carro recentemente e estou dando um upgrade no meu som....

O antigo vcs não conheceram, entrei no forum depois. Era um Fox com um sub de 12" e kit vias na frente. Aquele sonzinho básico amplificado com Pyramid 1000W (sic).

Bom... o novo carro eh um Clio Sedan e agora que jah fiquei surdo o tanto quanto deu e o Pyramid não engana mais como enganou antes, to partindo pra um Stetsom de 600W pro sub e um outro pro estéreo ainda a definir. O Stetsom eh um DUB 600.2 e o sub vai ser um Nitro BD de 15". Isso jah estah comprado. As madeiras tb:

madeiraslg0.th.jpg

O layout do porta-malas tb estah mais ou menos definido. A idéia eh fazer tudo no fundo. Quero deixar algo que, eventualmente, possa sair dali e entrar em outro carro. Então o layout eh ocupar todo o fundo da mala com o sub à esquerda e os módulos à direita, um pra baixo e outro pra cima na caixa e uma máscara na frente pra dar o acabamento.

Valeu e vou atualizar aqui quando rolar a construção, espero que esse final de semana!!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz umas simulações no Bassbox e fiquei preocupado com excursão... eh real isso mesmo?? O Marcelo Muller da Spyder me disse que poderia fazer uma caixa com uns 75 L pra aplicar os 600 W que vou aplicar.... e agora? Quem tah certo??

Abraços e valeu!!

closedmh8.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

sobre o grafico... ainda naum consegui me localizar!! mas vale a pena seguir a galera da spyder...

agora eu queria saber sobre o carro... como qe anda esse projeto?!?!

tem alguma coisa instalada jah?! posta mais fotos ai!!

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, fiz umas simulações no Bassbox e fiquei preocupado com excursão... eh real isso mesmo?? O Marcelo Muller da Spyder me disse que poderia fazer uma caixa com uns 75 L pra aplicar os 600 W que vou aplicar.... e agora? Quem tah certo??

Abraços e valeu!!

só 1 toque...

pelo q vi nos graficos...

o cone displacement tá em 11 quase 12 mm em 50hz... não sei qual o xmax dos seus subs... mas fica esperto nisso ai!

se tiver muito mais alto que o q seu sub aguenta ele pode arrebentar na primeira pancada de hip hop!

mas boa sorte no projeto!!!

:)

Compartilhar este post

Link para o post
sobre o grafico... ainda naum consegui me localizar!! mas vale a pena seguir a galera da spyder...

agora eu queria saber sobre o carro... como qe anda esse projeto?!?!

tem alguma coisa instalada jah?! posta mais fotos ai!!

Fala velhinho...

sorry por não ter atualizado mais o tópico.. mas eh que o projeto estah no meio do caminho.

A situação eh, fiação instalada e caixa feita e colocada no lugar. Mas algumas correções precisam ser feitas. Ela estah com um sopro, mal vedada, preciso corrigir isso. Fiação, preciso prender tudo direitinho debaixo do painel e passar espuma em alguns pontos. Falta o módulo do estéreo, e isso deve demorar algum tempo mais... E, por último, falta o acabamento que serah feito quando tiver o outro módulo.

Infelizmente, como tivemos que fazer tudo meio correndo no dia que nos propusemos a fazer (eu e um amigo), acabou não sobrando tempo pra fotos. Tenho fotos soh da caixa pronta e instalada.

Posto essas fotos sim.

Quanto aos gráficos, o Marcelo Muller da Spyder falou que eu devo ter errado em alguma configuração do programa, por isso o xmax subiu. Poderia utilizar na litragem proposta sim. Tenho dado algumas amaciadas no bichinho e ateh agora tah firme e forte.

Abraços a todos e colocarei as fotos!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, como prometido, aih estão fotos de como andas o serviço... Isso eh o que foi feito em um sábado de trampo, na correria como jah disse...

Estou esperando o módulo do estéreo agora pra terminar tudo.... e devo pegar o SD200.2. Aceitando outras sugestões de mesmo.... Antes, estava pendendo pra um Stetsom TH2120...

Fotinhas:

Geral da Mala....

img0011as9.jpg

Mais perto....

img0012ol0.jpg

Testes com iluminação...

img0013ya3.jpg

Complementando. Acima do Stetsom na foto deve ficar o modulo do estereo. Se sobrar espaço, quero jogar os crossovers do Kit vias aih atrás tb. Quando tudo isso tiver feito, coloco a máscara em madeira e, provavelmente, PU + massa para o acabamento....

Vou ver se tiro algumas fotos do interior do carro pra colocar tb....

Por enquanto eh isso, aguardo coments e sugestões....

Abraços

EDIT: Links das fotos....

Compartilhar este post

Link para o post

nao acho legal a ideia de prender o amplificador na caixa, por causa das vibraçoes, acho mais seguro coloca-lo fixado no banco traseiro, com uma chapa de MDF entre o amplificador e o banco, alem de que fica um visual mais "clean"......

Compartilhar este post

Link para o post

Não parei pra olhar se a caixa estah vibrando muito ainda, Fabinho... espero que não, pq senão a caixa tem que ser trocada...... A intenção eh deixar o módulo aparecendo mesmo, e ficará bem clean depois de feito o acabamento... sem cabos aparecendo e tals.... under construction total ainda....

Mas a sugestão estah anotada... Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Fala galerinha... Troquei de carro recentemente e estou dando um upgrade no meu som....

O antigo vcs não conheceram, entrei no forum depois. Era um Fox com um sub de 12" e kit vias na frente. Aquele sonzinho básico amplificado com Pyramid 1000W (sic).

Bom... o novo carro eh um Clio Sedan e agora que jah fiquei surdo o tanto quanto deu e o Pyramid não engana mais como enganou antes, to partindo pra um Stetsom de 600W pro sub e um outro pro estéreo ainda a definir. O Stetsom eh um DUB 600.2 e o sub vai ser um Nitro BD de 15". Isso jah estah comprado. As madeiras tb:

madeiraslg0.jpg

O layout do porta-malas tb estah mais ou menos definido. A idéia eh fazer tudo no fundo. Quero deixar algo que, eventualmente, possa sair dali e entrar em outro carro. Então o layout eh ocupar todo o fundo da mala com o sub à esquerda e os módulos à direita, um pra baixo e outro pra cima na caixa e uma máscara na frente pra dar o acabamento.

Valeu e vou atualizar aqui quando rolar a construção, espero que esse final de semana!!

Abraços!

felipeviegas

Desculpe estar saindo um pouco do seu assunto mas, me diz uma coisa:

vc tinha no seu fox um kit duas vias e um sub de 12"..quais sao esses equipamentos? eh q eu to montando meu som num celtinha e era mais ou menos isso q eu queria...queria saber se vc gostava, se tinha uma boa qualidade, e se ficava um som um pouquinho pra fora!

Valew ai!

abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpe estar saindo um pouco do seu assunto mas, me diz uma coisa:

vc tinha no seu fox um kit duas vias e um sub de 12"..quais sao esses equipamentos? eh q eu to montando meu som num celtinha e era mais ou menos isso q eu queria...queria saber se vc gostava, se tinha uma boa qualidade, e se ficava um som um pouquinho pra fora!

Valew ai!

abraços!!!

Fala Tuthi, no problems man... se trocarmos experiencias dos equipamentos que temos, vamos deixar de comprar porcaria!!! hahahah

Bem... O kit eh um Lightning Audio Bolt, fora de linha, e que uso ateh hj.. Gosto bastante dele e me atende bem.... E sempre aguentou muito bem... Da linha atual, os Strike devem ser muito bons, considerando que são, com certeza, melhores que esses meus....

E falando em Strike, o sub era um. Deu uma boa diferença pra o Hinor Cruzader que eu tinha. Vendi ele com dó mês passado e somente pq tb jah tinha saido de linha e não encontraria outro pra colocar dois... era minha vontade... Falava muito bem numa caixinha pequena, selada, com 26 L....

Qualquer dúvida, eh soh escrever...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Tuthi, no problems man... se trocarmos experiencias dos equipamentos que temos, vamos deixar de comprar porcaria!!! hahahah

Bem... O kit eh um Lightning Audio Bolt, fora de linha, e que uso ateh hj.. Gosto bastante dele e me atende bem.... E sempre aguentou muito bem... Da linha atual, os Strike devem ser muito bons, considerando que são, com certeza, melhores que esses meus....

E falando em Strike, o sub era um. Deu uma boa diferença pra o Hinor Cruzader que eu tinha. Vendi ele com dó mês passado e somente pq tb jah tinha saido de linha e não encontraria outro pra colocar dois... era minha vontade... Falava muito bem numa caixinha pequena, selada, com 26 L....

Qualquer dúvida, eh soh escrever...

Abraços

valew felipeviegas! pode cre, meu medo eh montar um som e me arrepender depois! por isso estou pesquisando bastante antes de qq coisa!

abrass!

Compartilhar este post

Link para o post
nao acho legal a ideia de prender o amplificador na caixa, por causa das vibraçoes, acho mais seguro coloca-lo fixado no banco traseiro, com uma chapa de MDF entre o amplificador e o banco, alem de que fica um visual mais "clean"......

concordo com o fabinho sobre a vibração... eh um ponto a se olhar em projetos de alta potencia... não pode descuidar

tb ficaria de olho no furo que tever que fazer para prender o modulo, como a caixa eh selada (eh selada neh?!) a pressão lah dentro eh beeeem grande e esses furinhos podem ser uma chatice...

te recomendo uma boa pincelada de batida de pedra por dentro da caixa... na caixa toda, inclusive nas frestas, acho que isso deve ajudar bastante nos teus vazamentos!!

no mais... acho que vai ficar show :legal:

e o modulo... como tah tocando?!

Compartilhar este post

Link para o post
concordo com o fabinho sobre a vibração... eh um ponto a se olhar em projetos de alta potencia... não pode descuidar

tb ficaria de olho no furo que tever que fazer para prender o modulo, como a caixa eh selada (eh selada neh?!) a pressão lah dentro eh beeeem grande e esses furinhos podem ser uma chatice...

te recomendo uma boa pincelada de batida de pedra por dentro da caixa... na caixa toda, inclusive nas frestas, acho que isso deve ajudar bastante nos teus vazamentos!!

no mais... acho que vai ficar show :legal:

e o modulo... como tah tocando?!

São 600 W... não dah nada.. o-o-

Quanto aos vazamentos, vou trabalhar neles... tem algumas coisinhas pra corrigir sim.... vou fazer isso com calma... Mas jah tah tocando bem legal... Gostei bastante do módulo.... Gostaria de achar um desocupado aqui em sp que pudesse fazer maiores comparações, jah que não tenho conhecimento algum de outros módulos.... to aprendendo!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Coveiro mode on, subindo meu tópico :rolleyes:

Fiquei uma cara sem aparecer no fórum e, agora, tendo comprado o meu módulo do estéreo, tá na hora de atualizar.

Bom.. sisteminha atual é o da assinatura... HU bunda, que tá com fio preso nos RCAs a na carcaça pq o terra dos mesmos está zuado. É um dos prováveis primeiros upgrades. Relativamente programado pra Janeiro do ano que vem. Esse é um dos primeiros pontos de discussão... O objetivo do sistema é SQ, com momentos insanos de SQPL. Adoraria ir ao extremo de pegar um player com TA. Mas os precinhos estão du baralho. E uma das únicas alternativas que conheço no momento, é o Alpine 9887. Não gostaria de pegar uma HU usada. Possibilidade do TA descartada, não vou abrir mão de pegar um player de 24 bits. Nesse momento, fico muito tendencioso a pegar um Sony, provavelmente o 927. Simplesmente pq consigo pegar com desconto e não me parece um player ruim.

Ampli dos graves continua o Stetsom DUB600.2. Tem cumprido seu papel muito bem. O Nitro também está muito legal. Só preciso cuidar da caixa que continua com pequenos vazamentos e, suspeito, com cancelamentos abaixo de 30 Hz por vibração das paredes. Até troquei uns mails com o Marcelo da Spyder sobre isso. Ele pontuou que a minha caixa, larga com 1 m de frente, favorece esse fenômeno. Então duas tarefas: colocar travamentos por dentro e selar definitivamente a caixa. Pelas simulações:

curvasrm5.jpg

Ouvindo, parece bem com isso. Só falta eliminar os cancelamentos. Cortando em 50 Hz, portanto, eliminando o único pico provável. Bem plano mesmo.

Quanto ao Hurricane, apesar de ser mentiroso (segundo os testes do Ernany), não tenho nada a reclamar dele. Comprei justamente num momento em que o meu Stetsom estava passando por uns cuidados médicos :rolleyes: E eu simplesmente não fui nem um pouco bondoso. Simplesmente peguei o bichinho e pluguei nos dois ohms do Nitro, em bridge, CLARO O.O . E ele deu conta. Só desligou em momentos de uso doentio mesmo. Ainda assim, desligava no máximo por um minuto e já voltava a tocar. Sem desligá-lo, o que me surpreendeu mais ainda. Se ele realmente só tem 300 W (teóricos em Bridge 2 ohms), fico na dúvida se meu Stetsom tem seus teóricos 600W. To precisando mandá-lo pro Ernany. Mas Goiânia é tão longe.... Ah! E como esquentava o Hurricanezinho em bridge 2 ohms... mais do que o (a)normal. Usei assim por uns 3 ou 4 dias apenas.

Kit, está o Fosgate T152S, ou melhor, no momento, só os tweeters do kit. Estes, já tenho elogiado há algum tempo pelo fórum. Acho que valem muito pelo que custam, sem ficar devendo pra Focal TN-52. Isso pq estão bem limitados no meu sistema, por cabos e HU, pra falar dos maiores gargalos... ampli deveria entrar na conta. Estão sendo utilizados com cross original, que parece-me muito interessante, tocando 3,2 Khz e acima, com corte de 24dB/8ª. Quanto aos mids, são muito bons, sem picos. Só pecam por não descerem excelentemente bem. Mas nunca coloquei os bichinhos em um pezinho ou, simplesmente, boas condições. Estavam em portas destratadas. Já me decidi que não irei mexer nas portas. O mais provável, é que faça pezinhos pros meninos. Peitinhos, apesar de ser um 5", não estão descartados. Pelas simulações, uns 3 L livres já seriam suficientes. Por enquanto, na verdade, estão fora do sistema. Um dos mids apresentou um mal contato em uma das cordoalhas e eu levei o bichinho pro Ivo. Como não rolou pegar logo, eu coloquei os mids do kit antigo, um Lightninh Audio Bolt de 6". E... os bichinhos fizeram muito bonito. Eles só são meio gritões lá pros seus 2Khz, mas nada que não possa ser controlado com um passo do EQ. E descem mais. Na porta não tratada. Provavelmente não só pelo tamanho, mas por ficarem melhor fixados e e vedados também. Por enquanto, então, fica esse mix. Até rolarem pezinhos ou meus sonhados peitinhos (peitões?!)....

O kit tinha sido inicialmente colocado em bi-amp no Hurricane e, depois, mudei e liguei utilizando as bridges. Não sou muito fã do conceito de headroom. Mas o resultado está me fazendo rever o conceito... :rolleyes:

Enfim... (já escrevi pra caramba!!). O sisteminha está show, dentro do que me propus e esperava e faltando apenas pequenos ajustes e, claro, o acabamento. Agora, é só ir rolando upgrades aos poucos... :P hehehe Pics:

boxzh0.jpg

ampliskr7.jpg

Um dos upgrades que rolou nesse meio tempo também, foi um dos RCAs. Segundo o vendedor, paguei preço de banana por esse cabo: R$40,00. Acho que vale o que custou... sei lá.. não achei informações na net.... se alguém tiver mais informações! Please!

1611082nu0.jpg

1611081ox3.jpg

1611083pu5.jpg

1611084xh5.jpg

Faltaram umas fotos do cabo em si... <_< Vou providenciar isso depois!

Aguardando comentários, sugestões, (boas) críticas e anything else!!

Abraços a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Mudanças no sistema novamente. Andei por umas duas semanas testando 3 vias. Apenas testando uns falantes antigos que estavam para ser jogados fora. Bem.. isso ficou por umas duas semaninhas apenas. Já saiu de novo. Os supostos full ranges não são detalhados o suficiente para valerem a pena ficar por lá.

Nesse ponto, voltaram os Fosgate! Tirei os mids da LA e voltaram os de 5" polegadas originais do kit. E parecem estar tocando melhor do que estavam quando os tirei. É bem provável que tenha conseguido fixá-los melhor do que estavam quando os tirei há um mes atrás. O ponto é que as portas ainda incomodam!! :banghead

Vamos lá... nesse ponto, preciso de ajuda. Não sei se tratar a porta toda é solução. Problemas com cancelamento de fase não me parecem prováveis. Não há interação de forma alguma entre ondas que vem de trás e da frente do falante, mesmo sem tratamento, isso é uma característica das portas do Clio. Quem tem ou já viu, pode notar isso. O que realmente atrapalha é o forro da porta, de plástico que vibra bastante. Em todos os tópicos de tratamento de porta por aí, não vejo o pessoal falando muito sobre tratamento no forro. E isso parece ser o que mais está atrapalhando, causando uma porrada de ruídos indesejáveis...

Então.. dicas?! O que valhe a pena fazer?! Mandar seladin ou manta vedacit no forro?! Há outras soluções?!

Valeu galera!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
E ai cara beleza?? muito show o som! eu tbm tenho um clio sedan! deu muita trabalho passar com sua caixa pela boca do porta-mala? heueh abrax!

Cara, sabe que nem pensamos muito nisso quando construímos?! :vts Mas não.. O fato é que é uma caixa de pouco profundidade. A base maior tem 30 cm.. então basta deitá-la, frente pra baixo e colocar no porta-malas. Dentro, é tranquilo virá-la e colocá-la no lugar. Mas eu ainda preciso fazer os reforços nela. Quando fizer isso, e pretendo fazer bem feito, ela deve ganhar alguns kilinhos... aí a coisa pode começar a complicar... hehehe

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...