Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BassSC

Crossover Realmente Melhora O Trio?

Recommended Posts

amigos de forum

o uso de crossover em sonorização de trio elétrico, favorece ou não, visto que players e ampli tem cortes de frequência também??

gostaria de saber seus comentários a respeito

trio de referencia

2 - woofers 15"

1 - ampli para os woofers de 15" com a potencia equivalente

2 - woofers 10"

2 - drivers

2 - super tweeter

1 - ampli para os woofers de 10"+ drivers + super tweeter com potencia equivalente

crossover ou não, exemplo (ou qualquer outro modelo ):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570...-72-promoco-_JM

valeu pela atenção

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha a mesma dúvida quando montava meu trio. Fazia regulagem pelo player (Pioneer 9880bt, excelentes regulagens) e cortes nos amps e crossover passivos... mas nunca consegui chegar numa regulagem satisfatória.

O pessoal do fórum sugeriu o stx84, da Stetsom, peguei um pra testar e nunca mais devolvi... AhahAhA

O som fica outra coisa, parece que eu coloquei um amplificador nos amplificadores, e meu instalador também ficou feliz porque parei de atormentá-lo com as regulagens. Graves profundos, médios controlados e agudos limpos... ficou excelente.

Como eu disse, é um caminho sem volta. Se vc colocar um, dificilmente voltará atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tinha a mesma dúvida quando montava meu trio. Fazia regulagem pelo player (Pioneer 9880bt, excelentes regulagens) e cortes nos amps e crossover passivos... mas nunca consegui chegar numa regulagem satisfatória.

O pessoal do fórum sugeriu o stx84, da Stetsom, peguei um pra testar e nunca mais devolvi... AhahAhA

O som fica outra coisa, parece que eu coloquei um amplificador nos amplificadores, e meu instalador também ficou feliz porque parei de atormentá-lo com as regulagens. Graves profundos, médios controlados e agudos limpos... ficou excelente.

Como eu disse, é um caminho sem volta. Se vc colocar um, dificilmente voltará atrás.

valeu pela informaçao, mas esse seu player, se nao me engano consegue fazer sistema de 3 vias independentes!!!!

sera que nesse caso com uso do crossover, nao vale a pena utilizar um player mais em conta???

ou o que vale sao as saidas hi-volt do pioneer mais as saidas hi-volt do crossover??

um abraço e obrigado pela contribuiçao

[-]

Compartilhar este post

Link para o post

:+1:+1:+1

Exatamente é como diria o primeiro agente nunca esquece, caminho sem volta...

Melhora muito mesmo.

Os amplificadores tem corte fixo... ou você usa frequência baixa ou alta, não tem meio termo...E os cortes não são precisos.

Já com o crossover os cortes são mais precisos, e tem mais possibilidade de corte.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela informaçao, mas esse seu player, se nao me engano consegue fazer sistema de 3 vias independentes!!!!

sera que nesse caso com uso do crossover, nao vale a pena utilizar um player mais em conta???

ou o que vale sao as saidas hi-volt do pioneer mais as saidas hi-volt do crossover??

um abraço e obrigado pela contribuiçao

[-]

Realmente o player tem controles de sub, hp e lp, esse foi o principal motivo pelo qual eu o escolhi... mas eu não conseguia fazer ficar um som uniforme... parecia que o player não cortava as frequências, apenas filtrava alguma coisa.

Quando eu liguei os cabos no xover, parecia que eu tinha trocado todo o som. Eu já tinha trocado até os dutos das caixas, pensando que elas podiam estar erradas. (no site do fabricante eles aconselham caixas de 110L, tinha um tópico de um cara que fez caixas de 110L, ficou uma droga, ele baixou pra 81L e ficaram excelentes - eu fiz as minhas com 55L, aconselhado através de ligação pra Eros).

Hoje, deixo todo o controle pro xover, no player deixo quase tudo em flat, só faço a regulagem fina quando acho que alguma música pode ficar melhor.

Mas realmente, só através de um teste com o xover vai dar pra sabe. No meu caso, melhorou do suco de uva pro vinho. heheehe

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvidas esse crossover da stetsom melhora a qualidade do som mas, no meu caso eu não o coloquei por que uma pessoa me disse que como meus falantes de 18" (WPU) não são subwoofer´s, não ficaria muito bom pois não dá pra ligá-los na saída de SUB do cross.

Alguém confirma essa afirmação de que woofers não devem ser ligados na saída para subwoofer´s e se sim, como eu fraria?

P.S.: nunca li o manual do STX84.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

O colega tem razão. A mudança já acontece com adotando de qualquer divisor, seja ele passivo ou ativo desde que ele seja adequado, mas um divisor que promove realmente qualidade ao sistema são bem mais difíceis e caros.

Não só com divisor ativo, mas os passivos feitos com componentes de qualidade já promove uma mudança radical ao sistema

O Stetsom, já vi algumas pessoas falarem que acrescenta um ruído e outras pessoas não falam. Eu particularmente não posso opinar

Outros até já falaram que depois que trocaram algo dele, que eu não lembro bem o que era, ficou legal.

Compartilhar este post

Link para o post
Sem dúvidas esse crossover da stetsom melhora a qualidade do som mas, no meu caso eu não o coloquei por que uma pessoa me disse que como meus falantes de 18" (WPU) não são subwoofer´s, não ficaria muito bom pois não dá pra ligá-los na saída de SUB do cross.

Alguém confirma essa afirmação de que woofers não devem ser ligados na saída para subwoofer´s e se sim, como eu fraria?

P.S.: nunca li o manual do STX84.

Valeu!

Não há nenhum impedimento quanto a isso. Não é o seu caso, que está usando falantes de 18" e por esse motivo não convém deixar Full, é bom fazer um corte LP. O valor do corte deve estar sincronizado com o corte do falante da via subsequente. Em outras palavras, o que eu quero dizer, é que em usa Woofer de 18", deve ter no sistema, falantes apropriados para atuar na faixas de médios. Pois bem, os médios devem estar com os cortes sincronizados com o Woofer da via inferior.

O que seria esse sincronismo?

Se você adota um valor de corte para via anterior, de por exemplo, LP em 100Hz, na via subsequente, você deve adotar um corte HP em 100Hz ou 100 Hz no limite inferior de um corte do tipo BP.

Agora dependendo do Crossover, não tem muita versatilidade nos valores adotados para corte LP.

Os mais interessantes Crossover, além de outras caracterpisticas técnicas, são os que possuem filtro subsônico, mas se não existir, alguns modelos de amplificadores já possuem esse filtro, dispositivo esse essencial para quem tem trio.

Quase estava esquecendo de um detalhe interessante. Se está usando uma amplificador exclusivo para os WPU, tudo bem, pode fazer o corte, mas se ele serve para o sistema como um todo e só tem 02 canais, aí não tem jeito. Não pode fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

ca*****...

Só pq é WOOFER e não SUBWOOFER nao pode colocar na saida sub?

uauhauhauhuah mata quem lhe disse isso, é o melhor q vc faz!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
entaum, alguem do forum ja usou, ou utiliza crossover passivo em seus sistemas de trio???

valeu a pena???

um abraço e continuem postando

lembrando que achei interessante e acessivel esse modelo abaixo, o que voces acham??

obrigado

:legal:

Eu utilizo o CR-82 q só muda desse a cor. pode comprar!, + os cortes pra drives é muito alto iniciando em 2500hz.

Compartilhar este post

Link para o post
entaum, alguem do forum ja usou, ou utiliza crossover passivo em seus sistemas de trio???

valeu a pena???

um abraço e continuem postando

lembrando que achei interessante e acessivel esse modelo abaixo, o que voces acham??

obrigado

Eu utilizo o CR-82 q só muda desse a cor. pode comprar!, + os cortes pra drives é muito alto iniciando em 2500hz.

Igormiranda, valeu pela força

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...