Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fenris

Tensão Da Bateria

Recommended Posts

Postado em

Gente, é o seguinte:

Eu tenho uma bateria de 160Ah da pioneiro dentro do meu carro, onde está ligada o MP3 player, o módulo e a bateria da frente através de um relê.

Beleza.

Eu instalei um multímetro, que fica ligado direto nela, pra eu fazer o monitoramento da tensão, e ela apresenta SEMPRE em torno dos 10,5V.

A bateria da frente fica na casa dos 12V, naturalmente.

Agora, a de dentro, mesmo estando em paralelo com a da frente quando o carro está ligado - e mesmo usando por coisa de duas horas o carro - quando eu o desligo a tensão volta a cair pra casa de 10,8 ~10,4V.

Alguém sabe me dizer o por quê disto e quais as contra-indicações de deixar o som funcionando numa tensão tão baixa?

Já está funcionando assim há um ano, +-, e até hoje não tive problemas.

Abraços

Postado em

ooopa...

tira (ou só desliga) ela do carro e da uma carga lenta meu velho, mas eh bem provável q ela esteja com um vaso estragado pq a tensão ta beem baixa heim.. E diz ai, quando o som ta ligado então ele cai pra q tensão??

Abraço

hand26

Postado em

Na verdade a tensão NÃO CAI quando o som está ligado. Quando o carro liga ela fica entre 13,5 a 14,0 volts, dependendo se tem farol, ar condicionado e tal, ligados.

Se pede manutenção eu não sei... Mas quando o relay tava estragado e ela drenou, ficou em torno de 9v... Aí o som chiava, ficava mudo, não dava som nenhum, quando pedia mais corrente. Troquei o relay e fiquei uns 10 dias rodando com o carro sem ligar o som. E agora é sempre assim, ando ando ando, e ela volta, depois de uma noite de carro desligado, a uns 10,5, 10,6 volts...

Postado em
Na verdade a tensão NÃO CAI quando o som está ligado. Quando o carro liga ela fica entre 13,5 a 14,0 volts, dependendo se tem farol, ar condicionado e tal, ligados.

Se pede manutenção eu não sei... Mas quando o relay tava estragado e ela drenou, ficou em torno de 9v... Aí o som chiava, ficava mudo, não dava som nenhum, quando pedia mais corrente. Troquei o relay e fiquei uns 10 dias rodando com o carro sem ligar o som. E agora é sempre assim, ando ando ando, e ela volta, depois de uma noite de carro desligado, a uns 10,5, 10,6 volts...

Dê uma carga lenta nessa bateria e veja se resolve. Se não resolver, é provável que ela tenha sofrido com esse ciclo e carga e descarga muito forte, e agora esteja danificada.

Veja tbem se ela está com o nível de eletrólito cobrindo as placas (se não estiver, vá numa elétrica e peça pra completar).

Postado em

ja que vai leva numa auto elétrica, pede pro cara testar ver se ela esta boa, ele tem um bagulho que chupa a agua de cada um dos buraquinhos e ve como que ta (nem sei como isso funciona). Mais com isso ele ve se ela não ta com nenhum vaso aberto..

se tiver vaso aberto, ela não guenta carga, fica com a tensão baixa, adeus bateria..

Postado em
ja que vai leva numa auto elétrica, pede pro cara testar ver se ela esta boa, ele tem um bagulho que chupa a agua de cada um dos buraquinhos e ve como que ta (nem sei como isso funciona). Mais com isso ele ve se ela não ta com nenhum vaso aberto..

se tiver vaso aberto, ela não guenta carga, fica com a tensão baixa, adeus bateria..

Opa

de baterias eu entendo

tive uma pequena aula com um fabricante que nos fornece.

Então, esse "bagulho" que puxa a agua de dentro, é um densimetro.Através desse densimetro, consegue-se ver como está a densidade de acido dentro da solução.

Sobre o Nivel da agua:Antes de dar uma carga lenta(10% da corrente nominal da bateria), nas baterias que tem vasos com tampa para manutenção, deve-se colocar agua destilada ou desmineralizada no vaso, até que o nivel fique em no maximo 1 cm acima da placa.Isso garante que ela irá carregar perfeitamente.Agua demais, drena corrente do carregador, mas não carrega a solução, pois a agua excedente acima do vaso, passa a virar uma carga para o carregador.

Também nessas baterias com tampas nos vasos, pode-se carrega-la lentamente com as tampas abertas, ajudando na saida dos gases.Também é importante observar se a solução ferve e borbulha, indicando que está carregando

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...