Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Denda-Oreia

Campeonato De Som - Trio

Recommended Posts

Eu ainda não estou competindo.

O T 1600 fornece 1600 rms de 2 ohm ou 4 ohm até 5Kz.

Mesmo eu mandando 93.5 rms para cada corneta no trio 4 cornetas não alcançarei indices de DB razoaveis?

Esse T1600 ia ficar o bicho pra competir...manda 400W pra cada corneta...

Da pra usar potencia menor sim e ter um bom rendimento, so que com certesa vc vai pegar competidor que vai usar potencia bem acima dessa.

So lembrando, o dobro da potencia rende teoricos 3 Db a mais.

Quando eu iniciei no trio eu usava as cornetas em linha e distante uns 10 cm uma da outra. So alinhando as cornetas em arco a 1 metro do microfone e deixando elas coladas uma na outra subi quase 7 Db com o mesmo amp, que na epoca era um Pile Drive 4.1

Quando passei pro Banda, subi 3,3 Db e terminei 2004 com record de 151,4 Db com 4 cornetas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ai meus amigos, toquei este fim de semana no campeonato da DBChampions. Quebrei o recorde deles para Trio Intermediário com 4 cornetas, 138,5dB, tocando All by myself  ;) .

As cornetas cortadas em 12dB/Oitavada mais o cross ativo da Steson.

Gostaria de saber como fazer para aumentar essa marca.

Valeu

Amigo qual musica vc usou no campeonato???? estou a procura de uma pra competir aki mes q vem pela DB champion!!!

:legal:

Usei a música que o Denda-Oreia me indicou, All by myself (Celine Dion).

Achei outra da Celini que da uma freq maior, so que nao deu pra testar, meu RTA queimou :angry::banghead

Depois passo o nome do cd e a musica....

Compartilhar este post

Link para o post
Ai meus amigos, toquei este fim de semana no campeonato da DBChampions. Quebrei o recorde deles para Trio Intermediário com 4 cornetas, 138,5dB, tocando All by myself  ;) .

Valeu

Amigo qual musica vc usou no campeonato???? estou a procura de uma pra competir aki mes q vem pela DB champion!!!

Toquei All by myself (Celine Dion), dica do Denda-Oreia. Pausa em 3:00, o maior pico é em 3:08 até 3:18.

Ai Denda, queria saber como posso melhorar meu setup para outros campeonatos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc disse que o volume do player fica em 60 % do total?

Na hora da medição ele continuará a 60% ou posso aumentar ele todo? Daria distorção?

Já tem o nome da musica e cd?

Compartilhar este post

Link para o post

Na hora da medição ele continuará a 60% ou posso aumentar ele todo? Daria distorção?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Usei a música que o Denda-Oreia me indicou, All by myself (Celine Dion).

Achei outra da Celini que da uma freq maior, so que nao deu pra testar, meu RTA queimou :angry::banghead

Depois passo o nome do cd e a musica....

Mepassa o nome dela dia 20 de maio tem campeonato aki!!! to atraz de musica p competir!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Toquei All by myself (Celine Dion), dica do Denda-Oreia. Pausa em 3:00, o maior pico é em 3:08 até 3:18.

Descreve seu som ae pra mim...o que vc tem e o que ta ligado em quem....

Compartilhar este post

Link para o post

Nao passa do volume achado nao, so vai aumentar a distorcao. Se vc achou x volts da formula a 60% do volume do cd, é esse volume que vc vai usar pra competir...é o maximo de rendimento que seu modulo vai produzir com uma distorcao aceitavel, acima disso vai torrar as cornetas e o SPL num vai subir

Eu regulo meu som pra 60% e desligo os falantes, mas aqui no forum tem um topico sobre regulagem de amps que a galera nao desliga o falante e coloca o ganho em 100%, zera o ganho do amp e comeca a alinhar. EU prefiro a 60 %, assim o cd e o amp ficam com "media" carga, mas pode fazer do modo deles que da certo tambem. Outra coisa, a freq usada é de 60 Hz, acho que esqueci de te falar isso....

Essa regulagem serve pro dia a dia tambem, caso vc goste de tocar o terror na balada com o som []-[]

Amanha vou procurar o cd e te falo a musica, blz?

Compartilhar este post

Link para o post
Ai meus amigos, toquei este fim de semana no campeonato da DBChampions. Quebrei o recorde deles para Trio Intermediário com 4 cornetas, 138,5dB, tocando All by myself ;) .

Valeu

aumentar dbs não basta apenas ter só isso...

tecnicamente, basta vc dobrar a potencia aplicada no driver que vc ja terá um resultado melhor...

mas para aumentar dbs com o que vc tem, vc terá que ter um RTA e um programa de analizador musical ou senão vc irá ficar no exaustivo modo de tentativa, acerto e erro.

se sua categoria e entidade não te dá livre árbitrio de escolher uma midia original ou gravada vc terá que passar varios e varios gritos neste analizador para ver qual a musica e grito originalmente é mais forte, quanto mais o pico musical chegar proximo ou bem proximo a 0dbs ( veja bem, ele está saindo de -6dbs normalmente) melhor para vc.

o grito que vc usa é longo ou curto? tem uma lenda que divide bastante os competidores que não aceitam "receitas de campeonato", tem quem usa gritos curtos pois falam que os gritos longos o RTA pode não registar pequenas variações de dbs, tem tambem os que usam os gritos longos falando que com os gritos curtos o RTA não tem tempo tambem de marcar variações de dbs (eu sou um deles heheh)

os DRIVERS estão a 12dbs/8a, mas em qual frequencia? vc viu se a frequencia de corte é a mesma onde o driver + o acoplamento tem a sua maior performance?

como estava regulado o ganho do amplificador? estava certo? vc precia de um osciloscopio e um RTA tambem, um osciloscopio para ver a entrada de distorção no driver (infelismente no campeonato vc precisa ter um pouquinho) e o RTA para saber até que ponto esta distoção está ou não atrapalhando o seu ganho de dbs

alimentação? como está? é nestas horas que o carro ligado (antes do acionamento da ventoinha) quebra um bom galho, carregou a bateria até o talo antes de participar do evento? e não gastou esta bateria até o exato monento da medição?

antes de medir, vc ligou o som para curtir um pouco? se sim, o amplificador, o driver, a bateria fica um pouco " fatigados" por isso.

alinhamento dos drivers... vc fez? esta é uma outra lenda que divide os competidores, tem quem usa os drivers alinhados em um ponto central pois vc estará direcionando o SPL para o mesmo ponto, tem quem não direciona o driver falando que é mais facil ter cancelamentos assim e ambos obtem o mesmo resultado.

alias, quais drivers são? nem sempre o mais " potente" (o que agenta mais RMS) é o melhor, normalmente é o que tem uma maior sensibilidade

qual a categoria? vc tem a opção de tocar somente os drivers e não todo o conjunto ( drivers, subs, woofers) ? e se vc tem ou não esta opção vc colocou o amplificador de maior potencia nos drivers?

player, quais os recursos do player que vc usou?

enfim... tem muita coisa para se ver, o que falei é só o começo... mas se vc estiver afim de pegar pessado nos campeonatos, começe arrumando um RTA, sem ele, ficando nesta de acerto e erro tu vai demorar pakas para subir a marca consideravelmente

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

aumentar dbs não basta apenas ter só isso...

tecnicamente, basta vc dobrar a potencia aplicada no driver que vc ja terá um resultado melhor...

mas para aumentar dbs com o que vc tem, vc terá que ter um RTA e um programa de analizador musical ou senão vc irá ficar no exaustivo modo de tentativa, acerto e erro.

se sua categoria e entidade não te dá livre árbitrio de escolher uma midia original ou gravada vc terá que passar varios e varios gritos neste analizador para ver qual a musica e grito originalmente é mais forte, quanto mais o pico musical chegar proximo ou bem proximo a 0dbs ( veja bem, ele está saindo de -6dbs normalmente) melhor para vc.

o grito que vc usa é longo ou curto? tem uma lenda que divide bastante os competidores que não aceitam "receitas de campeonato", tem quem usa gritos curtos pois falam que os gritos longos o RTA pode não registar pequenas variações de dbs, tem tambem os que usam os gritos longos falando que com os gritos curtos o RTA não tem tempo tambem de marcar variações de dbs (eu sou um deles heheh)

os DRIVERS estão a 12dbs/8a, mas em qual frequencia? vc viu se a frequencia de corte é a mesma onde o driver + o acoplamento tem a sua maior performance?

como estava regulado o ganho do amplificador? estava certo? vc precia de um osciloscopio e um RTA tambem, um osciloscopio para ver a entrada de distorção no driver (infelismente no campeonato vc precisa ter um pouquinho) e o RTA para saber até que ponto esta distoção está ou não atrapalhando o seu ganho de dbs

alimentação? como está? é nestas horas que o carro ligado (antes do acionamento da ventoinha) quebra um bom galho, carregou a bateria até o talo antes de participar do evento? e não gastou esta bateria até o exato monento da medição?

antes de medir, vc ligou o som para curtir um pouco? se sim, o amplificador, o driver, a bateria fica um pouco " fatigados" por isso.

alinhamento dos drivers... vc fez? esta é uma outra lenda que divide os competidores, tem quem usa os drivers alinhados em um ponto central pois vc estará direcionando o SPL para o mesmo ponto, tem quem não direciona o driver falando que é mais facil ter cancelamentos assim e ambos obtem o mesmo resultado.

alias, quais drivers são? nem sempre o mais " potente" (o que agenta mais RMS) é o melhor, normalmente é o que tem uma maior sensibilidade

qual a categoria? vc tem a opção de tocar somente os drivers e não todo o conjunto ( drivers, subs, woofers) ? e se vc tem ou não esta opção vc colocou o amplificador de maior potencia nos drivers?

player, quais os recursos do player que vc usou?

enfim... tem muita coisa para se ver, o que falei é só o começo... mas se vc estiver afim de pegar pessado nos campeonatos, começe arrumando um RTA, sem ele, ficando nesta de acerto e erro tu vai demorar pakas para subir a marca consideravelmente

dois topicos legais e antigos para vc ler...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=47681&hl=

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=35091&hl=

Compartilhar este post

Link para o post
Fala galera, blz?

Camaradas, tenho uma duvida que nao consegui achar nos topicos ( se houver, favor me indicar ). COMO OS COMPETIDORES PATROCINADOS ( Nereu, Pardal...) conseguem bater uns 160 Db com 4 cornetas?

Eu nao sou instalador profissional e nem tenho loja, mas participo de competiçoes de trio. Olha so o que eu possuo atulamente:

3 Bandas 8 segundos de 3000WRMS a 2 Ohms

4 Selenium D300 fenolica

2 Selenium D400 fenolica

4 Hinor Hdi 400

6 Baterias de 150 Ah

Toco nas categorias 4 cornetas amador, 2 e 4 profissional, e quando tinha so um Banda consegui arrancar 151,4 Db com as 4 D300 pela entidade Circuito Mineiro.

Em 2004 tive a oportunidade de ver e ouvir o Nereu tocar e é simplismente um ABSURDO DE SOM!!!!!

Como isso é possivel?

Um instalador que competia em SPL falou que tem como fazer um duplicador de onda usando cabos RCA e que sobe em 3 a 6 Db...sera? Alguem conhece isso?

Anteriormente eu nao tocava com vaso auxiliar, agora to comprando uns pra ver a diferenca. Vou usar 1 Banda 8 segundos e as 4 D300 pra ver a rela diferença.

Alguem tem uma "formula magica" de subir Db em trio? [-]

Outra coisa, alguem conhece ou tem D400 pra vender? :legal:

Com relaçao a musica a ser utilizada com uma frequencia alta para cornetas.

Eu ja vi usarem muito nesses campeonatos musicas da Mariah Carey !!!

Pois ela consegue uma nota altissima (G7 ou Sol 7) tornando a extensão dela em QUASE 5 oitavas

enquanto o normal em um ser humano, "se eu nao me engano" é em torno de 3

Compartilhar este post

Link para o post

gente !! vcs tem amusica do piu piu ??? se nao tiverem, essa e a musica mais absurda pra competir com medio e agudo... me mandem pm ou marcelospalenza@hotmail.com ai eu manso pra vcs !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Felipe, blz?

Camarada, eu nao entendi seu comentario sobre o alinhamento das cornetas. Vc é a favor ou contra?

To perguntando pq vc falou que o resultado de quem alinha é o mesmo de quem nao alinha, correto? Eu discordo. No meu sistema eu subi aproximadamente 7 Db so alinhando em arco a um metro do microfone. Nao mexi no amp, a musica era a mesma as baterias tb eram as mesmas.

Ao fazer alinhamento, vc define que cada corneta esta a exatos 1 metro do microfone, caso contrario, as cornetas da ponta estarao a + de um metro do microfone, e qualquer 0,3 Db em campeonato tira vc do 1° lugar....ja perdi um por 0,1 Db...da uma raiva :banghead hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Decreve pra mim o que vc tem de som e como ta ligado.

Seus amplificadores ja estao regulados? Se vc subir + o volume do cd distorce?

Suas cornetas estao alinhadas em forma de arco ou esta retas?

Pelo que vc disse, seu som ja ta rendendo o maximo. O ideal é testar num RTA. Coloca a musica pra tocar, mede e anota o resultado. Aumenta o som, mede e anota. Va repetindo isso ate o spl parar de subir ou o som comecar a distorcer. O ruim desse processo é que fatalmente vai queimar uns reparos. Um osciloscopio iria ajudar muito, sendo possivel visualizar a onda antes dela ficar quadrada.

Vc toca 30 sengundos ou so da pico?

Vc disse o seguinte: "As cornetas cortadas em 12dB/Oitavada mais o cross ativo da Steson." Vc usa um crossover passivo e um ativo? Caso positivo, pq?

Na hora da medição eu tiro o cross passivo.

As cornetas estão alinhadas retas. Para a próxima etapa estarão em arco, e vou com 4 e com 8. Vou tentar aplicar mais potência nelas também.

Nesta etapa eu liguei as cornetas da seguinte forma:

1 amplificador Huricane 4120 - 2 bridges de 240RMS cada - 2 cornetas em cada bridge.

Corte no cross em 1.2Khz, e o ganho não tava no máximo, nem no cross nem no aplificador.

Não distorceu nada.

Toquei os 30s com o volume no máximo, mas na minha categoria posso dar só picos.

E não queimou nada na hora da medição.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Rodrigao, na sua assinatura tem a descricao do seu som, correto? ve se sao esses mesmos: 2 Eros SDS 815 (100%), 4 Selenium D250X (100%), 2 ST Eros EFT1000 (100%), 2 Huricane 4120, 1 Taramps 2500, 1VTR Taramps, 1 Bateria Impact 100Amp, 1 Bateria Moura c/Prata 75Amp, Cross Stetson STX84.

Entao, seu eu tivesse esses equipamentos eu usaria EM COMPETICAO assim:

Desligava os Eros, os ST, os 4120...resumindo, so deixava o Taramps 2500 e os 4 drivers. Particularmente eu nao conheco Taramps, mas dei uma olhada no site. Se o seu for taramps gold de 2 ohms, da pra ligar as 4 d250 que a impedancia ta certinha e provavelmente vc deve subir uns 5 Db

Eu deixaria assim: Cd com grave totalmente zerado ( -6), agudos num pouco abaixo do meio e medio um pouco acima do meio, ligava no cross Stetson e puxava so a saida de medio. Alguns drivers costuma render o maximo na faixa entre 1000 e 1600Hz, logo, seu crossover tem que ser bem setado para o seu driver. Eu uso corte em 800hz. Ligava a saida do cross no Taramps, que por sua vez ira alimetar as cornetas.

Alguns pontos a se lembrar:

*Nessa configuracao vc nao poderá tocar 30 segundos, terá que ser apenas pico pra TENTAR nao queimar os drives, pq é quase certo de queimar

*Eu acho muito valido alinhar as cornetas em arco, se possivel

*Se seu driver tiver capacitor, tire. Vc ja tem crossover pra isso. capacitor + crossover nao rende nada e acaba atrapalhando

*O amp vai trabalhar mais folgado pq vai ter a carga da bateria so pra ele

*Evite distorcoes por excesso de ganho, pq vc vai ter ganho do cross e do amp. Aquela formulazinha que eu postei aqui ajuda bem.

*Nunca use reparo paralelo, eles tem a sensibilidade muito ruim. REPARO SO ORIGINAL

Bom, acho que com isso ja da pra subir uns Dbs. Campeonato é pratica e curiosidade. Sempre que possivel pergunte, observe como os concorrentes tocam, observe as musicas e os pontos de pico. Tudo o que sei de som foi perguntando, mexendo e testando...100%DIY. Nunca nenhum "estalador" botou a mao no meu carro. Se vc tem vontade e gosta, mete a cara que o resultado vem.

Qualquer duvida é so falar

Compartilhar este post

Link para o post

alinhamento dos drivers... vc fez? esta é uma outra lenda que divide os competidores, tem quem usa os drivers alinhados em um ponto central pois vc estará direcionando  o SPL para o mesmo ponto, tem quem não direciona o driver falando que é mais facil ter cancelamentos assim e ambos obtem o mesmo resultado.

E ae Felipe, blz?

Camarada, eu nao entendi seu comentario sobre o alinhamento das cornetas. Vc é a favor ou contra?

To perguntando pq vc falou que o resultado de quem alinha é o mesmo de quem nao alinha, correto? Eu discordo. No meu sistema eu subi aproximadamente 7 Db so alinhando em arco a um metro do microfone. Nao mexi no amp, a musica era a mesma as baterias tb eram as mesmas.

Ao fazer alinhamento, vc define que cada corneta esta a exatos 1 metro do microfone, caso contrario, as cornetas da ponta estarao a + de um metro do microfone, e qualquer 0,3 Db em campeonato tira vc do 1° lugar....ja perdi um por 0,1 Db...da uma raiva :banghead hahahahaha

eu alinho

para mim o melhor alinhamento de drivers foi alinhando as fases dele (postei dois topicos aqui neste post, se não me engano está no segundo topico postado)

alinhamento em U não deu certo para mim. e o não alinhamento tambem não.

tem quem náo gosta de alinhamento, não sei se lembra, um tempo atras, quando havia uma briga feita entre o Serginho da BoomBox e o Roberto lisi da Xplosound...

o Serginho não alinhava, alias, detestava alinhar, falava que o alinhamento causava alguns cancelamentos, ja o Roberto alinhava (alinhamento em U), os dois estavam ali, um comendo 0.1db do outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Pelo que vc disse, seu som ja ta rendendo o maximo. O ideal é testar num RTA. Coloca a musica pra tocar, mede e anota o resultado. Aumenta o som, mede e anota. Va repetindo isso ate o spl parar de subir ou o som comecar a distorcer. O ruim desse processo é que fatalmente vai queimar uns reparos. Um osciloscopio iria ajudar muito, sendo possivel visualizar a onda antes dela ficar quadrada.

Vc disse o seguinte: "As cornetas cortadas em 12dB/Oitavada mais o cross ativo da Steson." Vc usa um crossover passivo e um ativo? Caso positivo, pq?

As cornetas estão alinhadas retas. Para a próxima etapa estarão em arco, e vou com 4 e com 8. Vou tentar aplicar mais potência nelas também.

1 amplificador Huricane 4120 - 2 bridges de 240RMS cada - 2 cornetas em cada bridge.

Corte no cross em 1.2Khz, e o ganho não tava no máximo, nem no cross nem no aplificador.

Não distorceu nada.

Toquei os 30s com o volume no máximo, mas na minha categoria posso dar só picos.

Essa configuracao ta boa, mas acho que ja ta no limite maximo.

Realmente vc vai ter que aumentar essa potencia pra subir Db e acho que alinhando as cornetas ja vai dar resultado.

Se vc puder ligar no taramps, igual eu falei no topico anterior, certamente o Db vai subir.

Com relacao ao cross, vc pode tirar os passivos de vez do som. Mesmo no dia a dia. O Stetson faz a funcao do corte, sendo assim vc nao precisa de passivos. Eu abaixaria o corte um pouco. Tenta um corte pra 700, 800 Hz

Com relacao a usar 8 cornetas, eu pensei em ligar todas no taramps. Se o seu for 2 ohms, creio eu que por um periodo de 2 a 3 segundo pode-se ligar uma carga de 1 ohm. Seria bom confirmar isso com o fabricante ou alguem aqui do forum que usa ou conhece o bicho. Tenho amigos que usam Banda ice a 1ohm somente pra dar pico. Se o Taramps permitir, vai ser uma PORRADA no RTA [-]

Vc toca com 12 ou 14 volts?

Compartilhar este post

Link para o post

alinhamento dos drivers... vc fez? esta é uma outra lenda que divide os competidores, tem quem usa os drivers alinhados em um ponto central pois vc estará direcionando  o SPL para o mesmo ponto, tem quem não direciona o driver falando que é mais facil ter cancelamentos assim e ambos obtem o mesmo resultado.

E ae Felipe, blz?

eu alinho

para mim o melhor alinhamento de drivers foi alinhando as fases dele (postei dois topicos aqui neste post, se não me engano está no segundo topico postado)

tem quem náo gosta de alinhamento, não sei se lembra, um tempo atras, quando havia uma briga feita entre o Serginho da BoomBox e o Roberto lisi da Xplosound...

o Serginho não alinhava, alias, detestava alinhar, falava que o alinhamento causava alguns cancelamentos, ja o Roberto alinhava (alinhamento em U), os dois estavam ali, um comendo 0.1db do outro.

O problema é que esses caras nao contavam so com o alinhamento pra medir. Sempre tinham uma carta na manga que ninguem sabe ate hj. Fora que tocavam com 16 a 18 volts. Como eu toco com 4 ou 8 drivers, prefiro alinhar. Acima disso pode ser que tenha cancelamento ou dificuldades que eu realmente nao conheco pois nunca usei. cheguei a ter 12 drivers no carro, mas num toquei com todos nao...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Não distorceu nada.

Realmente vc vai ter que aumentar essa potencia pra subir Db e acho que alinhando as cornetas ja vai dar resultado.

Se vc puder ligar no taramps, igual eu falei no topico anterior, certamente o Db vai subir.

Com relacao ao cross, vc pode tirar os passivos de vez do som. Mesmo no dia a dia. O Stetson faz a funcao do corte, sendo assim vc nao precisa de passivos. Eu abaixaria o corte um pouco. Tenta um corte pra 700, 800 Hz

Com relacao a usar 8 cornetas, eu pensei em ligar todas no taramps. Se o seu for 2 ohms, creio eu que por um periodo de 2 a 3 segundo pode-se ligar uma carga de 1 ohm. Seria bom confirmar isso com o fabricante ou alguem aqui do forum que usa ou conhece o bicho. Tenho amigos que usam Banda ice a 1ohm somente pra dar pico. Se o Taramps permitir, vai ser uma PORRADA no RTA [-]

Toquei com 13,8volts.

Meu Taramps é mono, isso não atrapalha? Já que tenho que tocar uma faixa musical.

Estou pensando em usar uma banda VXLolla que dá 2 canais de 600Rms em 2ohms e 1200RMS em 1ohms. O que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Felipe, blz?

eu alinho

O problema é que esses caras nao contavam so com o alinhamento pra medir. Sempre tinham uma carta na manga que ninguem sabe ate hj. Fora que tocavam com 16 a 18 volts. Como eu toco com 4 ou 8 drivers, prefiro alinhar. Acima disso pode ser que tenha cancelamento ou dificuldades que eu realmente nao conheco pois nunca usei. cheguei a ter 12 drivers no carro, mas num toquei com todos nao...

eles trabalhavam com 16v nos amplificadores e uma porrada de baterias, mas... não tinha segredos na manga não... a diferença entre eles era nos drivers só, enquanto o Roberto estava com JC4 o Serginho com Arlen

tive o prazer de conversar muito e pessoalmente com os dois, realmente não tinha segredos e cartas na manga não, como vai ter segredos com quem manja de campeonato, teorias e tecnicas?

poderia ser algum driver prototipo, mas tambem ambos trabalhavam com drivers de linha, alias, o serginho tinha me mostrado um driver bem bizaro da arlem naquela epoca... mas ele nunca usou (pelo menos eu nunca vi ele usando)

Compartilhar este post

Link para o post
Fala galera, blz?

Camaradas, tenho uma duvida que nao consegui achar nos topicos ( se houver, favor me indicar ). COMO OS COMPETIDORES PATROCINADOS ( Nereu, Pardal...) conseguem bater uns 160 Db com 4 cornetas?

Eu nao sou instalador profissional e nem tenho loja, mas participo de competiçoes de trio. Olha so o que eu possuo atulamente:

3 Bandas 8 segundos de 3000WRMS a 2 Ohms

4 Selenium D300 fenolica

2 Selenium D400 fenolica

4 Hinor Hdi 400

6 Baterias de 150 Ah

Toco nas categorias 4 cornetas amador, 2 e 4 profissional, e quando tinha so um Banda consegui arrancar 151,4 Db com as 4 D300 pela entidade Circuito Mineiro.

Em 2004 tive a oportunidade de ver e ouvir o Nereu tocar e é simplismente um ABSURDO DE SOM!!!!!

Como isso é possivel?

Um instalador que competia em SPL falou que tem como fazer um duplicador de onda usando cabos RCA e que sobe em 3 a 6 Db...sera? Alguem conhece isso?

Anteriormente eu nao tocava com vaso auxiliar, agora to comprando uns pra ver a diferenca. Vou usar 1 Banda 8 segundos e as 4 D300 pra ver a rela diferença.

Alguem tem uma "formula magica" de subir Db em trio? [-]

Outra coisa, alguem conhece ou tem D400 pra vender? :legal:

Com relaçao a musica a ser utilizada com uma frequencia alta para cornetas.

Eu ja vi usarem muito nesses campeonatos musicas da Mariah Carey !!!

Pois ela consegue uma nota altissima (G7 ou Sol 7) tornando a extensão dela em QUASE 5 oitavas

enquanto o normal em um ser humano, "se eu nao me engano" é em torno de 3

e por acaso vc sabe o nome dela?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu

Não distorceu nada.

Toquei com 13,8volts.

Meu Taramps é mono, isso não atrapalha? Já que tenho que tocar uma faixa musical.

Estou pensando em usar uma banda VXLolla que dá 2 canais de 600Rms em 2ohms e 1200RMS em 1ohms. O que acha?

O fato dele ser mono ou stereo nao tem nada a ver...os meus Banda 8segundos sao mono. O que vai influenciar é a freq que ele trabalha. Acho que ele vai ate 3000hz, num é? Se for, bota pra tocar. É a mesma freq do Ice.

Eu acho que o Lolla num vai te ajudar muito nao pq ele da 600 a 2 ou 1200 a 1 ohm, ou seja, a impedancia nao vai casar...somente com 8 cornetas da pra fazer 1 ohm. Se vc usar 4 cornetas, que resulta em 2 ohms, vc nao vai tirar 100% do amplificador.

Como eu te falei, nunca vi um Taramps, na minha regiao nao tem, mas acho que vai te servir muito bem. Eu tocaria com ele

Se alguem do forum puder opinar sobre taramps pra trio, por favor postem :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Felipe, blz?

eu alinho

eles trabalhavam com 16v nos amplificadores e uma porrada de baterias, mas... não tinha segredos na manga não... a diferença entre eles era nos drivers só, enquanto o Roberto estava com JC4 o Serginho com Arlen

tive o prazer de conversar muito e pessoalmente com os dois, realmente não tinha segredos e cartas na manga não, como vai ter segredos com quem manja de campeonato, teorias e tecnicas?

poderia ser algum driver prototipo, mas tambem ambos trabalhavam com drivers de linha, alias, o serginho tinha me mostrado um driver bem bizaro da arlem naquela epoca... mas ele nunca usou (pelo menos eu nunca vi ele usando)

Eu ainda acho que tem "coisas" que ninguem passa. Eu conversei com o Nereu em 2004 e perguntei se ele tocava com reparo da Hinor de 4 ohms. Ele falou que isso é lenda, mentira de concorrente! Vc acreditou? Eu nao!!!! ;)

Ele falou que se alguem quisesse, ele apostava R$1000,00 pra alguem mexer nos drivers dele e ve se tem algum "mexido"...claro que ninguem vai arriscar perder 1000 conto. O carro dele é lotado de baterias e os modulos eram roadstar 2000 e o cara tocou na final do circuito mineiro 166 Db.

Logico que entra tecnica, conhecimento e tempo de estrada, mas certas coisas nao sao abertas aos competidores em geral. Por isso gosto dos americanos, equipamento de competicao TEM que ser vendido nas lojas, senao nao vale...

Mas nos dois sabemos que campeonato nao é essa honestidade que todos falam...RTA turbinado é o mais comum...e mata de raiva :banghead:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Denda pelo tópico, é deste tipo de discursão que estamos precisando aqui no forúm.

Estou entrando agora nessa linha de competições, e quero aprender não só pra ganhar, mas também para ter o conhecimento, e quero ganhar honestamente, com driver de linha, quero bater marcas utilizando conhecimento e inteligência, escolhendo a musica correta fazendo as ligações corretas e etc.

Por isso procuro a ajuda de vocês, não entendo como podem 4 drivers de 1" batem 160dB. Mas se for possível eu quero chegar lá também.

Minha primeira marca foi 138,5, quero bater mais alto na proxima etapa, e conto com a ajuda de todos aqui no forúm para isso.

As dicas que já me foram passadas foram boas e estarei testando ainda esta semana.

Depois vou postar os resultados. E mais uma pergunta:

Qual o melhor Driver para competir? D250X ou HDI400 ou outro?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...