Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jiap

Batendo Bobina

Recommended Posts

Tudo bom galera?

Quais os motivos para um sub bater bobina?

Projeto de caixa errada com pouca litragem? Excesso de potência?

Antes eu tinha meus NAR em caixas seladas com 36 litros cada e os subs nuncam bateram bobina.

Agora eu os coloquei em caixas de 25 litros. Mas eu forrei internamente, e isso fez ela fica menor. E o recomendado pela NAR é entre 25 e 30 litros.

Será que o volume tá pouco? Ou é pq a caixa selada de menor litragem exige q se aplique menos potência no sub?

Loudness, ganho do amplificador, equalização do player. Isso tbem deve se levar em conta? Às vezes uma caixa pode estar bem projetada mas esses itens desregulados fazem um sub bater bobina?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais são esses NAR? (é o 1 de 125W rms ou o novo, e quantas polegadas?). A caixa é dutada ou selada? Qual carro? Qual a senha do banco? Forrou com o quê, como colocou e quanto material? Qual amp? Qual player e comos está o EQ e ajustes dele?

Em geral é por volume inadequado e/ou potência demais.

Compartilhar este post

Link para o post
Quais são esses NAR? (é o 1 de 125W rms ou o novo, e quantas polegadas?). A caixa é dutada ou selada? Qual carro? Qual a senha do banco? Forrou com o quê, como colocou e quanto material? Qual amp? Qual player e comos está o EQ e ajustes dele?

Aí vai.

NAR de 125 Wrms de 10" (Modelo antigo)

Caixa selada de 25 litros forrada com feltro em todas as paredes da caixa.

Carro Kadett.

Amplificador Oritron OPC-688 ligando cada Bridge de "200 W rms" para cada sub.

Com a chavinha em 6dB.

Player é um Pioneer 8880BT.

Testei em todos os modos.

Com Loudness desligado e em Flat posso ir até o último volume q não bate. E o grave em - 10.

Se ligo o loudness ou coloco o eq. em SuperBass, não posso passar o volume em 30.

Isso tá certo mesmo? Tá batendo bobina pq o som está desregulado e não é pela caixa? Ou os dois? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Quais são esses NAR? (é o 1 de 125W rms ou o novo, e quantas polegadas?).  A caixa é dutada ou selada? Qual carro? Qual a senha do banco? Forrou com o quê, como colocou e quanto material? Qual amp? Qual player e comos está o EQ e ajustes dele?

Aí vai.

Carro Kadett.

Com a chavinha em 6dB.

Com Loudness desligado e em Flat posso ir até o último volume q não bate. E o grave em - 10.

Se ligo o loudness ou coloco o eq. em SuperBass, não posso passar o volume em 30.

Isso tá certo mesmo? Tá batendo bobina pq o som está desregulado e não é pela caixa? Ou os dois? :huh:

Está me parecendo principalmente algum problema na regulagem player/amp. Tente acertar o "ganho" desse amp novamente (caso seja necessário) ... e me explique: Essa chavinha em 6dB é um tipo de bass boost? Se for, deixe no mínimo. Deixe o player em flat total inicialmente, e use o EQ apenas

pra corrigir.

O uso de feltro é interessante pra diminuir as ondas estacionárias e amansar certos picos. Mas deve ser corretamente colocada dentro da caixa, em geral apenas na face oposta da caixa, onde há maior velocidade do ar. O uso de material absorvente tende a tornar o sub mais manco e fazer ele enxergar uma caixa maior, mas em troca disso ele pode ajudar na resposta (apenas se houver algo a ser corrigido).

Por isso acho que o ganho pode estar alto demais pra compensar essa "perda" de SPL.

Compartilhar este post

Link para o post
Quais são esses NAR? (é o 1 de 125W rms ou o novo, e quantas polegadas?).  A caixa é dutada ou selada? Qual carro? Qual a senha do banco? Forrou com o quê, como colocou e quanto material? Qual amp? Qual player e comos está o EQ e ajustes dele?

Aí vai.

Carro Kadett.

Com a chavinha em 6dB.

Está me parecendo principalmente algum problema na regulagem player/amp. Tente acertar o "ganho" desse amp novamente (caso seja necessário) ... e me explique: Essa chavinha em 6dB é um tipo de bass boost? Se for, deixe no mínimo. Deixe o player em flat total inicialmente, e use o EQ apenas

pra corrigir.

O uso de feltro é interessante pra diminuir as ondas estacionárias e amansar certos picos. Mas deve ser corretamente colocada dentro da caixa, em geral apenas na face oposta da caixa, onde há maior velocidade do ar. O uso de material absorvente tende a tornar o sub mais manco e fazer ele enxergar uma caixa maior, mas em troca disso ele pode ajudar na resposta (apenas se houver algo a ser corrigido).

Por isso acho que o ganho pode estar alto demais pra compensar essa "perda" de SPL.

Isso mesmo. Essa chavinha é um BassBoost. Vou deixá-la em zero então. O ganho está no mínimo.

A chavinha em 0dB e o player no flat tenho quase certeza que não vai bater bobina.

Se não bater vou ficar mais relax então e descartar a probabilidade da caixa estar mal projetada.

Obrigado aí pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí vai.

Carro Kadett.

Com a chavinha em 6dB.

pra corrigir.

Isso mesmo. Essa chavinha é um BassBoost. Vou deixá-la em zero então. O ganho está no mínimo.

A chavinha em 0dB e o player no flat tenho quase certeza que não vai bater bobina.

Se não bater vou ficar mais relax então e descartar a probabilidade da caixa estar mal projetada.

Obrigado aí pela ajuda.

Não lembro como fica a simulação pra ese sub em caixa pequena ... e nem consigo simular aqui. Mas a maior probabilidade é que seja por má regulagem mesmo. Fuça lá e depois conte como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz! Vou dar uma testada na hora do almoço!

Compartilhar este post

Link para o post

Aeee!!! []-[]

Meus problemas acabaram!!!

Obrigado pela ajuda!

Rapaz, tenho a mania besta de regular tudo no máximo e querer que tudo funcione perfeitamente. Isso me cega e não deixa eu pensar direito.

Agora está tocando perfeitamente!

Dpois vou fazer um filminho e postar aki.

Rolou até um Bass, I Love You!

Os subs quase sairam andando sozinhos e não bateu bobina.

Mais uma vez obrigado!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Aeee!!! []-[]

Meus problemas acabaram!!!

Obrigado pela ajuda!

Rapaz, tenho a mania besta de regular tudo no máximo e querer que tudo funcione perfeitamente. Isso me cega e não deixa eu pensar direito.

Agora está tocando perfeitamente!

Dpois vou fazer um filminho e postar aki.

Rolou até um Bass, I Love You!

Os subs quase sairam andando sozinhos e não bateu bobina.

Mais uma vez obrigado!

Abraço

[-] Mas cuidado com essas músicas muito carregadas .... como eu disse, não tenho nem idéia de como seus subs estão se comportando nessa caixa. Músicas com fator de crista como essa "Bass I Love U" costumam derreter falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode deixar q não vou exagerar, só foi para testar mesmo :rolleyes:

Agora acho que a caixa deve estar legal.

Lembrei tbem q tinha uma opção da NAR para selada que chamava dBMonster, e se não me engano eram 15 litros.

Eu estava com medo da caixa estar com uma litragem baixa mas creio q esteja ok e q não é problema dela.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

e ae... blz... já está pronto o som do kadett???

vamos marcar uma reuniãozinha.... quero ver esse som ae...

flw...

qualquer coisa manda MP

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal preciso de uma ajuda, vi que o amigo ai em cima possui um modulo Oritron 688, eu também tenho esse modulo mais a minha duvida é o seguinte. Quantos ele fornece em wrms em 02 canais em bridge na verdade e quantos ohms é em bridge? Quero comprar um Subwwofer Bravox UXP 12' Bobina dupla de 400wrms. Mais qual eu compro 2ohms + 2ohms ou 4ohms + 4ohms?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...