Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

possamai

Sub Vibrando Quando Aumenta O Ganho

Recommended Posts

Dae galera.. blz??

Estou com uma dúvida imensa..

Eu e meu amigo terminamos de montar a caixa dele.

A caixa tem 2 Camaras de 46 litros individuais com 1 duto de 4" por 22,5.. seguindo recomendações do Rodrigão (rodrigo carvalho)...

Liguei em paralelo (+ + ... - - )e de 4 ohms virou 2 ohms ligando num Boss Ch900. Cada sub em 1 canal.

Especificações do Boss:

2 Channel MOSFET Bridgeable Power Amplifier with Remote Subwoofer Level Control

Max power, 2 ohm - 800w x 2

RMS power, 4 ohm - 300w x 2

Bridged Power, 4 OHM - 1600w x 1

Signal-to-noise-ratio - 102 dB

THD - 0.01%

O Sub é o Pioneer Ts-w306DVC Bobina dupla:4+4ohms.. 400wrms..

Teóricamente a 2 ohms, ele daria 400w pra cada bobina. Isso seria mais que suficiente para tocar o sub tranquilamente.

Porém quando ligo ele com o ganho no mínimo e vou aumentando ele devagar. Chega uma hora que o sib começa a vibrar que nem loco sem parar (Paf paf paf paf paf) e aí tenho que diminuir o ganho. Se eu regular o ganho um pouco antes do sub começar a vibrar que nem louco. O som fica muito baixo, já que eu tenho esse falante de 10" - 350rms e é forte... e esse é o de 12" - 400rms e não chega nem perto do meu de 10".

Alguém tem idéia do que poderia ser? Que sintomas são esses?

O que pode ser? Interferência?... Caixa grande/pequena?... Regulangem errada?... Duto incorreto? Cabeamento?

Ou melhor.. que testes devo fazer? pois já testei ligações diferentes e não tenho idéia.. até testei em um outro módulo bem mais fraco, só que aconteceu a mesma coisa de ficar vibrando... mesmo com o som baixíssimo..

No aguardo..

Valeu galera,

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dae galera.. blz??

Estou com uma dúvida imensa..

Eu e meu amigo terminamos de montar a caixa dele.

A caixa tem 2 Camaras de 46 litros individuais com 1 duto de 4" por 22,5.. seguindo recomendações do Rodrigão (rodrigo carvalho)...

Liguei em paralelo (+ + ... - - )e de 4 ohms virou 2 ohms ligando num Boss Ch900. Cada sub em 1 canal.

Especificações do Boss:

2 Channel MOSFET Bridgeable Power Amplifier with Remote Subwoofer Level Control

RMS power, 4 ohm - 300w x 2

Signal-to-noise-ratio - 102 dB

THD - 0.01%

O Sub é o Pioneer Ts-w306DVC Bobina dupla:4+4ohms.. 400wrms..

Teóricamente a 2 ohms, ele daria 400w pra cada bobina. Isso seria mais que suficiente para tocar o sub tranquilamente.

Porém quando ligo ele com o ganho no mínimo e vou aumentando ele devagar. Chega uma hora que o sib começa a vibrar que nem loco sem parar (Paf paf paf paf paf) e aí tenho que diminuir o ganho. Se eu regular o ganho um pouco antes do sub começar a vibrar que nem louco. O som fica muito baixo, já que eu tenho esse falante de 10" - 350rms e é forte... e esse é o de 12" - 400rms e não chega nem perto do meu de 10".

Alguém tem idéia do que poderia ser? Que sintomas são esses?

O que pode ser? Interferência?... Caixa grande/pequena?... Regulangem errada?... Duto incorreto? Cabeamento?

Ou melhor.. que testes devo fazer? pois já testei ligações diferentes e não tenho idéia.. até testei em um outro módulo bem mais fraco, só que aconteceu a mesma coisa de ficar vibrando... mesmo com o som baixíssimo..

No aguardo..

Valeu galera,

Abraços,

Possamai

Cara se vc estiver ligando cada sub em um canal esse tipo de ligação não é aconselhavel não, o correto seria vc ligar os dois falantes no bridge de 04 Ohms, ou seja sobe os dois pra 08ohms e depois desce para 04 ohms aí sim a ligação ficará mais correta e partir disto se continuar o prolema fica mais facil de detectar o que é. se tiver duvida como faz essa ligação dá uma olhadinha nos artigos da autosonet que deve ter lá algo a respeito e depois posta aí o resultado para se haver mais algum problema a galera do forum te ajuda a resolver

Compartilhar este post

Link para o post

Max power... e qual seria o Wrms ??

Ligando conforme o W32 citou ....

Vc logicamente sabe que ganho não é volume... a partir disso, talvez seja a litragem da caixa errada entre outras coisas....

Sei lá, está me cheirando ligação errada ...

Compartilhar este post

Link para o post

Você está usando música pra regular seu amp? É algum tipo de bass test?

Essa tremedeira aí pode ser pau no amp sim .... quando o amp começa a mandar corrente DC, esse é um dos sintomas. Pode estar faltando aterramento aí tbem.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera... vlw pela ajuda.. se tiverem mais.. podem mandar que amanhã eu vou testar novamente.

Respondendo:

Cara se vc estiver ligando cada sub em um canal esse tipo de ligação não é aconselhavel não, o correto seria vc ligar os dois falantes no bridge de 04 Ohms, ou seja sobe os dois pra 08ohms e depois desce para 04 ohms aí sim a ligação ficará mais correta e partir disto se continuar o prolema fica mais facil de detectar o que é. se tiver duvida como faz essa ligação dá uma olhadinha nos artigos da autosonet que deve ter lá algo a respeito e depois posta aí o resultado para se haver mais algum problema a galera do forum te ajuda a resolver

Ok kra.. vou tentar ligar eles no bridge amanhã... A ligação ficaria, série nas bobinas (8ohms) e paralelo nos falantes(4 ohms):

ligaogw6.jpg

Max power... e qual seria o Wrms ??

..

Ligando conforme o W32 citou ....

Vc logicamente sabe que ganho não é volume... a partir disso, talvez seja a litragem da caixa errada entre outras coisas....

Sei lá, está me cheirando ligação errada ...

Bem.. eu também não consegui descobrir qual era a rms nesse caso...

Sei que ganho não é volume, mais quando liguei o som reparei isso e achei estranho.. por isso pedi ajuda.. Litragem acho que não está errada, pois foi recomendada pelo RodrigoCarvalho. ;)

Você está usando música pra regular seu amp? É algum tipo de bass test?

Essa tremedeira aí pode ser pau no amp sim .... quando o amp começa a mandar corrente DC, esse é um dos sintomas. Pode estar faltando aterramento aí tbem.

Cara.. não cheguei a fazer testes precisos.. só reparei isso e achei muito estranho só que não sabia o que poderia ser... Como estava noite não fiz maiores testes.. Amanhã vou testar melhor com meu cd de Bass Test..

Tbm acho que o aterramento dele esta meio ruim.. vou verificar amanha pra colocar um cabo melhor.

Bem... a todos que responderam aqui.. vlw pela ajuda galera.. hand26

Amanhã vou testar certo e posto resultados... Também vou testar com meu PONE (estava sem o carro hoje) e verifico se é módulo ou sub.. Se tiverem mais dicas.. podem mandar.

Só tenho uma dúvida maior... Alguém conhece esse módulo (Boss Ch900)?? Ele é bom mesmo?? Que dá os 1600wrms, acredito que não dê, mais daria os 800wrms pros 2 sub de 400wrms tranquilo??

Vlw pela ajuda galera.. :rever1:

Aguardo resposta.

Abraços,

Possamai

=== Editando ===

Esqueci de por a foto da ligação.

============

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, melhor NÃO testar com bass test .... regule usando alguma música normal, e cuidado pra não torrar nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, melhor NÃO testar com bass test .... regule usando alguma música normal, e cuidado pra não torrar nada.

É melhor com música normal?? Ouvi muita gente falando que com Bass Test era mais "preciso"..

Como me recomenda regular então?

Não lembro onde vi que falaram que a maneira mais pratica, é desligando todos os falantes e só deixando o módulo e sub ligado.. ae deixar o rádio no máximo, e aumentar aos poucos o ganho, até começar a "forçar" o alto-falante.. ae voltar o ganho um pouco.

Mais isso é seguro? Como vou saber se o sub tá forçando?

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post
É melhor com música normal?? Ouvi muita gente falando que com Bass Test era mais "preciso"..

Como me recomenda regular então?

Não lembro onde vi que falaram que a maneira mais pratica, é desligando todos os falantes e só deixando o módulo e sub ligado.. ae deixar o rádio no máximo, e aumentar aos poucos o ganho, até começar a "forçar" o alto-falante.. ae voltar o ganho um pouco.

Mais isso é seguro? Como vou saber se o sub tá forçando?

Abraços,

Possamai

O problema é que tá estranho esse lance do sub ficar vibrando sem parar.... e se tacar uma música bombada aí, ele pode morrer.

Enquanto não souber o que está acontecendo, melhor não girar muito o "ganho" do amp não. Veja se tem aterramento bom pra esse amp ...

Ahh, esse paf paf paf seria a bobina batendo? Vix, cuida lá!

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe.. pode dexá kra.. tenho que cuida mesmo.. ainda mais que não é meu.. é do meu amigo.. hehehe..

Bom kra.. sobre esse paf paf paf.. axo q é meio estranho explica.. tpow.. ele não faz o barulho paf paf paf... ele fica oscilando pra frente e pra traz.. com se tivesse tocando um grave sabe.. mais não sai som.. só tpow tuuuuuuuuu... e fica indo pra frente pra traz...

é mais ou menos assim.. eu ligo o rádio.. com o ganho no mínimo... não toca nada o sub, ae eu giro devagar o ganho... ae começa a saí o som no sub... ae enquanto eu to girando o ganho... chega uma hora que ele começa a excursiona que nem loco.. pra frente e pra traz.. saindo a música baixa e excursionando.. Ae quando acontecia isso eu diminuia o ganho e ele parava de excurciona..

Será aterramento? Pelo que eu vi meio por cima.. o aterramento dele tá meio mal feito mesmo.. nem foi lixado a lata ..

E eu tbm queria saber se esse módulo vai tocar legal esses 2 sub.. será?

Cara.. vlw mesmo pela ajuda..

Abração,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Ao descobrir qual o problema, post aqui pois poderá ajudar muito gente futuramente.... até eu !! Hehehehe

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Ao descobrir qual o problema, post aqui pois poderá ajudar muito gente futuramente.... até eu !! Hehehehe

[]-[]

Opa.. podexá :vts

Vou postar aqui sim.... serve de ensinamento.. Mais tenho que conseguir.. heheh..

Pior que to encucado com isso kra.. <_<

Aproveitando... qual a melhor maneira (fácil) de ajustar o ganho?

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

esse seu tópico vai me ser útil também....

Não que meu som esteja com problemas, mas servira para acertar o ganho e demais ajustes, pois acho q meus SUBs poderiam tocar mais também....

Não vou postar minhas dúvidas aqui, para não misturar as coisas mas vou acompanhar o desfecho desse seu problema..

flw

Compartilhar este post

Link para o post
esse seu tópico vai me ser útil também....

Não que meu som esteja com problemas, mas servira para acertar o ganho e demais ajustes, pois acho q meus SUBs poderiam tocar mais também....

Não vou postar minhas dúvidas aqui, para não misturar as coisas mas vou acompanhar o desfecho desse seu problema..

flw

Dae kra.. firmeza...

Então.. eu tbm não tenho muito as manha pra regula ganho.. vo faze os testes hoje a tarde e vamo ve o que que acontece..

Vou regular do jeito que eu vi nos artigos :Controle de Ganho

Vamo ver o que eu consigo.. e depois posto os resultados..

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

dae galera... firmeza..

Então.. problema resolvido.. hehehe..

Repassei a fiação do negativo até a lataria.. e lixei bem o ponto.

depois refiz a ligação dos falantes.

Quando coloquei pra tocar os falantes... eles tocaram muuuuuuuito mesmo.

Acredito que esse problema, era realmente na ligação e aterramento, pois o aterramento dele está muito mal feito, e acredito q o módulo não estava aguentando o sub de acordo com akela ligação.

O único problema que fico agora, foi um zunido bem caixinho nas corneta que liguei em outro amp. nesse caso, pelo que li no fórum... aterrar um dos plugs do rca na carcaça do player melhora.. Outro dia vou farei isso.. mais por enquanto.. está muito bom mesmo o som.

Abraços e valeu a ajuda galera!!

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post
Acredito que esse problema, era realmente na ligação e aterramento, pois o aterramento dele está muito mal feito, e acredito q o módulo não estava aguentando o sub de acordo com akela ligação.

[-]:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

que bom q resolveu cara... muito bom saber o q um aterramento bem feito é capaz fazer.....

Vou aproveitar para revisar o meu também, pois o meu aterramento ta com um cabo de 16mm ligado no parafuso do banco traseiro, um aterramento para todo sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
que bom q resolveu cara... muito bom saber o q um aterramento bem feito é capaz fazer.....

Vou aproveitar para revisar o meu também, pois o meu aterramento ta com um cabo de 16mm ligado no parafuso do banco traseiro, um aterramento para todo sistema.

Isso ae kra... aterramento bom ajuda bastante.. Verificar se cabos não estão sub-dimensionado, e em grande contato com a lataria (no caso parafuso do cinto).. Deve-se lixar bem o local onde o fio vai estar em contato. Foi esses os procedimentos que tomei pra verificar o terra.

Depois é só alegria... :vts

Abraços e obrigado novamente,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ae kra... aterramento bom ajuda bastante.. Verificar se cabos não estão sub-dimensionado, e em grande contato com a lataria (no caso parafuso do cinto).. Deve-se lixar bem o local onde o fio vai estar em contato. Foi esses os procedimentos que tomei pra verificar o terra.

Depois é só alegria... :vts

Abraços e obrigado novamente,

Possamai

Cara

Seguinte?Eu ia te reocmendar medir a tensão da alimentação na entrada do amp mas tu já resolveu.O problema do aterramento mal feito, é que nesse ponto temos uma resistencia alta, e quando o amp começa a exigir corrente, essa resistencia , faz com que a tensão no amp caia, e ele começe a cortar, entrando em proteção.Por isso ele fica nesse vai e volta.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...