Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cairocarlos

Caixa P Dois Over 15" 800 4 Ohms

Recommended Posts

Opa e aí galera, eu fiz uma troca mas parece q já me arrependi... tinha dois papudo d 15" 550W e troquei por dois over 15" 800 4 ohms, aí conversando c o Rodrigo ele me disse q eu vou perder mto em subgrave, mas agora já está feito...

Alguem aí pode ajudar no projeto p minha nova caixa, vai ficar na caçamba d uma saveiro...

abraço a todos

Cairo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa e aí galera, eu fiz uma troca mas parece q já me arrependi... tinha dois papudo d 15" 550W e troquei por dois over 15" 800 4 ohms, aí conversando c o Rodrigo ele me disse q eu vou perder mto em subgrave, mas agora já está feito...

Alguem aí pode ajudar no projeto p minha nova caixa, vai ficar na caçamba d uma saveiro...

abraço a todos

Cairo

Como você vai perder em Subgrave, se o Bicho papão não é sub grave, e sim grave SPL.

Os Oversound são melhores 1000 vezes em subgrave.

Você pode fazer uma caixa com MDF de 20mm 90 litros para cada falante, com 2 dutos de 10.

Que você vai ter subgrave a vontade.

Agora o que vai precisar é potência, porque com os dois papões qualquer modulo dava conta, agora com os Oversound a coisa é diferente.

Se você não colocar um modulo forte, você não vai ficar satisfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

não entendi o que vc quiz dizer com GRAVE SPL ...

SUB grave são todas as freq PRA BAIXO de 60/50 hz , tocando isso com força , já se tem SUB GRAVE ...

Os Over não vão chegar NUNCA em 45 hz , está meio estranha sua afirmação !

E muito pelo contrario a alimentação ...

Primeiro que a sensibilidade de um WOOFER (o 15/800 é um woofer profissional) é bem maior que de um sub para sistema interno (no caso o BP)...

Sendo assim , toca mais com menas potência ...

E o Woofer vai tocar bem mais pra fora por esse motivo , por ter a faixa atuante de graves mais fortes que o BP , mas nunca vai ter as freq. mais baixas que o BP tem pra DENTRO !

Compartilhar este post

Link para o post

SUB grave são todas as freq PRA BAIXO de 60/50 hz , tocando isso com força , já se tem SUB GRAVE ...

Primeiro que a sensibilidade de um WOOFER (o 15/800 é um woofer profissional) é bem maior que de um sub para sistema interno (no caso o BP)...

E o Woofer vai tocar bem mais pra fora por esse motivo , por ter a faixa atuante de graves mais fortes que o BP , mas nunca vai ter as freq. mais baixas que o BP tem pra DENTRO !

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

"(o 15/800 é um woofer profissional)"

Vixxx?!?! A over fala q é um sub e até as lojas que vende tbem falão que é um sub-profissional e nao woofer, quem fala a verdade então?

;)

Compartilhar este post

Link para o post

guto, calma aehuaheauheauea

eles nao sabem oq falam

cara, o q o guto disse ta completamente correto sim!!

ja q o over é um sub, coloca ele tocando uns 30hz ae =D

Compartilhar este post

Link para o post

eles nao sabem oq falam

Esses falantes profissionais tem Fs bem baixa ... com uma caixa correta deve descer barbaridade sim. Mas aí vai depender da potÊncia aplicada e subsônico ... senão não dura 20 dias.

Compartilhar este post

Link para o post
é ... eu tô errado !

desculpa !

;)

O Que é um SUB e o Que é UM Woofer.

Como eu Diferencio um do outro?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal, o SPL hehehe Desculpem.

O Over de 15/800 vai de 25 a 1500HZ

E o Papão de 15D2 só vai até 27 hz.

Então o Over baixa mais sim vai dar mais subgrave que o Papão

Quanto a sencibilidade, o Over é mais sencivel sim, só que 2 vezes mais resistente que o papão.

Você pode mandar 1000W RMS no Over socegado já o papão se você mandar mais de 600W ele abre o bico.

Entendeu o sentido.

Se ele estiver tocando os papões com 1000W RMS eles e quiser tocar os Over com os mesmos 1000W RMS é decepção na certa.

Compartilhar este post

Link para o post

eles nao sabem oq falam

Esses falantes profissionais tem Fs bem baixa ... com uma caixa correta deve descer barbaridade sim. Mas aí vai depender da potÊncia aplicada e subsônico ... senão não dura 20 dias.

:+1

Exatamente:

O Over vai de 25 a 1500HZ.

Nem todos Subwoofer vai de 25 a 1500hz.

Ele só tem o nome de Woofer na realidade ele é um Subwoofer.

Todos os PA Wsam Woofer de 800W para Subgrave e descem bem mesmo, basta ter crossover bom...

O Problema não é o falante e sim os crossovers dos amplificadores automotivos que não corta nada.

Com um crossover bom o bicho dar um subgrave que treme.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal, o SPL hehehe Desculpem.

O Over de 15/800 vai de 25 a 1500HZ

E o Papão de 15D2 só vai até 27 hz.

Então o Over baixa mais sim vai dar mais subgrave que o Papão

Quanto a sencibilidade, o Over é mais sencivel sim, só que 2 vezes mais resistente que o papão.

Você pode mandar 1000W RMS no Over socegado já o papão se você mandar mais de 600W ele abre o bico.

Entendeu o sentido.

Se ele estiver tocando os papões com 1000W RMS eles e quiser tocar os Over com os mesmos 1000W RMS é decepção na certa.

Vamos lá então !

Essa resposta e freq. é de Quantos - DB ???

se for em -10DB , desculpa , mas pra mim num vale em NADA esses 25 hz ...

Agora como foi dito , se vc usar subsonico , TUDO pode mudar ...

tenta usar a mesma potência e o mesmo corte (tanto Low pass como Subsonico , que na verdade gera o Passa banda) e veja se o Bp num suporta ???

O que acontece MUITO com os Subs de som interno e não utilizar o subsonico ...

Muitas vezes os programinhas se simulação (winisd da vida) mostram onde vc deve usar o subsonico , mas MUITOS não usam ... acham que tiram SPL , que é um erro , pois deixa o falante trabalhando no seu LIMITE !

Mesma coisa vai acontecer som seu WOOFER 15/800 ...

Se bem que dizem que falante que tem o FS a baixo de 45 Hz já é considerado SUb , então ... SUB 15/800 hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Sim galera, mas ajuda aí na configuração da caixa, pois se depender d mim eu vou me matar e n vai sair nada d som... e o q eu qro eh sair na rua ver os alarmezinhos ligados.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Sim galera, mas ajuda aí na configuração da caixa, pois se depender d mim eu vou me matar e n vai sair nada d som... e o q eu qro eh sair na rua ver os alarmezinhos ligados.. hehehe

Se ta arrependido de trocar dois BP nos Over ??? Se fez um P*** negócio, ainda mais levando em conta que será aplicado em caçamba, bicho papão apesar de ter a história que toca também pra fora na litragem correta para isso, jamais tocará como um Over... Ta uma z*** esse negócio HAUhuaHUAUHAUHa...

É que nem colocar um cara com um nadador profissional na piscina de 100M. Os dois nadam mas quem chega 1º ?

Se a preocupação é grave forte, o Over... tem um SPL muito maior que o BP, que vai influenciar ao ar livre e com uma distância cada vez maior... Na esquina com um porta malas aberto um BP vai parecer 2 6x9 batendo em uma distância de uns 50m... (no sentido figurado pessoal), já os Overs estarão com o grave quase iguais ao de perto. A frequência subsônica é interessante, mas no seu caso a quantidade de falantes são poucas, para o grave do sub fazer efeito pra fora, deve ser um nº bem maior (3 a 4 vezes) do que o de woofers, tem o fator das suspensões, uma sendo mais mole e flexivel e a outra mais "seca", esta última fazendo com que o som toque mais "firme", famoso PANCADÂO. Acho que se tivesse ficado com os BP na caçamba, voce iria passar raiva por qualquer Street Bass que aperecesse na sua frente...

Minha Dúvida é a mesma que a sua...

Mas antes existem muitos fatores para realizar a caixa, como frequência, tamanho de dutos conforme sua necessidade, e o tipo de grave que irá querer, Mais Subsônico ou com um maior SPL.

O Guto me indicou o Rodrigo Carvalho, é um dos que mais manjam em caixas no fórum, o cara tem projetos muito loucos... heheueuheue

Mas eu tenho vontade de abrir um tópico sobre esse assunto mais o pessoal acredito que não irá levar a frente...

Compartilhar este post

Link para o post

Todo mundo falou, falou, mas ajuda pra fazer a caixa, necas...

Compartilhar este post

Link para o post
Todo mundo falou, falou, mas ajuda pra fazer a caixa, necas...

:+1 vamos la galera ajuda o cara fazer a caixa e vai servir para muitos aqui do forum blz.

Compartilhar este post

Link para o post
:+1 vamos la galera ajuda o cara fazer a caixa e vai servir para muitos aqui do forum blz.

:+1:+1 Vamos galera ajuda aí na construção da caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

poxa ... a TAL over tem tópico pra caraio aqui nesse forum poxa ... só usar a busca e ver as caixas , lembro de ter MUITA , mas MUITA simulação de caixas pra OVER15/800 , só usar a busca , mandar e-mail pra quem USA 15/800 e por ae vai né ?

Compartilhar este post

Link para o post

O RodrigoCarvalho aconselha uma caixa de 81 litros com 2 dutos de 4'' por 22,40cm de comprimento.Façam aí e postem as impressões

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu tenho over no meu carro... tem 2 15/800 e a caixa pequena, pq não cabe tudo no palio, a caixa deve ter ums 65 ltrs e 2 dutos de 3º... Sei que ta errada e pequena, mas mesmo assim, bate pra caraio......

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...