Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lobomau-Gyn

Como Recondicionar A Bobina Do Pionner 306 Dvc?

Recommended Posts

Bom dia pessoal...

Tenho 2 Pioners 306 DVC, e tb tava com um Bicho papão queimado (parado aqui em casa) ... Num belo dia, um dos meus pionners queimou também ... fui ver qto fica pra arrumar, me cobraram 50,00... resolvi não pagar ... aí veio a idéia de trocar eu mesmo ... mas como é um sub que eu gosto muito, fiquei com medo de abrir e detonar o restante ... como tinha um bicho papão parado aqui, resolvi testar nele ... Comprei uma centragem, bobina e cola epoxi... saiu tudo por 25,00... e ainda sobrou muita cola... consegui abrir e repará-lo normalmente... acabei de testar e funcionou.... aí decidi abrir o 306 DVC também... mas fui olhar ele e não consegui localizar por onde eu tiro o cone ... tenho q tirar esse aro de plástico que tem envolta dele??? tem como trocar a bobina sem tirar o cone e a centragem???

conto com a ajuda de vcs ...

abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza?

Seguite, os cones são coçlados na carcaça através da suspensão. Se exite esse aro de plástico em volta (a guarnição) você deverá removê-la antes, e depois começar a descolar a suspensão.

Em relação à trocar a bobina sem retirar o cone e a centragem, não dá, pois mesmo se você retirar o protetor e conseguir descolar a bobina, ela não sairá, pois o "buraco" da centragem e do cone são bem justos, e na parte de baixo da bobina, onde tem o fio, ela é bem mais larga, por causa do enrolamento.

Pode ser feito retirando o cone e a centragem, e depois, voce pode retirar a bobina por baixo, sem rasgar a centragem. Aí só troca a bobina. Mas eu axo melhor e menos trabalhoso tirar tudo, afinal voce não paga mais que 5 reais em uma centragem.

Espero ter ajudado.....Flw

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, beleza?

Seguite, os cones são coçlados na carcaça através da suspensão. Se exite esse aro de plástico em volta (a guarnição) você deverá removê-la antes, e depois começar a descolar a suspensão.

Em relação à trocar a bobina sem retirar o cone e a centragem, não dá, pois mesmo se você retirar o protetor e conseguir descolar a bobina, ela não sairá, pois o "buraco" da centragem e do cone são bem justos, e na parte de baixo da bobina, onde tem o fio, ela é bem mais larga, por causa do enrolamento.

Pode ser feito retirando o cone e a centragem, e depois, voce pode retirar a bobina por baixo, sem rasgar a centragem. Aí só troca a bobina. Mas eu axo melhor e menos trabalhoso tirar tudo, afinal voce não paga mais que 5 reais em uma centragem.

Espero ter ajudado.....Flw

e ae cara ... blz???

antes de vc responder eu tentei tirar o aro ... coisa difícil viu ... ele até começou a quebrar ... aí tive a ideia de tirar o miolo do cone (sem suspensão), deixando a suspensão junto à carcaça ...e deu certo ...

mesmoa assim, valeu a intenção...abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz.... manda MP pra mim que vou te indicar o cara que vai trocar a bob desse falante sem estragar nada...

Compartilhar este post

Link para o post

to com um sub aqui... antigo pakas, queimo meio que sem motivo aparente (queimou em 3 minutos de funcionamento, nunca tinha sido usado, depois colocamos outro sub no lugar e funcionou normal por varios dias)... eh um selenium bass 10" daquele primeiro, pretinho, bob. simples, 4ohms...

eu abri ele e tah fritado, desenrolei toda a bobina e pensei em usar um fio de cobre de outro sub zero que tenho aqui (selenium storm), ele tah com o cone todo fudido e eh de 8", naum tem mtu futuro... que que seis acham?! rola esse serviço ou rola compra uma bobina nova?! vende bobina assim pra sub antigo, como funciona!?!?

e que cola que eu uso pra cola a centragem e essas coisas, eh tudo cola epoxi!? e onde eu encontro ela!?!

malz pelas duvidas mais eh que boio geral nesse pedaço, primeira vez que to abrindo um sub sozinho e tentando um futuro de vida nele!!

Compartilhar este post

Link para o post
to com um sub aqui... antigo pakas, queimo meio que sem motivo aparente (queimou em 3 minutos de funcionamento, nunca tinha sido usado, depois colocamos outro sub no lugar e funcionou normal por varios dias)... eh um selenium bass 10" daquele primeiro, pretinho, bob. simples, 4ohms...

eu abri ele e tah fritado, desenrolei toda a bobina e pensei em usar um fio de cobre de outro sub zero que tenho aqui (selenium storm), ele tah com o cone todo fudido e eh de 8", naum tem mtu futuro... que que seis acham?! rola esse serviço ou rola compra uma bobina nova?! vende bobina assim pra sub antigo, como funciona!?!?

e que cola que eu uso pra cola a centragem e essas coisas, eh tudo cola epoxi!? e onde eu encontro ela!?!

malz pelas duvidas mais eh que boio geral nesse pedaço, primeira vez que to abrindo um sub sozinho e tentando um futuro de vida nele!!

cara...creio eu q bobina não é só "enrolar" não ... com certeza a grossura do fio influencia, bem como a quantidade de voltas...sem falar no revestimento com verniz ... desiste disso q vc vai é perder tempo ...

a bobina vc compra pelo tamanho e destinação, e não pelo modelo do alto-falante ...

por exemplo...a bobina de bicho papão é de 50mm, 4+4 (meu caso) ....

qto a cola, eu usei só a epoxi mesmo ... e onde tinha borracha líquida (cola preta), eu misturei a epoxi com cola branca ... ficou meio emborrachado ...funcionou ...espero ter ajudado...abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

cara...creio eu q bobina não é só "enrolar" não ... com certeza a grossura do fio influencia, bem como a quantidade de voltas...sem falar no revestimento com verniz ... desiste disso q vc vai é perder tempo ...

a bobina vc compra pelo tamanho e destinação, e não pelo modelo do alto-falante ...

por exemplo...a bobina de bicho papão é de 50mm, 4+4 (meu caso) ....

qto a cola, eu usei só a epoxi mesmo ... e onde tinha borracha líquida (cola preta), eu misturei a epoxi com cola branca ... ficou meio emborrachado ...funcionou ...espero ter ajudado...abraços...

hehehe... eu discubri isso do pior jeito (comecei a enrolar a bobina e vi que isso era uma mer**)...

fui na casa do alto falante aqui e comprei lah a centragem e a bobina nova (38mm 4ohms)... me indicaram usar araldite e a cola preta que acabei comprando por uma miseria... no fim ainda comprei mais umas calotinhas de mid e saiu tudo por 12 reais...

Compartilhar este post

Link para o post

podia posta umas fotos do processo pra gente ver? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
podia posta umas fotos do processo pra gente ver? :legal:

assim que der eu vou postar no meu topico (projetin caprichado) que tah aqui no DIY mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...