Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Markto

Teste? Opinem Pessoal

Recommended Posts

Fala Povo!!

Instalei um Uxp 12D4 em uma dutada de 56,6 lts, duto e 4' x 30cm, semelhante ao manual. A caixa entá bem rígida com reforços internos, mdf de 20mm, encapada com courvim perfurado. Sem comentários. Está em uma Parati G3.

Até aí tudo bem. O módulo para empurrar o Uxp é um Stetsom Thunder TH 4120. ele faz 2 bridges de 240wts teóricos.

A alimentação é feita por uma bateria delco freedom de 70 ah. cabo de 21mm, terra de 21mm. Com fusíveis e tudo mais. O alternador é de 90 A. ]]

Está ligandos cada bridge em uma bobina. O curioso na situação está na hora da regulagem. Coloquei um sinal gravado aqui no autosom, de 60Hz, aumentei o volume da Hu premier 580mp em 40 (vai até 60), tudo em flat, e começei regulando os ganhos, os dois juntos. Com o auxílio de um multímetro comum, cheguei a 25 Volts pro bridge. Mais do que isso, o multímetro subia bem devagar. Achei que o sinal estaria distorçendo e voltei-os em 25V. A bateria marcava 12.2 volts. Pronto. Os dois iguais, regulei o restante do som e fui feliz.

Agora, 25 volts, segundo a minha matemática significa:

potência = voltagem X voltagem / resistência.

então 25 x 25 / 3.6

resultado: 173.6 Wats por bridge!!!

quer dizer que esse stetsom, o qual diz mandar 240wts, manda 173wts por bridge, totalizando 347.2 wts naquele exato momento, enviados ao sub!!

Agora as opiniões: está certo essa conta ou não??

Um módulo que diz mandar 480 wts total, mandaria só 347 wts???

sei que o teste real não é assim que se faz, mas foi feito na prática. Alguém poderia dar sugestões e opiniões sobre essa potência??

abraço a todos!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que o teste de potencia devia ser feito com carga resistiva e ñ diretamente no sub.

experimenta comprar 2 resistencias de chuveiro e colocar no lugar das bobinas, o restante do teste parece estar correto.

mas pode ter certeza de uma coisa, quando colocar as resistencias esse valor de potencia vai cair ainda mais porque o sub tende a subir a impedancia tocando em 60hz.

Compartilhar este post

Link para o post
acho que o teste de potencia devia ser feito com carga resistiva e ñ diretamente no sub.

experimenta comprar 2 resistencias de chuveiro e colocar no lugar das bobinas, o restante do teste parece estar correto.

mas pode ter certeza de uma coisa, quando colocar as resistencias esse valor de potencia vai cair ainda mais porque o sub tende a subir a impedancia tocando em 60hz.

Na realidade, como disse acima não foi um "teste", foi sim uma prática. Acho a prática interessante porque é o real. É claro que são inúmeros os fatores os quais influenciam, mas na real, preciso ter um módulo então que dê provavelmente uns 800 wts pra chegar a um valor palpável, para tocar o Uxp??

Compartilhar este post

Link para o post

mas como q ficou o som?? ta gostando?

eu nao sei, mas com ctz esses amplis dao menos do q falam sim!!!

Compartilhar este post

Link para o post
mas como q ficou o som?? ta gostando?

eu nao sei, mas com ctz esses amplis dao menos do q falam sim!!!

Realmente o grave ficou muito bom, encorpado e longo. O delay ficou baixo, enfim curti sim. Agora quanto ao ampli, achei brochante o rendimento para o sub.

Esperava maior rendimento!!! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se não me engano a potencia do stetsom é aferida a 13.8v, e como na aferição estava marcando 12.2v isso ira gerar alguma diferença, que deve fazer com que o modulo chegue perto dos 400rms, de qualquer forma ficara abaixo do esperado, e como o metodo utilizado não é o mais indicado, creio eu que a diferenção não é tão bizarra assim!

Compartilhar este post

Link para o post
Mas se não me engano a potencia do stetsom é aferida a 13.8v, e como na aferição estava marcando 12.2v isso ira gerar alguma diferença, que deve fazer com que o modulo chegue perto dos 400rms, de qualquer forma ficara abaixo do esperado, e como o metodo utilizado não é o mais indicado, creio eu que a diferenção não é tão bizarra assim!

realmente, não me atentei aos 13.8........numa rápida matemática indicaria 424 wts a 12.2V!! ainda assim tenho uma perda de 22%, considerando o que ele deu de potência!! Talvez essa perda seja em cabos, resistência alguma, coisas assim...

Compartilhar este post

Link para o post
realmente, não me atentei aos 13.8........numa rápida matemática indicaria 424 wts a 12.2V!! ainda assim tenho uma perda de 22%, considerando o que ele deu de potência!! Talvez essa perda seja em cabos, resistência alguma, coisas assim...

a 12.2 ele deu 424rms, então se vc injetar 13.8 possivelmente irá ter a potencia que o modulo indica!

QUal é a formula que vc usou para englobar a tensão de 12.2v?

Editado;

pelo visto foi regra de 3!

Mas essa diferença é normal, o meu hurricane da 480rms a 14.4 o taramps 12.8v, e 13.8v pode ser atingida com o carro ligado

Compartilhar este post

Link para o post

Regra de tres: se obtive 347 wts:

no manual diz que temos 13,8V - 480 wts

então teremos a 12.2 - 424wts!!!

não é isso??

assim como a 12.8 teríamos 445 wts!!! ou está errado??

agora, como obtive 347 wts a 12.2Volts, com o carro desligado, acho que estou tendo perdas importantes, talvez cabeamento....não sei....

Compartilhar este post

Link para o post

não é isso??

agora, como obtive 347 wts a 12.2Volts, com o carro desligado, acho que estou tendo perdas importantes, talvez cabeamento....não sei....

essa resistencia de 3,6 ohms era o alto falante??

se for nao da um resultado preciso.

tem q usar uma resistencia que varie o minimo possivel, alto falantes mudam sua resistencia de acordo com a frequencia.

Compartilhar este post

Link para o post

não é isso??

Brother, eu se fosse vc desencanava disso,pois as fabricantes montam um cenario perfeito pra conseguir atingir estas potencias, o que dificilmente conseguimos em nossos carros!

Se vc está satisfeito com o resultado éo que vale!

Compartilhar este post

Link para o post

não é isso??

Brother, eu se fosse vc desencanava disso,pois as fabricantes montam um cenario perfeito pra conseguir atingir estas potencias, o que dificilmente conseguimos em nossos carros!

Se vc está satisfeito com o resultado éo que vale!

Ok, Ok, realmente estou satisfeito com o resultado, mas são apenas números os quais levam nossa mente a procurar, buscar mais qualidade no que faz. Tirar dúvidas, comentar é o objetivo deste site. Fato é que nunca achei alguém comentando sobre esse produto. Quiz levantar esse tópico para que haja uma abordagem a esse equipo!!

valeu!!abraço :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

já eh dificil conseguir que a tensão ñ caia de 12V no carro, com esses amplificadores que inicam a potencia em 13,8 ou 14,4V fica mais dificil ainda conseguir o rendimeto esperado do amplificador.

se a tensão da bateria eh 12,6V, todos os equipamentos deveriam ser especificador para essa tensão.

Compartilhar este post

Link para o post
já eh dificil conseguir que a tensão ñ caia de 12V no carro, com esses amplificadores que inicam a potencia em 13,8 ou 14,4V fica mais dificil ainda conseguir o rendimeto esperado do amplificador.

se a tensão da bateria eh 12,6V, todos os equipamentos deveriam ser especificador para essa tensão.

Realmente, acho que os fabricantes estão começando a perceber que usuários estão mas "esperto", ou seja, sabem que a tensão gira em torno dos 12,6volts, e estão fabricando módulos projetados em cima dessa tensão. Pega o exemplo dos novos banda performance, Taramp's, sondigital....entre outros. Na verdade deveriam sempre terem saído assim da fábrica. Mas, acho que vão dizer: "e com o carro ligado, como fica se a tensão sobe?".

Quando, num futuro próximo, fabricarem veículos com tensões entre 36~42 volts, aí sem teremos som de verdade né??

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, acho que os fabricantes estão começando a perceber que usuários estão mas "esperto", ou seja, sabem que a tensão gira em torno dos 12,6volts, e estão fabricando módulos projetados em cima dessa tensão. Pega o exemplo dos novos banda performance, Taramp's, sondigital....entre outros. Na verdade deveriam sempre terem saído assim da fábrica. Mas, acho que vão dizer: "e com o carro ligado, como fica se a tensão sobe?".

Quando, num futuro próximo, fabricarem veículos com tensões entre 36~42 volts, aí sem teremos som de verdade né??

Alguns modulos de marcas mais conceituadas, colocam a potencia no manual em 12.6 e 14.4, mas creio que modulos da classe do roadstar e companhia, não vão mudar tão cedo, creio que essa tendencia é mais nacional, e de equipamentos pra um publico mais interado do assunto, dificilmente vc v um zé mané com taramps ou sd, com banda pode até ser...

Já chegaram a perguntar pra mim se o taramps era copia da linha gold series da pyramid <_<

E quanto ao stetsom, eu particularmente gosto do modulo, melhor que o meu hurricane, só acho uma coisa de ruim nele, os conectores dos fios que é mais fragil que o hurricane!

Compartilhar este post

Link para o post

verdade...os conectores são ruins mesmo. agora quanto a qualidade, o stetsom ligado no stereo nem esquenta, trabalha morninho a frio. quando liguei no sub @ 4ohms cada bridge.....rapaiz, o bicho começou a penar!!!!esquenta sim senhor!!!

acho que se ficar ligado por 1 hora seguido num bom volume ele desarmará!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...