Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TWISTER

Dúvida A Respeito De Espelhamento.

Recommended Posts

Galera,

Gostaria de saber de vocês se é verdade o que ouvi aqui na empresa que trabalho, sobre espelhamento.

Ouvi um pessoal falando de pintura e etc, de carro preto e por aí vai. Daí falei que acho carro preto bonito, mas o problema é que você lava e ele já tá sujo e que qualquer risquinho já aparece. Mas mencionei também que fazendo espelhamento, os riscos somem todos e tal. Foi aí que uma pessoa disse que espelhamento não faz bem para a pintura do carro. Essa pessoa informou que o espelhamento deixa a pintura mais "fraca", não no sentido de cor, mas no sentido de que ela fica mais sensível a riscos e etc, e que não se pode fazer mais do que dois espelhamentos por ano ou algo assim.

Comprei um Corsa verde escuro que está com bem poucos riscos e bem fracos, perto da maçaneta do motorista, mas que dá para ver. Então levei no Sato Martelinho de Ouro aqui em Curitiba e me informaram de que fazendo espelhamento tiraria todos os "risquinhos" do carro e que eles não aparecem nunca mais, só se riscar o carro de volta, mas não mencionou o fato de a pintura ficar mais frágil.

Então a minha dúvida é essa:

Espelhamento deixa a pintura mais frágil ou a pessoa que disse isso aqui no meu trabalho falou uma coisa que não é verdade?

Aguardo resposta para saber se vale a penas fazer espelhamento no carro ou não.

Abraços galera!

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, o método do espelhamento (o verdadeiro) conta com alguma etapa abrasiva leve, portanto deve ser feita poucas vezes.

Seu carro não parece precisar de espelhamento .... apenas um bom polimento com produtos de qualidade deve dar jeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Até onde sei, o método do espelhamento (o verdadeiro) conta com alguma etapa abrasiva leve, portanto deve ser feita poucas vezes.

Seu carro não parece precisar de espelhamento .... apenas um bom polimento com produtos de qualidade deve dar jeito.

polimento tb é abrasivo....

Polir o carro, espelhar o carro, cristalizaçao de pintura, tudo isso faz mal pra pintura, pra deixar a pintura bonita denovo tem de se usar abrasivos, portanto com o tempo enfraquece a pintura sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Polir o carro, espelhar o carro, cristalizaçao de pintura, tudo isso faz mal pra pintura, pra deixar a pintura bonita denovo tem de se usar abrasivos, portanto com o tempo enfraquece a pintura sim!

Me referi a polimento simples, com cera e no braço .... que realmente retira alguma coisa da pintura (merreca). Na verdade, lavar o carro com agua e sabão tbem faz isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Me referi a polimento simples, com cera e no braço .... que realmente retira alguma coisa da pintura (merreca). Na verdade, lavar o carro com agua e sabão tbem faz isso.

pega a cera e da uma olhada na composiçao... ja viu que quando voce passa a cera, espera ela dar uma secadinha depois retira ela?

pq disso? pq ela é abrasiva!

tudo que voce faz na pintura é abrasivo... ate alguns sabonetes liquidos pra lavagem de carro sao abrasivos!

3M perfect IT... abrasiva

cera de carnauba... abrasiva

pra dar brilho em verniz nao tem jeito so usando coisas abrasivas... encerar o carro todo fim de semana faz um mau danado pra pintura!

Compartilhar este post

Link para o post

pega a cera e da uma olhada na composiçao... ja viu que quando voce passa a cera, espera ela dar uma secadinha depois retira ela?

pq disso? pq ela é abrasiva!

tudo que voce faz na pintura é abrasivo... ate alguns sabonetes liquidos pra lavagem de carro sao abrasivos!

3M perfect IT... abrasiva

cera de carnauba... abrasiva

pra dar brilho em verniz nao tem jeito so usando coisas abrasivas... encerar o carro todo fim de semana faz um mau danado pra pintura!

Acho que você entendeu.... eu entendi pelo menos...

Eu concordei que tudo é abrasivo de uma certa forma (dei o exemplo de lavar o carro com água e sabão), porém o polimento profissional (com componentes realmente abrasivos por natureza e função, como massa nº2, por exemplo) que é realizado em etapas de revitalização de pintura, esses são mais abrasivos que simplesmente passar cera com algodão no carro. Existem produtos como o STP One Step que é acredito ser praticamente ZERO em efeito abrasivo, já que é um óleo.

Se não houvesse atrito, não daria pra parar em pé ... logo o efeito "abrasivo" aparece de várias formas, umas mais, outras menos ...

Ahhh, e tratar a pintura com produtos de "proteção de pintura" pode ser uma boa sim, dependendo da necessidade. Mas no caso do dono do tópico, acredito que um serviço com cera e aplicação manual já baste.

Compartilhar este post

Link para o post

o espelhamento correto vai enfraquecer a pintura sim,porquê?porque são várias etapas,lixa,massa de polir,líquido lustrador,finesse,autobrilho,cera protetora,cera carnaúba

em todo esse processo alem dos próprios produtos abrasívos,existe a fricção,

com certeza se vc fizer todo esse processo completo a cada 6 meses acredito que umas 4 ou 5 vezes a pintura do seu carro vai ficar comprometida pasmafaute

o que se faz é o seguinte:

se o seu carro estiver muito arranhado e com a pintura muito apagada vc faz o espelhamento completo e depois vc vai fazendo manutenções periódicas apenas com cera e levando essa aparência do espelhamento por muito mais tempo

se seu carro não estiver muito riscado e apagado,vc passa uma massa depolir N°2 onde tá riscado e depois passa uma boa cera

com a economia vc gasta tudo em cerveja :vts

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...