Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nitrous

Ajuda Sobre Cortes, Atenuações, Impedância, E Mais

Recommended Posts

Então galera.. depois de falar com o bruninhoPE e com o Rodrigo, que me deram umas dicas.. surgiram inumeras possibilidades de novos projetos.

Tava discutindo pq nao caia a impedancia nos kit 2 vias sendo que tweeters e mids eram 4 ohms e a impedancia final tb era 4 ohms.. ai conseguiram me convencer que ele nao cai a impedancia pq é como se tivesse um so falante fullrange, ja que nenhum dos 2 toca a mesma freq do outro (salvo vazamentos do cross).

Agora tou aqui pensando.. tenho 2 Pw3 '8, 2 d250x e 2 st200.. pq nao fazer um cross 3 vias e ligar numa bridge do meu modulo (buster 2400gl, 200rms@4ohms)? To pensando em fazer um cross com corte de 80 a 1000~2000 para os Pw's, 1000~2000 a 6500 para as cornetas e 6500+ para os tweeters.

Agora estou encucado, o cross terá 2 pw3 8 em paralelo, 2 250x em paralelo e 2 st200 em paralelo, cada 2 em uma faixa de corte desenhada para 4 ohms.

Agora eu pergunto, a impedância final estará realmente em 4 ohms?

Tem ainda a atenuação, as cornetas tem uma sensibilidade de cerca de 105dB na faixa de 1000~2000 a 6500.. assim como os tweeters tambem tem cerca de 105db na faixa dos 6,5k a 20k.. os pw3 na faixa de 80 a 1000~2000 tem sensibilidade de 92~93db. Logico, se a minha pergunta anterior for negativa, entao todo meu projeto ira por agua abaixo.. hehe, mas caso positivo.. acho que precisarei tambem fazer um corte de atenuação para os drivers e tweeters, no caso pensei uns -6db, porem nao sei se é meio pouco.

Tenho uma outra questao ainda.. com essa atenuação diminuirá a potência exigida desses drivers e tweeters? Pois se a potência for a mesma, com ou sem atenuação.. entao os tweeters e drivers receberao 100rms cada, as cornetas ate aguentam porem os tweeters sao programados para 70rms a 5k e 100rms a 8k (porisso pretendo cortar a 6,5k).

Fica ai minha ideia maluca.. para usar somente 2 canais e ter um som tem equilibrado.. com pw's drivers e twt's dando a mesas intensidade de som, deixando meu trio praticamente um trio Hi-Fi :vts (ta bom, forcei um pouquinho vai o-o- o-o-)

No aguardo de uma opinião da galera!

[]'s

Nitrous

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao eh possivel que o pessoal aqui so saiba recomendar SD2300, AB4100, Bravox CS60D, Extreme, Over 15-800!!! Alguem deve ter masi conhecimento do que isso pra me ajudar com as ligações que estou em duvida!!

Compartilhar este post

Link para o post
Nao eh possivel que o pessoal aqui so saiba recomendar SD2300, AB4100, Bravox CS60D, Extreme, Over 15-800!!! Alguem deve ter masi conhecimento do que isso pra me ajudar com as ligações que estou em duvida!!

pior q ainda tem gente q recomenda sem nunca ter escutado ...

Compartilhar este post

Link para o post

;) Entende pouco?

Com relação à primeira pergunta, entenda uma coisa.

Se os falantes estiverem atuando em faixas distintas a impedância não altera.

Então já dá para sacar qual a impedância. Se você mesmo está determinando a faixa que cada uma atua, então já sabe a resposta.

Com relação à atenuação, não sei se li tudo, mas não lembro de ter visto que as 3 vias, receberão a mesma potência, por exemplo por um amplificador de 02 canais ligado em brigde ou um amplificador de 4 canais, sendo que 02 em brigde estariam ligados aos PW e os outros 02, aos STW e DRV.

Se for apenas 01 canal para as 3 vias, você já falou tudo. Pela diferença de sensibilidade os que tiverem maior sensibilidade, deverão ser atenuados, de tal forma que todos estejam em equilíbrio, o tal Equilíbrio Tonal.

RESSALVA:

Se a caixa dos Woofer promover ganho, o valor de antenuação será para esse novo valor e não para a diferença de sensibilidade entre os falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vo te confessar que não sei te responder tuas duvidas, mais muitas delas são "minhas" tambem..

Essa do kit 2 vias mesmo, porr* eu ficava bolado com isso, agora intendi..

Bem, lendo assim a principio e com o pouco conhecimento sobre isso, acredito que seja possivel sim! Fazer os cortes e tal em um cross, só que dai eu me pergunto como vai ficar essa tua ligação de módulo, cross e equipamentos..

Acho que tu teria que fazer 3 cross passivos (se eu tiver falando bestera ignora..), e fazer com que existisse um pequeno buraco entre eles, pra salva essa variação de erro dele entende?

Agora sobre essa atenuação para fazer um equilibrio no som..eu acho que é possivel tambem..disso eu realmente não intendo quase nada..

Bom, vamos acompanhar pq muitas dessas duvidas são minhas tambem..

Compartilhar este post

Link para o post
RESSALVA:

Se a caixa dos Woofer promover ganho, o valor de antenuação será para esse novo valor e não para a diferença de sensibilidade entre os falantes.

Valeu pelas dicas, acho que minha teoria esta +- certa entao.. ja q meu bbuster esta meio arrebentado, acho q ele vai ser uma cobaia da bridge com 6 dispositivos de 8ohms em paralelo (com xover claro) :vts

E quanto ao que voce falou.. eu juro que reli 6 vezes e nao entendi =\ , tenta desenhar hehe

O que eu queria e usar a birdge de 4 ohms, fazendo um xover 3 vias de 4 ohms cada via.. resultando num equilibrio maior.. e como nao tenho um 7800mp que tem equalizador 7 bandas, vou ver se uso uns componentes para atenuar uns 6~8db as cornetas.

Aguardo mais opinioes e dicas ae galera,

Valeu,

[]'s

Nitrous

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... a idéia é valida, já pensei muito nisso a um tempo atrás quando o uso do trio por essas bandas ainda era visto com bons olhos

Na época enchi muito o saco do pessoal da NENIS http://www.nenis.com.br , que fabrica esse tipo de xovers, a Selenium usa esses xovers... e de um cara la do ML que fabricava algo parecido com preço mais camarada, mas ñ levei muita fé nele...

Meus planos era ter apenas um PONE com 1 Street 15” ou PW5 15” + 1 D250X e 1 STW por bridge... seria uma maravilha... trio “equilibrado”, com um consumo razoável...

O problema é que os xovers que achei na época ou ñ atendiam aos meus planos(cortes), ou ñ aceitavam a potencia que eu pretendia aplicar(360 RMS) ou simplesmente eram absurdamente caros...

O valor de um xover que me serviria ficava em torno de 290,00 na época, hoje não sei os preços ao certo, claro vai depender muito de quais cortes vc quer... sei que valia mais a pena pegar um Ampzinho mais fraco pra tocar as cornetas e STWs (ainda sobrava uma grana pra pegar uma bat. Aux) do que investir nos xovers

Da uma olhada la na pagina, quem sabe vc ñ acha a solução pro seu problema...

Ah... mais uma coisa... a ligação que vc pretende(se entendi direito) usando 2 PW3 ,2 D250X e 2 STW cada par em paralelo eu não acho uma boa opção simplesmente por perder o estéreo, sei que na maioria dos trios ninguém percebe a falta que faz, talvez por isso ninguém se preocupe com isso... mas já que vc quer usar algo mais “complexo” como um crossover passivo, talvez possa se preocupar com o seu estéreo

Sobre a atenuação em cada faixa por causa da sensibilidade de cada woofer, corneta ou STW... ñ sei se seria uma boa fazer com que o xover faça essa atenuação fixa, pois se um dia resoler mudar uma D250X pra uma D405 ou um 8PW3 por um Over MG10 por Ex vc terá uma atenuação errada...

Sendo esse erro de atenuação para mais ou para menos, isso ñ importa, acho que se tiver um Player que faça isso por vc seria mais fácil lidar com possíveis UpGrades posteriormente...

Vou ficando por aqui, vou tentar acompanhar o tópico... pois a duvida tb já foi minha...

Quem sabe um dia não monto um trio novamente...

Abraço e boa sorte...

Qualquer coisa MSN ou MP

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah... mais uma coisa... na época me falaram que o Amplificador “enxergava ” a Impedância do item q tocava as faixas de freqüência mais baixa, ou seja... no meu caso a impedância reconhecida pelo amp seria sempre de 4 ohms, logo a corneta e STW seriam 8 ohms Disfarçados de 4 ohms... mas pelo simples fato de terem 8 ohms eles receberiam bem menos que os 360RMS do bridge

Tb me falaram que quanto menor for a frequencia de resposta mais tenderia a receber potencia...

Pra resumir... A impedância final seria decidida pelo item de resposta em menores freqüências e impedância, e a potencia seria “dividida” tb por resposta de freqüência... onde freqüências mais baixas tenderiam a receber mais potencia...

Logo subs tendem a receber mais potencia q woofers, woofers tendem a receber mais potencia q cornetas...e por ai vai...

Isso foi o q descobri na época, não sei se isso é realmente 100% a verdade... se estiver errado por favor corrijam...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...