Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

schumack

Meu Trio Básico C/ E-312, 10pw3...

Recommended Posts

Depois de tempos longe do forum, vim aqui postar umas fotos

do meu trio básico, com opiniões ouvidas

Setup :

1 Rs-4510 Power One

1 Rs-1800N

2 Eros E-312

2 10Pw3

2 D-250x

2 D210Ti

Quem sabe no futuro eu monte algum trio forte e melhor...mas p/ mim no momento já está bom.

triofora2oq.th.jpg

trio25fo.th.jpg

trio12oj.th.jpg

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, eu vou comentar aqui na questão do projeto e longe de mim, querer interferir no gosto pessoal de cada um e isso eu sei respeitar.

É questão de gosto, mas eu acho que está uma mistureba louca, senão vejamos:

Poderia estar falando isso, apenas por identificar os tipos de falantes, mas o que vem reforçar, é porque eu tenho esse conjunto Eros 312L + 210Ti e não acho que haja "buraco" entre as frequências, que justifique a adoção de outros falantes.

Eros 312L - já cobre bem a faixa médio-grave e médios.

210Ti - não necessitaria de outro tipo de driver. Se quizer maior SPL nessa faixa, seria melhor então comprar outros 210Ti. Agora dependendo da corneta e do tipo de divisor utilizado, pode haver uma atenuação muito grande e isso pode interferir, na faixa útil ou no SPL final, respectivamente.

Então a meu ver, D-250X e PW3, ficam sem função alguma no projeto, mas de certa forma contribui para o SPL final.

Eu estou querendo negociar as minhas 210Ti. Se houver interesse envie uma MP para não poluir a lista.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo da critica, como vc disse gosto é gosto e eu detesto as 210Ti berrando aquele agudo.

Eu ia utilizar 2 250x e 2st, mas pelo conjunto estético optei por Ti no lugar dos St.

Acho que vc não conhece um 10pw3 berrando na sua frente, p/ dizer que ele está sem função no projeto.

o grave ta acompanhando o resto ??

Com o mala fechado, disparo até algums alarmes. Aberto tá batendo bem, ao meu gosto e acompanhando legal. Eu ia de 2 street bass, mas fui de Eros mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Caro amigo da critica, como vc disse gosto é gosto e eu detesto as 210Ti berrando aquele agudo.

Eu ia utilizar 2 250x e 2st, mas pelo conjunto estético optei por Ti no lugar dos St.

Acho que vc não conhece um 10pw3 berrando na sua frente, p/ dizer que ele está sem função no projeto.

Com o mala fechado, disparo até algums alarmes. Aberto tá batendo bem, ao meu gosto e acompanhando legal. Eu ia de 2 street bass, mas fui de Eros mesmo.

[]-[] Opa, não queria que soasse como uma crítica e sim como uma observação, tanto é verdade que eu disse que eu respeito o gosto pessoal de cada.

Fiz a observação, pois eu tenho esse conjunto 312L + 210 ti e não vejo necessidade de acrescentar outro falante, de modo que ele cubra todo o espectro auditivo.

Pode ter soado mal a questão de ter falantes sem função, ma possso explicar.

Só falei na questão de equilíbrio tonal e é isso que eu defendo e por isso fiz a observação e não crítica. Crítica se eu não respeitasse o seu gosto pessoal e observação, porque poderia não saber que estava acontecendo tal coisa e você na tentiva de melhorar ou resolver.

Por ter o conjunto e saber o que ele rende, identifiquei uma alta concentração de falantes em frequências que são comuns entre eles, senão vejamos.

312L x 10 PW3

0 312L - toca mais grave, porque desce um pouco mais baixo (pelo menos tem Fs menor) que o 10PW3, mas tem uma grande faixa que são comuns. Então nessa faixa que é comum, a meu ver ele estará sem função concorda, embora, não descarte que ele contribua na questão do SPL final e também por possuir uma faixa de frequência mais alta ou maior gama de resposta, por ser um falante de 10" contra um de 12" (mas isso não é regra), ele sobe mais alto.

210 Ti x D-250X

Da mesma forma que o 312L atua junto com o o PW3, o D-250x atuará como o 210Ti. Tem uma faixa gande que ambos vão atuar juntos.

Claro, o Ti, necessita de um corte mais alto e portanto, o fenólico, cobre uma faixa digamos assim deficitária, mas essa faixa, dita deficitária, a meu ver poderia em tese ser coberta somente pelo 312L.

Com relação ao Ti, ele cobre a parte da frequências, ditas agudas, que um fenólico, jamais pensará em cobrir.

Portanto, repito PW3 e 312L, estão sem função. O melhor seria então comprar mais um par de 312L, se fosse o caso.

Quanto à "gritaria" dos 210Ti, sem contudo saber qual a potência aplicada, creio que isso possa ser resolvido de várias formas:

1 - Não sei qual a ordem do divisor que está usando para ela, mas o fabricante recomenda:

A - HP a 1.5 K a 12 dB/8ª

B - HP a 2K a 6 dB/8ª com adoção de:

R = 8,8 ohms/30W (resistor) e C = 3,3 uF/250V (capacitor).

Eu utilizo a opção A, por ter o corte mais baixo e por proteger melhor o falante e nunca vi ou melhor nunca ouvi os meus Drivers "gritarem".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to montando um trio tipo o seu, mas ao inves do Eros, tava querendo colocar 2 WPU 1507 , e no medio seria 2 d305 em corneta Hl4750 + 2 st hinor trynium, e os modulos um VXICE pros 1507 , e um 9.8 pro resto, será que preciso usar um crossover ativo?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, vc ta usando os seus 10PW3 ( de 4 ou 8 ohms?) em q litragem pra cada um e quais medidas dos dutos? Eles tocam um medio legau? Acompanham um street bass? To montando um projeto básico tmb, com um street bass 15W1A, uma D250x, um Hinor 5hi320, dois 10pw3, um Hurricane HA4.120 pra tocar os 10pw3, D250x e Hinor 5hi320, e vou comprar um Hurricane HA2.200, com 1x 400 Watts RMS a 4 Ohms, ou um Stetsom CD6220T, Bridge a 4 Ohms: 1x 440 Watts RMS, da uma força ae kra, vlw?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu to montando um trio tipo o seu, mas ao inves do Eros, tava querendo colocar 2 WPU 1507 , e no medio seria 2 d305 em corneta Hl4750 + 2 st hinor trynium, e os modulos um VXICE pros 1507 , e um 9.8 pro resto, será que preciso usar um crossover ativo?

Opa!

Primeiramente, para o caso do Ice, para os WPU, é melhor que eles sejam de 04 ohms, pois assim, obterá o máximo rendimento.

Em segundo lugar, o 1507, é um falante dedicado a atuar na faixa de grave e somente nela. Então nesse caso, precisa de falantes que atuem na faixa de médio-graves e médios.

Exemplos existem vários.

Outra observação e não crítica, é que "2 d305 em corneta Hl4750 + 2 st hinor trynium", como você falou, atuam na faixa digamos assim, na faixa médio-agudos e agudos, repectivamente e não na faixa de médio-grave e médios.

Complementando ao que falou. Sendo um 9.8 para o restante do sistema, pode então usar um divisor

ativo, por ser mais prático e por não gerar perdas, para apenas 03 vias (explico depois).

Você tem atualmente 03 via, mas precisa de 04 vias, aí o crossover ativo não resolve, ma eu dido como pode fazer:

WPU 1507 - 1ª via - de 50 a 150 Hz - Via LP, se o Cross ativo tiver filtro subsônico

10 PW3 - 2ª via - de 150 a 1 KHz - Via Band Pass do Cross.

Driver D305 - 3ª via - 1 KHz em diante - Via HP do Cross

Para usar o STW, é preciso um divisor de 02 vias passivo, para STW + DRV, porque não tem como fazer isso num Cross ativo, haja, que você tem ao todo, 5 canais de amplificação.

01 canal do Ice - dá somente para 01 via

04 canais do 9.8 - dá somente para 02 vias.

Se fosse Drv Ti no lugar do Fenólico + STW , ficaria tudo no Crossover Ativo de 3 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelho, eu só abri um tópico como muita gente faz mostrando fotos de seus respectivos sons montados

Não era p/ entrar no mérito de dados técnicos, ou até uma bíblia técnica como fez , além de que não iria adiantar nem mudar nada, pois foi esta configuração que me agradou tanto audivelmente, esteticamente e financeiramente tbm. Apenas vim aqui compartilhar minha alegria de ter um sonzinho com algumas fotos e por fazer parte desta comunidade.

Meus cortes, alem do divisor ativo não citado, estão a meu critério, ou seja, somente eu sei o que cada um toca e não toca e não vem ao caso uma futura discussão.

Optei por todo conjunto por iniciativa própria, não sou expert na área, também não vou competir com nada, mas este básico que montei, (diga-se de passagem desde confecção das caixas e instalação total), ja fez bonito por onde eu brinquei.

Saudações e encerra o assunto ok

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...