Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pbl

Falantes Velho

Recommended Posts

Postado em

opa

1º post [-]

mas todo dia entro no forum, e do uma lida... rsrs

bom é o seguinte...

aqui em casa, tem um aparelho de som da National (sim, é do casamento do meu pai e da minha mãe, tem mais de 20 anos o bixinho) aqueles 2 em 1, toca fita e disco

não sei que fim deu as caixas originais dele, só sei que agora ele ta tocando 4 subwoofer de 10'' da Arlen 4Ohms 400w pmpo, 2 tweeter novik e 1 corneta hinor (essa caixa é de 1996 ~ 1997) :rolleyes: (não sei que tipo de ligação o Instalador usou para ligar tudo isso no som)

sim, eu sei que é muita coisa pro coitado tocar... mas fazer o que.. é o que eu tenho

eles tão em caixa selada, que aqui no quarto ate que dão um somzinho legal, mas quando eu levo la pra fora, o som fica baixinho baixinho... e se eu aumento muito, ele distorçe...

um colega falo, que ele tem um colega (que rolo) que tem o mesmo aparelho que o meu, tocando 2 de 10 (recondicionado) e 2 tweeter, e ele disse que o som é legal e alto (que da ate pra animar umas festinhas...)

agora eu queria saber, se compensa eu recondicinar esses falantes, ou se eu deixo apenas 2 de 10, tweeter, corneta (não quero tirar a corneta, pq se nao fica sem voz), se mando fazer outra caixa e que tipo de ligação eu deveria fazer....

lembrando que eu não quero nada de som absurdo...

valeu ai :rever1:

Postado em

não entendo mto de som residencial...

mas montaria 2 caixinhas (uma pra cada canal, claro)

com um woofer + tweeter

8ohms...um woofer leve, q suba legal... subwoofer não serve pra esse tipo de aplicação, não

se for um bom falante não falta voz, não

Postado em
não entendo mto de som residencial...

mas montaria 2 caixinhas (uma pra cada canal, claro)

com um woofer + tweeter

8ohms...um woofer leve, q suba legal... subwoofer não serve pra esse tipo de aplicação, não

se for um bom falante não falta voz, não

então eu teria que comprar outros falantes?

e se não me engano a saida é de 4 e 8 ohms

Postado em

eu tenho duas philips ah621 (tem seus 20 aninhos tambem..) empurrando 4 caixas "originais" (eu só troquei o sub das caixas)..

Esses receivers trabalham em 4 ohms na maioria (mais tu pode liga do geito que tu quiser que ele toca, talvez só esquenta umpoco..)

Todas as minhas 4 caixas se compoem de 1 sub de 8" (até uns 120 rms no maximo) e um tweeter (original..), como eu não consegui encontrar um sub de 8" novo com 8ohms na época, coloquei de 4ohms e o resultado foi muito bom, resistencia final de 2.66ohms, por um tempo até coloquei uns resistores pra aumentar a resistencia pra proximo aos 4 ohms, depois eu acabei tirando e o resultado foi a mesma coisa, o receiver nem esquenta...o bom é que o sub consome maior parte da potencia que a caixa recebe mesmo assim ela não deixa a desejar nada nos agudos...mais eu ainda queria experimentar usar uns 8pw3 nessa caixa.. :rolleyes::rolleyes:

Uma coisa que influencia totalmente no som delas é seu posicionamento, por exemplo eu uso as 4 dentro do quarto e deixo as 4 empilhadas do lado do armario bem no canto, o grave fica muito melhor assim...se eu colocar no meio do quarto ou em um espaço aberto parece que o som morre :banghead

Postado em
Uma coisa que influencia totalmente no som delas é seu posicionamento, por exemplo eu uso as 4 dentro do quarto e deixo as 4 empilhadas do lado do armario bem no canto, o grave fica muito melhor assim...se eu colocar no meio do quarto ou em um espaço aberto parece que o som morre :banghead

é igual aqui

os 4 falantes ficam virados pra mim, bem perto... e até que da um som legal

como é a caixa que vc esta usando?

Postado em

Velho, eu tenhyo um gradiente de uns 20 anos tbm, e olha que e a versao + xulapa delas, 2 caixas com 2 de 8 2 medio de sei la quantas e 2 tw, cara da um som da po***, dentro de casa fica mto agradavel.. esses sons antigos de qualidade nao tem nem o que comparar..

Usei ate em festas so q queimei meu pai me matou pago o concerto e nao deixou mais usar

Postado em

então se eu pegar 2 falantes (mais inteiros) e 2 tw

fazer uma caixa dutada para cada canal, ligar em paralelo (eu axo), será que fica melhor que o som que ta hoje?

ficando legal aqui pro som do quarto, e dando para animar umas festinhas com umas 20 pessoas? :pirou:

pasmafaute

hand26

Postado em
eu tenho duas philips ah621 (tem seus 20 aninhos tambem..) empurrando 4 caixas "originais" (eu só troquei o sub das caixas)..

Esses receivers trabalham em 4 ohms na maioria (mais tu pode liga do geito que tu quiser que ele toca, talvez só esquenta umpoco..)

Todas as minhas 4 caixas se compoem de 1 sub de 8" (até uns 120 rms no maximo) e um tweeter (original..), como eu não consegui encontrar um sub de 8" novo com 8ohms na época, coloquei de 4ohms e o resultado foi muito bom, resistencia final de 2.66ohms, por um tempo até coloquei uns resistores pra aumentar a resistencia pra proximo aos 4 ohms, depois eu acabei tirando e o resultado foi a mesma coisa, o receiver nem esquenta...o bom é que o sub consome maior parte da potencia que a caixa recebe mesmo assim ela não deixa a desejar nada nos agudos...mais eu ainda queria experimentar usar uns 8pw3 nessa caixa.. :rolleyes::rolleyes:

se o receiver tem impedância MÍNIMA DE 4OHMS, vc pode ligar em qquer impedância equivalente ACIMA deste valor.. não é de "qualquer jeito" não

abaixo disto pode queimar o receiver

se vc tá usando um SUB e um tweeter tem um buraco enorme nos médios aí

e a impedância final não é 2,6 ohms... vc tem falantes q trabalham em frequências distintas..

Postado em
então se eu pegar 2 falantes (mais inteiros) e 2 tw

fazer uma caixa dutada para cada canal, ligar em paralelo (eu axo), será que fica melhor que o som que ta hoje?

ficando legal aqui pro som do quarto, e dando para animar umas festinhas com umas 20 pessoas? :pirou:

pasmafaute

hand26

caixa dutada não é só fazer e meter 2 canos não.. envolve cálculo, depende dos parãmetros do alto falante....se ficar mto errada, pode até queimar o falante

selada é mais garantido nesse aspecto

vai numa casa q mexe com isso q vc acha caixas boas prontas ou bons falantes pra colocar na sua caixa

Postado em

Todas as minhas 4 caixas se compoem de 1 sub de 8" (até uns 120 rms no maximo) e um tweeter (original..), como eu não consegui encontrar um sub de 8" novo com 8ohms na época, coloquei de 4ohms e o resultado foi muito bom, resistencia final de 2.66ohms, por um tempo até coloquei uns resistores pra aumentar a resistencia pra proximo aos 4 ohms, depois eu acabei tirando e o resultado foi a mesma coisa, o receiver nem esquenta...o bom é que o sub consome maior parte da potencia que a caixa recebe mesmo assim ela não deixa a desejar nada nos agudos...mais eu ainda queria experimentar usar uns 8pw3 nessa caixa.. :rolleyes:  :rolleyes:

Uma coisa que influencia totalmente no som delas é seu posicionamento, por exemplo eu uso as 4 dentro do quarto e deixo as 4 empilhadas do lado do armario bem no canto, o grave fica muito melhor assim...se eu colocar no meio do quarto ou em um espaço aberto parece que o som morre  :banghead

se o receiver tem impedância MÍNIMA DE 4OHMS, vc pode ligar em qquer impedância equivalente ACIMA deste valor.. não é de "qualquer jeito" não

abaixo disto pode queimar o receiver

se vc tá usando um SUB e um tweeter tem um buraco enorme nos médios aí

e a impedância final não é 2,6 ohms... vc tem falantes q trabalham em frequências distintas..

cara relaxa, o ideal ao que consta no manual (por assim dizer) é trabalhar com 4 ohms em sua saida, mais ele não é muito exigente nisso (mecho com esses receivers aqui tem 3 anos ja, nunca tive problema algum, ja usei sub ligado em 1 ohm (eu não intendia nada de som <_< só dava um geito de liga e fazer tocar..) tocava mto forte normal, e a diferença de temperatura éra coisa minima..

Esses não foram os unicos receivers que tive, ja me passaram 6 pelas mãos (meus mesmo são só estes 2) os outros eu testei, comprei, vendi..tenho paixão por som antigo..

No meu caso os buracos não estão assim tão acentuados, basicamente as caixas maiores tem um grave mais profundo, encorpado, e as menores fazem um médio grave muito bom e o resultado das 4 junto é muito agradavel aos ouvidos, e potente até, moro em apartamento e na ultima vez que me impolguei de ouvir o som meio alto de tarde (60%) tive problemas com o vizinho de baixo (mais uma vez) e dessa vez tive que pagar algumas coisas que quebrei, da uma vibração da po*** no apartamento dele, derrubo algumas coisas.. :(

Não troco meus receivers por amplificador novo nenhum (nem que seja muito mais forte, mais caro..) foram um presente de casamento dos meus pais, estão 100% originais até hj e sempre funcionando 100%

E sobre as caixas dutadas e etc, sim precisam ser projetadas e tudo, mais antigamente eu não entendia muito de som, então simplismente troquei os auto falantes e acho que até dei sorte...hj em dia penso em montar outras melhores mais não vale a pena, visto que moro em apartamento e esse som ja é bem agradavel e forte pra mim

Ps. 4x8 = 32 .. 4+8 = 12 .. 32/12 = 2.66.. porque voce afirma que a impedancia de minhas caixas não estão em 2.66 ?

:legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...