Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Trovac

Woofers De 4 Ohms Tem Bobina + Fragil Dq 8 Ohms?

Recommended Posts

Um vendedor de falantes me disse que "Woofers" com bobina de 4 ohms "queimam" com mais facilidade doque Alto -Falantes com bobina de 8 ohms !!!

Será isso coincidências ???

Ou há uma lógica por trás disso ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um vendedor de falantes me disse que "Woofers" com bobina de 4 ohms "queimam" com mais facilidade doque Alto -Falantes com bobina de 8 ohms !!!

Não dava para você fazer uma pergunta mais fácil não, hein?

Acho que vai poder te responder são os caras mais vividos que passarão pela experiência, que lidam talvez com manutenção de falantes e/ou confecção de falantes e realmente podem fornecer alguo mais concreto.

Na minha humilde opinião, acho que isso até poderia existir a um tempo atrás, porque alguns fabricantes faziam muita distinção entre falantes de 8 ohms e 04 ohms, que por pura convenção, dizia-se que os de 08 homs era ditos profissionais e 04 ohms, ditos automotivos, mas essa divisão acho que não existe mais. Se tem algum fabricante que pensa assim, estão já ultrapassado.

A Selenium por exemplo, fazia a distinção entre falantes automotivos do modelo WPU, que chamavam WPU Quatro, para os ditos profissionais. Para as linhas que disponibilizaram nas 02 impedâncias, até a identidade dos falantes eram dieferentes (parâmetros eram distintos) e logicamente os projetos de caixas eram também distintos.

Não sei de tudo o que se passa nesse ramo de som automotivo, pois não tem como acompanhar, mas a primeira que eu vi lançar falantes com diferentes impedâncias e mesmos parâmetros foi a Eros e depois de algum tempo foi a Oversoud. Aliás, a Oversound não especificava (não sei se altualmente especifica), os parâmetros dos falantes de 04 ohms. Depois de penar muito, a pessoa que comprava saberia que os parâmetros eram idênticos eoutros nem compravam com medo de serem diferentes e tal.

Compartilhar este post

Link para o post

Os falantes de 4 ohms queimam mais facil, visto que é mais facil de alimenta-los com amplificadores de som automotivo, que normalmente tem sua impedância nominal entre 2 e 1 ohm (os realmente fortes).

Mas há muita diferença entre eles, além da bitola do fio da bobina, os de 8ohm tem fio mais fino, porem trabalham sempre com uma corrente menor, em relação ao de 4 ohms.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

bem, por lógica a bitóla do fio do de 4ohms iria aquecer mais visto que sua resistencia é menor do que a de 8ohms, sendo assim ela seria mais grossa [?]

acho que tudo isso é viagem e o cara ta tentando te impressionar falando bestera, não importa se é de 2, 4 ou 8 ohms, se teu sistema estiver ligado corretamente casando as impedancias e respeitando os equipamentos, não tem essa de queima mais facil (a nao ser que estejamos falando de bomber :P)

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

O vendedor disse que woofers de 4 ohms queimam mais que os de 8 ohms , queimam pois puxam mais potencia dos amplificadores e não que as bobinas são mais fracas, pelo contrario as bobinas 4 ohms utilizam fios mais grossos que as bobina de 8 ohms e claro levando em consideração o diametro das bobinas, blz um abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Os falantes de 4 ohms queimam mais facil, visto que é mais facil de alimenta-los com amplificadores de som automotivo, que normalmente tem sua impedância nominal entre 2 e 1 ohm (os realmente fortes).

Mas há muita diferença entre eles, além da bitola do fio da bobina, os de 8ohm tem fio mais fino, porem trabalham sempre com uma corrente menor, em relação ao de 4 ohms.

Abraços

Rafael

Obrigado pela Dica !!!!!

E com relação a potencia oferecida, penso em utiliza-los com fontes de energia iguais !!!

Exemplo 01 : Um modulo de 1000 W rms para 02 Woofers (500Wrms) de 8 ohms em "paralelo" onde cairia para 4 ohms, porem, obviamente, conservaria as caracteristicas fisicas da bobina !!!

OU

Exemplo 02 : Dois módulos de 500 W rms para 02 Woofers (500 w rms) de 4 ohms

**** A minha duvira era essa, EM CONDIÇOES IGUAIS DE FORÇA FORNECIDA, qual bobina teria mais resistencia de acordo com suas peculires caracteristicas : a de 8 ohms ou a de 4 ohms !!!

**Devido a de 4 ohms ter um fio mais grosso!!! acho que vou de 4 ohms mesmo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

O vendedor disse que woofers de 4 ohms queimam mais que os de 8 ohms , queimam pois puxam mais potencia dos amplificadores e não que as bobinas são mais fracas, pelo contrario as bobinas 4 ohms utilizam fios mais grossos que as bobina de 8 ohms e claro levando em consideração o diametro das bobinas, blz um abraço

Obrigado pela Dica !!!!!

E com relação a potencia oferecida, penso em utiliza-los com fontes de energia iguais !!!

Exemplo 01 : Um modulo de 1000 W rms para 02 Woofers (500Wrms) de 8 ohms em "paralelo" onde cairia para 4 ohms, porem, obviamente, conservaria as caracteristicas fisicas da bobina !!!

OU

Exemplo 02 : Dois módulos de 500 W rms para 02 Woofers (500 w rms) de 4 ohms

**** A minha duvira era essa, EM CONDIÇOES IGUAIS DE FORÇA FORNECIDA, qual bobina teria mais resistencia de acordo com suas peculires caracteristicas : a de 8 ohms ou a de 4 ohms !!!

**Devido a de 4 ohms ter um fio mais grosso!!! acho que vou de 4 ohms mesmo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

para você fazer essa escolha você deve ter em mente QUAL módulo vai usar em seu projeto. Fica mais facil usar 2 woofers de 4ohms pois existem OTIMOS módulos que trabalham em 2 ohms como banda, soundigital..normalmente módulos que mandam toda sua potencia em 4 ohms estão trabalhando em ligação bridge e tal..ou seja, a sua escolha entre os woofers de 8 ou 4 ohms vai ser basicamente decidida pelo módulo que você pretende usar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
bem, por lógica a bitóla do fio do de 4ohms iria aquecer mais visto que sua resistencia é menor do que a de 8ohms, sendo assim ela seria mais grossa [?]

acho que tudo isso é viagem e o cara ta tentando te impressionar falando bestera, não importa se é de 2, 4 ou 8 ohms, se teu sistema estiver ligado corretamente casando as impedancias e respeitando os equipamentos, não tem essa de queima mais facil (a nao ser que estejamos falando de bomber :P)

:pirou:

Ei cara vai mais devagar ... o cara ai em cima sabe muuuiiitoo...

Compartilhar este post

Link para o post
para você fazer essa escolha você deve ter em mente QUAL módulo vai usar em seu projeto. Fica mais facil usar 2 woofers de 4ohms pois existem OTIMOS módulos que trabalham em 2 ohms como banda, soundigital..normalmente módulos que mandam toda sua potencia em 4 ohms estão trabalhando em ligação bridge e tal..ou seja, a sua escolha entre os woofers de 8 ou 4 ohms vai ser basicamente decidida pelo módulo que você pretende usar :legal:

Bramer, eu tenho duas PUNCH p5002 (500 RMS à 4 ohms Bridge) e tava querendo troca-las com um amigo meu por um amplificador JL AUDIO 1000.1 (4 omhs) !!!

Mais acho melhor deixar como estar !!!! e vou comprar Woofers de 4 ohms mesmo !!!

Blz e mais uma ves obrigado pelas dicas :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...