Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

Ajuda Com Alimentação

Recommended Posts

Galera tenho os seguintes equipamentos:

2 amplif. HBM2100 bridge 640rms 4ohms (1 já está instalado, outro não)

2 subwoofers Spyder nitro 700rms 12" 2+2ohms (1 está desligado)

1 caixa dutada 2 x 45litros

Fiaçao 16mm para 1 HBM2100 que já está instalado - positivo e negativo

Fiação 4,5mm para os subwoofers

1 bateria fortex 60a/h reserva de 90minutos está no carro

1 bateria Ajax 46a/h reserva de 60 minutos está parada

1 fusível principal de 50 a/h

1 alternador original

Carro: Fiat Uno Smart 2001

Dúvidas:

Qual diametro do cabo de alimentação para os amplificadores???? Estava pensando em 30mm da bateria até o porta fusíveis e depois 16mm para cada amplificador

Seria conveniente instalar esta bateria ajax no carro, ou seria perca de tempo??? Ou seria melhor comprar outra de 60a/h???

Não sei a amperagem do alternador, qual seria melhor pra colocar sem muitas adaptações e de valor acessível???? Me indicaram o do tempra de 90a/h

Seria necessário o uso de magacapacitor??? de qtos farads???

O Fusível principal deve ser de quanto???

Valeu pelas dicas!!!! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só mudando uma informação: A Bateria de 46a/h é Cral e não Ajax.

E com relação a nova fiação iria usar 4 mts de 30mm e do porta fusíveis até os amplificadors 1,5mt de 16mm

Compartilhar este post

Link para o post

E com relação a nova fiação iria usar 4 mts de 30mm e do porta fusíveis até os amplificadors 1,5mt de 16mm

Cara acho que 21mm da bateria até o módulo já seria suficiente ... lógico que vc pode manter a indéia original de 30mm até o porta fuzivel ... mas entendo não fazer diferença.

Quanto a Bateria depende muito da sua Mão...hehe

Eu iria logo para uma de 80 ou até mesmo de 100 no lugar das duas.

Abraços e boa sorte com o projeto !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao porta fuzivel já pensou em usar dijuntor??

Compartilhar este post

Link para o post

E com relação a nova fiação iria usar 4 mts de 30mm  e do porta fusíveis até os amplificadors 1,5mt de 16mm

Cara acho que 21mm da bateria até o módulo já seria suficiente ... lógico que vc pode manter a indéia original de 30mm até o porta fuzivel ... mas entendo não fazer diferença.

Então, aqui no fórum sempre falaram pra usar cabo de 21mm pro HBM2100 mas qdo era 1 amplificador apenas, no meu caso irei utilizar 2 amplificadores HBM2100.

Com relação a bateria de 100a/h de qual marca vc me indicaria???

Compartilhar este post

Link para o post
dijuntor seria melhor que porta jusivel?

Creio que por ocorrer algum problema no sistema o disjuntor é melhor pois ele desarma mais rápido e depois que vc arrumar o "gato" só é preciso rearmar ele, e o fusível queima e até ir e comprar outro...

Compartilhar este post

Link para o post
Em relação ao porta fuzivel já pensou em usar dijuntor??

O problema é com relação ao valor, pois o meu porta fusível principal custou R$20 e um disjuntor está próximo a R$90 na leosound...

Compartilhar este post

Link para o post

E com relação a nova fiação iria usar 4 mts de 30mm  e do porta fusíveis até os amplificadors 1,5mt de 16mm

Então, quando faço os cálculos pelas tabelinhas e também pelos artigos do autosom.net, mostrando 640rms 4@ de cada amplificador

(no cálculo 1280 rms 4@) e colocando que é classe D com eficiência de 90% e usando cabo de até 4 metros o cálculo me dá um resultado de:

4mts de cabo 4AWG - 21mm para os dois amplificadores.

E se eu utilizar apenas 3 metros do cabo que vem da bateria até o 2º porta fusíveis que fica na mala: o cálculo pede um cabo de 3 metros 6AWG 13mm. (que daria pra eu aproveitar o meu de 16mm)

Na 2ª simulação para depois do 2º porta fusíveis (mala) pede um cabo de 8AWG 6mm em 2metros para cada amplificador.

Achei estes cabos um pouco finos, será que estão corretos estes cálculos???

Compartilhar este post

Link para o post
Creio que por ocorrer algum problema no sistema o disjuntor é melhor pois ele desarma mais rápido e depois que vc arrumar o "gato" só é preciso rearmar ele, e o fusível queima e até ir e comprar outro...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, aqui no fórum sempre falaram pra usar cabo de 21mm pro HBM2100 mas qdo era 1 amplificador apenas, no meu caso irei utilizar 2 amplificadores HBM2100.

Com relação a bateria de 100a/h de qual marca vc me indicaria???

qt vc pode gastar??

Pode ser até aquela Impact ... ela tem uma boa reserva...

Compartilhar este post

Link para o post
O problema é com relação ao valor, pois o meu porta fusível principal custou R$20 e um disjuntor está próximo a R$90 na leosound...

Mas pelo Sistema q v c está montando a chance de vc fritar o fuzivel é bem grande ...hehe ... depois de um tempo vai acabar ficando mais caro, pelo jeito a sua mão é pesada...kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Bem costumo ter a mão "pesadinha" de vez em quando, depende muito da música... mas o disjuntor está nos meus planos sim, só que um pouco mais pra frente... E com relação a bateria Impact, vi vários relatos aqui no fórum do pessoal dizendo que não são muito boas e principalmete pra partida do motor... e dizem que quando dá problema...

Compartilhar este post

Link para o post
Bem costumo ter a mão "pesadinha" de vez em quando, depende muito da música... mas o disjuntor está nos meus planos sim, só que um pouco mais pra frente... E com relação a bateria Impact, vi vários relatos aqui no fórum do pessoal dizendo que não são muito boas e principalmete pra partida do motor... e dizem que quando dá problema...

Eu vou ser sincero tb não conheço muito essa marca, mas já alguns user falando berm dela, por isso comentei ... eu tenho duas baterias no meu sistema, uma original de 55a e outra a diesel de 80a, nem marca tem..hehe...verdade q ainda está faltando energia, preciso de mais, só q elas aguentam bem e olha q o meu sistema é um pouco mais forte.....

O pessoal recomenda muita as Mouras e outras de marcas bem conhecida ... existem tópicos q abordam esse assunto!!!

Sucesso com o projeto!!

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu instalar o 2º HBM2100 agora e manter apenas a bateria 60a/h e o alternador original, haveria algum problema??? Os amplificadores trabalahariam com toda a potência ou não???

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...