Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogeriomusic

Eletronica, Amplificadores E Fontes

Recommended Posts

Mas é isso ai quem quiser os esquemas e só falar, dicas pra fzer o layout no eagle, fazer aterramento ( aplaca toda ser o terra) no eagle, simulaçoes no multisim, e duvidas ai na construção, é so falar

Cara, obrigado por ter aberto esse precedente :rever1: , o amplificador de 35 watts é super viável para este meu (pretensioso) projetinho de caixas de referencia, principalmente levando em conta a descrição que voce deu sobre o ampli, realmente vem bem de encontro ao que eu estou necessitando...

Portanto peço humildemente : Voce poderia fazer a gentileza de me passar os arquivos do Eagle (PCB, etc) pois seria ate mesmo uma forma de eu me espelhar no seu projeto para aprender mais sobre o software, e de quebra eu testaria o sistema de fotolito para imprimir no circuito na placa, montar o danado e curtir o som [¨]

Inclusive de quebra ja teria utilidade para os 2 tips 3055 que tenho aqui sobrando!

E se não for incomodo, daria pra "traduzir" estas 2 frases :

um capacitor ajudando na amplificação do semi-ciclo negativo do sinal

trabalhando em simetria complementar

Realmente estas me deixaram boiando :blink:

Até logo mais []-[]

muda o nome do topico... acho q seria interessante, deixar esse topico falando sobre amplificadores e cia...

Pode mudar o nome do tópico, como se faz? E, se mudar, continuam as mensagens aqui existentes ?

meu p3a, q até hj não saiu por um motivo, depois outro, e outro... enfim, tá empacado!

Poxa, cara, que pena...Voce parecia estar quase finalizando este ampli; Espero que consiga , e quando conseguir, não deixe de postar []-[]

o tópico rendeu muita coisa legal, inclusive as AULAS do Destroyerx

Pois é, cara, ele parecia conhecer mesmo a coisa na raiz...Voce chegou a contatar ele fora do tópico, por mail ou MSN? O cara sumiu do mapa !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

kra é soh clicar em editar no primeiro topico...

as mensagens continuam sim...

o eagle é um programa pago, mais é possivel conseguilo em Torrent ou até mesmo em alguns sites ;) e tbm alguém ai pode te enviar é q eu tbm não tenho.. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Novidades para transformadores toroidal

Vamos usar:

Vp = Voltas do primario

Vs = Voltas do secundario

Cs = Corrente de saida

Vo = Voltagem de saida

Sv = Soma da voltagem nesativa e positiva

Fp = Fio em mm² do primario

Fs = Fio em mm² do secundaio

Ta = Area do ferrite X * Y

Hz = Frequencia do Clock

Ct = Ct do Controlador (SG3524)

Rt = Rt do Controlador (SG3524)

E as seguintes equações que serão explicadas mais abaixo:

Sv = Vo * 2

Hz = 1 / (Rt * Ct)

Vp = 1,37 * 100000 / (Hz * Ta)

Vs / Vp = Vo / 8,8

Fp = 0,004 * Sv * Cs

Fs = 0,13 * Cs

As equações estão na ordem.

Vamos supor que temos os seguntes valores:

Ct = 0,000000001

Rt = 10000

Vo = 37v

Cs = 8a

Ta = 1cm²

A equação abaixa é usada para saber a voltagem dos polos externos do transformador (Pois a fonte é simetrica).

Sv = Vo * 2

Sv = 37 * 2

Sv = 74v

A equação abaixo é usada para descobrir a frequencia que o toroidal vai trabalhar.

Hz = 1 / (Rt * Ct)

Hz = 1 / (0,000000001 * 10000)

Hz = 1 / 0,00001

Hz = 100000

Com esta equação iremos descobrir o numero de voltas do primario, foi usado 50kHz pelo motivo da fonte ser simetrica.

Vp = 1,37 * 100000 / (Hz * Ta)

Vp = 1,37 * 100000 / (50.000 * 1)

Vp = 1,37 * 100000 / 50000

Vp = 137000 / 50000

Vp = 2,74

O resultado foi de 2,74 mais na pratica o minimo é de 4 voltas, sendo 4 + 4 voltas, um total de 8.

Com esta equação encontraremos o numero de volta do Secundario.

Vs / Vp = Vo / 8,8

Vs / 2,74 = 37 / 8,8

Vs / 2,74 = 4,2

Vs = 4,2 * 2,74

Vs = 16,8 ± 17

É necessario arredondar como eu fiz acima, então 17 volta para +37v e mais 17 volta para -37v, sendo então 34 voltas no secundario

Esta equação você vai descobrir a espessura do Fio do primario em mm²

Fp = 0,004 * Sv * Cs

Fp = 0,004 * 74 * 8

Fp = 2,36mm²

Não entendi bem oque queria dizer mas, dizia para usar 3 fios, conseqüentemente de 0,785mm² pois:

3Fp = 0,786mm²

Fp = 0,786 * 3

Fp = 2,358

Pelo oque o MKzan acha é que se um fio romper o toroidal continua funcionado, com menor potencia, mais continua.

Esta equação você vai descobrir a espessura do Fio do secundario.

Fs = 0,13 * Cs

Fs = 0,13 * 8

Fs = 1,04 ± 1

Também não entendi mais segue o mesmo "esquema" do fio do primario, mas utiliza 2 fios, sendo:

2Fs = 0,5mm²

Fs = 0,5 * 2

Fs = 1mm²

Acabou, todas informações calculadas é só inrrolar.. O primario sempre no mesmo sentido e o secundario no outro sentido como mostra a segunda figura.

gambar12b13adwe2.th.jpg

Esta imagem explica um pouco a montagem do Toroidal...

gambar12eix3.th.jpg

Fonte em ingles http://members.tripod.com/valveaudio/Membu...buatsendiri.htm

Espero que gostaram da tradução e enterpretação tabajara :P[-][]-[]

Foi com um pouco de ajuda do Leandro (BigNoiseMan).. Cabamo de Caba [¨]

Agora acho que a minha fonte pra amplificador automotivo sai!!! :vts

post-47-1168585653.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, me esclareça uma duvida, por favor;

Qual a diferença básica entre o transformador toroidal e o trafo, e porque em veiculos deve ser toroidal?

Procurei na net, mas não achei nada a respeito (da diferença entre os dois)

o eagle é um programa pago, mais é possivel conseguilo em Torrent

Sim, mas eu ja tenho o Eagle aqui instalado... o que eu gostaria que o dacvr me passasse são os arquivos do ampli (SCH, etc) para eu abrir aqui :rolleyes:

Ah, ia me esquecendo: Quem estiver lendo este tópico, foi boa idéia do GuiHF renomear o tópico visando atrair mais pessoas para compartilhar conhecimentos sobre amplificadores, inclusive tendo em mente dar uma força para quem está começando agora (assim como eu [¨]).

Portanto, peço sugestões de um titulo para renomear o tópico, algo que chame a atençao :rolleyes:

Até breve :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença básica entre o transformador toroidal e o trafo, e porque em veiculos deve ser toroidal?

Então kra, o toroidal gera menos ruidos, por trabalhar numa frequencia mais alta, como disse lá 50khz ;) acho que é isso... ou algo relacionado.

Sim, mas eu ja tenho o Eagle aqui instalado... o que eu gostaria que o dacvr me passasse são os arquivos do ampli (SCH, etc) para eu abrir aqui  :rolleyes: 

Então sobre isso o Leandro achou um programa que gostei muito por ter uma extensa biblioteca e ser pratico de usar, ele tem 20mb e é freeware.. se chama DipTrace 1.3

Ah, ia me esquecendo: Quem estiver lendo este tópico, foi boa idéia do GuiHF renomear o tópico visando atrair mais pessoas para compartilhar conhecimentos sobre amplificadores, inclusive tendo em mente dar uma força para quem está começando agora (assim como eu [¨]).

Portanto, peço sugestões de um titulo para renomear o tópico, algo que chame a atençao :rolleyes:

Acho que "Eletronica, Amplificadores e Fontes" pode ser o nome do topico.. mais isso é com você... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, obrigado por ter aberto esse precedente :rever1: , o amplificador de 35 watts é super viável para este meu (pretensioso) projetinho de caixas de referencia, principalmente levando em conta a descrição que voce deu sobre o ampli, realmente vem bem de encontro ao que eu estou necessitando...

Portanto peço humildemente : Voce poderia fazer a gentileza de me passar os arquivos do Eagle (PCB, etc) pois seria ate mesmo uma forma de eu me espelhar no seu projeto para aprender mais sobre o software, e de quebra eu testaria o sistema de fotolito para imprimir no circuito na placa, montar o danado e curtir o som [¨]

Inclusive de quebra ja teria utilidade para os 2 tips 3055 que tenho aqui sobrando!

E se não for incomodo, daria pra "traduzir" estas 2 frases :

Realmente estas me deixaram boiando :blink:

Até logo mais []-[]

Pode mudar o nome do tópico, como se faz? E, se mudar, continuam as mensagens aqui existentes ?

Poxa, cara, que pena...Voce parecia estar quase finalizando este ampli; Espero que consiga , e quando conseguir, não deixe de postar []-[]

Pois é, cara, ele parecia conhecer mesmo a coisa na raiz...Voce chegou a contatar ele fora do tópico, por mail ou MSN? O cara sumiu do mapa !

intão cara, quando um capacitor ajuda na amplificação do sinal é o seguinte.. na entrada, você tem um sinal senoidal, que escursiona de um valor maximo positivo até um valor maximo negativo, pois bem para de ser essa gama do sinal toda amplificada na saida, você precisa ter uma fonte simétrica, ou seja, que que escursione também de um valor maximo positivo á um maximo negativo. Quando se tem um amplificador trabalhando em simetria complementar, você tem ele configurado em modo AB, ou seja, cada transistor de potência de saída vai amplificar sua metade do sinal, um pnp o positivo e o npn o negativo. mas no caso que eu citei so tem uma fonta simples, intão quando o sinal escursiona para um valor maximo negativo o transistor entra em corte pois como a fonte não acompanha o sinal, ele não amplicará o mesmo. Ai que entra o capacittor, como ele armazena energia no campo elétrico, ao "ver", "sentir" o cortere o transistor pnp, ele vai descarregar sua energia acumulada sobre o mesmo, fazendo com que este amplifique o sinal negativo, devido ao sentido do descarregamento do capacitor. Na pratica, este tipo de amplificador so funciona bem com amp. com baixa potência, devido ao fato de se ter que acumular energia do "tanto" que a potência do seu amplificador libera, sendo inviável para amp de potencias medias pra alta. Bom espero ter tirado suas dúvidas!

Compartilhar este post

Link para o post

Então kra, o toroidal gera menos ruidos, por trabalhar numa frequencia mais alta, como disse lá 50khz ;) acho que é isso... ou algo relacionado.

Então sobre isso o Leandro achou um programa que gostei muito por ter uma extensa biblioteca e ser pratico de usar, ele tem 20mb e é freeware.. se chama DipTrace 1.3

Acho que "Eletronica, Amplificadores e Fontes" pode ser o nome do topico.. mais isso é com você... []-[]

ae.. o trafo com nucleo toroidal além de gerar menos ruido ele tambem consegue entrgar uma potência util maior, devido a peculiaridades sobre campo magnético, em especial, aquele seu formato "redondo" ofere um melhor caminho para as linhas de fluxo, diminuindo as perdas na transformção da energia.

Ah eu acho que a maior dificuldade num trafo de nucleo toroidal não é enrolaá-lo mas sim achar aonde se tem o nucleo pra vender! hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

RogerioMusic, Qual a versão do eagle? pq se for a estudante, não vai funfar, ela tem limite de componentes.. Tem que ser uma versão "boa" se é que me entende... (livre, sem chaves). meu concelho: procura a 4.11 no emule. dai se tiver msn me adiciona pra mim te passa a pastinha completa ok? t+

daniel_costarocha@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post
intão cara, quando um capacitor ajuda na amplificação do sinal é o seguinte...

Bom,espero ter tirado suas duvidas...

Olha, não só tirou as duvidas como me deu uma boa idéia do principio de funcionamento dos transistores num amplificador.

Aliás, são dicas preciosas como essa que vão dando uma certa base para quem não cursou alguma coisa em eletronica; Quando pegamos qualquer circuito as vezes é até fácil montar (basta ir soldando os componentes) porém é mais válido saber o porque daquele resistor, o porque daquele capacitor e por aí vai...

As vezes encontramos algum texto na net que poderia elucidar muita coisa, mas o texto em si é tão "técnico" ou tão isolado do contexto geral que não conseguimos aproveita-lo para aplicações práticas...Acho que dicas mais diretas, numa linguagem facilitada, são capazes de promover um entendimento melhor.

procura a 4.11 no emule.

Sim, já estou em vias de baixar...Acho que o eagle que tenho aqui instalado é uma versão freeware que pega-se no site do fabricante (cadsoft) , mas não tenho certeza.

A versão que tenho aqui instalada é a seguinte : eagle-win-eng-4.16r1

Será que esta não abre os arquivos do seu ampli?

Vou adiciona-lo no MSN, ta certo? []-[]

Acho que "Eletronica, Amplificadores e Fontes" pode ser o nome do topico..

Realmente, é um nome bem de acordo, e ainda dá impressão de ser uma sub-seção do forum principal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Nussa.........Tava precisando mesmo de um tópico sobre eletronica.... [-]

Parabéns pelo tópico......

Bom, preciso que me sanem uma dúvida....."andando" pela net achei o esquema de um pré-amplificador com o LM741, e de acordo com o circuito, a entrada está na Entada - enquanto que a Entrada + vai ao terra através de um resistor. Estaria esse esquema certo?? Ou a etrada + vinda do PC ou DVD seria ligada na Entrada +?

Está aí o esquema do circuito e o diagrama do CI.

post-47-1168817709.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Já acho que podem até dispensar minha pergunta, pois axei outro circuito em que a ligação está igual.......difícil estarem os dois errados......hehe, eu acho.....

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal to fazendo um filtro subsonico, mais agora estou estudando como ligar 2 canais em somente 2 ci, e não 4 como teria que fazer... vou usar para sub.. então primeiro um bridge e depois um filtro subsonico a 28hz ±...

em breve as boards...

Compartilhar este post

Link para o post
Já acho que podem até dispensar minha pergunta, pois axei outro circuito em que a ligação está igual.......difícil estarem os dois errados......hehe, eu acho.....

intão cara, o lm741 é um amplificador operacional, e o pino numero dois que você citou (-) na verdade ele não se le negativo mas sim entrada inversora. o pino 3 no qual você se refere (+) é a entrada não inversora. Bom em suma, a entrada pode ser qualquer um dos dois, depende da configuração que se deseja usar o 741. (existem varias configurações dentre elas, oscilador de relaxação amplificador diferencial, amp. não inversor, amp. inversor, etc). No seu caso, ele estaria sendo usado na config inversora mas sem realimentação que funciona +- assim: você entra com o sinal na entrada do amp e no pino 3 entra o sinal de referencia, no qual o amp compara os dois sinais e você tem um sinal na saida. mais ou menos oque acontece numa fonte tipo pwm (modulação por largura de pulso) se tem o sinal de entrada e o sinal de comparação, na qual o sinal de comparação é um dente de serra e genericamente falando quando se deseja uma maior potência na saida o sinal na entrada é mais intenso, dai mesclando-se o sinal com o dente de serra ele corta uma "fatia" maior do sinal dente de serra e na saida você tem uma onda quadrada com um pulso mais largo ou seja com uma capacidade maior de conduzir corrente. Pra ficar mais claro, pensa assim: o sinal de 60hz tem um periodo x ja o de 120hz tem um periodo da metade do de 60hz e assim por diante. Quando se comparar um sinal de 60hz com um de 120hz com o sinal de ref. (dente de serra) perceberá que o pulso quadrado na saida será o dobro do de 120hz. É mais ou menos isso. Seria legal graficos pra se "ver" melhor mas não disponho deles aqui. Bom é isso ai! t++

Compartilhar este post

Link para o post
pessoal to fazendo um filtro subsonico, mais agora estou estudando como ligar 2 canais em somente 2 ci, e não 4 como teria que fazer... vou usar para sub.. então primeiro um bridge e depois um filtro subsonico a 28hz ±...

em breve as boards...

bicho não entendo muito sobre filtros mas na facu to tendo aula com um prof q é fera em telecomunicaçoes, e ele curte muito som, até esses dias ele me deu umas dicas mto legais sobre filtros passa alta, passa baixa passa faixa, etc, vo da uma conversada com ele. Mas em rel. ao ci, tem que se saber se ele aceita esssas ligaçoes, no datasheet dele. Me passa o modelo do ci seria o TL072? t+

Compartilhar este post

Link para o post
rogerio, blz, na segunda a noite falo contigo no msn! flow t+

Beleza, estou aproveitando agora para mandar esta mensagem antes de ir pro trabalho...As vezes chego muito tarde, lá pras 10, 11 hs da noite....Mas chegando eu ligo o MSN; Se voce ja tiver passado, deixe alguma mensagem offine...

Ah, peguei outras pastas de LIBRARIE mais completas do EAGLE e dei um jeito de transformar em versão professional, acho que agora vira...Se quiser, caso a pasta do ampli não seja muito grande, pode mandar via mail;

O unico prblema é que não faço idéia de como preparar a impressão (quando a imagem fica preta e branca, ao contrário, para impressão do toner)

Sou mesmo muito tapado [^]

Cara, grande abraço, até breve :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Beleza, estou aproveitando agora para mandar esta mensagem antes de ir pro trabalho...As vezes chego muito tarde, lá pras 10, 11 hs da noite....Mas chegando eu ligo o MSN; Se voce ja tiver passado, deixe alguma mensagem offine...

Ah, peguei outras pastas de LIBRARIE mais completas do EAGLE e dei um jeito de transformar em versão professional, acho que agora vira...Se quiser, caso a pasta do ampli não seja muito grande, pode mandar via mail;

O unico prblema é que não faço idéia de como preparar a impressão (quando a imagem fica preta e branca, ao contrário, para impressão do toner)

Sou mesmo muito tapado [^]

Cara, grande abraço, até breve :legal:

Intão, você disse que a sua versão era a 4.16, essa versão ela é free, para estudantes, com limite de componentes por projeto ou seja: no esquematic você vai monta de boa mas quando for rotear ele vai aparecer lá a msg de que é uma versão free que não dá pra colocar mais do que 25 componentes eu acho. se você não achar a versão 4.11 eu te passo ela, eu tenho aqui o executavel. t+

Compartilhar este post

Link para o post

Ae pessoal, vamu add o povo aí no msn (se vcs quizerer é lógico).........

Bom, já vou deixar o meu.......hehe se alguém quizer.....leandro.dl@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

boa ideia leandro... pois ficar aqui no forum é dificil...

kra o filtro ta pronto.. mais tive um grave problema quando fui passa a fonte de esquema pra pcb com diptrace, será que tem como vc me mandar o eagle? pra eu começar todo o trabalho do esquema novamente??

Se quiser o filtro subsonico com passa-baixo a 100hz 12dB e bridge... o circuito de bridge e passabaixo quem forneceu foi o Kleberlpa.. agradeço a ele ;) mais é o esquema e esta dual layer, pois estava dificil fazer sem jumper e em um layer soh... todos os transistores de um lado... usei 3 ci desse que vc disse, TL072 (acho q é isso..)

t+

Compartilhar este post

Link para o post
se você não achar a versão 4.11 eu te passo ela, eu tenho aqui o executavel. t+

Se voce preferir, façamos o seguinte :

Parece que o arquivo exe tem uns 8 mb; Se voce achar melhor mandar os arquivos do ampli primeiro (caso sejam pequenos e mais faceis de enviar) eu tento abrir aqui, pois a versão que tenho aqui foi modificada para professional (entrei com usuario e senha) e aumentei a pasta librarie, talvez role;

Mas se para voce não houver problemas em enviar o executável, beleza (claro, sempre dependendo de sua disponibilidade, não quero abusar :rolleyes: )

Não sei qual o limite de tamanho de arquivos que podem ser enviados por email, daí a duvida se vale mais a pena tentar primeiro os arquivos do ampli; Ai voce poderia enviar no momento que sobrar algum tempo, rapidamente.

Ainda sem querer abusar, caso voce possa, por favor, de umas dicas pra mim de como preparar a board para impressão dos finalmente (quando imprimimos no papel para passar para o cobreado)

Seja qual for a maneira, fico muito agradecido pelo favor []-[]:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, seguinte, para passar do papel para o cobre o pessoal ensina o seguinte método: Com papel glossy, imprima com impressora laser na qualidade máxima. Limpe o cobre com esponja de aço e detergente e seque-o com toalha limpa ou ar. Após seca, ponha o papel com o desenho das trilhas em cima da placa (desenho para o lado do cobre) e passe o ferro de passar roupas na parte traseira do papel. Axo que cerca de 30 segundos a 1 minuto na temperatura máxima (se não me engano), mas eles dizem que esse tempo tem que ser testado junto com a temperatura. Após isso, deixe o papel de molho na água por 5 minutos e depois retire-o de cima da placa com cuidado. Se houver falhas na trilha, retoque com caneta para circuito impresso. A partir daí é cair direto para o percloreto e pronto! O lado que deve ser impresso no papel é o lado mais brilhoso, enquanto que o mais fosco é onde se deve passar o ferro. Espero ter ajudado, e me desculpe pelo extenso texto. O.O

Compartilhar este post

Link para o post

qdo eu for fazer isso ai, vou colocar um pano encima do papel, soh pra garantir que não estrague o ferro... ou então fazer um teste numa parte pequena...

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, seguinte, para passar do papel para o cobre...

Opa, Leandro, tudo bom?

Cara, fico realmente grato pela força, a intenção foi ótima [-]

Mas no caso minha duvida diz respeito mesmo é a parte anterior da coisa toda, ou seja, como chegar na imagem final de impressão dentro do software EAGLE...

É que no EAGLE, quando finalizamos o arquivo BRD (board) ele fica assim:

eagle44_01.gif

Mas para imprimir a imagem que vai passar pelo processo que voce descreveu, preciso chegar no seguinte arquivo (pcb):

Pcb.gif

O arquivo pcb é o que eu chamo de finalização, onde a imagem em preto e branco é impressa ao contrário, para ficar na posição certa na placa cobreada...E é este arquivo que não sei como chegar :(

E falando de processos para passar do papel para a placa cobreada, veja este link mostrando o passo a passo para fazer placas perfeitas, coisa fina mesmo, e creio não ser muito dificil :

http://www.inape.org.br/circuito.html

Quando eu tiver oportunidade, (ou seja, quando eu estiver com o arquivo pcb do Daniel pronto) vou tentar este processo.

Se caso voce fizer primeiro, poste aí, tá legal? []-[]

No mais, te adiciono no MSN para trocar figurinhas, beleza?

Té breve

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, deve ter aí nesse programa alguma opção com o nome "MIRROR" ou "MIRRIRED", é o q imprime a imagem ao contrário para passa para o cobre.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah sim, deve ter aí nesse programa alguma opção com o nome "MIRROR" ou "MIRRIRED", é o q imprime a imagem ao contrário para passa para o cobre.

Beleza, vou tentar esse :legal:

Eta programinha cheio de coiseras :blink:

APROVEITANDO PARA DAR UM TOQUE PRA TODOS QUE TEM PARTICIPADO DESTE TÓPICO :

NESTA SEMANA, COMO SUGERIDO PELO AMIGO GuiHF, VOU RENOMEAR O TÓPICO PARA ANGARIAR MAIS PARTICIPANTES.

NOVO NOME : ELETRONICA, AMPLIFICADORES E FONTES

QUARQUÉ COISA, PROCURE PELO NOVO NOME ACIMA, BELEZA? :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...