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VDO

Alguem Ja Mexeu Ou Conhece O Motor

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Galera, seguinte, to pegando um calibra de um colega meu e tava pensando em mexer na criança, por que visual esportivo ele tem, agora motor correspondente, não sei. Ele me disse ser o mesmo do vectra gsi antigo, 2.2 16V, algum tem alguma preparação pra este motor?

 

PS. amanha to com a criança e posto umas fotinhas.

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Hehehe... :D

 

Meu sonho de consumo, tratando-se de L4...

 

B-A-S-I-C-A-M-E-N-T-E o C20XE ( 2.0 e não 2.2 como vc havia afirmado ) tem uma parte baixa bem parecida com os Monza 2.0. Mesmas bielas e bronzinas. A bomba de óleo é própria dele, snme.

 

Os pistões tem 86mm de diâmetro, assim como no Família II 2.0. Mas tem cavidades específicas para acomodar as 4 válvulas e possuem a particularidade da folga para o pino flutuante. Na concessionária os originais custam uma fortuna! Mas tem pessoas que fazem esses retrabalhos nos pistões de Monza e ficam tão bons quanto.

 

O bloco tmb tem uma espécie de "restrição" no retorno do óleo do cabeçote... Pois ele trabalha com um volume considerável de óleo na parte alta do motor.

 

Não estou lembrado de outras particularidades...

 

Mas é um motor EXCELENTE para prep...

 

Uma semana antes do nosso último Dino Day, eu fui com o pessoal do Clube Calibra na Dinos Race fazer um Dino Day deles...

 

Os originais, mesmo BEM rodados ainda apresentavam potências próximas aos 150cv declarados pela fábrica.

 

Haviam 3 aspirados "leves" e um turbo "leve".

 

Os aspirados tiveram 182, 173 e 172 cv no motor ( Monza do Matheus C20XE, Vectra GSi do Led e Calibra do Fábio, snme... ).

 

O primeiro, o próprio dono fez as alterações e preparação, inclusive acertos da injeção. Roda à álcool.

 

O segundo, tem pistões de Monza à álcool ( Elevou a taxa para 11,7:1 ), só a adição de um ângulo nas válvulas, álcool, chip e escape de 2 1/4... O resto ( Inclusive filtro e coletor de escape - que por sinal é em inox ) é original.

 

O terceiro tem cabeçote Paula Faria... Mas por algum motivo não rendeu o que esperávamos.

 

O "turbo", tem um kit "básico" montado na Esther, roda com 0,8kgf/cm² e rendeu 330cv.

 

Um outro Turbo ( O Calibra vermelho que competiu na prova do KM lançado ) tmb tem o miolo original e prep parecida. E fez o quarto melhor lugar na competição... À frente do Stang do Batistinha e do raríssimo Jaguar Lister ( V12 de 500cv ).

 

Existem C20XE´s no CCB com miolo forjado, intercooler e "otras cositas más", que rodam tranquilamente com 400cv nas ruas, no dia-a-dia, sem perder marcha-lenta ou torque em baixa. Se torcer o parafuso, vem com relativa facilidade 500cv... :)

 

O duro é controlar um manco de rua com 500cv e tração dianteira. :(

 

Um problema que vejos deles turbinados é que eles costumam "desdentar" a engrenagem da 5ª, quando exigido demais ( motor turbinado ) do câmbio original. Mas o Sapinho tem engrenagens especiais para aguentar todo o haras...

 

Inclusive, fazendo-se um "saravá" de engrenagens com as do câmbio dos Vectra 8V, ele pode chegar à 270km/h REAIS.

 

Mas tem uns e outros no CCB que já fizeram engrenagens para 320 e 340km/h... E o carro permite velocidades assim ( com "pouca" potência - cerca de 300cv ), dado que ele possui o menor coeficiente aerodinâmico de carros produzidos em série até hj.

 

A demais, ele tem a manutenção de um Vectra. Só o que saiu somente nele e no VGSi é que são "caros" e algumas vezes, difíceis de achar...

 

Esse carro já foi meu sonho de consumo, lá nos idos de 1999/2000...

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Loko, obrigado pela aula. Estava entusiasmado pelo carrim, agora entaum!!! vou me informar mais sobre ele, pois me amarro em tuning tbem, mas a prioridade vai ser o motorzim!! Abraços e thanks [-][-][-] !!

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O Loko mandou bem...

 

E VDO, felicidades ae com o calibra... carro de responsa... é um charme de carro, e um fazendo listrinhas de terceira porae... é o que há né? hehehe

 

Abraços, DiegoS.

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Aeee galera! Acabei de pegar ele!!

 

Motor!! [-][-]

30-11-06_1046.jpg

 

 

Frente!!

 

30-11-06_1041.jpg

 

 

Por favor, sugestões de tunnig e prep são benvindas!!! :vts:vts:vts

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Pera-la VDO...

 

Pensar em preparação sem saber o estado do motor é loucura...

 

1o é trocar todos os roletes, esticador, correia dentada e ver óleo. Depois conferir o arrefecimento. Isso é pra vc andar tranquilo com ele. Qlqer mer** q dá é $$$$

 

Pra começar a preparação vc vai ter q abrir esse motor pra ter ctz de como está, retifcar pra deixar zerado e trocar diversas peças... Só essas 2 brincadeiras acima n saem por menos de 2000 reais no baixo.

 

Então ta mto cedo pra vc pensar nisso. 1o é manutenção e aprender sobre o carro eo motor. Dps preparação.

 

Entre aki oh: Clube Calibra Brasil

 

Tem mta gente boa, mtos carros preparados, aliás o meu carro foi preparado pelo Matheus q é referencia de preparação la do CCB.

 

Boa sorte e juizo!!

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Ow Ewerton...

 

Eu acompanhei o Led qnd ele estava retificando o motor do Vectrozo... Ele gastou 2 e pouquinho na retífica completa do C20XE dele...

 

Usando pistões de Monza que o Matheus fez pra ele, jogo de juntas Opel originais e umas outras peças importadas - German.

 

Particularmente não achei caro não... E rendeu os 172cv.

 

Se for a intensão dele turbar/ficar com o carro um bom tempo, uma retífica completa ( dependendo do estado que estiver o motor, óbvio ) seria interessante, né?

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Valew galera, logicamente vou ter que dar uma boa revisão nele(correias, esticador, oleo, descarbonização), mas não acham um exagero eu ter que abrir o motor?? Abraços!!

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A retifica em si não é kra, principalmente parte de baixo...

 

O drama ta em cima (valvulas carissimas) e no drivetrain. E tb mangueiras de água, radiador, valvula termostatica.

 

No meu motor, devo ter gasto uns 2000-3500 reais na revisão completa do motor e outras partes importantes. Já no calibra pode acrescentar ai mais 1000 reais pelo menos.

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Tuning???? O carro é lindo. Motor, G5 e roda fecho. Tá embarcado.

:legal::legal::legal:

 

Mas gosto é como "C*"...

 

Cada um tem o seu. pasmafaute

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Tuning???? O carro é lindo. Motor, G5 e roda fecho. Tá embarcado.

Eu sei, mas tunning pra mim é issu mesmo, roda 16 ou 17(aceito opniões de modelo), insufilm, rebaixar e no MAXIMO, algum body kit que fique legal. :legal::legal: .

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Eu sei, mas tunning pra mim é issu mesmo, roda 16 ou 17(aceito opniões de modelo), insufilm, rebaixar e no MAXIMO, algum body kit que fique legal. :legal::legal: .

UFA!!!

 

*rs*

 

:legal:

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UFA!!!

 

*rs*

 

:legal:

:+1

 

O Loko e o Ewerton falaram tudo :legal:

 

Realmente eh um belo manco com excelente Cx , e um belissimo motor !!!

 

Em se tratanto de L4 , eh sonho mesmo...........

 

Motorzaum , xaum , e rodas , esta pronto o carro!

 

:mac1:legal:

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Guest Blackout

Se vc tunar esse carro com body kit tu vai levar uns cascudos rs, brincadeira, roda baixo e turbo , eh um excelente motor excelene carro mas a manutençao nao eh barata, entao antes de turbinar eh bom medir a compressao do motor, dar uma geral no motor pq se quebrar depois fica ruim pra arrumar ja que vc ja gastou com o kit boa sorte abraço

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Pronto galera, levei o calibra pra oficina e mandei fazer as seguintes coisas:

 

Trocar correia dentada.

Trocar polia guia e polia esticadora.

Trocar correia externa.

Passar scanner e limpar bicos de injeção e corpo de borboletas.

Trocar filtro de combustivel.

Limpar e trocar fluido de arrefecimento.

Verificar pastilhas e discos e trocar oleo de freio.

Verificar amortecedores e molas.

 

Não troquei o filtro de ar, por que quero colocar um esportivo e a troca de óleo e filtro não fiz por que estou querendo usar aqueles flush da vida, alguem recomenda??

 

P.S. Vou mandar ainda fazer uma revisão no ar condicionado e trocar o escape com um de 2.5 pol!!

Ahh, e estou vendo com um colega umas rodas 16 [-][-][-][-] !

 

Até agora é isso galera, posto fotos com as 16 assim que sair da oficina.

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Um outro Turbo ( O Calibra vermelho que competiu na prova do KM lançado ) tmb tem o miolo original e prep parecida. E fez o quarto melhor lugar na competição... À frente do Stang do Batistinha e do raríssimo Jaguar Lister ( V12 de 500cv ).

 

Se for o da reportagem do mês passado da 4rodas, o jaguar era de 750cv, e andou a frente do calibra...

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