Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Destroyer x

Como Se Livrar Do Enorme Choque Utilizado No Gem

Recommended Posts

Teve gente que detestou o enorme Choque utilizado pelo GEM..... alguém andou calculando e chegou a conclusão que precisaria utilizar kilometros de fio cobreado..que a coisa seria imensa.

 

Na verdade a coisa é imensa mesmo..... paga-se um alto custo estético para se obter um som melhor.....pelo menos, foi a solução que o Graham encontrou para o problema de forças Contro Eletro Motrizes geradas pelo movimento da bobina movel do alto falante dentro de um campo magnético....isso é um gerador de tensão alternada como sabem....então mandamos alternada de audio....que aciona a bobina a se movimentar dentro do nucleo magnético do alto falante...e como resultado disso...energia é gerada de volta para o amplificador....dá pra imaginar o "salseiro", a bagunça que isso vai gerar...sinais na contramão...fases contrárias cancelando.... alto falante completamente atordoado....querendo ir pra frente e sendo mandado pra traz...na maior indecisão...tipo entrada de gente no Metrô de São Paulo ou trem do Rio.

 

Uma das funções do choque é essa.... de bloquear retornos...impedindo que alcancem o amplificador....que sendo alcançado na linha de saída (que támbém e a linha de feedback...de realimentação)..acabe por mudar o ganho do amplificador...mexendo no comportamento dinâmico...enfim...o amplificador convencional funciona mais ou menos como um carro que tem dois cabos de velas intercambiados..trocados....sente o prejuízo?

 

No entanto uma das finalidades do choque é apresentar a resistencia necessária para manter a corrente desejada, de 500 miliamperes e fazer que os 50 volts positivos da fonte de alimentação fiquem sobre êle...ou sobre ela- a resistência.

 

Isso vai resultar em zero volts na saída..... vai resultar no dreno de 500 miliamperes, o que vai equalizar (tornar igual) a corrente consumida, em repouso, nas duas metades do amplificador.

 

A resistencia necessária seria de 100 ohms para 50 volts de alimentação positiva de 50 Volts....e seria de 80 ohms para a alimentação positiva de 40 volts.

 

A velha lei de ohm....lembram dela...que correlaciona Voltagem expressa na unidade de Volts....ou seja, 0,5 volt precisa ser expresso assim....e nunca 500mV...já que milivolts não está sendo expresso em Volts..... embora 0,5 do Volt

ser a mesma coisa que 500 milivolts.....é preciso expressar em volts sempre para calcular.

 

A velha lei de Ohm.... um sujeito alemão me parece...chamado Ohm.... dizia que a corrente deveria ser expressa em Amperes...portanto 200 miliamperes teria que entrar na fórmula como 0.2A..... ou se quiser...0.200A..... 200 milésimos do ampere...logo 200 MILI amperes.

 

A velha lei do HOMI...OHM, obrigava a gente a entrar com a resistencia em ohms...portanto 2K2 não pode ser usado.....a utilização certa é 2200 ohms.

 

O Velho Ohm correlacionou de forma simples...imagine o seguinte:

 

2 x 3 = 6

 

Isso é uma realidade...o sinal de igualdade é respeitado.... e podemos armar a igualdade de forma diferente.... "sempre respeitando o sinal de igualdade"

 

3 = 6/2

 

Também podemos dizer que:

 

2 = 6/3

 

 

Como tudo é verdade..podemos armar a lei de Ohm...que é E= I x R

 

onde E significa tensão...voltagem... expressa em volts

onde I significa corrente...amperagem.... expressa em amperes.

onde R significa resistencia...expressa em ohms

 

Você viu que o "arranjo" feito com numeros respeita o sinal de igualdade...logo...o arranjo feito na fórmula também vai funcionar.

 

portanto...os desdobramentos da léi de Ohm são:

 

E = I x R (PADRÃO)

 

R = E/I

 

I - E/R

 

 

Essa danada é conhecimento básico...mas que permite ir longe na eletrônica...para os jovens que não dominem...sugiro ler com atenção e tentar entender...eu gostaria de ajudar...se fosse possível.

 

Vamos continuar sobre o GEM no próximo bloco.

 

abraços

 

Carlos

post-47-1160648010.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Observe no esquema parcial...exatamente onde o Choque é substituído.

 

Note que os resistores em serie que vão alimentar a base do transistor driver foram divididos em duas unidades...uma de alguns poucos ohms.

 

Na corrente que circula dentro desse divisor resistivo, uma diferenca de potencial...que é o mesmo que voltagem...vai aparecer sobre os extremos do resistor de 27 ohms.

 

Essa voltagem...essa tensão se preferirem expressar no Português correto, está ligada entre a base e o emissor do transistor substituidor do choque...aqui no caso aparecem dois em paralelo..pode ser um apenas...desde que tenha a capacidade de funcionar com 50 volts...que aguente uns dois amperes ou mais (funciona com 500 miliamperes em repouso...mas é bom ter uma margem de segurança)...enfim...unidades que vão fazer o trabalho de resistência...é que..poderiam até ser substituídas por resistências.....no entanto..o transistor é direcional...e bloquearia alguma coisa que o atravessasse em direção à fonte de alimentação positiva..... o resistor não é direcional...portanto...é pior com relação à oposição que faria diante de forças contro eletro motrizes.

 

O transistor é pior que o Choque...no entanto é mais sensato...já que o choque é imenso e na prática, muito enjoado de fazer...e ainda ocuparia muito espaço físico.

 

A corrente que circula no resistor de 27 ohms..formando uma tensão maior que 600 milivolts vai polarizar adequadamente o transistor de cima...você pode até ajustar...colocando uma resistência e um trimpot em paralelo....daí podes ajustar a unidade PNP , classe A, da linha de alimentação positiva, sem afetar a corrente que está direcionada para os drivers, para o amplificador de tensão e para a polarização das bases dos saídas.

 

Espero que esteja claro.

 

abraços

 

Carlos

post-47-1160649891.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...