Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ZED

Especificação De óleo

Recommended Posts

Me lembro que um tempão atras, o Loko postou sobre o que significava akeles monte de números que vem nos óleos, mas não achei esse tópico.

Fui fazer a comprinha dos 5L pra colocar no meu carro. De costume, sempre usei Selenia K, que é o indicado pela Fiat e nunca tive problemas com ele. É semi-sintético. Mas acabei comprando um 100% sintético pela diferença de valor, mais me confundi.. lembro que os "15W40" é a viscosidade de quando quente e qdo frio. Quem souber, me tire essa duvida.. estou postando as especificações dos 2, do que costumo usar e o que comprei agora.

Esse é o que eu costumo usar:

selenia1en2.jpg

Esse é o que comprei:

selenia2ce4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acredito que traga benefícios nem malefícios. Segundo eu entendo, esses óleos a partir de 5 são para lugares extremamente frios, onde a partida seria prejudicada pela excessiva viscosidade do óleo. No nosso clima não teria muita utilidade, mas como eu disse acima, também não atrapalha.

Quanto ao motor andar mais folgado, eu acho que isso não acontece, pois a viscosidade do óleo aumenta à medida que a temperatura do motor sobe. O óleo tem que atender à demanda do motor quente ou frio.

Por isso atualmente os óleos monoviscosos foram meio que abandonados. No frio dar partida com óleo 40 é submeter o motor a um esforço desnecessário, sendo que o óleo só fica adequado depois que o motor atingir a temperatura de funcionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...