Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bodhi

Mp3 Áudio

Recommended Posts

Vou postar aqui um tópico que eu postei em outro fórum:

Bom, odeio músicas comprimidas, meu ouvido consegue captar algumas artificialidades do mp3 mal gravado (geralmente um agudo artificial ou "sujeiras" nos agudos e médios), mas não dá pra negar, um cd de mp3 é muito prático.

Abri esse tópico pra discutirmos os aspectos técnicos do formato e gravarmos nossos cds com a máxima qualidade possível sem deixar o arquivo grande demais.

Eu uso o Sonic Foundry Sound Forge 6.0 e geralmente abomino a resolução de 128 kbps (compressão de 11:1) pra baixo. Uso 160 kbps (9:1) em algumas músicas, mas geralmente gravo em 192 (7:1) kbps pra cima. O ideal seria gravar em 320 kbps (4:1), mas aí o arquivo já fica muito grande.

Fiz um teste em uma música de 4:14 min em todas as resoluções estáticas, ficou assim:

64 Kbps, 22 Khz, estéreo (compressão de 22:1) - 1,993 MB

96 Kbps, 44 Khz, estéreo (compressão de 14:1) - 2,988 MB

128 Kbps, 44 Khz, estéreo (compressão de 11:1) - 3,984 MB

160 Kbps, 44 Khz, estéreo (compressão de 9:1) - 4,980 MB

192 Kbps, 44 Khz, estéreo (compressão de 7:1) - 5,975 MB

256 Kbps, 44 Khz, estéreo (compressão de 5:1) - 7,967 MB

320 Kbps, 44 Khz, estéreo (compressão de 4:1) - 9,958 MB

Mesma música, agora com taxa de resolução variável:

Low Quality VRB Stéreo Audio - Descrição: 22.5 KHz, Stereo, Low Quality Variable Bitrate Encoding. Use this setting for streaming voice over 56k modems. 80 - 96 - 112 - 132 (?) Kbps - 44 Khz - 2,783 MB

Medium Quality VRB Stéreo Audio - Descrição: 44.1 KHz, Stereo, Medium Quality Variable Bitrate Encoding. Use this setting for stereo music delivered over DSL or dual channel ISDN. 96 - 112 - 128 - 160 Kbps - 44 Khz - 3,845 MB

Highest Quality VRB Stéreo Audio - Descrição: 48 KHz, Stereo, Highest Quality Variable Bitrate Encoding. Use this setting for stereo music delivered over Intranet, DSL or dual channel ISDN. 160 - 192 - 224 Kbps - 48 Khz - 6,359 MB

Wave. Descrição: 1.411 Kbps; 44.100 Hz; 16-bit; Stereo PCM - 43,899 MB

Comentários: os formatos Low Quality VRB Stéreo Audio e Mp3 96 Kbps tem tamanhos equivalentes (2,783 MB e 2,988 MB, respectivamente). Low Quality VRB Stéreo Audio tem um áudio bem "menos sujo" e compôe um arquivo de tamanho menor que o Mp3 96 Kbps.

Medium Quality VRB Stéreo Audio e Mp3 128 Kbps tem 3,845 MB e 3,984 MB respectivamente. Aqui o formato Mp3 128 Kbps apresentou um áudio "menos sujo" e menos artificial que o Medium Quality VRB Stéreo Audio.

Highest Quality VRB Stéreo Audio é maior que o Mp3 192 kbps em tamanho e menor que o Mp3 256 Kbps (5,975 MB para Mp3 192 Kbps, 6,359 MB para VRB High e 7,967 MB para Mp3 256 Kbps). Aqui, Highest VRB apresenta um som bem "limpo" e já não apresenta artificialidades, exceto por alguma freqüência alta, já que os agudos ficam um tiquinho comprimidos. O Mp3 192 Kbps também é limpo e os agudos me pareceram um pouquinho "saltados", o 256 Kbps pra mim já é o que se aproxima bastante da qualidade Wave e já não escuto diferença para o 320 Kbps com a vantagem de ser 2 MB menor.

Fiz o teste com um fone de ouvido, Winamp em Flat e depois Windows Média Player em Flat com o efeito Surround (que mostra melhor falhas, sujeiras e compressões de áudio). Vou testar no carro depois pra ver se escuto diferenças. Por enquanto, vou ficar gravando em 256 Kbps e usar 192 Kbps como alternativa para músicas com pouco agudo e VRB High Quality para músicas com muito agudos.

Ps.: prefiro o formato WMA, mas esse formato sumiu misteriosamente do meu Sound Forge, só dá para escutar, não dá para gravar.

Agora uma pergunta pra vocês que usam equipamentos de ponta no carro. Em 320 Kbps eu não notei diferenças em comparação a áudio Wave. Vocês que gostam de Hi-Fi, notam diferenças a ponto de não utilizar mp3?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ps.: prefiro o formato WMA, mas esse formato sumiu misteriosamente do meu Sound Forge, só dá para escutar, não dá para gravar.

De tudo o que citaste este foi de longe o fato que mais me assustou. A quantidade de "harmônicas" que o wma insere na música é colossal, assustador mesmo. Procure fazer uma análise, mesmo que meramente visual, com os sine waves das mesmas (wave do EAC x mp3 x wma, no mesmo bitrate).

E com efeito surround você nem precisa ter fonte comprimida, ele faz isso pra você.

Raríssimas placas de áudio para computador são planas e, principalmente, lineares. Fora o resto das questões que seu amplificador interno não tem NEM de longe, deixando complicada qualquer análise que este fórum busca. Faça no carro ou em algum sistema razoável, depois poste aqui de novo!

O povo aqui de Brasília ouviu mp3 320kbps->cda (não usando processador do player) condenando sistema, até ser substituída pela respectiva wave. Era a Georgia on my mind da TBM matando o tweeter do dj_vini.

Mas a questão da diferença de compressões é boa, pra não dizer eterna! Há quem ouça diferença de 256x320kbps, há quem diga que (não) ouve, ...

Agora a questão da compressão vai MUITO além da resposta em frequência, velhinho... O quanto ela fecha o som, emagrece mesmo, fora o foco que vai pras cucuias chega a ser desanimador. É batata: você monta um sisteminha bacana ouvindo mp3, o sistema vai "crescendo" e você cada vez menos consegue suportar o dito cujo ali dentro, até de fato não mais acoplar a função "mp3 player" ao teu player.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, meu sistema como está mais voltado pro dia-a-dia do que para qualidade, eu fiz um teste gravando a mesma música em resoluções diferentes (320 - 256- 192 - 128) de gravações de Norah Jones e Arne Domnérus.

Ficando no MP3, não muda muito (pra não dizer nada) de 320 para 192, por exemplo. Comparando com o áudio original, ocorreu uma leve supressão dos agudos, mas muito leve mesmo. Tive que ouvir várias vezes pra perceber.

Estou falando de um sistema comum, com alguns equipamentos bons. Não sei em sistemas verdadeiramente voltados à fidelidade como o MP3 se comportaria.

Gostaria que alguém que mostrasse um dia uma diferença gritante assim, pois até consegui perceber uma mínima diferença.

Minha percepção auditiva não é das melhores? Acredito que não, pois no estúdio sou conhecido como "o chato" que procura pêlo em ovo.

Podemos culpar meu sistema que, considero, não entregue tanto as diferenças, se bem que já fiz o teste com o ouvido colado na caixa de som aqui de casa e as impressões foram as mesmas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não basta apenas escolher a taxa de compressão. A qualidade do original também afeta. Tem muito CD comercial e mau masterizado por ai!!! E também a fonte reprodutora tem que ser de qualidade pra se ouvir a diferença. Se for ouvir num Player Pioneer vc não vai perceber muita diferença, se pegar um Alpine essas diferenças já começam a aparecer. Assim também com os falantes e amplificadores (se existirem no sistema).

Se pegar uma gravação audiófila num sistema bom até em 320K você vai perceber algumas diferenças.

Em "Windows Media Audio Lossless" (matemáticamente sem perdas) fica impossível perceber essas diferenças pelo menos num som de carro.

Eu sempre gravo no mínimo em 256k, mas escolho por gravação, se a gravação não for muito boa eu deixo em 192, se for uma gravação mais primorosa eu diminuo a compressão.

Abraços,

Ivan [Mundo iMilazzo]

Compartilhar este post

Link para o post
Não basta apenas escolher a taxa de compressão. A qualidade do original também afeta. Tem muito CD comercial e mau masterizado por ai!!! E também a fonte reprodutora tem que ser de qualidade pra se ouvir a diferença. Se for ouvir num Player Pioneer vc não vai perceber muita diferença, se pegar um Alpine essas diferenças já começam a aparecer. Assim também com os falantes e amplificadores (se existirem no sistema).

Se pegar uma gravação audiófila num sistema bom até em 320K você vai perceber algumas diferenças.

Em "Windows Media Audio Lossless" (matemáticamente sem perdas) fica impossível perceber essas diferenças pelo menos num som de carro.

Eu sempre gravo no mínimo em 256k, mas escolho por gravação, se a gravação não for muito boa eu deixo em 192, se for uma gravação mais primorosa eu diminuo a compressão.

Abraços,

Ivan [Mundo iMilazzo]

CD Player Alpine, amp RF 4.6x, kit Bravox, gravação de Norah Jones (comercial de boa qualidade, bem mixada e masterizada) e Arne Domnérus (gravação audiófila). Esses foram CDs que eu mesmo converti. Pegando gravações da Internet dá pra perceber a diferença claramente quando a taxa de resolução é baixa. No caso das conversões que eu fiz essa diferença é menor.

Só ressaltei que pra mim foi pequena a diferença, já o tiba! afirma que é enorme.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que influi também o programa usado na compressão, pois já ouvi uma mesma música com mesmo bitrate mas com qualidade diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...