Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest Blackout

Desisti De Pegar Cambio Pronto, Vou Mandar Montar

Recommended Posts

Guest Blackout

E ai galera blz? Desisti de montar comprar cambio pronto , ou compar de alguma loja ja todo revisado, por enquanto que eu sabia que faz essse serviço eh sapinho e grilo, mais algumas loja ou mecanica que vcs conhecem com preço bom?? Nao vou montar com dente reto, cambio de Astra aguenta 450 cv então para mim ja esta bom.

Relações que eu escolhi

Diferencial 3,84:1

1º 3,58

2º 1,96

3º 1,32

4º 0,95

5º 0,76

Velocidames maxima por marcha a 6500 rpm(todas) com pneus 215 40 16

1º 52

2º 95

3º 142

4º 199

5º 249

Toda as engrenagens são originais gm ja procurei e escolhi estas, da para trocar a quina por uma mais longa 0,69 que daria incriveis 275 km/h de final a 6500 rpm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Blackout

Soh um detalhe velocidade real, de quanta marcha ja vou estar dando vdo rs

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta....

Sai muito caro dar uma alongada apenas na quinta marcha pelo Sapinho??

Tem uma media de preco de quanto serah o servico?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
Uma pergunta....

cara, engrenaguem helicoidal preparada para 600 cv de cambio de astra eu sei que ele cobra 900 reais cada, e 150 reais de montagem, mas nao cotei um cambio com engrenagem original ainda, o grilo deve cobrar bem mais barato, peguei o tel mas nao liguei la ainda

Compartilhar este post

Link para o post
Uma pergunta....

cara, engrenaguem helicoidal preparada para 600 cv de cambio de astra eu sei que ele cobra 900 reais cada, e 150 reais de montagem, mas nao cotei um cambio com engrenagem original ainda, o grilo deve cobrar bem mais barato, peguei o tel mas nao liguei la ainda

Esse Grilo tem um servico bom??

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
Uma pergunta....

Ele monta todos cambios la dos carros da hg, nao faz dente reto, soh monta cambio com engrenagens originais , acho que ninguem reclamou do trampo do cara até agora

Compartilhar este post

Link para o post
Uma pergunta....

Ele monta todos cambios la dos carros da hg, nao faz dente reto, soh monta cambio com engrenagens originais , acho que ninguem reclamou do trampo do cara até agora

Tel?? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara o cara que montou meu cãmbio qdo explodi ele manja pacas..eh um senhor italianão que meche ha uns 30 anos com isso.. ele tinha as relações do Fórmula Uno la eheh vou pegar o tel na NF lá em casa e posto aqui..

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
cara o cara que montou meu cãmbio qdo explodi ele manja pacas..eh um senhor italianão que meche ha uns 30 anos com isso.. ele tinha as relações do Fórmula Uno la eheh vou pegar o tel na NF lá em casa e posto aqui..

:) fico agradecido rs

Compartilhar este post

Link para o post

CARAJO marginal!!!

Se vc usar 0,69 de quinta, será mais como um "overdrive" do que uma marcha para ser utilizada...

O Corsa tem um entre-eixos curto demais para atingir altas velocidades!!! Estabilidade direcional acima de uns 220km/h não sei não se o Corsa teria... :(

Outra coisa... Particularmente utilizaria marchas mais longas de primeira, e segunda... E manteria essa relação que vc postou.

Tô achando que essa primeira será a verdadeira "arranca toco"... Só contribuirá para destracionar fácil... Afinal ela é para o Vectra original, que é bem mais pesado e bem menos potente que o Predador...

Quais as opções que se tem de primeira marcha?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
CARAJO marginal!!!

Se vc usar 0,69 de quinta, será mais como um "overdrive" do que uma marcha para ser utilizada...

O Corsa tem um entre-eixos curto demais para atingir altas velocidades!!! Estabilidade direcional acima de uns 220km/h não sei não se o Corsa teria... :(

Outra coisa... Particularmente utilizaria marchas mais longas de primeira, e segunda... E manteria essa relação que vc postou.

Tô achando que essa primeira será a verdadeira "arranca toco"... Só contribuirá para destracionar fácil... Afinal ela é para o Vectra original, que é bem mais pesado e bem menos potente que o Predador...

essa eh a mais longa que encontrei, eu queria mesmo alongar um pouco mais a primeira e segunda, terceira quanta e quinta ja esta bom. o ideal e pegarl 60 de primeira e 105 de segunda.

Se eu escolhesse 0,69 seria somente para economizar combustivel de quinta afinal ja passo nos 400 metros em final de quarta marcha, mas em dipustas de 500 metros eu teria que colocar quinta e essa relaçao extremamente longa de quinta ia me prejudicar entao vou optar por 0,76 mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
CARAJO marginal!!!

Ah quanto a estabilidade direcional o CopyMan diz que da 280 no Celta, nao sei ateh que ponto pode se confiar nas informações dele neh, mas no meu caso 249 reais ja ta de otimo tamanho, mesmo pq se eu colocar um comandinho mais pra frente para fazer o carro girar 7 mil rpm ja vai dar 268 km/h

Compartilhar este post

Link para o post
se eu colocar um comandinho mais pra frente para fazer o carro girar 7 mil rpm ja vai dar 268 km/h

[""] [""] [""]

270km/h num Corsa rooooooooooxxxxx :vts

c vai ter q socar uns saco d cimentro no banco de traz pro carro nao voar veio !!

parabens pelo projeto...ta ficando baum !! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha , pelo q vi aki , tem buracos feios , entre uma marcha a outra........... isso num eh nada bom....... :(

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
Olha , pelo q vi aki , tem buracos feios , entre uma marcha a outra........... isso num eh nada bom....... :(

Calma que achei um diferencial melhor, logo mais posto as novas relaçoes , trabalhar com engrens originais nao eh muito facil rs

Compartilhar este post

Link para o post
Calma que achei um diferencial melhor, logo mais posto as novas relaçoes , trabalhar com engrens originais nao eh muito facil rs

Ufa , ainda bem hehehehe :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout

Diferencial 3,55

1 - 3,58 56 km/h

2 - 1,96 103 km/h

3 - 1,32 157 km/h

4 - 0,98 209 km/h

5 - 0,81 253 km/h

Vou procurar para ver se acho uma relação de quarta pouca coisa mais curta, por enquanto o mais proximo do ideal foi isso

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout

Pronto, cambio longo para tracionar e diminuiu os buracos, melhor que isso soh se tiver umas engrenagens de vectra que de para mexer mais um pouco

Compartilhar este post

Link para o post
Diferencial 3,55

1 - 3,58 56 km/h

2 - 1,96 103 km/h

3 - 1,32 157 km/h

4 - 0,98 209 km/h

5 - 0,81 253 km/h

Vou procurar para ver se acho uma relação de quarta pouca coisa mais curta, por enquanto o mais proximo do ideal foi isso

Eh melhorou..........mas ....pode melhora mais hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Não... Piorou, Black...

O escalonamento do câmbio tem que levar algumas variáveis em consideração.

Não me lembro o nome desses parâmetros... Mas é mais ou menos assim:

Fator de capacidade de vencer ladeiras com o carro com plena carga - A primeira marcha não pode ( apesar de ser possível ) ser muito longa, pois caso o carro páre em uma rampa acentuada e com sua capacidade máxima de carga, ele TEM que subir com a força do motor. Conforme vc começa a alongar isso, vc começa a exigir mais torque do motor. Mais torque, exige maior rotação... Aí, a embreagem vai pro vinagre rapidinho. Tmb não pode ser muito curta como uma 1ª de um VHC. O torque seria tão multiplicado, que só faria o manco destracionar em uma arrancada pouco mais forte e no "final do motor", o carro ainda estará em uma velocidade baixa.

Velocidade máxima - Qual a potência máxima que o manco possui? Em qual rotação? Essa força é a mesma que o carro estaria "vencendo" em qual velocidade? Convém essa velocidade para o veículo? A intensão será um veículo de aceleração rápida, ou de velocidade máxima? Essa velocidade máxima será dado na última ou penúltima marcha? Existirá uma "marcha econômica"?

Escalonamento - Temos câmbios "Close ratio" e "Wide ratio", de escalonamento "longo" ou "curto".

Conforme o veículo ganha velocidade, as forças aerodinâmicas ( Mais as demais forças mecânicas que são disperdiçadas pelo caminho... ) aumentam com o quadrado da velocidade ( Quadrado??? Creio que seja... Não me lembro se quadrado ou outro fator... :P ).

Tendo esse último parâmetro "em mente", o mais correto é termos grandes "quedas" de rotação nas trocas de marcha ascendentes em velocidades mais baixas e "pequenas quedas" nas velocidades mais altas. Não uma "escadinha" de 50km/h como esse seu último escalonamento...

Fato: A cada troca de marcha, o manco terá que dispor de maior potência para conseguir vencer as forças que o "seguram" ( A maior força em altas velocidades, sem sombra de dúvidas é a aerodinâmica... ). Se vc tiver uma grande queda, entre as marchas, pode ser que o conjunto não tenha forças para "passar de 3000 rpm em quinta @ 130km/h ( Óbvio que chutei os números... Isso é só para ilustrar. )

Particularmente eu faria um cambio "4+E", como a BCWS cita...

Para o seu manco ( Que creio que terá uns 300cv - ou mais @ uns 5000 e muito rpm e uns 40kgfm de torque @ uns 4500 ) creio que uma primeira marcha que o leve até perto de uns 70~75 km/h não estaria tão longe de um câmbio mais ideal para ti. Primeiro que seu carro é bem mais leve que um Vectra ( Quase uns 300kg? Creio eu... ) e terá "torque de sobra", caso uma "fritada na embregem venha ser "exigida".

Por mim, o escalonamento ficaria mais ou menos assim:

1ª - 70km/h @ 6,5k rpm = 10,8km/h por 1k rpm;

2ª - 120km/h @ 6,5k rpm = 18,5km/h por 1k rpm;

3ª - 180km/h @ 6,5k rpm = 27,7km/h por 1k rpm;

4ª - 220km/h @ 6k5 rpm = 33,8km/h por 1k rpm e

5° - 270km/h @ SOAB ( Son of a bitch )!!!! THIS SHIT IS FAAAAST!!! *rs* @6,5k rpm = 41,5km/h por 1k rpm...

Mas essa última seria mais uma marcha de "economia" só... 220km/h no Corsinha, e na rapidez que ele chegará à isso, já daria para assustar MUITA "gente grande".

Pq das primeiras marchas serem "tão" longas? Estamos falando de um manco turbo, logo a cada troca de marcha, a turbina é um empecilho e só atrapalha, enquanto "não pressuriza". Quanto menos se utilizar o câmbio ( trocar de marchas ) e fizer com que o motor caia no regime de "pressurização" da turbina ), vc ficaria um tempinho a mais "pressurizando", logo, com maior potência... E maior potência, faz carros mais "divertidos"... *rs*

Dificulta um pouco as arrancadas? Sim... Mas existem outros pontos que, creio eu, compense. Como o manco terá "mais tempo" entre as trocas, mais tempo a turbina trabalhará "pressurizando" e... Não preciso dizer o que acontece qnd ela pressuriza... ;) Com uma menor multiplicação do torque, "mais fácil" será de controlar ele, para não ficar "fritando" no lugar, sem tracionar o manco...

Como esse motor já tem algum torque em baixa e o manco é leve, vc não precisará ficar "brigando" com o câmbio para "arranjar torque" e colocar o manco em movimento...

Conforme for ganhando velocidade, o escalonamento irá deixando o manco com a rotação cada vez mais alta nas trocas... E, acredito que uma velocidade de 240km/h seja mais que suficiente para um Corsa... Além disso, é arriscar-se "de graça".

E no caso de tentar algo 'além' dos 240km/h, vc terá a quinta... Mas... Nessas "velôs" tudo passa rápido... MUITO rápido... Já não vejo o pq de uma "brincadeira" nessas velocidades. A marcha é só para economia mesmo. Creio que não seja intensão sua "enfrentar uma Ferrari de final", né? Pois lembre-se que, além dela ter um motor "mais" potente, ela freia e faz curvas "um pouco melhor" que um Corsa... :S Principalmente em alta.

Basicamente isso... Acho que deve ter algum cálculo errado... E os dados tomei por referência, só... Não é para serem levados com "absolutos". Mas acredito que seja algo "plausível" de se utilizar.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout
Não... Piorou, Black...

O escalonamento do câmbio tem que levar algumas variáveis em consideração.

Não me lembro o nome desses parâmetros... Mas é mais ou menos assim:

Fator de capacidade de vencer ladeiras com o carro com plena carga - A primeira marcha não pode ( apesar de ser possível ) ser muito longa, pois caso o carro páre em uma rampa acentuada e com sua capacidade máxima de carga, ele TEM que subir com a força do motor. Conforme vc começa a alongar isso, vc começa a exigir mais torque do motor. Mais torque, exige maior rotação... Aí, a embreagem vai pro vinagre rapidinho. Tmb não pode ser muito curta como uma 1ª de um VHC. O torque seria tão multiplicado, que só faria o manco destracionar em uma arrancada pouco mais forte e no "final do motor", o carro ainda estará em uma velocidade baixa.

Velocidade máxima - Qual a potência máxima que o manco possui? Em qual rotação? Essa força é a mesma que o carro estaria "vencendo" em qual velocidade? Convém essa velocidade para o veículo? A intensão será um veículo de aceleração rápida, ou de velocidade máxima? Essa velocidade máxima será dado na última ou penúltima marcha? Existirá uma "marcha econômica"?

Escalonamento - Temos câmbios "Close ratio" e "Wide ratio", de escalonamento "longo" ou "curto".

Conforme o veículo ganha velocidade, as forças aerodinâmicas ( Mais as demais forças mecânicas que são disperdiçadas pelo caminho... ) aumentam com o quadrado da velocidade ( Quadrado??? Creio que seja... Não me lembro se quadrado ou outro fator... :P ).

Tendo esse último parâmetro "em mente", o mais correto é termos grandes "quedas" de rotação nas trocas de marcha ascendentes em velocidades mais baixas e "pequenas quedas" nas velocidades mais altas. Não uma "escadinha" de 50km/h como esse seu último escalonamento...

Fato: A cada troca de marcha, o manco terá que dispor de maior potência para conseguir vencer as forças que o "seguram" ( A maior força em altas velocidades, sem sombra de dúvidas é a aerodinâmica... ). Se vc tiver uma grande queda, entre as marchas, pode ser que o conjunto não tenha forças para "passar de 3000 rpm em quinta @ 130km/h ( Óbvio que chutei os números... Isso é só para ilustrar. )

Particularmente eu faria um cambio "4+E", como a BCWS cita...

Para o seu manco ( Que creio que terá uns 300cv - ou mais @ uns 5000 e muito rpm e uns 40kgfm de torque @ uns 4500 ) creio que uma primeira marcha que o leve até perto de uns 70~75 km/h não estaria tão longe de um câmbio mais ideal para ti. Primeiro que seu carro é bem mais leve que um Vectra ( Quase uns 300kg? Creio eu... ) e terá "torque de sobra", caso uma "fritada na embregem venha ser "exigida".

Por mim, o escalonamento ficaria mais ou menos assim:

1ª - 70km/h @ 6,5k rpm = 10,8km/h por 1k rpm;

2ª - 120km/h @ 6,5k rpm = 18,5km/h por 1k rpm;

3ª - 180km/h @ 6,5k rpm = 27,7km/h por 1k rpm;

4ª - 220km/h @ 6k5 rpm = 33,8km/h por 1k rpm e

5° - 270km/h @ SOAB ( Son of a bitch )!!!! THIS SHIT IS FAAAAST!!! *rs* @6,5k rpm = 41,5km/h por 1k rpm...

Mas essa última seria mais uma marcha de "economia" só... 220km/h no Corsinha, e na rapidez que ele chegará à isso, já daria para assustar MUITA "gente grande".

Pq das primeiras marchas serem "tão" longas? Estamos falando de um manco turbo, logo a cada troca de marcha, a turbina é um empecilho e só atrapalha, enquanto "não pressuriza". Quanto menos se utilizar o câmbio ( trocar de marchas ) e fizer com que o motor caia no regime de "pressurização" da turbina ), vc ficaria um tempinho a mais "pressurizando", logo, com maior potência... E maior potência, faz carros mais "divertidos"... *rs*

Dificulta um pouco as arrancadas? Sim... Mas existem outros pontos que, creio eu, compense. Como o manco terá "mais tempo" entre as trocas, mais tempo a turbina trabalhará "pressurizando" e... Não preciso dizer o que acontece qnd ela pressuriza... ;) Com uma menor multiplicação do torque, "mais fácil" será de controlar ele, para não ficar "fritando" no lugar, sem tracionar o manco...

Como esse motor já tem algum torque em baixa e o manco é leve, vc não precisará ficar "brigando" com o câmbio para "arranjar torque" e colocar o manco em movimento...

Conforme for ganhando velocidade, o escalonamento irá deixando o manco com a rotação cada vez mais alta nas trocas... E, acredito que uma velocidade de 240km/h seja mais que suficiente para um Corsa... Além disso, é arriscar-se "de graça".

E no caso de tentar algo 'além' dos 240km/h, vc terá a quinta... Mas... Nessas "velôs" tudo passa rápido... MUITO rápido... Já não vejo o pq de uma "brincadeira" nessas velocidades. A marcha é só para economia mesmo. Creio que não seja intensão sua "enfrentar uma Ferrari de final", né? Pois lembre-se que, além dela ter um motor "mais" potente, ela freia e faz curvas "um pouco melhor" que um Corsa... :S Principalmente em alta.

Basicamente isso... Acho que deve ter algum cálculo errado... E os dados tomei por referência, só... Não é para serem levados com "absolutos". Mas acredito que seja algo "plausível" de se utilizar.

Estava a par de todas suas consideraçoes loko , vou fazer minha observações em tudo que vc citou e pq nao utilizarei essa relação mas agora estou de saida pra buscar minha namorada e sem tempo cara digitar uma biblia rs, t+

Compartilhar este post

Link para o post

Que bíblia o q...

São "só algumas palavrinhas"...

Huhahuahuhauhua...

Blz... Comenta ae depois entaum!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout

loko

[Fator de capacidade de vencer ladeiras com o carro com plena carga - A primeira marcha não pode ( apesar de ser possível ) ser muito longa, pois caso o carro páre em uma rampa acentuada e com sua capacidade máxima de carga, ele TEM que subir com a força do motor. Conforme vc começa a alongar isso, vc começa a exigir mais torque do motor. Mais torque, exige maior rotação... Aí, a embreagem vai pro vinagre rapidinho. Tmb não pode ser muito curta como uma 1ª de um VHC. O torque seria tão multiplicado, que só faria o manco destracionar em uma arrancada pouco mais forte e no "final do motor", o carro ainda estará em uma velocidade baixa.]

Esse eh um fator que deve ser levado em conta partindo dai ja condena a relação que vc postou, 70 km/h reais de primeira marcha ficaria ruim para vencer uma rampa de uns 25 graus partindo da imobilidade, teoricamente parece que nao neh mas na pratica como eu tenho o carro sei que sim, minha segunda atual bate 75 km/h real a 6500 rpm, e se eu for sair de segunda no morro tenho que queimar embreagem sim. Esse fator limitaria a primeira marcha a no maximo 60 km/h real para manter uma boa dirigibilidade.

loko

Sim esse eh o fator crucial na minha relação mas nao a maxima em si e sim, em quantos km/h o carro vai passar nos 400 metros, eu to estimando 210 km/h, esta deve ser a final da minha quarta marcha, pois nao vou por quinta marcha para nao perder tempo nos 400 metros

A velocidade maxima se dara em quinta marcha, mas sera utilizada mais como economia de combustivel, considerando nao vou andar a mais de 260 km/h com o carro(e essa eh a velocidade que ele vai atingir no quilometro lançado tb esta de bom tamanho.

Ja respondendo a sua pergunta tb sim, se alguem com uma 355 ou uma modela tiver peito para acelerar com o predador no km lançado certamente eu vou acelerar

loko

Conforme o veículo ganha velocidade, as forças aerodinâmicas ( Mais as demais forças mecânicas que são disperdiçadas pelo caminho... ) aumentam com o quadrado da velocidade ( Quadrado??? Creio que seja... Não me lembro se quadrado ou outro fator... ).

A formula correta eh Força de Arrasto = k x v2(quadrado), no caso de

k seria a area frontal do carro x coeficiente aerodinamico, ou coeficiente de penetração do ar

Em automoveis seria cx x v2(quadrado)

Ja estudei isso em mecanica dos Fluidos no terceiro ano da Faculdade de Engenharia Maua

loko

Correto a medida que aumenta a velocidade, a Força de arraste do ar aumenta como quandrado da velocidade, então o cambio vai " Fechando".

Então tenho que tomar dois cuidados, 1 me preocupar com as premissas do projeto 2 nao afetar a dirigibilidade

1 O cambio nao deve exceder 60 km/h de primeira marcha para nao afetar a dirigibilidade ja que eh um carro de rua

2 O cambio deve permitir que eu passe os 400 metros de final de quarta marcha para optimizar o desempenho nos 400 metros que eh meu alvo.

3 O cambio ser longo o suficiente para tracionar e optimizar o desempenho ja que percebi que a turbina demora bem para encher(mais do que eu esperava) com um cabeçote e um comandinho a coisa ja muda de figura, entao nao posso montar um cambio longo demais tb

4 Nao deve haver um buraco muito grande de terceira para quarta marcha, entretando a quarta marcha deve ser longa o suficiente para tracionar a potencia maxima do manco (que eu prefiro não dizer mas vai ser bastante)

5 A terceira marcha deve ser longa o suficiente para tracinar pelo menos 70% da potencia do carro e nao deixar um buraco muito grande quando colocar a quarta marcha

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout

Essa semana vou ligar no Grilo para saber quanto sai a brincadeira

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmmm...

Sei não, heim Black...

Mas conheço um Calibra com 300 e poucos cv com relação de 1,96:1 de primeira marcha... Câmbio para 300 ou 320km/h... Inclusive participou do KM lançado. Um vermelho. do West.

O ganho de torque que vc terá do motor 1.6~7 para o 2.0, será BEM expressiva.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...