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Davi Louco

Óleo Sw 5 - 40

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Queria saber o q significa...

 

Tem 5 - 40... 10 - 20... Etc...

 

Alguém sabe?

Sei mas nao te digo :rolleyes:

 

 

 

 

 

 

 

Zuera....tb nao sei nao!!!

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geralmente é indicado: óleo pra 5mil, óleo pra 10mil

 

retirado do site: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarr...capa_biblia.asp

http://www.oficinaecia.com.br/dica_manuten...cao1.asp?cod=18

 

Quando se deve trocar o óleo do veículo?

 

Existem diferentes tipos óleo lubrificante. No manual do proprietário constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguido a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado.

 

Os óleos lubrificantes são divididos em:

 

 

 

Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 KM

 

Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 KM

 

Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 KM

 

Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 KM

 

esses numeros de viscosidade variam conforme modelo de óleo e caracteristicas, sendo mais comuns 10W40 como o castrol magnatec e shell hellix super, entre outros, mas vc encontra havoline, e mobil 0-40 , e óleos pra alta kilometragem 25-60 como castrol, ipitanga, shell e etc...

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Como eu sei se o oleo é pra 5 ou 10 mil km?

eh oq a montadora recomenda, nao tem formula geral..

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eh oq a montadora recomenda, nao tem formula geral..

Pra mim tem :P

E é trocar óleo e filtro de 5 em 5 mil km

3 em 3 se for mineral

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Odeio quando esses moderadores do sul apagam meu post atoa...

 

Falei pra usar a busca... oq ue tem de errado!!

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Odeio quando esses moderadores do sul apagam meu post atoa...

 

Falei pra usar a busca... oq ue tem de errado!!

uhauhauhauhauhauh o-o-:vts

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Pra mim tem :P

E é trocar óleo e filtro de 5 em 5 mil km

3 em 3 se for mineral

eh pq vc eh marginal... e troca antes da hora...

 

tem gente q arrisca com 10... magina... NUNCA

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Odeio quando esses moderadores do sul apagam meu post atoa...

 

Falei pra usar a busca... oq ue tem de errado!!

Diz a verdade, tu odeia que nós somos moderadores e tu não né?

 

Mas eu não tenho esse ódio que tu tem e vou te ensinar a postar

Na foto a baixo, depois de tu escrever o que tu quer, tu tem que clicar em Responder, se tu olhar bem, tem um retângulo vermelho destacando o botão Responder

 

print.jpg

 

 

Agora te garanto, nem Édison, nem Duke e nem eu apagamos o teu post

Então das três uma, ou foi o Eric que apagou ou foi problema no fórum ou tu não sabe postar e acho que o Eric não tem motivos pra apagar

 

E seria mais interessante tu pensar antes de demonstrar toda tua educação aqui

 

Não gostou? MP pro Eric

 

Sem mais

Rafael

MODERAÇÃO SCBR

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Odeio quando esses moderadores do sul apagam meu post atoa...

 

Falei pra usar a busca... oq ue tem de errado!!

pow Gabriel

ai é abusar da amizade..... os moderadores estão ai para melhorar a qualidade do forum. Peço o minimo de respeito pois são eles que ajudam e organizão o forum principalmente a parte tecnica.

 

qq problema avise por MP...fica o aviso e advertencia

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geralmente é indicado: óleo pra 5mil, óleo pra 10mil

 

retirado do site: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarr...capa_biblia.asp

http://www.oficinaecia.com.br/dica_manuten...cao1.asp?cod=18

 

Quando se deve trocar o óleo do veículo?

 

Existem diferentes tipos óleo lubrificante. No manual do proprietário constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguido a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado.

 

Os óleos lubrificantes são divididos em:

 

 

 

Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 KM

 

Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 KM

 

Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 KM

 

Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 KM

 

esses numeros de viscosidade variam conforme modelo de óleo e caracteristicas, sendo mais comuns 10W40 como o castrol magnatec e shell hellix super, entre outros, mas vc encontra havoline, e mobil 0-40 , e óleos pra alta kilometragem 25-60 como castrol, ipitanga, shell e etc...

Opa...

 

Péra-lá!!!

 

*rs*

 

Experimente pegar o motor de um Fusca/Kombi 1200cc "novo" ( Todo retificado como mandaria a fábrica, é mais fácil... *rs* ) coloque um "óleo ultra-sintético" e tente rodar 10.000km sem sua troca...

 

Dependendo do uso, esse motor não chegará nem na sua terceira troca de óleo, sem precisar de uma nova retífica.. :(

 

Os boxer à ar nunca tiveram um troço chamado FILTRO DE ÓLEO. Imagine o que aconteceria com um motor desses se as trocas de óleo ficassem "espaçadas"???

 

FATO:

 

O que desgasta é o motor, suas partes móveis ( Ovalização dos cilindros, desgastas dos anéis, camisas, bronzinas, comandos, tuchos, guias de válvulas e as hastes, bomba de óleo e demais peças "atritantes" do manco... ), não o óleo. Se não fosse as impurezas que o motor deposita no óleo, de certo ele duraria BEM MAIS de 50.000km...

 

O que o óleo não faz é filtrar esses pequeninos "cavacos" e contaminantes ( combustível não queimado que desce pelos anéis, carvão, coqueifação do óleo, borras, etc... ). Uns maiores ( Coqueifação/carvão/borras ) que o filtro/sistema de filtragem fazem o favor de reter boa parte deles. Mas alguns outros ( combustível líquido e os pequeninos "cavacos" de metal que o sistema não filtra, ficam "flutuando" no óleo.

 

Isso CONSOME o motor pois vai "lixando" ele aos poucos.

 

É como se fosse uma fina lixa 2000/3200 que se utiliza para polir superfícies. Para quem não conhece, essas lixas são "tão ásperas" como papel sulfite comum...

 

O efeito dessas pequenas "sujeiras" no óleo é o mesmo. Com o passar do tempo, vc vai "lixando" as partes atritantes e polindo-as... Até o ponto de desgastar tanto e gerar folgas excessivas... Aí o motor necessitará de uma nova retífica.

 

Entaum, a melhor coisa que tem para o motor é PRESERVÁ-LO sempre trocando o óleo. Principalmente se o manco roda muito frio ( Sem tempo do motor rodar com ele totalmente aquecido ) ou com grandes cargas na maior parte do seu tempo.

 

Não precisa ser um óleo ultra-super-mega para proteger o motor. Nos AP´s de 89 ( Manual da Belina ) a Ford indicava óleo de especificação API-SF!!! Custa atualmente por volta de 7 mangos, os da BR. E era para 7500km.

 

Com a troca periódica, vc previne borras e entupimentos ( Afinal os agentes detergentes do óleo estarão sempre "em ordem" ), evita esse efeito "lixa", evita ser degradado pelo combustível que escorreu e evita surpresas por deficiência na lubrificação.

 

Mas não é só o óleo que garante a boa vida do motor. Trocas periódicas do filtro são essenciais!

 

:legal::legal::legal:

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de fato, como dito, seguir instruções do fabricante, mas com a informação postada, creio eu de fonte que eu acreditei, eu tentei ajudar, mas como não sou muito entendedor, passei algo com controvérsia. Ainda bem que gente que entende mais que eu, interviu! []-[]

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A GM fala pra trocar do Celta a cada 15mil...aaaa se eu fosse na deles hahaha

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A GM fala pra trocar do Celta a cada 15mil...aaaa se eu fosse na deles hahaha

no supermercado aonde eu compro, o ultimo q eu comprei, dizia ser para 15mil km, tanto o shell hellix super 10W40, quanto o castrol magnatec. eu troco eles com 8mil.

 

off topic; o magnatec foi o melhor que eu usei até hj :rolleyes:

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Odeio quando esses moderadores do sul apagam meu post atoa...

 

Falei pra usar a busca... oq ue tem de errado!!

Diz a verdade, tu odeia que nós somos moderadores e tu não né?

 

Mas eu não tenho esse ódio que tu tem e vou te ensinar a postar

Na foto a baixo, depois de tu escrever o que tu quer, tu tem que clicar em Responder, se tu olhar bem, tem um retângulo vermelho destacando o botão Responder

 

print.jpg

 

 

Agora te garanto, nem Édison, nem Duke e nem eu apagamos o teu post

Então das três uma, ou foi o Eric que apagou ou foi problema no fórum ou tu não sabe postar e acho que o Eric não tem motivos pra apagar

 

E seria mais interessante tu pensar antes de demonstrar toda tua educação aqui

 

Não gostou? MP pro Eric

 

Sem mais

Rafael

MODERAÇÃO SCBR

Ok rafael.... abusei.

 

Tu me desculpa?

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Vamu pará com a rasgação, vai... *rs*

 

Daqui a pouco o "baixinho cresce" :rolleyes: e nego vai ficar "magoado"...

 

Já sabemos onde erramos. É só não repetir...

 

:legal:

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de fato, como dito, seguir instruções do fabricante, mas com a informação postada, creio eu de fonte que eu acreditei, eu tentei ajudar, mas como não sou muito entendedor, passei algo com controvérsia. Ainda bem que gente que entende mais que eu, interviu! []-[]

Que isso carinha...

 

Ninguém nasceu sabendo não... ;)

 

Isso daí eu só fui entender "montando" o motor e seu funcionamento "na cabeça" e "juntando" algum conhecimento que se pega com uma ou outra fonte.

 

Mas que, para um manco original, basta seguir as mínimas recomendações que o fabricante impõe, que já está de bom tamanho para o motor.

 

:legal:

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