Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucchesi

Como Regular Meu Alpine?

Recommended Posts

Bom pessoal, tô meio perdido nos conceitos e em como aplicá-los no meu sistema!

Tenho um alpine 7894, um kit mb quart linha rsc 213 5", ampli nakamichi 4 canais com bridge pra cada lado do amp, um jl 15w6 empurrada por um banda voxpert (tranqueira!!).

O q eu não entendo, o kit tem crossovers, certo? Resolvi mudar o HPF e LPF do player q eu nunca tinha mexido. Eles tava regulados em HPF 150hz e LPF 80hz. Eu pensei, já q o kit tem crossover, posso regular o cross do alpine em flat; Qdo fiz isso, achei q o mid fosse pular da porta!! Ele ficou descontrolado e num me pareceu coisa boa.

Daí pensei, a regulagem do bass tá mto alta, fui lá no botãozinho "center" e vi q tava em +7 (vai de -7 a +7) ou seja tava no máximo. Qdo baixei, melhorou o resultado do mid, mas o subwoofer sumiu!! Isso q pq o volume do subwoofer tá em +12 quase no máximo q é 15.

Aí fiquei perdido!! Resolvi voltar ao q tava pra num dar mer**!!

Como devo regular meu som?? Tanto no hpf, como no lpf, no ganho do bass e do treble?? Outra coisa, tanto no bass como no treble vc pode escolher a frequencia q vc quer mexer, qual q eu deixo? Hj tá 60 no bass, e 12,5khz no treble?

Desculpe por tanta pergunta!! Mas agradeço a ajuda!!

abração

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O xover do kit só faz o passa baixa pro mid e passa alta pro twt.

Seu mid tá em pezinhos? Se estiver, ai acho q depende do pezinho, mais a princípio mid é feito pra escursionar mesmo. Na porta o meu excursiona absurdo e não uso nada, mesmo socando potência no bixinho. Se vc tava usando HPF em 150Hz vc tá LIMITANDO COMPLETAMENTE o kit e deixando de tirar o que ele oferece de melhor.

Bom .. no momento de descontrole (SPL maniaco) deixaria o HPF em 80Hz pra poupar o kit. Se o amplificador tiver HP de 50, 60Hz, usaria o HP dele por volta de 60Hz, pq me 80Hz ainda acho que tá limitado d+ o kit. Mais decide se vai usar o corte do amp ou do player. Eu nào usaria os dois.

Se não for abusar muito, usaria o bixo solto mesmo sem passa alta pro mid.

No player deixaria o grave em flat (0db) e usaria o sub em +15.

Quem regulou isso ai pra vc deve ter uma intimidade tremenda com trio .. só pode.

Um 12w6 já encobre qualquer stereo. Fico imaginando o que é fraco pra vc a ponto de achar um 15w6 fraco.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, muito obrigado pela ajuda!!

Meu kit tá na porta mesmo!! Ainda não consegui mandar fazer os pezinhos!!

Eu acho q o HPF mínimo do Alpine é 80, se eu não tô enganado!! Se eu deixar em flat é perigoso??? Pq pra mim parecia q o mid ia pular fora qdo fiz isso!!

Isso pq eu tava ouvindo umas faixas do BB King, nada de hip hop!!!

E o LPF o q vc aconselha???

Vc disse pra regular o grave em Flat, faço a mesma coisa pro treble?

Valew mesmo pelo help!!

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe..

eu andei estranhando o alpine tb, o meu é um 7893

acostumado com pioneers da vida cheio de coisas, qdo coloquei o alpine demorou pra começar a agradar :)

bom..

os HPF e LPF realmente é muito limitado, quando montar o som denovo, e desta vez com um bom kit devidamente instalado, vou cortar o mid pelo módulo entre 50 e 60HZ (tenhos muitos momentos de descontrole :D)

e o sub vou cortar pelo player em 80, se o módulo do sub, ainda indefinido fizer um bom corte e mais baixo, posso trocar do player pro módulo..

nas primeiras horas escutando o som com o alpine tava sentindo muuuuita falta de graves, tava usando EQ com +4, e não tava feliz com esse tapinha ai..

só depois descobri o controle do sub, e fiquei chateado por ter que tacar no talo, depois me falaram que o bicho é praticamente inverso :D

ai comecei usar EQ com no máximo +1

Media Xpander, liguei uma vez pra ver do que se tratava.. UM LIXO blearg..

meu sistema tava muito deficiente, pq liguei só pra testar o CD

tava com o alpine 7893

cabos e fios XING LING

módulo alpine V12 MRV-F400 (um bridge pro sub e os outros dois canais pros mids)

um par de full ranges 4" 6ohms (um deles com bobina raspando :() e "instalado" na porta, solto, segurado por espumas e grade original :D

sub kenwood KFC-W2500 (10") numa caixa porca de compensado de uns 50litros muito mal selada (eca, esse sub precisa de uma caixinha minuscula, resposta tava horrível)

ahh

tava SEM TWEETER

o-o-

mas foi só pra efeito de comparação :)

Compartilhar este post

Link para o post
acostumado com pioneers da vida cheio de coisas, qdo coloquei o alpine demorou pra começar a agradar :)

Comigo foi o contrário, 1 min de alpine já me agradou mais que meu player anterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Comigo foi o contrário, 1 min de alpine já me agradou mais que meu player anterior.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

O único problema dos alpines que não são os melhores, são os cortes muito limitados..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, devo confessar tb q minha troca de player Pioneer para Alpine foi assustadora!! Parecia q eu tinha trocado todo meu sistema somente desplugando um rádio e plugando o outro!! O som se abriu de uma maneira q até parecia mentira!!rs!!

Com relação à regulagem, fiz o q vcs me sugeriram, coloquei o hpf em 80 e o lpf tb em 80. baixei o bass pra 0, e deixei o treble em +1 em 12,5khz, o sub tá em +15. O som ficou mto melhor, os mids parecem q ganharam vida, antes eles estavam mto apagados! Acredito q qdo fizer o pezinho, vai melhorar muito mais!!

Perdi um pouco de força no sub, não sei se por se tratar de um conjunto mto pesado, precisa de mais potencia pra tocar!! O q vcs acham com relação à isso???

obrigado mais uma vez pela ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, devo confessar tb q minha troca de player Pioneer para Alpine foi assustadora!! Parecia q eu tinha trocado todo meu sistema somente desplugando um rádio e plugando o outro!! O som se abriu de uma maneira q até parecia mentira!!rs!!

Com relação à regulagem, fiz o q vcs me sugeriram, coloquei o hpf em 80 e o lpf tb em 80. baixei o bass pra 0, e deixei o treble em +1 em 12,5khz, o sub tá em +15. O som ficou mto melhor, os mids parecem q ganharam vida, antes eles estavam mto apagados! Acredito q qdo fizer o pezinho, vai melhorar muito mais!!

Perdi um pouco de força no sub, não sei se por se tratar de um conjunto mto pesado, precisa de mais potencia pra tocar!! O q vcs acham com relação à isso???

obrigado mais uma vez pela ajuda!!

Acho que vc estava acostumado com muito grave. Na verdade, 1 sub de 120 watts já dá conta pra um som voltado para SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

não to falando do som em si..

mas das funçoes supracitadas..

fui seco procurar os cortes controles de sub, eq, essas coisas que num pioneer e som podre vc fica mexendo, mexendo e mexendo..

tava acostumado com um p640

mas ao ficar escutando o som e acertar um pouco a podreira deficiente que estava, tirei e coloquei um 4050..

deu vontade de tacar na parede uheaueahueha

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...