Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafa-Abu

Duvida Em Cabos Y

Recommended Posts

Postado em

Fiz as buscas no forum e naum achei...so me resta pedir ajuda de vcs.......

meu player so tem 2 saidas RCA (trazeiras)....e meu futuro Modulo vai ser 4 canais.....

a minha grande duvida é a seguinta...

o que é mais correto....colocar 2 cabos Y (1M2F) logo na saida do player e logo em seguida passar 4 RCAs até o modulo na mala......ou so passar 2 RCAs e colocar 2 cabos Y (1F2M) antes do modulo???

a outra grande duvida é se eu posso criar um 5º canal ( com uma das opções acima), usando 2 cabos Y ligados entre si, criando um SUPOSTO cabo W( se ja naum existe)?????

Com essa opção poderei ligar em outro modulo ( uma suposta saida pra sub).....

Desde ja agradeço a ajuda.......

Postado em

não faz diferença por o Y logo na saída do player ou no fim, perto do módulo

mas é mto mais fácil passar 2 cabos do q 4, pense nisso

nunca usei Y em cima de Y.. creio q não haja problema... mas deve ter um limite. nao use indiscriminadamente

mas uma desvantagem disso é q vc não pode controlar independentemente os canais... tem q fazer os cortes nos amplificadores ou com crossovers externos (passivos ou ativos)

Postado em

Acho que isso depende de que falantes você pretende usar. Seu amp pode ser de 4 canais, mas quantos falantes você vai usar amplificados por amp?

2 frontais?

2 frontais + 2 traseiros?

2 frontais + 2 atrás + sub?

2 frontais + sub?

....

Postado em

nunca usei Y em cima de Y.. creio q não haja problema... mas deve ter um limite. nao use indiscriminadamente

mas uma desvantagem disso é q vc não pode controlar independentemente os canais... tem q fazer os cortes nos amplificadores ou com crossovers externos (passivos ou ativos)

Usando os Y vc vai dividindo a potencia dos RCA.

Por ex: Se seu player tem uma saida de 4V e 250ma... vc teria usando o Y: duas saidas de 4V e 125ma... acho que é por ai.

Postado em

Por ex: Se seu player tem uma saida de 4V e 250ma... vc teria usando o Y: duas saidas de 4V e 125ma... acho que é por ai.

Não acontece divisão da tensão não.

Postado em
meu player so tem 2 saidas RCA (trazeiras)....e meu futuro Modulo vai ser 4 canais.....

a minha grande duvida é a seguinta...

É 2 "pares" de RCA ? Então cada canal do player para cada canal do modulo .....

Se for apenas 1 "par" de RCA, então serão 2 cabos saindo do player e lá no modulo, 1 Y para entrar em cada "par" de entradas.....

ligação

o que é mais correto....colocar 2 cabos Y (1M2F) logo na saida do player e logo em seguida passar 4 RCAs até o modulo na mala......ou so passar 2 RCAs e colocar 2 cabos Y (1F2M) antes do modulo???

Das "catacumbas" dos artigos do autosom:

"" Posso ligar o cabo Y ao contrário?

Se você tem o intuito de juntar 2 canais obtendo apenas um e pensa que utilizar um cabo Y com 2 entradas e uma saída. Cuidado! Este procedimento está ERRADO e pode queimar a saída de seu CD-Player ""

:legal:

Postado em
Das "catacumbas" dos artigos do autosom:

"" Posso ligar o cabo Y ao contrário?

Se você tem o intuito de juntar 2 canais obtendo apenas um e pensa que utilizar um cabo Y com 2 entradas e uma saída. Cuidado! Este procedimento está ERRADO e pode queimar a saída de seu CD-Player ""

:legal:

beraldo, ele não pretende fazer isso!

vc entendeu errado

a dúvida dele era em usar o Y na saída do player (duplicando as saídas) e passar 4 cabos rca

ou nas pontas dos cabos perto do amp e passar só 2

o segundo caso é mto mais prático, já q vc só passa a metade dos cabos

Não acontece divisão da tensão não.

o marcelo não disse q divida a tensão (o q realmente não acontece. a saída continua com a mesma 'Voltagem'), mas sim a corrente

não sei desse dado. não sei qual a corrente q circula numa saída rca... mas creio q não seja afetada, já q a ddp continua a mesma e a resistência dos cabos tb. portanto, acho q a divisão "chuparia" mais energia à medida q o sinal fosse dividido..

posso estar errado!

Postado em

Pow...valew pela ajuda...

acho q vou fazer mesmo a minha segunda opção.....

dois cabos RCA com dois cabos Y nas pontas antes de ligar no modulo.......menos fios pra "atravessar" o carro.......

isso enquanto eu tiver so um modulo pros falantes...

ai eu uso mais um cabo Y em qualquer uma das saidas dos outros cabos Y pra poder ligar outro modulo pro SUB...

valew pela força ae galera......

valew mesmo.....tava ficando agoniado....

Postado em
Acho que isso depende de que falantes você pretende usar. Seu amp pode ser de 4 canais, mas quantos falantes você vai usar amplificados por amp?

2 frontais?

2 frontais + 2 traseiros?

2 frontais + 2 atrás + sub?

2 frontais + sub?

....

na verdade isso é provisorio......mas seria pra alimentar 5 canais.......

mais pra frente pretendo trocar por um player com 3 pares de RCA.....

:rolleyes:

Postado em

vc entendeu errado

a dúvida dele era em usar o Y na saída do player (duplicando as saídas) e passar 4 cabos rca

Hummm.... então ele quer por ex. que 1 canal do player se transforme em 4 no final ?!?!

1 + Y = 2 ..... 2 + Y = 4 ....

Como não divide a tensão, ele poderia ter até 8 no final das contas com apenas 2 canais do player ......

Qual o limite para um trem doido desses ??

Postado em

vc entendeu errado

Hummm.... então ele quer por ex. que 1 canal do player se transforme em 4 no final ?!?!

1 + Y = 2 ..... 2 + Y = 4 ....

Como não divide a tensão, ele poderia ter até 8 no final das contas com apenas 2 canais do player ......

Qual o limite para um trem doido desses ??

naum é bem isso...

no momento, 2 canais ( saidas do player) vão virar 4 ( entradas do modulo).....

Só quando eu trocar meu modulo mono (booster), eu vou fazer uma saida do player virarem 3(usando 2 cabos Y ligados juntos ).....pra poder ligar um segundo modulo.....

no final um canal vira 2 canais....e o outro vira 3......gambiarra ate trocar de player....

certo.... :legal:

valew a ajuda de todos....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...