Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

turboharano

Turbinar Ap Mi

Recommended Posts

Postado em

Galera, to com algumas dúvidas pra turbinar meu carro.

tenho um gol ap 1.8 MI gasolina original

para os que ja tem conhecimento no assunto...algumas duvidas

se eu usar uma turbina .42.48 basico...em qual rotação vai comecar a puxar e se puxaria ate uns 6k 6,5k ou 7k... O.O

e gostaria de algumas recomendações sobre tamanho de rotor trim...etc...q nao manjo nada... :huh:

e se eu usar uma .50.48 basica como seria? :rolleyes:

com cabecote original e sem forjar...so com um comando um pouco melhor...pensando num 027.7 ou 276...opinem sobre isso tbm...

valew

Postado em

Com uma 42/48 costuma surtir bons resultados no AP1.8.

A da Belina é uma .42/.50 pulsativa... Com 2k rpm tem 0,3kg... Antes dos 3k rpm ela chega a mais de 1kg. O que pra mim tah ótimo para a Belina.

Uma turbina maior? Pra quê? Só lhe trará lag, uma vez que não é seu foco potência em alta/altas potências.

Temos que ter em mente que utilizamos nossos carros NA MAIOR PARTE DO TEMPO com POUCA CARGA e em BAIXOS RPM's. De nada adianta ter uma turbina 1.04 com 3kg de pressão em um AP 1.6 e dizer que o carro tem 500cv DE PICO!

Potência máxima só traria um desempenho condizente com a potëncia, se tivessemos câmbios que mantivessem o motor no regime de potência máxima dele ( CVT ).

Temos que ter em mente que um motor forte tem sua curva de potência ( torque ) BEM distribuída por todo ( pelo menos por BOA PARTE/maioria ) seu range de funcionamento... E não em condições específicas/restritas...

:legal:

Postado em

Então Loko blz?

Na verdade a minha intesão é usar o carro somente nos finais de semana e gostaria de ter a maior potencia suportada pelo cambio original...pistoes e bielas originais...acho q a embreagem vai ter q trocar de qualquer jeito...

pelos contatos com outras pessoas que ja tiveram e tem turbo...acho q ate uns 1,5kg...um motor original aguenta....vc concorda com isso?

e tbm viso potencia em alta...com inicio de pressiruzação em torno de 3/3,5K

e maxima pressao em torno de 4K/4,5K...dai indo ate o corte original...que se nao me engano é de 6,4K...

consigo isso com uma .50.48 mono? ou qual vc me reconmedaria? gostaria de outras informações como tamanho de rotores...etc etc...q nao entendo disso...e me informasse o q alteraria se fosse maior ou menor...valew...se tiver algum material sobre isso tbm estou disposto a ler...

o que vc recomenda pra um motor original ter uma maior seguranca...como junta de aco..molas de valvulas mais durtas...etc etc...

valew

Postado em

tava com um ap 2.0 rodando com 1,5 no pé e 1,5 no botão... mto legal... deu perto de 350 CV ficou mto bom......hahahahahah qq duvida me procura

Postado em
tava com um ap 2.0 rodando com 1,5 no pé e 1,5 no botão... mto legal... deu perto de 350 CV ficou mto bom......hahahahahah qq duvida me procura

Tah vivo FDP???

Esqueceu dos amigos?

<_<

Postado em

Cara...

A princípio os motores carburados saíram com bielas mais resistentes que os injetados... Começa por aí uma prep mais pesada no AP.

Já vi gente usando 2,2 no miolo original... Mas sinceramente não era tudo aquilo que eu esperava de desempenho.

E pressão utilizada não quer dizer que o motor está potente... O que quebra motor não é pressão em si... É o conjunto todo do acerto.

Já que vc quer mais ou menos 1,5k, pegue algo com compressor .42 ( ou mesmo 48 ) e turbina 50 ( ou uma .60 que é melhor para pista/final ).

Com uma 48/60 a pegada seria bem mais "em cima", porém seria uma delícia para dar uns VDO´s vez ou outra, uma vez que a turbina teria uma boa vazão para o motor em si. Só que empurrar 1,5kg para chegar a 240, é judiar pra car@lho dos nossos apzinhos... :( Chega... Mas o "enfarto" chega logo tmb. Creio que com 0,6kg o Gol chegue a 240 de final.

Acredito tmb que uma turbina dessas tem condições para "empurra" bem além dos 6500rpm original do AP...

Eu preciso me inteirar mais sobre o catálogo de peças para turbinas... Mas de certo diria para vc utilizar daqueles rotores de turbina com o maior número de aletas possível... Uma waste-gate incorporada, se possível e um intercooler... Ah... Creio que o eixo pode ser da T3. Só não sei qnt à durabilidade dele... Mas creio que aguente sim.

Qnt à "segurança" acredito que isso seja mais "psicológico" do que algo real.

Primeiro escolha um BOM preparador! Desconfie dos que imaginam que sair alargando tudo e meter pressão é o cara... Lembre-se que quanto mais agudo for um motor, mais restrito será seu uso... Pode ser que vc perca para um carro bem menos potente em uma arrancada entre faróis, por exemplo.

Segundo utilizar BONS componentes e não economizar muito nas peças não... O barato sai caaaro. Bomba de óleo é uma delas... Falhou, um abraço! E custa 200 conto.

Terceiro... Veja com seu preparador o que ele tem em mente. Tem uns cabras que não aceitam o que o cliente quer... E sim o que eles querem. E se vc forçar, de certo seu carro sairá uma ......... :(

Quarto... CUIDE do carro assim como vc cuida do seu "loló"... ( Huahuuahauhauhauh ) Afinal o investimento é grande e ver todo ele na "poupança", dói... :(

Quinto... Tente começar com 0,7 de pressão... Huahuauhahua... Experiência própria! Já cheguei rodar com 1,6kg na Belina... *rs* Isso pq a idéia inicial era trabalhar com 0,6... *rs*

Sexto... Juízo...

Huahuauhauhahua...

Pow cara... Não é só de peças boas e bom acerto que vc mantém um carro preparado... Há muito mais coisas "entre as linhas" para se manter e manter-se vivo com um carro turbo "forte".

Postado em

1,5 no pe e 1,5 no botão??? 3,0k??? e so 350 cv? acho q nao fico legal nao...

mas é seu? ou ja andou?

Postado em

2,2 no original ja ouvi falar...mas deve estar quase estourando

É pressão não é tudo...isso é verdade...estou citando somente para comparação...

uma .42.50 ou .48.60....interessante...

sera q com 0,6 chego à 240????

um motor original aguenta uns 7k 7,5k? hehe

quanto ao preparador eu que tem q bastante conhecimento...e otimo tecnicamente e aceitar o q eu quiser...afinal é meu carro...nao dele...

bomba de oleo...nao havia pensado nisso...mas é importante tbm...a original nao da conta nao? é sempre bom um manometro do oleo tbm ne....

realmente na quero nada naquele lugar, por isso toda essa preocupação...

entao....eu tava pensando...todo mundo comeca com 0,6 0,7....depois aumenta...como é injeção vou ter q fica alterando o chip toda hora dai ja pensei em fazer com 1,5....hehe

falei em chip pq...acho q so nos modulos e bicos suplementares nao ficará tao bom....ou ate fica?

valew

Postado em

Cara, não saco muito não, mas to pesquisando sobre turbo em AP ingetado tb.

Então o seguinte, creio que não precise vc ficar alterando o chip pra alterar pressão do turbo não.

Vc deve se preocupar mesmo é com a alimentação de comb na maior pressão, então oque vai importar mesmo é a vasão dos biscos quanto tiver com a pressão maior.

Compre um Hallmeter, como é ingetado já tem sonda e vc saberá até qual pressão ele está rodando redondo.

Postado em

Anderson22

Mas no meu caso o chip seria pra acertar o carro...alimentação ignição etc etc...e não pra aumentar a pressão

os bicos tbm penso em retrabalhar...acho q seria o mais correto...dai se der falta eu coloco um suplementar...

É ja to pensando nos relogios necessários....acho q pra inicio um de turbo, hallmeter e oleo...

valew

Postado em
1,5 no pe e 1,5 no botão??? 3,0k??? e so 350 cv? acho q nao fico legal nao...

mas é seu? ou ja andou?

iae bele apos alguns meses consegui entrar no forum .. entao era o meu.... mas nao tinha so pressao... nao tinha mto mais dq todo mundo imagina....

com 0.8 tava com 200cv ai vc tira uma base.......

qq coisa tem a minha receita em algum topico ai do forum.. da uma procurada.....

Postado em
Cara...

A princípio os motores carburados saíram com bielas mais resistentes que os injetados... Começa por aí uma prep mais pesada no AP.

Já vi gente usando 2,2 no miolo original... Mas sinceramente não era tudo aquilo que eu esperava de desempenho.

E pressão utilizada não quer dizer que o motor está potente... O que quebra motor não é pressão em si... É o conjunto todo do acerto.

Já que vc quer mais ou menos 1,5k, pegue algo com compressor .42 ( ou mesmo 48 ) e turbina 50 ( ou uma .60 que é melhor para pista/final ).

Com uma 48/60 a pegada seria bem mais "em cima", porém seria uma delícia para dar uns VDO´s vez ou outra, uma vez que a turbina teria uma boa vazão para o motor em si. Só que empurrar 1,5kg para chegar a 240, é judiar pra car@lho dos nossos apzinhos... :( Chega... Mas o "enfarto" chega logo tmb. Creio que com 0,6kg o Gol chegue a 240 de final.

Acredito tmb que uma turbina dessas tem condições para "empurra" bem além dos 6500rpm original do AP...

Eu preciso me inteirar mais sobre o catálogo de peças para turbinas... Mas de certo diria para vc utilizar daqueles rotores de turbina com o maior número de aletas possível... Uma waste-gate incorporada, se possível e um intercooler... Ah... Creio que o eixo pode ser da T3. Só não sei qnt à durabilidade dele... Mas creio que aguente sim.

Qnt à "segurança" acredito que isso seja mais "psicológico" do que algo real.

Primeiro escolha um BOM preparador! Desconfie dos que imaginam que sair alargando tudo e meter pressão é o cara... Lembre-se que quanto mais agudo for um motor, mais restrito será seu uso... Pode ser que vc perca para um carro bem menos potente em uma arrancada entre faróis, por exemplo.

Segundo utilizar BONS componentes e não economizar muito nas peças não... O barato sai caaaro. Bomba de óleo é uma delas... Falhou, um abraço! E custa 200 conto.

Terceiro... Veja com seu preparador o que ele tem em mente. Tem uns cabras que não aceitam o que o cliente quer... E sim o que eles querem. E se vc forçar, de certo seu carro sairá uma ......... :(

Quarto... CUIDE do carro assim como vc cuida do seu "loló"... ( Huahuuahauhauhauh ) Afinal o investimento é grande e ver todo ele na "poupança", dói... :(

Quinto... Tente começar com 0,7 de pressão... Huahuauhahua... Experiência própria! Já cheguei rodar com 1,6kg na Belina... *rs* Isso pq a idéia inicial era trabalhar com 0,6... *rs*

Sexto... Juízo...

Huahuauhauhahua...

Pow cara... Não é só de peças boas e bom acerto que vc mantém um carro preparado... Há muito mais coisas "entre as linhas" para se manter e manter-se vivo com um carro turbo "forte".

:+1:mac1 Loko como sempre mandando muitissimo bem!! Rpm de corte , velocidade final , farol a farol , quando se vai preparar o carro , tem q ter em mente o q deseja , e com ctz num vai conseguir tudo...... :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...