Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SOMSC

Cabos Pra Som Pesado!

Recommended Posts

Bom este topico é pra quem tem som PESADO, usa modulos tipo Banda, Soundigital, RS6800d, RS10000D, etc!

Bom fui numa loja de mat. eletricos e peguei umas 2 amostras e uma q eu usava de 16mm q muita gente usa pra som (vermelho)..

De acordo com o vendedor a "Capa / Blindagem" que vai em volta do cabo influencia DEMAIS na amperagem q ele vai suportar, e sendo assim de acordo com ele o de 25mm com blindagem dupla (sendo por dentro plastico mais ridigo e por fora tipo borracha) este aguentaria mais que o de 35mm normal flexivel..

Vou usar um RS6800D, e raramente em campeonatos um RS10000D (5.000rms)

vejam umas fotos dos 3 cabos abaixo:

3cabos.jpg

3cabos_.jpg

e pros subs de 2000rms cada bobina usarei um cabo de 4/6mm q sempre usei..

Qual cabo voces acham que seria o melhor acima, e se servem para os módulos pesados, ou precisaria de mais?

vlw ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei, os pontos que favorecem a condução da corrente são apenas o tipo de material (e sua pureza), sua quantidade, e seu comprimento. O tipo de proteção não teria nada com isso.

Eu iria com o de 35mm com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post
Até onde eu sei, os pontos que favorecem a condução da corrente são apenas o tipo de material (e sua pureza), sua quantidade, e seu comprimento. O tipo de proteção não teria nada com isso.

Eu iria com o de 35mm com certeza.

Na realidade o que um bom dielétrico (isolante) garante ao cabo é suportar uma tensão maior.

Suportar maior corrente é característica intrínseca (po*** falei bunito agora o-o- ) ao material condutor.

Então desses aí mencionados, pode ter absoluta certeza que o de 35mm é o q suportará uma maior CORRENTE!!!! (Amperagem me dá dor de barriga quando ouço essa palavra!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

aehoaehoaehoae boa boa

pois é o cara me garantiu (e olha q ele trampa com isso a anos) que o de 25 blindado segura mais o tranco, alem do preco ser pouquissima diferenca, acho que era uns 13,5 um e 14 outro.. o metro..

a qualidade do cobre PRA MIM seria fundamental, e a blindagem A MEU VER com certeza ajuda, pois nao deixa esquentar tanto, e no caso de AMPERAGEM, quanto maior e mais TEMPO ligado mais vai esquentar, e o duplo vai segurar mais, a meu ver..

agora quanto ao RS6800D,... 25mm já nao esta bom? seria 35mm mesmo? ou 50? hahah

e pro Ice/SD qual usariam?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

a capa do cabo tem função de isolação evitando q umidade e sujeira cheguem ao condutor, isolação térmica do cabo e proteção do sistema em alguns casos... naum influi significativamente na capacidade de condução (DC ou sinal periódico), um isolante de boa qualidade (cabos caros) pode ser fino sem problemas...

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
aehoaehoaehoae boa boa

pois é o cara me garantiu (e olha q ele trampa com isso a anos) que o de 25 blindado segura mais o tranco, alem do preco ser pouquissima diferenca, acho que era uns 13,5 um e 14 outro.. o metro..

a qualidade do cobre PRA MIM seria fundamental, e a blindagem A MEU VER com certeza ajuda, pois nao deixa esquentar tanto, e no caso de AMPERAGEM, quanto maior e mais TEMPO ligado mais vai esquentar, e o duplo vai segurar mais, a meu ver.. 

agora quanto ao RS6800D,... 25mm já nao esta bom? seria 35mm mesmo? ou 50? hahah

e pro Ice/SD qual usariam?

vlw

Se ele garantiu pra você q o cabo suporta uma maior corrente com certeza nem um curso de eletricista ele fez.

O cabo esquenta quando a carga (amplificador/falantes) demanda uma corrente acima do que a suportada pelo condutor. realmente a qualidade do cobre, influenciará. neste ponto está correto.

O dielétrico (capa/isolante) do cabo (neste caso em específico) nada tem haver com suportar temperatura. as duas principais funções seriam isolar o cabo e proteção contra o tipo de exposição q o cabo sofre do ambiente. òbvio q existem também capas com a função de suportar uma maior temperatura, mas isso nada tem haver com a corrente conduzida no cabo e sim com o ambiente em q este cabo será utilizado. Se for um ambiente de alta temperatura óbvio q vão utilizar uma capa q suporte tal temperatura ou até malha anti-chamas...

veja q esses cabos para máquina de solda suportam uma tensão bem alta (geralmente na própria capa há essa informação), e o q faz romper o isolamento não é corrente e sim tensão. (é por isso q vc não leva choque da bateria do seu carro 12 volts e leva na tomada 127 volts da suas casa, a propria pele serve como isolante até uma certa tensão).

Pra som automotivo onde a exposição do cabo é minima, uma capa de melhor qualidade não trará benefícios.

Cabo adequado pro RS 6800D? Qual o consumo do amplificador e distância entre bateria amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

O negocio é o seguinte coloque o cabo mais grosso que conseguir comprar , pois quanto mais grosso , mais potencia o mesmo consiguira gerar , e estando a mais naum dará problema algum mais se estiver mais fino que o recomendado ai sim pode dar bastante problema........

Fique ligado com estes cabos semi-flexiveis pois vc tera de passar ele dentro do carro e naum no chão livre onde naum precisa fazer curvas e mais curvas....

O meu instalador me chingou até com um cabo destes de 35mm que vc mostrou ai e olha que o trem era do flexivel ,,,, imagina se fosse do outro.....

Cabo só esquenta quando o mesmo está mau dimensionado ....naum tem nada a ver com o tempo.....

MarcusFT

Compartilhar este post

Link para o post
O negocio é o seguinte coloque o cabo mais grosso que conseguir comprar , pois quanto mais grosso , mais potencia o mesmo consiguira gerar.

Onde tem esses cabos que geram potência? quero comprar um desses talvez eu coloque uns 100 metros do player até o sub, nem precisarei de amplificador!!!

o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, pra eu empurrar um módulo sem usar bateria ou alternador preciso de qtos metros desse cabo?

o modulo é um 4.8 ;)

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que a blindagem muito grossa deve ser até prejudicial, pq vai piorar a dissipação de calor...

Compartilhar este post

Link para o post
eu acho que a blindagem muito grossa deve ser até prejudicial, pq vai piorar a dissipação de calor...

Dissipar calor num cabo?????

O cabo não pode sequer esquentar, se esquentar, é sinal de que está mal dimensionado, não tem nada a ver com essa parada de calor, o isolante como citado acima, simplesmente serve para isolar a tensão indepente da corrente, então quanto mais "grosso" o isolante, o cabo é apropriado para tensões mais altas...........

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

o ROADSTAR RS-10000D diz 500A consumo e o 6800D acho q é 300A, mas o consumo nao é tao alto pois já tokei o meu 6800D no maximo durante 3/4hs com minha bateria de 70A + uma de 135A da maxpower.. (200A total) , é claro q foram musicas tipo dance, funk, techno e la vai pedrada! ehhehe

Esses 300A seria o consumo HORA do equipamento ligado no maximo ?

Hoje fiz a instalacao, usei o 25mm blindado mesmo pelo fato de nao ser tao grosso e já suprir minhas nescessidades, pois antes usava o 16mm e dava na boa, mas pra garantir botei o de 25mm agora..

Como o cara acima falou, bota o + Grosso q tiver!!! ( Tais certo cara!!!)

quanto maior melhor!

Botei um disjuntor de 50A uma vez no RS6800D, e só desarmava quando eu botava o pico maximo por +- 1 minuto.. ai agora botei um de 80A que arranjei, e pelo visto só vai cair em curto ou se tiver esquentando d+..

A instalacao ficou assim:

- Da bateria da frente, sai um positivo, de 16mm q vai ate a bateria de 135A q fica atraz do banco, que ali se connecta com o cabo 25mm e o cabo 10mm, um pro Capacitor e depois RS6800D e o outro pro Power one!

- No Terra, sai da bateria da frente pra lata 16mm, e atraz eu tirei a calha do lado, fiz um furo com prego, raspei bem a lata, e parafusei com o parafuso + gigante q achei, desse aterramento, ele vai pro negativo da bateria, 25mm, q sai outro 25mm azul tambem, para traz do carro, e outro 10mm pro power one!

a principio ta tocamdo demais! mas só to com 1 sub e os kits... o projeto mesmo vou comecar na outra semana, vao ser 2 sub de 2000 e tudo mais.. ai mando as fotos! :)

vlw ae

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...