Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bodhi

Projeto De Som No Fiesta. Ajuda!

Recommended Posts

Estou querendo colocar um sonzinho no meu carro, estou pensando neste:

CDX-GT707DX_1.jpg

Sony CDX-GT707DX

Especificações básicas:

• Conversor digital analógico de 24 bits Burr Brown

• Reprodução de arquivo MP3/Atrac3plus/WMA

• BBE-MP (Melhora músicas gravadas em MP3)

• Entrada traseira auxiliar (permite conexão com MP3 players portáteis)

• Mecanismo anti-choque: Drive-S HX

• X-DSP Digital Sound Processor

• Tecnologia ITA-Alinhamento de tempo inteligente

• DSO 3D (cria alto-falantes virtuais com seleção de altura, largura e profundidade de palco individual para cada alto-falante)

• EQ13 com Xplod (equalizador de 13 bandas individual para cada alto-falante)

• Potência de saída: 52Wx4

• Chip de potência com fidelidade: S-mosfet

• Tipo de painel frontal: Flip down destacável

• Display fluorescente com imagens em 3D e Space Producer

• ATT-atenuador de volume

• MP3 (busca por música ou pasta)

• Relação S/N: 120dB

• Tecla Pause

• 3 pares de saída RCA pré-amplificadas de 4 volts F (frente), R (traseira) e subwoofer mono com HPF/LPF

• Entrada RCA auxiliar lite-Conectividade traseira com MP3 portáteis, car DVD e outros equipamentos

• Controle remoto fornecido

(mais detalhes sobre o player: http://stforum.com.br/index.php?showtopic=68308&st=0)

Meu carro é um Fiesta Street:

Ford_Fiesta_.jpg

http://br.geocities.com/bodhisattva171/For...ord_Fiesta_.jpg

Infelizmente, ele só aceita alto-falantes de 5" na frente e de 4" atrás.

Dianteiro:

Alto-falantedi.jpg

http://br.geocities.com/bodhisattva171/Alt...o-falantedi.jpg

Traseiro:

Alto-falantetra2.jpg

http://br.geocities.com/bodhisattva171/Alt...falantetra2.jpg

Alto-falantetra.jpg

http://br.geocities.com/bodhisattva171/Alt...-falantetra.jpg

Mas parece que existe um adaptador que faz aceitar na frente de 6" e atrás de 5", adaptador da Blauline, alguém conhece esse adaptador?

Bom, quando este Fiesta ainda era top de linha entre os populares da Ford (antes da chegada do novo Fiesta), ele tinha um lugarzinho específico com um acabamento de plástico para colocar tweeters, na maçaneta interna das portas,

Tweeter.jpg

http://br.geocities.com/bodhisattva171/Tweeter.jpg

agora não vem mais:

Nottweeter.jpg

http://br.geocities.com/bodhisattva171/Nottweeter.jpg

Então, as perguntas são as seguintes:

1 - Vocês conhecem esse adaptador da Blauline? Existe algum melhor?

2 - Estou criando coragem para furar a porta e colocar o acabamento do tweeter, para assim poder colocar um kit 2 vias na frente. Se fizer isso, vou colocar um modelo Sony que tenho no outro carro e gostei muito. Se não, vou ficar com um par de alto-falantes de 5" mesmo (sem ser kit 2 vias). Que 5" vocês me indicam e qual especificação (coaxial, triaxial etc)?

3 - Que alto-falante de 4" vocês me indicam e que especificação (coaxial, triaxial etc) para instalar no acabamento traseiro do carro?

4 - E a manta asfáltica, em que locais da porta a instalo e qual a melhor marca?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mestre dos Fiestas neste forum passou a ser o Kleber,

Faça o possivel pra fazer um kit 2 vias na frente, pra tras pode usar um coaxial NAR de 4", eu tenho 1 par e usava como caixinha do computador em caixinha selada de uns 3 litros e tocava bem o bixinho, procura nesses sites que vendem NAR por ai que deve ter esse coaxial de 4", quanto ao kit 2 vias, esta meio que "na moda" usar o mid do CS50B em pezinho e Tweeter 1TW1 da selenium com corte em 3.5khz e LPAD atenuando uns 4dB.

Isto contando que você coloque um amplificador pra tocar... hehehee

da mais detalhes ai de quanto quer gastar, o que pretende do som e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas considerações:

1 - Escolhi esse player porque o palco de som do Fiesta é muito ruim. Este player oferece Alinhamento de Tempo Inteligente e regula altura, profundidade e largura do palco sonoro individualmente para cada alto-falante, além de 13 bandas de equalização;

2 - Como não posso gastar muito (pretendo no máximo gastar uns 1.500 reais pra começar), só posso optar por alto-falantes tipo Sony ou Bravox etc;

3 - Pretendo colocar um sub futuramente;

4 - Se eu postei este tópico no lugar errado, por favor me avisem que eu corrijo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai amplificar o som?

Ou vai ser ligado direto no player os falantes?

Compartilhar este post

Link para o post

Por enquanto vou ligar direto no player.

Ps.: postei umas 6 fotos ilustrativas no tópico, porque será que não está aparecendo?

Compartilhar este post

Link para o post

Direto no player entao vai devarzinho mesmo, eu acho uma boa o CS50B da Bravox por ele ser barato e o mid dele ser muito bom, vc vai poder aproveitar no futuro, e o coaxial de 4" da NAR tbm nao deve ser caro, só não sei onde comprar... tem que dar uma pesquisada

Compartilhar este post

Link para o post
Direto no player entao vai devarzinho mesmo, eu acho uma boa o CS50B da Bravox por ele ser barato e o mid dele ser muito bom, vc vai poder aproveitar no futuro, e o coaxial de 4" da NAR tbm nao deve ser caro, só não sei onde comprar... tem que dar uma pesquisada

Me diz uma coisa, o triaxial não seria melhor que o coaxial?

Compartilhar este post

Link para o post
1.500 com player?

Sim. Ex.:

Player Sony: R$ 699,00

Kit 2 vias Sony: R$ 299,00

XS-BG170S_1.jpg

Alto-falantes 4": +- R$ 80,00

Sub Sony: R$ 599,00

Total: R$ 1677,00

A propósito, o que acham desse sub Sony?

XM-504Z_1.jpg

• Amplificador estéreo 4 canais com fonte MOSFET

• Terminais banhados a ouro

• Circuito de proteção total

• THD: 0,005%

• Fidelidade de som com relação sinal ruído S/N 100dB

• Frequência de resposta: 5Hz a 80kHz

• Capacidade de conexão a 20hms (somente em estéreo)

• Entrada RCA e entrada de alto nível para alto-falantes

• Filtro passa-baixa (LPF) 80Hz @ 18dB, Filtro passa-alta (HPF), 80 Hz @ 12dB

• Design exclusivo Xplod para 3 ou 4 canais

• Potência nominal: 50W RMS x 4 @ 4 Ohms, 125W x 4 @ 2 Ohms, 50W RMS x 2 + 120W RMS x1 @ 4 Ohms

• Potência máxima: 100W x 4 @ 4 Ohms, 125W x 4 @ 2 Ohms, 125 W x 2 + 250W x 1 @ 4 Ohms

• Dimensões (DexDixP): 350x233x55mm

• Peso: 2,93 Kg

Compartilhar este post

Link para o post
A propósito, o que acham desse sub Sony?

XM-504Z_1.jpg

Cadê o sub? Hehehe... zuera!

Bodhi, já tentei adaptar falantes de 6" nas portas do Fiesta, mas é um problema... usei anéis de MDF, mas para o falante caber lá, tem que fazer gambiarra muito boa, e mesmo assim, o falante pode acabar pegando no forro. No final das contas, peguei um mid de 5" mesmo.

Se um dia eu tiver tempo e paciência sobrando, e se o carro ainda estiver comigo, penso em tentar outras alternativas pra usar um falante de 6" nas portas e dar uma tratada nelas (pq são horríveis mesmo - os médio-graves ficam todos "presos"; só dá pra ouvir alguma coisa nessa faixa de freq. no banco de trás).

edit: tenta usar kit 2 vias mesmo, e colocar o tweeter junto da maçaneta sim, pois melhora muito em relação a um n-axial da vida. A peça de plástico é barata (deve ser menos de 5,00 cada)

Boa sorte ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom como voce quer esse player, entao tenta fazer +ou- isso:

Player 699

Kit 2 vias Bravox CS50D 150

Clarion APA-450 390

Sub Bravox UXP 10" 240

Total 1480

Fico um projeto bom completo e com qualidade

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Bodhi !!!

Nada contra Sony, mas eu iria de Bravox...hehehe

Na traseira dá para colocar o CX40S, coaxial de 4". Não sei o preço, mas o Ampgalaxy lá da FHP colocou no dele e falou que toca bem... Já olhei de tras pra frente e não vi como adaptar os de 5" no local original... Não tem espaço lá...

Na frente, os kits de 5" encaixam certinho. Os de 6", não lembro quem da FHP adaptou com esse adaptador da blauline, e deve postar umas fotos no FDS.

Compartilhar este post

Link para o post

Player 699

Clarion APA-450 390

Sub Bravox UXP 10" 240

Total 1480

só verifica o imã, pra ver se não tem q ser rebaixado pra caber, no meu caso, tou com um mid de 5 pol de fibra carbono parado por causa do tamanho do imã

meu carro é o mesmo do teu, porém mais velho

Compartilhar este post

Link para o post

fiestinha é legal de acustica :)

legal voce optar por padronizar e comprar só sony...

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
só verifica o imã, pra ver se não tem q ser rebaixado pra caber, no meu caso, tou com um mid de 5 pol de fibra carbono parado por causa do tamanho do imã

meu carro é o mesmo do teu, porém mais velho

Cara, bota uns anéis de MDF aí na porta que provavelmente resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisinha, galera, coloquei tudo alto-falante Sony aí de ilustrativo mesmo, para alguém poder dizer "esse presta" ou "tem um melhor que Sony", porque não conheço muitos modelos de alto-falantes, em qualidade, das mais variadas marcas.

Compartilhar este post

Link para o post
Bodhi, já tentei adaptar falantes de 6" nas portas do Fiesta, mas é um problema... usei anéis de MDF, mas para o falante caber lá, tem que fazer gambiarra muito boa, e mesmo assim, o falante pode acabar pegando no forro. No final das contas, peguei um mid de 5" mesmo.

Se um dia eu tiver tempo e paciência sobrando, e se o carro ainda estiver comigo, penso em tentar outras alternativas pra usar um falante de 6" nas portas e dar uma tratada nelas (pq são horríveis mesmo - os médio-graves ficam todos "presos"; só dá pra ouvir alguma coisa nessa faixa de freq. no banco de trás).

edit: tenta usar kit 2 vias mesmo, e colocar o tweeter junto da maçaneta sim, pois melhora muito em relação a um n-axial da vida. A peça de plástico é barata (deve ser menos de 5,00 cada)

Boa sorte ae!

potato, acho que vou no de 5" mesmo, fazer gambiarra pra colocar de 6" vai ser trabalhoso.

E vou fazer o máximo para colocar um kit 2 vias mesmo, tenho um (de 6", Sony, qualidade muito boa) no outro carro (novo Fiesta) e a diferença de qualidade sonora para os triaxias de 6" traseiros (Sony também) é gritante.

*Estou tentando criar coragem para meter a furadeira no acabamento da porta do carro. :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Player 699

Clarion APA-450 390

Sub Bravox UXP 10" 240

Total 1480

Este Clarion é nacional ou importado? Procurei na net e não achei. Quais especificações? Aquele 390 alí é o preço do par?

*Obrigado pela dica de outros alto-falantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Bodhi !!!

Nada contra Sony, mas eu iria de Bravox...hehehe

Na traseira dá para colocar o CX40S, coaxial de 4". Não sei o preço, mas o Ampgalaxy lá da FHP colocou no dele e falou que toca bem... Já olhei de tras pra frente e não vi como adaptar os de 5" no local original... Não tem espaço lá...

Na frente, os kits de 5" encaixam certinho. Os de 6", não lembro quem da FHP adaptou com esse adaptador da blauline, e deve postar umas fotos no FDS.

Você é da FHP também? Huahuahuahua. E aê?

Compartilhar este post

Link para o post
fiestinha é legal de acustica :)

legal voce optar por padronizar e comprar só sony...

abraço!

Na verdade, ruim de acústica é o novo Fiesta (uso um par de kit 2 vias Sony, já citado neste tópico (tem uma foto dele lá em cima), um par de triaxias de 6" Sony nas portas traseiras e um Pioneer DEH-77780MP). Você liga o som e sabe exatamente de onde o som está vindo, não há uma acustica envolvente.

No meu antigo Street, (também chamado "antigo" Fiesta), ano 2000, tive um sonzinho reieira no carro, com os falantes originais. Talvez por isso eu tenha achado o palco de som ruim. Agora tenho um Street 2005 e estou querendo iniciar com a ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

Player 699

Clarion APA-450 390

Sub Bravox UXP 10" 240

Total 1480

Este Clarion é nacional ou importado? Procurei na net e não achei. Quais especificações? Aquele 390 alí é o preço do par?

*Obrigado pela dica de outros alto-falantes.

Esse Clarion é um amplificador como vc queria um projetinho legal com 1500 da para fazer isto q escoli e to tentando monta hehehehe

As specs do falante CS50D

Tamanho 5"

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 88 dB

Gama de Resposta 60 - 22K

Frequência Ressonância 90 Hz

Potência Máxima 140 Wmax

Potência Nominal 70 Wrms

Qts 0,70

Qms 6,60

Qes 0,78

Vas 3,5 litros

Re 3,4 ohms

Sd 0,0075 m²

Bl 4,3 T.M.

Mms 7,5 g

Le 0,28 mH

X max 2,3 mm

E tem o CS50B

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 88 dB/2,83V/m

Gama de Resposta 60 a 20.000 Hz

Potência Máxima 100 Wmax

Potência Nominal 50 Wrms

Parâmetros

Médio-Grave

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 88 dB/2,83V/m

Frequência Ressonância 80 Hz

Vas 4 litros

Qms 6,28

Qes 0,64

Qts 0,58

Sd 0,0075 m²

XMax 2,1 mm

Parâmetros Tweeter

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 89 dB/2,83V/m

Frequência Ressonância 2.500 Hz

Esses falantes aki no forum sao bem café com leite entao acho q vc vai gostar nunca comparei ele com os kits da sony mas muitos q ouviram falaram melhor pros bravox

Compartilhar este post

Link para o post

E para os falantes traseiros, o andrercs me indicou o coaxial NAR de 4".

Não conheço, alguém pode me falar alguma coisa? NAR é uma marca?

Compartilhar este post

Link para o post

Bodhi, NAR é marca sim; uma das melhores nacionais para qualidade sonora, por sinal (se não for mesmo a melhor).

Quanto ao fato de o som ser envolvente no Fiesta antigo e não no novo, não se deve somente à acustica do carro; tem a questão dos falantes (se o falante foi feito pra pequenos volumes/caixas e ele for usado em portas, não vai render tão bem quanto poderia), instalação, posição dos falantes em relação ao ouvinte, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Bodhi, NAR é marca sim; uma das melhores nacionais para qualidade sonora, por sinal (se não for mesmo a melhor).

Quanto ao fato de o som ser envolvente no Fiesta antigo e não no novo, não se deve somente à acustica do carro; tem a questão dos falantes (se o falante foi feito pra pequenos volumes/caixas e ele for usado em portas, não vai render tão bem quanto poderia), instalação, posição dos falantes em relação ao ouvinte, etc...

Eu acho que também influencia o material das portas não é? Enquanto que no antigo Fiesta o painel das portas é feito de madeira e recoberto por curvim, no novo Fiesta, é tudo de plastico.

Blz, vou procurar pelo NAR.

Compartilhar este post

Link para o post

Bodhi vc quer msm falantes atras? pois se eles nao estiverem bem atenuados podem atrapalhar o palco sonoro.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...