Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BaTs

Polias Regulaveis

Recommended Posts

Postado em

bom, to cum uma duvida ate besta, mas vai lá

as polias regulaveis, pra que servem ???

qual a principal diferenca das "originais" ???

tem algum ganho , etc........

serve so pra motores aspro, ou turbo ??

queria saber exatamente pra que servem, fora que esteticamente ficam bonitas no motor.

Postado em

bom sinceramente nao vejo muitos beneficios nas polias nao, pq as regulagens sao muito pequenas. entao acho que só estetica mesmo.

pra regular mesmo, em turbo ja vi cara pulando 3, 4 dentes do ponto pra dar certo entao nao vejo tanta vantagem nas polias...

Postado em

Eita!!!

Que avatar mais "whiskyzito" é esse, Sr "Batata"??? :rolleyes:

*rs*

Polia "variável" altera em alguns "poucos" graus, o enquadramento original de um comando.

O "enquadramento" é uma referência que se tem da posição do vira em relação à um ponto fixo do comando. Conforme variamos a posição do comando, ela adianta ou atrasa a abertura ( e consequentemente o fechamento ) das válvulas...

E como sabemos, a cada posição do vira, temos diferentes condições de pressão dentro dos cilindros... Alterando-se o enquadramento do comando, temos uma modificação na dinâmica dos gases... Hora "ajudando" nos baixos regimes, hora "melhorando o desempenho" em alta...

Serve tanto para aspro, como turbo... Depende da configuração do motor que se quer...

É mais ou menos isso...

:legal:

Postado em

hummm interessante.......

em motores com turbo, ou aspro, ou seja, com mais potencia, ate que da pra perceber e ajustar melhor o motor.

mas e em motores originais , compensa ???

pelo visto acho que nao.

vamo ve

Postado em
hummm interessante.......

em motores com turbo, ou aspro, ou seja, com mais potencia, ate que da pra perceber e ajustar melhor o motor.

mas e em motores originais , compensa ???

pelo visto acho que nao.

vamo ve

Compensar ou não dependa de cada um!

Porque entra na lei de compensação... Vc ganha baixa e perde alta ou vice-versa.

Mas p/ajustar o motor p/seu modo de guiar, ou deixar ele com arrancada mais forte, ou final mais forte, Compensa sim! :rolleyes:

Postado em

Cuidado com as polias reguláveis!!!

Nem sempre o resultado é o esperado! :(

Em mancos com distribuidor acionado pelo comando ( Ex: Gol 1.nada 16V ), conforme vc varia o comando, vc estará variando o ponto tmb!!!

Pode ser que o feitiço vire contra o feiticeiro!!!

Bats, depende da característica que vc quer do motor. Mas não é obrigatório o uso, como o XR3 disse. Pode ser utilizado, eu diria.

O parâmetro "center line" dos comandos é justamente a posição em relação ao vira que o comando foi projetado para funcionar. Adiatá-lo ou atrasá-lo não seria o seu máximo em eficiência, para o conjunto.

Postado em
Cuidado com as polias reguláveis!!!

Nem sempre o resultado é o esperado! :(

Em mancos com distribuidor acionado pelo comando ( Ex: Gol 1.nada 16V ), conforme vc varia o comando, vc estará variando o ponto tmb!!!

Pode ser que o feitiço vire contra o feiticeiro!!!

Bats, depende da característica que vc quer do motor. Mas não é obrigatório o uso, como o XR3 disse. Pode ser utilizado, eu diria.

O parâmetro "center line" dos comandos é justamente a posição em relação ao vira que o comando foi projetado para funcionar. Adiatá-lo ou atrasá-lo não seria o seu máximo em eficiência, para o conjunto.

Quais são as marcas mais confiaveis pra se trabalhar com polia regulavel, sabe?

Postado em

nao vo mentir, to perguntando pois vi algumas aqui na minha cidade da spa turbo, bonitas no cofre do motor, mas alem do visual, queria saber sua eficiencia, por isso to aqui perguntando.

pra dizer verdade, gostaria de saber como funciona, etc... e saber se da pra ganhar alguns pocotos a mais, sua confiabilidade, etc...

bom isso, to aprendendo umas coisinhas novas, ja tava na hora né, so saber como e qdo trocar o oleo, ver nivel de agua, e botar combustivel nao adianta.

valew loko, xr3 e todos que estao me ajudando com isso, ainda vo tira muitas duvidas aqui. []-[]

Postado em

Não existe "marca confiável"...

Existe um comando bem-feito.

Se ele estiver dentro das parâmetros de tolerâncias, ser vendido com as REAIS características do mesmo, utilizar bons materiais e boas técnicas em sua fabricação, etc, ele será um bom comando.

Todo comando tem um center-line "ótimo" para trabalhar, no propósito para o qual ele foi dimensionado.

O uso da polia é opcional. Mas, de certo, alguma característica estará sendo alterada com o novo reenquadramento do comando.

Não me lembro qual, mas acho que no catálogo da Engle, tem um local que diz qual o melhor "enquadramento" para o comando em específico... A grande maioria dos comandos está em 0°... Ou seja, sem avanço ou atraso.

Se vc tiver o Desktop Dino, vc poderá ver mais ou menos o que um avanço/atraso no enquadramento do comando faz na curva de torque/potência de um manco... É só pegar um daqueles motores "prontos" no programa e ir variando o parâmetro do enquadramento.

Postado em

so queria dar um alerta para as pessoas que forem instalar a polia, fica esperto que elas nao estao vindo montadas certas. sempre estao fora do ponto.

tem que desparafusar ela e pegar a original pra comparar

que as 3 ultimas que isntalei vieram errado...

Postado em
so queria dar um alerta para as pessoas que forem instalar a polia, fica esperto que elas nao estao vindo montadas certas. sempre estao fora do ponto.

tem que desparafusar ela e pegar a original pra comparar

que as 3 ultimas que isntalei vieram errado...

o Certo é...

alguem que sabe oq esta fazendo mexer ou trocar essas polias...

Se é para deixar no ponto selecionado pela fabrica, ai sim comparar com a polia original...

Mas se é para deixar no ponto zero...

No 1º cilindro, Pistão em ponto morto superior e valvulas em ponto de compressão...

pra ver se as valvulas de admissão e escape estão exatamente na mesma posição... parquimetro nelas...

não recomendo alguem se arriscar e trocar... []-[]

Postado em

Não existe "marca confiável"...

Existe um comando bem-feito.

Se ele estiver dentro das parâmetros de tolerâncias, ser vendido com as REAIS características do mesmo, utilizar bons materiais e boas técnicas em sua fabricação, etc, ele será um bom comando.

Todo comando tem um center-line "ótimo" para trabalhar, no propósito para o qual ele foi dimensionado.

O uso da polia é opcional. Mas, de certo, alguma característica estará sendo alterada com o novo reenquadramento do comando.

Não me lembro qual, mas acho que no catálogo da Engle, tem um local que diz qual o melhor "enquadramento" para o comando em específico... A grande maioria dos comandos está em 0°... Ou seja, sem avanço ou atraso.

Se vc tiver o Desktop Dino, vc poderá ver mais ou menos o que um avanço/atraso no enquadramento do comando faz na curva de torque/potência de um manco... É só pegar um daqueles motores "prontos" no programa e ir variando o parâmetro do enquadramento.

onde eu baixo esse Desktop Dino??

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...