Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Joey Ramone

Melhorando A Qualidade Do Meu Som..

Recommended Posts

Olá pessoal, a um tempo frequento o forum aqui, mas só hj me registrei...

Montei a cerca d 1 mes e pouco o som no meu carro, mas ñ to 100% satisfeito com ele, to usando a seguinte configuração :

Módulo Mosfet 4 canais, 600 RMS (4 x 150)

Kit 2 vias Bravox CS60 D

6x9 Bomber Quadriaxiais Top (100 RMS)

Sub Bomber Upgrade 15", numa caixa dutada com +/- 80L Livres

O sub ta sendo alimentado com um brigde de 2 canais do módulo, o kit 2 vias num canal e os 6x9 no outro. O kit está montado nas portas, os tweeters coloquei no espaço junto a maçaneta da porta... Os 6x9 estão atras no tampão... A caixa tomou quase todo o meu porta malas ( Fiesta 97 ).

O som ficou bacana pra dentro, a qualidade do kit bravox ajudou mto... Mas de momento o que ta incomodando mais são os mids/tweeters dos 6x9, alem do timbre deles ñ ser tao gostoso como o do kit, com volume alto eles "gritam" d+, chega a ficar um pouco irritante...

Estive pensando em desligar eles, e colocar algum tweeter de qualidade lá (pensei no ST302)... O que vcs acham ?

Vlw pessoal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal, a um tempo frequento o forum aqui, mas só hj me registrei...

Montei a cerca d 1 mes e pouco o som no meu carro, mas ñ to 100% satisfeito com ele, to usando a seguinte configuração :

Módulo Mosfet 4 canais, 600 RMS (4 x 150)

Kit 2 vias Bravox CS60 D

6x9 Bomber Quadriaxiais Top (100 RMS)

Sub Bomber Upgrade 15", numa caixa dutada com +/- 80L Livres

O sub ta sendo alimentado com um brigde de 2 canais do módulo, o kit 2 vias num canal e os 6x9 no outro. O kit está montado nas portas, os tweeters coloquei no espaço junto a maçaneta da porta... Os 6x9 estão atras no tampão... A caixa tomou quase todo o meu porta malas ( Fiesta 97 ).

O som ficou bacana pra dentro, a qualidade do kit bravox ajudou mto... Mas de momento o que ta incomodando mais são os mids/tweeters dos 6x9, alem do timbre deles ñ ser tao gostoso como o do kit, com volume alto eles "gritam" d+, chega a ficar um pouco irritante...

Estive pensando em desligar eles, e colocar algum tweeter de qualidade lá (pensei no ST302)... O que vcs acham ?

Vlw pessoal :legal:

Na minha opiniao não presisaria dos 6x9, para o palco sonoro soube que só é necessario esse kit bravox.

Os tweeters do kit bravox eu colocaria em cima do painel junto ao pára-brisa, voltados para o mesmo (os meus são assim e ficou ótimo)

Também eu tinha kit nas portas de trás; resolvi tirá-los e a nao mudou em nada. (a maior prova que nao influenciava em nada)

Mas se voce quiser permancer com os 6x9 coloque um resistor para diminuir a potência que irão para eles, assim eles "gritarão" menos, ficando somente para o povo que está atrás ou eventualmente quando vc quiser abrir a mala. Quanto ao valor dos resistores procure nos ARTIGOS que eles explicam melhor. Não tem mistério.

PS: também tenho um Fiesta :):mac1

Resumindo:

SE FOSSE EU, ficava só com os kits bravox e com o sub.

Até porque de acordo com que vc falou, um canal para os kits e um canal para os 6x9 e outros 2 em bridge para o sub.... Isso não está bom! quer dizer que vc escuta o canal esquerdo na frente e canal direito atras! Isso nao existe! Reveja essas ligações, companheiro. [^]

Opções:

>>>> detomando os 6x9:

liga um falante esquerdo do bravox no canal esquedo do modulo;

liga um falante direito do bravox no canal direito do modulo;

e os outros 2 canais em bridge para o sub.

>>>> permanecendo com os 6x9:

liga 1 falante do kit em paralelo com 1 6x9 no canal esquerdo do modulo;

liga 1 falante do kit em paralelo com 1 6x9 no canal direito do modulo;

e os outros 2 canais em bridge para o sub;

E neste caso nao esqueça de colocar os resistores nos 6x9 para eles nao "gritarem" muito.

Veja bem que eu não sou o dono da verdade, portanto eu convido outros amigos para opinaram também, quanto mais opiniões sensatas melhor para você! :+1

Se ligue nas impedâncias; um grande abraço! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se livra dos 6x9 amigo. Minha primeira compra foi um 7x10 triaxial da kenwood excelon e cara, só irritação. Passei adiante felizmente.

Põe o coaxial CXD da Bravox atrás também para não ter diferenças de timbre, e se puder, um amp 5 canais toca tudo junto cada falante controlado independentemente.

Como dito acima, do jeito que tá ligado agora vc tá com stereo frente/trás, oq é bem estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, liguei os falantes dessa forma ( kit 2 vias num canal e os 6x9 no outro ) já pra poder comparar a diferença d timbres e qualidade... to usando assim temporariamente pra tentar acertar o conjunto. Em volume alto por exemplo, os tweeters dos 6x9 começam a gritar mto :banghead , aí corto o som pelo balanço do player só pro kit 2 vias, a qualidade se restaura, só que fica sem "ambiente" atras...

Cheguei a desligar os 6x9, mas aí pra quem vai no banco de trás é só grave, ñ ficou bom. Os 6x9 estao montados com capacitores cortando de +/- 100Hz pra cima... Como esses 6x9 Bomber Top tem dois conectores distintos ( um pro woofer e outro pros tweeters), estou pensando em desligar os tweeters, deixando so o woofer mesmo tocando... é uma tentavia, e ao menos assim ñ gasto grana de imediato, pq já gastei com os 6x9, e o tampao ta cortado pra 6x9 tb, pra coaxiais teria que mexer nele

Pra suprir a falta de agudos atras, o que vcs recomendam ? Pensei em super tweeters como o Hinor Trynium ou o Selenium ST 302, ou tem opção melhor ?

Muito obrigado a todos que opinaram, valew mesmo ! ! ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

velho, é só vc ligar os 6x9 direto no player (saída traseira) e deixa o amp para alimentar só o kit

vc tá sem stereo.,. a qualidade deve tá péssima...

vc vai poder controlar a intensidade do 6x9 pelo fader do aparelho

Compartilhar este post

Link para o post
velho, é só vc ligar os 6x9 direto no player (saída traseira) e deixa o amp para alimentar só o kit

e´uma boa soluçao sem gastar nada! Aumentando o volume, se somente os 6x9 começarem a distorcer, o cara pode regular isso através do fader. Muita boa idéia a sua.

Mas caso o nosso amigo nao queira, pode-se botar resistores somente dos tweeters dos 6x9, já que são conexões em separado, daí estes tweeters nao gritariam tanto!

Um abraço! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Na hora eu pensei isso ( deixar o amp soh pro kit e sub...) se fosse eu...faria deste jeito... tenho certeza que vai ficar bom... se ainda gritar muito..coloque resistor nos 6x9.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar ligar dessa forma, mas ñ sei se vai ficar mto bom ñ, o meu player é bem fraco (uns 20 RMS se eu ñ me engano) , e os 6x9 sao 100...

Acho que outra solução legal seria desligar os tweeters dos 6x9. Como as conexões sao separaradas da pra deixar o falante do 6x9 tocando e os tweeters desligados, e aí comprar um par de tweeters bons :vts

Outra coisa, tive vendo os preços dos falantes coaxiais da bravox (CX-60D) e é praticamente o mesmo preço do kit 2 vias, por aí vale mais a pena é colocar outro kit lá atras. Que diferença tem do kit CS-60D pros coaxiais CX-60D ?

Valew pessoal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...