Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

The Best Sound

Sensibilidade De Um Alto Falante

Recommended Posts

Bom, vejo pra todo lado o povo dizendo que a sensibilidade de tal falante é bem maior que a de otro e dai o som vai fica melhor e tals, porque o que eu sei sobre sensibilidade é so isso: que se vc tem dois falantes um com 89db e outro com 92db o de 92db, vamos dizer ira emitir um som mais alto que o de 89 ambos com a mesma potencia aplicada e num mesmo volume. Queria saber em que mais a sensibilidade de um falante influencia.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dai veio... eh isso sim... mas tem uma coisa importantissima p/ observar... por exemplo:

peguemos o selenium 10PW3 e o 12PW3: http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...&id_categoria=2

1. o 12", sendo de mesmo modelo e maior, dah pra apostar que tem maior sensibilidade no chutômetro...

então o 12" é melhor, certo!?

2. daí entao tu vai ver as especificacoes da selenium e se depara com isso:

no 10" a sensibilidade é 98db...

no 12" a sensibilidade é 97db...

oooopaaa... então o 10" é melhor, certo!?

3. daí então tu observa o gráfico de resposta dos falantes:

10PW3:

10pw3.jpg

12PW3:

12pw3.jpg

huummm..... tah... e daí!?!?

e daí que a sensibilidade eh obtida atraves da media em parte horizontal desse grafico... e diferente da selenium international, a nossa nao diz qual a banda que representa essa media...

e daí eu te pergunto... nteu crossover vai deixar passar qual banda pra esse altofalante? talvez uns 150~200hz até 800~1000hz...

daí tu volta para o gráfico e vê qual q possui melhor resposta na banda q tu vai tocar com ele...

oooopaaa... então o 12" é melhor, certo!?

boooomm..... seee considerar que tu vais projetar as mesmas caixas utilizadas para a geracao destes graficos... dai sim... senao... hum.... vai ter q fazer teus proprios testes...

Compartilhar este post

Link para o post

Ela só diz que o cone do falante é mais leve.

Dependendo da frequencia, isso não diz muito.

Podemos ter excelentes subs com sensibilidade 89 db e dar um coro arrumado em falantes mais sensiveis, tipo streetbass com 94 db.

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente, alto falantes com maior sensibilidade, não consegue reproduzir baixas frequencias, e tem potencia nominal menor.

Enquanto os com baixa sensibilidade responde melhro ás baixas frequencia e tem potencia nominal mt maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Blue.belt!

Gostaria de comentar:

Observando os gráficos que estão no site agora com os anteriores que recebi vejo que:

O 10pw3 piorou acima de 1khz onde podemos ver alguns morros agora; dois picos bem salientes ao redor de 1800hz e 3500hz; se usado como médio grave até uns 1200hz sem problema; se usado em caixa top vai dar trabalho; dois zobel;

O 12pw3 mudou bastante também: o buraco que tuinha entre 300 e 600hz desapareceu, mas os picos ao rtedor de 1500hz e 3500hz antes inesxistentes são mais pronunciados do que os do 10pw3; logo muito trabalho também...

Devem ter mexido no dust cap que agora se mostra bem presente (toca muito!).

Qual usar é opção de cada um; assim, pra não ficar encima do muro, eu se tivesse que optar entre os dois usaria ainda o 10pw3 que poderia colocar no intervalo de 150hz a 1200hz, com resposta quase +-2dBs; caixa menor; chega?

Vou tentar não faltar no próximo encontro em Porto.

Saudações,

Paulo Duto.

valeeeu pelos esclarecimentos duto :legal:

quando disseste "estão no site agora com os anteriores que recebi" não lembrava d outras versões diferentes... ou os teus anteriores eram testes da selenium em caixa diferente? :huh:

nao tenho outros parametros alem dos presentes... lembro d woofers grandes com picos absurdos pra cima d 2k e oferecido como sensibilidade até 101db... soh queria deixar a gurizada de olho aberto pra esse numerozinho ai... hehe ;)

tava c/ a gurizada lah te encomodando no telefone... heuahueu

fica d olho no topic do 5º encontro... e posta lah pra confirmar se der... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

quando nao se tem o grafico a disposicao..eu nem me apego a sensibilidade ds produtos nacionais...

nem preciso falar pq ne...

Compartilhar este post

Link para o post

cara parabens pelo topico !!!

sabe isso ta esclarecendo uma cacetada de duvida...nao só pra vc

mas pra uma galera que visita esse site.... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

blue.belt, o que posso dizer.... hummm.. ééééé... xa eu v.. humm..

Excelente explicação...

Até mesmo eu consegui entender isso.. hehehe..

Ainda quero aprender sobre os parametros e como funciona o WinIsd. hehe

Vlw ae..

Abraços,

Anderson Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente explicação...

Vlw ae..

Abraços,

Anderson Possamai

para a aplicacao dos falantes, os esclarecimentos do duto sao muito importantes...

ps.: o grafico da selenium nada tem a ver com software, a medicao eh feita com um falante amaciado, em camara anecoica... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente explicação...

Vlw ae..

Abraços,

Anderson Possamai

para a aplicacao dos falantes, os esclarecimentos do duto sao muito importantes...

ps.: o grafico da selenium nada tem a ver com software, a medicao eh feita com um falante amaciado, em camara anecoica... :legal:

:rolleyes: Dae blue.bert.. beleza??

Bem .. axow q me expressei mal..

Eu sei que o grafico não tem nada a ver... na verdade o que eu quis dizer.. é que ainda me falta aprender a trabalhar com parametros e WinISD... Tpow.. digamos que agora aprendi sobre essa questao de sensibilidade, agora quero aprender sobre WinISD.. intendeu..

Mesmo assim, vlw pela explicação!!! Show

:legal:

Abraços,

Anderson Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...